quarta-feira, 1 de junho de 2011

JEM2011: A bola parou de rolar, mas ficam as lições, as torcidas, os títulos...

Texto: Sebastião Neto
Fotos: Thiago Terada
Futsaldaqui.com – Opinião


Maior modalidade da XXVII Edição dos Jogos Estudantis Municipais (JEM), o futsal não teve folga em nenhum dos 14 dias de competição, e movimentou cinco ginásios da cidade até o último sábado (28). Com quase 200 equipes inscritas, as chances de “zebras” deveriam ser grandes, mas não foi o que se viu entres os vencedores dos jogos em 2011. As cinco principais escolas particulares da cidade garantiram cada uma, pelo menos uma taça de campeão. A única escola pública que conseguiu uma conquista foi o Padre Carlos, no futsal feminino Grupo V, depois de uma agitada final diante do Regente Feijó. Na galeria de maior vencedor da edição 2011 no futsal vai ficar o Colégio Sagrada Família, com três conquistas (Grupo III e IV - Feminino, e Grupo V - Masculino)
Grupo I do Neo Master campeão do JEM 2011: Mesmo nos grupos menores, as escolas particulares dominaram a modalidade

A entrada das escolas municipais após a contratação dos profissionais de Educação Física foi o grande marco da competição, que quase resultou em conquista inédita no caso do Grupo II Masculino, com a Escola Dércia Novski. Já no mini-futsal, Catarina Miró e Orival Carneiro desbancaram Sagrada Família e Marista, e venceram as disputas da modalidade em dimensões reduzidas, que na humilde opinião desta blogueiro serve apenas para dar duas chances às escolas conquistarem troféus no futsal. Os professores recém-contratados vão precisar se empenhar muito para superar as dificuldades de estrutura e entrar no hall de campeões do JEM, mas o primeiro passo, muito importante por sinal, já foi dado.
Nos grupos maiores, a decisão da Secretaria de Esportes em não fazer competição classificatória para os Jogos Escolares se mostrou no mínimo equivocada após os resultados do JEM. Das quatro equipes que representarão Ponta Grossa na fase regional (a partir deste sábado), apenas uma foi finalista (o Padre Carlos no Grupo V Feminino). As outras três pararam nas semi-finais, e deixam clara a condição de equipes mais qualificadas que poderiam representar a cidade. Não se trata de desmerecer o grande trabalho feito no Colégio Padre Carlos ou a campanha vitoriosa do Sagrado Coração no CEM 2010, mas sim o fato da Prefeitura  ter desconsiderado a mudança de idade nas categorias de um ano para o outro.
Claro que as equipes campeãs e os técnicos vencedores foram destacados durante o JEM, mas não teve assunto mais comentado nas quadras de futsal da cidade do que a festa da torcida do Colégio Estadual Regente Feijó. A cada dia que os comandados de Cláudio Schleder avançavam no Grupo V Masculino e o Feminino surpreendia adversários tradicionais, os alunos da escola vermelha lotavam o Oscar Pereira e faziam uma festa digna de torcida organizada. Quem dera o Lojão do Keima tivesse uma torcida assim!
Tradicional alvo das torcidas adversárias, o futsal masculino grupo V do Sagrada Família (foto/preto) ajudou a escola a ser a maior vencedora do futsal do JEM


Foi uma cobertura dentro das nossas possibilidades, que esteve presente em todas as finais do futsal no JEM 2011, seja com repórteres de texto ou fotógrafos. Algo jamais feito por algum veículo da imprensa local, um espaço para as escolas e seus profissionais que nos orgulha muito. Aproveitar este texto para agradecer a todos que participaram desta cobertura, que acreditaram na cobertura deste evento colegial cada vez mais prestigiado em nossa cidade. Os Jogos Escolares vem aí, e nós estaremos junto com as equipes de Ponta Grossa, porque este é o Futsal Daqui!
Confira os três primeiros colocados de todas as categorias do futsal no XXVII JEM:
Grupo I – Masculino:
Campeão: Neo Master
Vice: Integração – Primeiros Passos
3º: Sagrada Família
Grupo II – Masculino:

Campeão: Marista Pio XII
Vice: Santa Terezinha
3º: Sagrada Família
Grupo II – Mini-Futsal Feminino:
Campeão: Orival Carneiro
Vice: Marista Pio XII
3º: SEPAM

Grupo II – Mini-Futsal Masculino:

Campeão: Catarina Miró
Vice: Sagrada Família
3º: Maria Vitória

Grupo III Feminino:

Campeão: Sagrada Família
Vice: Padre Carlos
3º: Jesus Divino Operário

Grupo III Masculino:

Campeão: Sant’Ana
Vice: Sagrada Família
3º: Antônio Sampaio

Grupo IV Feminino:

Campeão: Sagrada Família
Vice: N. S. das Graças
3º: Padre Carlos

Grupo IV Masculino:

Campeão: SEPAM
Vice: 31 de Março
3º: Francisco Pires Machado

Grupo V Feminino:
Campeão: Padre Carlos
Vice: Regente Feijó
3º: Marista Pio XII
Grupo V Masculino:
Campeão: Sagrada Família
Vice: Meneleu
3º: Regente Feijó

Nenhum comentário:

Postar um comentário