quinta-feira, 16 de junho de 2011

JogosEscolares: Análise FutsalDaqui da Fase Macrorregional

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Liedmann
Futsaldaqui.com nos Jogos Escolares do Paraná

Depois de vencerem a Fase Regional  dos Jogos Escolares do Paraná, disputada em Ponta Grossa, os times de futsal das cidades dos Campos Gerais seguem para Prudentópolis e disputam a partir desta sexta (17) a Fase Macrorregional da competição, que dará duas vagas à Fase Final do torneio, que acontece no município de Castro. Surpresas positivas surgiram na fase que envolveu os municípios próximos a Ponta Grossa, e as perspectivas das equipes da região diante das cidades dos Núcleos Regionais de Irati, Guarapuava e União da Vitória é a melhor possível. Confira os grupos e a análise do FutsalDaqui.com, lembrando que em todos os casos a fórmula de disputa é a mesma: os cinco times se enfrentam em turno único, e dois primeiros se classificam para as finais dos Jogos Escolares.


------

FUTSAL FB
GUARAPUAVA - COL. EST. PEDRO CARLI
IRATI - COL. EST. TRAJANO GRÁCIA
UNIÃO DA VITÓRIA -  COL. EST. SÃO CRISTOVÃO
PRUDENTÓPOLIS- COL. EST. PAPANDUVA DE CIMA
IVAÍ - COL. EST. SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

Quando falamos em futsal feminino, Guarapuava é uma cidade que impõe respeito. A cidade da região central do estado tem tradição em montar boas equipes femininas, e coleciona títulos nas mais diversas categorias, com isso aparece teoricamente como grande favorita a uma das vagas para a Fase Final. As ivaienses do Sagrado Coração tem ótimos valores individuais, mas o time comandado por João Pedro Chanuka teve algumas falhas de organização na defesa e no trabalho coletivo na Fase Regional, apesar da conquista incontestável aqui em Ponta Grossa. As meninas que vão dar uma pausa no trabalho na Zona Rural de Ivaí  precisam aprimorar o jogo coletivo para se garantir entre as 20 melhores do Paraná.

Quem avançou para as finais em 2010: Pedro Carli (Guarapuava) (14º) e São Cristóvão (U. Vitória) (17º)

------

FUTSAL MB
IRATI - COL. EST. ANTONIO X.DA SILVEIRA
P. GROSSA- COL. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
PRUDENTÓPOLIS - COL. EST. ANTONIO WITCHEMICHEN
GUARAPUAVA - COL. EST. LENI MARLENE JACOB
GENERAL CARNEIRO - COL. EST. PEDRO A. NETO

Mais sorte do que juízo. Assim pode-se descrever a presença do repsesentante dos Campos Gerais nesta fase da competição. Beneficiado pelo descuido e eliminação do Gil Stein, de Ivaí, o time pontagrossense do Sagrado Coração de Jesus mostrou muita dificuldade quando precisou ditar o ritmo dos seus jogos na etapa anterior, e não conseguiu furar a defesa organizada de Ivaí na "final" da Fase Regional. A alternativa dos comandados de Nico é apostar nos erros dos adversários, e concluir os contra-ataques com precisão, qualidade que o time princesino mostrou na maior parte da Fase Regional. Díficil apontar algum favoritismo, já que as escolas que disputam a edição 2011 são diferentes em relação a competição de 2010.

Quem avançou para as finais em 2010: EE Antônio Sampaio (PG) (4º) e  Decisão Junior (Pinhão) (16º)

------

FUTSAL FA
GUARAPUAVA - COL. EST. ANA VANDA BASSARA
PRUDENTÓPOLIS - COL. EST. PADRE ORESTES PREIMA
IRATI - COL. EST. TRAJANO GRÁCIA
PAULO FRONTIN - COL. EST. MONSENHOR BUSKO
P. GROSSA - COL. EST. PADRE CARLOS

Ano passado foi na trave. Em 2010, o Padre Carlos também representava os Campos Gerais nesta fase da competição, mas ficou na terceira colocação e não viajou para as finais em Ibiporã. Um dos times que eliminou as pontagrossenses no ano que passou - o São Cristóvão, de União da Vitória - parou na sua Fase Regional e ficou de fora da "Macro". O time comandando por Márcio Leandro está em constante evolução, e pode ser premiado com a primeira final de Jogos Escolares de história do futsal no Colégio Padre Carlos. Uma das duas vagas deste grupo deve ser de Guarapuava, que tradicionalmente não deixa escapar sua presença entre as melhores cidades do futsal feminino.

Quem avançou para as finais em 2010: Ana Vanda Bassara (Guarapuava) (12º) e São Cristóvão (U. de Vitória) (17º)

-----

FUTSAL MA
CARAMBEÍ - COL. EST. CARLOS VENTURA 
UNIÃO DA VITÓRIA - COL. EST. PEDRO STELMACHUK 
IRATI - COL. EST. JOÃO DE MATOS PESSOA 
PRUDENTÓPOLIS -COL. NOSSO FUTURO 
GUARAPUAVA - COL. EST. VISCONDE DE GUARAPUAVA

A concorrência agradece, pelo menos por enquanto. Depois de três classificações seguidas para a Fase Final dos Jogos Escolares, Ponta Grossa sequer vai disputar a etapa que dá vagas a decisão do torneio estadual. Sem forças para competir contra as cidades da região dos Campos Gerais, o Padre Carlos não seguiu a tradição de Marista Pio XII e Sagrada Família, e acabou nem classificando entre as quatro melhores equipes da Fase Regional. Em uma final eletrizante, Carambeí ficou com a vaga e vai contar com um final de semana inspirado do ala Dick e do pivô Everton, destaques na campanha vencedora do time da Terra dos Imigrantes na fase anterior. Tudo em aberto neste grupo, já que a tradição da Princesa dos Campos ficou pelo caminho.

Quem avançou para as finais em 2010: Sagrada Família (PG) (9º) e Visconde de Guarapuava (Guarapuava) (20º)

Nenhum comentário:

Postar um comentário