quinta-feira, 2 de junho de 2011

JogosEscolares: PG recebe Fase Regional; Futsal segue com maior participação

Texto: BenHur Chiconato e Sebastião Neto
Edição: Sebastião Neto
Fotos: Thiago Terada
Futsaldaqui.com nos Jogos Escolares do Paraná
.
Começa nesta sexta-feira (03) a Fase Regional de Ponta Grossa dos 58º Jogos Escolares do Paraná, uma promoção da Secretaria de Estado de Educação/Paraná Esporte, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Depois de 11 anos, a cidade volta a receber uma competição oficial do estado. Além da Fase Regional do Núcleo de Ponta Grossa, a Princesa dos Campos também receberá, juntamente com outros municípios da região dos Campos Gerais, a fase final dos Jogos Escolares, que acontece entre os dias 02 e 09 de julho.
"Casa" do Lojão do Keima na Chave Prata do Paranaense de Futsal, o Oscar Pereira receberá três modalidades desta Fase Regional dos Escolares

A competição em sua etapa regional será disputada nas modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Os locais de disputas também foram definidos, com o basquete acontecendo no Ginásio Borell Du Vernay, futebol nos campos do 13º BIB – Batalhão de Infantaria Blindada e do Estádio Germano Krüger. Os Ginásios Zukão e Oscar Pereira abrigarão os jogos do futsal. O Oscar Pereira também será palco das disputas do handebol e vôlei, enquanto que o vôlei de praia acontecerá no parque ambiental da cidade. O CEEP, antigo Seminário Verbo Divino, em Vila Oficinas, receberá as partidas do xadrez, e o tênis de mesa será realizado no Ginásio do Colégio Instituto de Educação, em Vila Estrela. As provas do atletismo acontecerão na pista de atletismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Serão cinco dias de competição, onde o campeão de cada modalidade coletiva e os dois primeiros colocados de cada modalidade individual, ganham o direito de disputar a fase macro-regional, que terá como sede a cidade de Prudentópolis. Ao todo, 50 escolas, incluindo a cidade sede e também dos municípios de Castro, Carambeí, Ipiranga, Ivaí, Palmeira, São João do Triunfo e Tibagi, participarão dos jogos, que contarão com a presença de mais de 1.200 pessoas, entre alunos, professores, equipe de trabalho e árbitros.
Dentre as modalidades coletivas o futsal é a que apresentou maior número de escolas inscritas – 25 no total, que são divididas nos sexos masculino e feminino, em duas categorias. A classe “A” atinge alunos com idade entre 15 e 17 anos, e a classe “B” alunos com idade entre 12 e 14 anos. O atletismo será a modalidade onde se concentrará o maior número de alunos participantes – são 216 atletas. O Cerimonial de Abertura da fase regional dos 58º Jogos Escolares do Paraná, com sede em Ponta Grossa, acontece na Próxima sexta-feira (03), às 19 horas, no Ginásio de Esportes Borell Du Vernay.
No futsal, a bola começa a rolar no sábado
SEPAM (foto) festejou o título do JEM 2011 no Grupo IV, equivalente a Classe "B" dos Jogos Escolares, mas não representa PG na competição estadual

Em busca das vagas para Fase Macrorregional dos Jogos Escolares, as escolas que representam Ponta Grossa nesta etapa da competição foram definidas em um critério no mínimo controverso pela Secretaria Municipal de Esportes e Recreação do Município (SMER). Indicando o campeão do Campeonato Estudantil Municipal (CEM) do ano passado, a SMER desconsiderou que a mudança de faixa etária nas classes “A” e “B” de um ano para o outro.
No futsal, duas escolas representam a cidade: o Colégio Estadual Padre Carlos (Feminino Classes “A” e “B” e Masculino “A”) e o Colégio Sagrado Coração de Jesus (Masculino “B”).  Alheios a discussão sobre o mérito de suas participações, os dois colégios têm perspectivas positivas para a competição. “Sabemos que tem muita desconfiança sobre nossa participação (nos Jogos Escolares), mas nos preparamos da melhor forma possível e temos o dever de representar bem a nossa cidade”, disse o técnico Márcio Leandro, que comanda os três times do Padre Carlos.
Mesmo com a 4ª colocação do JEM no Grupo V, equlivalente a Classe "A", o Padre Carlos quer surpreender na Fase Regional: o campeão do JEM foi o Sagrada Família (foto)

Três das quatro equipes de Ponta Grossa já estreiam neste sábado (4) na competição. Pela manhã, o Sagrado Coração duela diante do Claudino dos Santos, de Ipiranga, no Ginásio Zukão, enquanto no Oscar Pereira, o Feminino Classe “A” do Padre Carlos joga contra o Sagrado Coração de Maria, de Ivaí. No início da tarde, é a vez dos meninos da Classe “A” estrearem, encarando o Argemiro Luiz, de São João do Triunfo. Já o feminino Classe “B” só estreia no domingo (5), quando o Padre Carlos enfrenta mais uma as ivaienses do Sagrado Coração de Maria. O FutsalDaqui.com vai acompanhar as quatro equipes de Ponta Grossa na Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário