quinta-feira, 30 de junho de 2011

Copa Cidade: AAJ/Pontasul e ARHT se garantem na final do 2º Turno

Texto: Augusto Travensolli
Foto: Afonso Verner
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

Além de frio e chuva, a noite desta quarta-feira (30) também teve futsal. A bola rolou no Ginásio Zukão, para o complemento das semi-finais do segundo turno da Copa Cidade de Futsal. O primeiro jogo da noite, válido pela Chave Prata, teve a vitória do Homens do Trabalho (ARHT), que derrotou o Boca Juniors pelo placar de 2 a 1, e na sequência pela Chave Ouro, com a vitória da AAJ/Pontasul sobre a Águia Sistemas por 4 a 2.

O campeão do primeiro turno da Copa Cidade - Chave Prata está novamente na decisão, e dessa vez vai encarar a Pontasul Metalprint, que eliminou o Lazio na outra semi-final. O goleiro da ARHT Tiróide, analisa a vitória e projeta a final. "Fizemos um bom jogo hoje, apesar das dificuldades. E agora para a final é procurar ficar tranquilo, pois a responsabilidade não é nossa, já que vencemos o primeiro turno e é claro se possível tentaremos vencer essa final para que eliminemos a decisão, saindo assim com o título da competição".


Após festejar o título do 1º Turno, a ARHT (foto) pode se garantir como campeã de Copa Cidade diante da Pontasul Metalprint

No jogo de fundo, Pontasul confirma favoritismo e garante vaga na decisão

"Nós sabíamos do nosso favoritismo e era só a gente colocar ele em quadra com raça e dedicação que a vitória naturalmente iria acontecer", disse Wellington. O camisa oito definiu com essa frase a vitória da AAJ/Pontasul, que foi construída desde a etapa inicial, quando aos nove minutos Wiverson avançou pela esquerda, e livre de marcação e acerta a trave: após o bate rebate, a bola espirra em Dilsinho e morre no fundo das redes. 

Desde o início da partida a Pontasul mostrou mais qualidade e tranquilidade para vencer a partida. Faltando dois minutos para o fim da primeira etapa, Coxinha, em jogada pela direita, toca no meio para Fussa, que chuta forte rasteiro de primeira por entre as pernas do goleiro Jaberson.
               
Com o placar a seu favor durante a segunda etapa, o time azul somente admistrou a partida, mais ainda achou espaço para marcar mais dois gols. Aos dois minutos, Wellington aproveitou rebote do goleiro e apenas rolou para ampliar o marcador no Zukão. A equipe do Águia tentava pressionar, mas era pouco efetiva no ataque, e dependia muito dos chutes de longe de Elzio. O quarto gol saiu dos pés de Fussa, que também de rebote marcou o quarto gol da Pontasul.

Cinco minutos antes do fim, a Águia Sistemas tenta reagir, e desconta o placar. Os gols do Águia saíram dos pés de Elzio, em chutes de longa distância. Autor de um dos gols na partida, Wellington também analisa o confronto diante do Bardal Contábeis. "Agora é encarar o Bardal e sair em busca do título do segundo turno, para poder enfrentar o Carambeí na grande decisão. Sabemos do potencial do Bardal e esperamos um bom jogo", completa o jogador da AAJ/Pontasul
                               
FICHA TÉCNICA
AAJ/Pontasul 4 x 1 Águia Sistemas
Copa Cidade de Futsal - Chave Ouro – semifinal (2º Turno)
Ginásio Zukão - 29/06
.
AAJ/Pontasul: Alexandre; China (C), Véio, Dilsinho, Marquinhos; Wiverson, Beto, Coxinha, Wellington e Fussa - Téc. Valter Conceição
Águia Sistemas: Jabson; Elzio (C), Marcos Pereira, Wesliey e Edipon. Ailton; Diego, Everaldo, Jhonathan, Marcos da Silva e Willyan - Téc. Rodrigo Correia da Silva

Abitragem: Romildo Freitas e João Roberto Baitala
Anotador/Cronometrista: Daise Presner
.
Gols: Dilsinho (aos 9'30" - Pontasul); Fussa (aos 18'03" - Pontasul); Wellington (aos 22'31" - Pontasul) e Beto (aos 25'20" - Pontasul); Elzio (aos 34'28" e 39'46" - Águia)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Copa Cidade: Pontasul Metalprint goleia e decide 2º Turno da Prata

Texto: Sebastião Neto
Foto: Afonso Verner
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

Um turno depois, o reencontro. Lazio e Pontasul Metalprint voltaram a se enfrentar na fase semifinal da Chave Prata da Copa Cidade de Ponta Grossa – Futsal Masculino na última terça-feira (28). Se no 1º turno a Lazio desbancou um dos grandes favoritos a conquista da Chave Prata, no 2º Turno o time azul e branco não deu chances ao seu adversário e se garantiu na decisão da etapa após a goleada de 8 a 3. O vencedor do 2º Turno terá o direito de enfrentar a Associação Recreativa Homens do Trabalho - ARHT (campeã do 1º Turno) na grande final da Copa Cidade – Chave Prata, a partir do dia 7 de julho.

Equilíbrio e muito ataque nos minutos iniciais

Apesar do respeito entre os adversários de semifinal, Lazio e Pontasul começaram a partida buscando o ataque, e criando boas oportunidades de abrir o placar no Ginásio Zukão. Logo aos dois minutos, Jackson passa pela marcação e quase faz o primeiro da Pontasul. Um minuto depois, a resposta da Lazio veio com Anderson, que chutou de longe e assustou o goleiro Guto. Antes de metade do 1º tempo, Ederson mostrou o faro de artilheiro e abriu o placar a favor da Lazio: o camisa 9 driblou Pio e chutou firme no canto esquerdo, sem chances para Guto.

A Pontasul Metalprint não sentiu o gol, e seguiu criando oportunidades até conseguir a virada: Pio aproveitou o rebote do chute de Morto para empatar, e Dudo recebeu passe açucarado para colocar os comandados de China a frente no placar. Com mais volume de jogo, a Pontasul tinha mais posse bola e dava mais trabalho ao goleiro Fabrício, mas antes do intervalo Ederson contou com a falha de Guto e empatou a semifinal no Ginásio Zukão.

Anderson (18), um dos destaques do Lazio nesta Copa Cidade, não evitou a derrota diante da Pontasul

Em cinco minuntos, Pontasul garante presença na final

Na volta do intervalo, a Pontasul Metalprint precisou apenas dos cinco primeiros minutos de jogo para encaminhar a vaga na final do 2º Turno. Pressionando a saída de bola da Lazio e com ataques rápidos, o time azul marcou com Dudo logo aos 30 segundos, em seguida Pelezinho chutou no ângulo para fazer o quarto, e Jackson finalizou a jogada de lateral aos 4’. Artilheiro do jogo, Dudo recebe de Jackson para fazer o sexto da Pontasul, terceiro dele no duelo.

Os gols em sequência obrigaram a Lazio a se expor na quadra de ataque, e fazer Guto trabalhar. Depois do bate rebate na área, Marquinho solta a bomba e para no goleiro da Pontasul.Com os contra-atques a disposição, Pio completou após passe de Dudo e fez o sétimo, e ainda perdeu duas boas oportunidades com Morto, que ficaram na trave. Aos 18’, Anderson descontou para a Lazio em um chute de longe, e antes do apito final o “garçom” Morto deixou Jackson sem goleiro para fechar o placar de 8 a 3 a favor da Pontasul Metalprint.

“Não nos acertamos hoje. Eles (Pontasul) correram mais que nós e tiveram todo o mérito nas finalizações, agora é se acertar para a Chave Ouro porque futebol a gente tem para jogar contra qualquer time da Copa Cidade”, disse o confiante ala Anderson, da Lazio. O time da Santa Mônica somou 48 pontos na competição, e está praticamente garantido como uma das duas melhores equipes na classificação geral do torneio, que garantem vaga na Chave Ouro da Copa Cidade junto com os campeões dos dois turnos.


O vencedor de Boca Juniors e ARHT enfrenta a Pontasul Metalprint em dois jogos. O primeiro será neste sábado (02), e o segundo na próxima terça (05). Independente do outro finalista, a Pontasul joga pela vantagem do empate no tempo extra na segunda partida, pela melhor campanha no 2º Turno da Chave Prata. 

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pausa no trabalho do FutsalDaqui;com

O blog FutsalDaqui.com temporariamente não terá atualizações. Nossos repórteres já tinham compromissos agendados antes mesmo da criação deste blog, e não poderemos atualizar as notícias do futsal nos Campos Gerais por uma semana. Desta quarta (22), até a próxima quarta (29), a página ficará inativa.

Contamos com a sua compressão e voltaremos com tudo sobre o futsal nos Campos Gerais a partir do dia 30 de junho.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Chave Prata da Copa Cidade abre fase quartas-de-final do 2º Turno

Texto: Augusto Travensolli
Edição: Sebastião Neto
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

Começou neste sábado (18/06), a fase de mata-mata do segundo turno da Copa Cidade - Chave Prata. O primeiro classificado para a semi-final foi a vice-campeã do primeiro turno a Lazio, que em um jogo equilibrado bateu o River Plate por 8 a 7, e enfrenta o vencedor e Pontasul Metalprint e Dinâmica Merchadisin, que jogam nesta terça-feira no Ginásio Zukão. No outro jogo da rodada do final de semana, o Boca Juniors eliminou o Ajax Santa Mônica depois da vitória por 6 a 4, e encara nas semifinais ou Miara Kruger ou a Associação Recreativa Homens do Trabalho.

Lazio vence, Gilson decide

O primeiro jogo da noite parecia ter uma vitória tranquila encaminhada, isso porque no primeiro tempo a Lazio vencia por 4 a 1 e dominava o jogo, mas na segunda etapa o River voltou mais atento querendo a vitória e quase conseguiu se não fosse Gilson do Lazio, que marcou quatro gols e ajudou a sua equipe para passar a próxima fase.
Boca Juniors avança na raça
A equipe do Boca Juniors venceu o Ajax Santa Mônica em jogo que se definiu nos minutos finais. O time 'argentino' marcou três gols no momento decisivo do duelo e levantou o bom público presente no Ginásio Zukão. Após um primeiro tempo sem gols as duas equipes voltaram dispostas a vencer o jogo no segundo tempo, e o gol logo saiu. O primeiro a marcar foi o Boca Juniors em um chute de longe, que o goleiro Mario não conseguiu segurar, mas o empate do time da Santa Mônica não demorou muito.

Depois de ficar a frente no placar, três minutos antes do fim, o artilheiro Dill teve um tiro livre indireto para ampliar, mas o camisa 20 desperdiçou o gol que seria o da classificação do Santa Mônica. Nos contra-ataques, o Boca Juniors empatou a partida, e no lance seguinte ao gol o Ajax não teve nem tempo de se recupera e tomou a virada. Sentindo o bom momento, o Boca Juniors foi pra cima e marcou mais dois gols, liquidando a fatura e carimbando a passagem para a semi-final. Nesta terça-feira, Miara Kruger e ARHT duelam a partir das 19h45 minutos, no Ginásio Zukão. Na sequência, entram em quadra Pontasul Metalprint e Dinâmica Merchadising.

domingo, 19 de junho de 2011

Resultados ajudam e Lojão do Keima segue perto da liderança na Chave Prata do Paranaense

Texto: Felipe Liedmann
Futsaldaqui.com na Chave Prata

Nem o mais otimista dos torcedores do Lojão do Keima contava com tamanho auxílio na décima rodada da Chave Prata do Paranaense de Futsal. A equipe de Ponta Grossa, na terceira posição, folgou na rodada, mas viu os dois primeiros colocados, Pato Futsal e SMEL Araucária, empatarem por 2 a 2, em Pato Branco. No fim das contas, dos males o menor para o Keima. Com 17 pontos, os pontagrossenses ficam há seis do líder Pato Futsal e um ponto atrás do vice-líder, Araucária.

Na parte de baixo da classificação, o time comandado por Wilson Bian Jr. teve a mesma sorte. A equipe de Clevelândia cumpriu seu papel jogando em casa e derrotou o lanterna da Chave Prata, Aquárius, por 4 a 2. O quarto colocado da competição ficou há um ponto apenas do Keima, porém, com os 10 jogos do 1º turno completados.

A outra equipe que poderia encostar no Keima era o Toledo, que recebeu Pitanga e fez uma partida equilibrada com 11 gols. No final, Toledo se complicou e perdeu por 6 a 5. O resultado negativo deixa a equipe tricolor apenas três pontos a frente da Unipa, primeira equipe fora da zona de classificação para a próxima fase da Chave Prata.

O time de Foz do Iguaçu recebeu o Cambé no Ginásio Morumbi e fez o dever de casa ao vencer por 3 a 1. No outro jogo da rodada, o São João do Ivaí foi até Cantagalo enfrentar o time da casa e acabou derrotado por 3 a 2.

Confira os resultados da 10ª rodada da Chave Prata do Paranaense de Futsal:

10ª rodada - 18/06 - Sábado

20h15 - Toledo 5 x 6 Pitanga Futsal
20h30 - Clevelândia 4 x 2 Aquarius
20h30 - Pato Futsal 2 x 2 SMEL Araucária
20h30 - CA Cantagalo 3 x 2 São João do Ivaí
20h30 - Unipa Morumbi Futsal 3 x 1 Cambé Futsal


Classificação
1 - Pato Futsal...23
2 - SMEL/Araucária...18
3 - Lojão do Keima/PG...17
4 - AEC/Clevelândia...16
5 - Cipauto/Romera/Toledo...13
6 - CA Cantagalo...13
7 - Pitanga Futsal...13
8 - Nova FM/Mercadão Rosa/SJI...12
9 - Unipa...10
10 - Cambé...6
11 - CER Aquárius...3


11ª Rodada
24/06 - Sexta-feira

19h30 - Aquárius Futsal x Unipa Morumbi Futsal

25/06 - Sábado

20h00 - SMEL Araucária x CA Cantagalo
20h30 - Cambé Futsal x Pato Futsal
20h30 - São João do Ivaí x Cipauto/Romera Toledo Futsal
20h30 - Pitanga Futsal x Lojão do Keima/PG Futsal

Folga: Clevelândia

sábado, 18 de junho de 2011

JogosEscolares: Carlos Ventura e Nosso Futuro saem na frente no Futsal Masculino "A"

Texto: BenHur Chiconato/PREsporte
Edição: Felipe Liedmann
Foto: BenHur Chiconato/PREsporte
Futsaldaqui.com nos Jogos Escolares do Paraná

Os colégios Carlos Ventura, de Carambeí, e Nosso Futuro, de Prudentópolis, começaram com vitória e lideram o torneio de futsal masculino "A" (entre 15 e 17 anos de idade) da fase macrorregional dos 58º Jogos Escolares do Paraná.

No primeiro jogo da rodada, o Colégio Estadual Carlos Ventura foi melhor durante os 40 minutos e venceu por 7 a 4 o Colégio Pedro Stelmachuk, de União da Vitória. Para o time de Carambeí marcaram Leandro Padilha (3), Andrey (2), Everton e Leandro. Do outro lado, Crizan (2), Luiz Carlos e Andrei descontaram para o Pedro Stelmachuk.

O Colégio Carlos Ventura jogou bem e venceu na estreia da macrorregional.

Na outra partida, os donos da casa, representados pelo Colégio Nosso Futuro, tiveram vida difícil na primeira etapa diante do Colégio Estadual João de Matos Pessoa, de Irati. Mas na segunda etapa, o time de Prudentópolis dominou a partida e construiu o placar de 4 a 1. Os gols do Nosso Futuro foram marcados por Luan, Leonardo (2) e Marcos. Do lado iratiense, Alisson fez o gol de honra.

No sábado (18) se enfrentam os dois vencedores da primeira rodada, Carlos Ventura e Nosso Futuro. Enquanto o Colégio Visconde de Guarapuava, da cidade de mesmo nome, estreia na fase macrorregional contra o Pedro Stelmachuk.

Padre Carlos bobeia e empata na estreia do Futsal Feminino "A" dos JogosEscolares

Texto: BenHur Chiconato/PREsporte
Edição: Felipe Liedmann
Foto: BenHur Chiconato/PREsporte
Futsaldaqui.com nos Jogos Escolares do Paraná

As meninas do Colégio Estadual Padre Carlos, de Ponta Grossa, perderam a chance de começar o futsal feminino classe "A" (alunas entre 15 e 17 anos) com três pontos na fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná. As pontagrossenses viraram o primeiro tempo vencendo o Colégio Estadual Padre Orestes Preima, de Prudentópolis, por 3 a 2, mas permitiram a reação das donas da casa que empataram em 4 a 4 na segunda etapa. Deonisia, com três gols, e Márcia, uma vez, marcaram para Prudentópolis. Tagma, Larissa e Daniele, duas vezes, fizeram os gols de Ponta Grossa.

As meninas do Padre Carlos não passaram do empate contra as donas da casa.

Na outra partida do grupo, o Colégio Monsenhor Busko, de Paulo Frontin, largou na frente na corrida pelo título da categoria com a vitória de 5 a 2 sobre o Colégio Estadual Trajano Grácia, de Irati. Gisele e Jéssica, com dois gols cada, e Chaiana, uma vez, anotaram os gols da escola de Paulo Frontin. Enquanto que Aline, duas vezes, descontou para as iratienses.

Neste sábado (18) jogam Padre Carlos contra as estreantes do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, de Guarapuava. Logo em seguida se enfrentam os colégios Monsenhor Busko e Padre Orestes Preima.

JogosEscolares: Sagrado Coração e São Cristóvão estreiam com o pé direito no Feminino "B"

Texto: BenHur Chiconato/PREsporte
Edição: Felipe Liedmann
Foto: BenHur Chiconato/PREsporte
Futsaldaqui.com nos Jogos Escolares do Paraná

Dois jogos movimentaram nesta sexta-feira (17) o torneio de futsal feminino classe "B" (12 a 14 anos de idade) da fase macrorregional dos 58º Jogos Escolares do Paraná. Sagrado Coração de Maria, de Ivaí, e São Cristóvão, de União da Vitória, começaram com vantagem sobre as adversárias e largaram com três pontos na competição.

No primeiro jogo da categoria, depois de um empate em 2 a 2 na primeira etapa, o Colégio Sagrado Coração de Maria teve maior posse de bola, foi mais eficiente nas finalizações e garantiu a vitória por 4 a 2. Franciele, três vezes, e Sandra, uma vez, construíram a vitória da escola de Ivaí. Enquanto Camila e Daniele descontaram para o Colégio Trajano Grácia, de Irati.

Sagrado Coração de Maria, de Ivaí, garantiu a vitória apenas na segunda etapa.

Na segunda partida da categoria, o Colégio São Cristóvão foi arrasador no primeiro tempo e garantiu os três pontos na vitória de 6 a 4 contra o Colégio Papanduva de Cima, de Prudentópolis.

Neste sábado (18) se enfrentam no Ginásio Gilmar Agibert, Papanduva de Cima e Trajano Grácia. Logo em seguida jogam Sagrado Coração de Maria e Pedro Carli, de Guarapuava, que folgou no primeiro dia de competição.

JogosEscolares: Sagrado Coração e Pedro Neto empatam na estreia do futsal Maculino "B"

Texto: BenHur Chiconato/PREsporte
Edição: Felipe Liedmann
Foto: BenHur Chiconato/PREsporte
Futsaldaqui.com nos Jogos Escolares do Paraná

Uma partida igual, tanto na qualidade técnica como nos gols perdidos. O Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Ponta Grossa, empatou na manhã de sexta-feira (17) por 4 a 4 com o Colégio Estadual Pedro A. Neto, de General Carneiro, na estreia do futsal Masculino classe "B" (atletas entre 12 e 14 anos) da fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná, com sede na cidade de Prudentópolis.

Mesmo com as substituições obrigatórias a partir do oitavo minuto de jogo, os dois times mantiveram bom ritmo de jogo. Na primeira etapa o confronto terminou no 2 a 2, o mesmo aconteceu no 2º tempo, consolidando o placar de 4 a 4.

Muita disputa e equilibrio entre o Sagrado Coração (branco) e o Pedro Neto.

Os gols pontagrossenses foram marcados por Andrie, Erinelson e Breno, duas vezes. Do outro lado, Cleiton e Matias balançaram as redes duas vezes cada um e definiram o placar do representante de General Carneiro.

No sábado (18), o Sagrado Coração enfrenta o Colégio Estadual Leni Marlene Jacob, de Guarapuava, que começou a competição goleando os donos da casa do Colégio Antônio Witchmeichen por 7 a 0. Já o Pedro Neto joga contra o Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira, de Irati, que folgou na rodada de abertura da fase macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná.

Paranaense Chave Prata: Décima rodada coloca primeiros colocados frente a frente; Keima folga

Texto: Felipe Liedmann
Futsaldaqui.com na Chave Prata

A Chave Prata do Paranaense de Futsal chega à penúltima rodada do 1º turno. O representante dos Campos Gerais na competição, Lojão do Keima Futsal, folga desta vez. Independente de qualquer resultado na décima rodada, a terceira posição do clube de Ponta Grossa não se alterará no campeonato. Em compensação, o time comandado por Wilson Bian Jr. pode ver a liderança ficar mais longe.

No confronto dos líderes, Pato Futsal e Araucária se enfrentam hoje a partir das 20h30 no Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco. Os donos da casa lideram o campeonato com 22 pontos e, caso vençam a partida deste sábado, abrem 8 pontos de diferença para seu adversário de hoje e para o Lojão do Keima, ambos com 17 pontos.

Já o Araucária busca manter a boa fase e vencer mais uma na Chave Prata para encostar na liderança. O clube da região metropolitana de Curitiba vem de vitória dentro de casa contra a Unipa e conta com o artilheiro da competição, Luan, com oito gols.

Atrás do Lojão do Keima na tabela de classificação, Clevelândia e Toledo podem ficar a um ponto dos pontagrossenses ao final da décima rodada. Para isso, as duas equipes precisam da vitória jogando dentro de casa. O Clevelândia recebe hoje o Aquárius, lanterna da Chave Prata, às 20h30. Enquanto o Toledo joga no Aldanir Ângelo Rossoni diante do Pitanga Futsal (7º) às 20h15 deste sábado (18).

Nos outros dois jogos da rodada, o Cantagalo joga em casa e busca se manter na zona de classificação para a próxima fase contra o São João do Ivaí; enquanto Unipa (9º) e Cambé (10º) se enfrentam em Foz do Iguaçu.

Confira os jogos da 10ª rodada da Chave Prata do Paranaense de Futsal:

10ª rodada - 18/06 - Sábado

20h15 - Toledo x Pitanga Futsal
20h30 - Clevelândia x Aquarius
20h30 - Pato Futsal x SMEL Araucária
20h30 - CA Cantagalo x São João do Ivaí
20h30 - Unipa Morumbi Futsal x Cambé Futsal

Folga: Lojão do Keima Futsal


Classificação
1 - Pato Futsal...22
2 - SMEL/Araucária...17 (confronto direto)
3 - Lojão do Keima/PG...17
4 - AEC/Clevelândia...13 (confronto direto)
5 - Cipauto/Romera/Toledo...13
6 - Nova FM/Mercadão Rosa/SJI...12
7 - CA Cantagalo...10
8 - Pitanga Futsal...10

9 - Unipa...7
10 - Cambé...6
11 - CER Aquárius...3

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Chave Bronze: Destaques dos Campos Gerais na 9ª Rodada

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Liedmann
Futsaldaqui.com na Chave Bronze

Confronto direto, decisões diretas por vagas na próxima fase. A penúltima rodada da 1ª Fase da Chave Bronze do Paranaense de Futsal vai ser de muitas emoções para pelo menos três dos cinco times que representam os Campos Gerais nesta edição do torneio. Neste sábado (17), podemos ter a situação de todos os clubes das cidades vizinhas a Ponta Grossa com sua situação definida na competição. Confira os destaques da nona rodada e aonde a bola vai rolar neste final de semana:

Grupo "A"

Em Arapoti
União Arapoti (2º) x Nano Futsal/Prefeitura de Castro (5º)

O jogo no Ginásio Chapelão (Arapoti retorna ao Ginásio depois da inauguração da quadra do Ginásio Otacílio Souza) vai ser de alta tensão. O vice-líder Arapoti precisa vencer para se garantir na próxima fase, enquanto os castrenses buscam o triunfo fora de casa para entrar na última rodada com boas chances de classificação. Se perder, o Nano Futsal só segue com chances de ficar entre os quatro primeiros do grupo se São Mateus do Sul derrotar a ASSIFUSA/Irati no Ginásio Batatão. O clássico regional entre Arapoti e Castro acontece pela quarta vez em menos de um ano, o que vai acirrar ainda mais a disputa entre as equipes da nossa Região.

Em Ivaí
Ivaí EC/Kadesh (1º) x Fórmula Sport/Piraí (6º)

Em clima de próxima fase, Ivaí recebe Piraí do Sul em uma boa oportunidade de "limpar" seus cartões amarelos. O experiente Manta já não joga neste sábado porque cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo, e os pontagrossenses Beto e Fussa devem cumprir a suspensão na última rodada. Boa chance para o Fórmula Sport pontuar pela primeira vez no torneio e manter a boa fase das últimas semanas, que colocou a equipe de Piraí do Sul na liderança do Grupo"A" da Copa Cidade de Ponta Grossa. Um jogo sem muitas perspectivas, que tem como principal atrativo a briga de Fussa - 12 gols - pela artilharia da Chave Bronze, que é de Danilo, do Grêmio Ivaiporã, com 16 bolas na rede.

Grupo "B"

Em Londrina
Colégio Londrinense (2º) x Prefeitura de Tibagi (5º)

Depois de uma viagem que resultou em WO a seu favor na semana passada, a Prefeitura de Tibagi volta a mesma cidade e o mesmo ginásio neste sábado, mas o adversário é outro. Agora diante do Colégio Londrinense, que deve poupar a equipe principal para o jogo da Liga Nacional de Futsal diante do Carlos Barbosa (RS) na terça-feira (21), o time da Região precisa se superar para sair com pontos do Ginásio do Colégio Londrinense, e chegar para o confronto direto com Manoel Ribas pela quarta vaga em condições de garantir sua presença entre os 12 melhores times desta Chave Bronze. A preocupação do técnico Marcelo Barroso é com o pivô Paulo Alberti, pendurado com dois cartões amarelos.

JogosEscolares: Análise FutsalDaqui da Fase Macrorregional

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Liedmann
Futsaldaqui.com nos Jogos Escolares do Paraná

Depois de vencerem a Fase Regional  dos Jogos Escolares do Paraná, disputada em Ponta Grossa, os times de futsal das cidades dos Campos Gerais seguem para Prudentópolis e disputam a partir desta sexta (17) a Fase Macrorregional da competição, que dará duas vagas à Fase Final do torneio, que acontece no município de Castro. Surpresas positivas surgiram na fase que envolveu os municípios próximos a Ponta Grossa, e as perspectivas das equipes da região diante das cidades dos Núcleos Regionais de Irati, Guarapuava e União da Vitória é a melhor possível. Confira os grupos e a análise do FutsalDaqui.com, lembrando que em todos os casos a fórmula de disputa é a mesma: os cinco times se enfrentam em turno único, e dois primeiros se classificam para as finais dos Jogos Escolares.


------

FUTSAL FB
GUARAPUAVA - COL. EST. PEDRO CARLI
IRATI - COL. EST. TRAJANO GRÁCIA
UNIÃO DA VITÓRIA -  COL. EST. SÃO CRISTOVÃO
PRUDENTÓPOLIS- COL. EST. PAPANDUVA DE CIMA
IVAÍ - COL. EST. SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

Quando falamos em futsal feminino, Guarapuava é uma cidade que impõe respeito. A cidade da região central do estado tem tradição em montar boas equipes femininas, e coleciona títulos nas mais diversas categorias, com isso aparece teoricamente como grande favorita a uma das vagas para a Fase Final. As ivaienses do Sagrado Coração tem ótimos valores individuais, mas o time comandado por João Pedro Chanuka teve algumas falhas de organização na defesa e no trabalho coletivo na Fase Regional, apesar da conquista incontestável aqui em Ponta Grossa. As meninas que vão dar uma pausa no trabalho na Zona Rural de Ivaí  precisam aprimorar o jogo coletivo para se garantir entre as 20 melhores do Paraná.

Quem avançou para as finais em 2010: Pedro Carli (Guarapuava) (14º) e São Cristóvão (U. Vitória) (17º)

------

FUTSAL MB
IRATI - COL. EST. ANTONIO X.DA SILVEIRA
P. GROSSA- COL. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
PRUDENTÓPOLIS - COL. EST. ANTONIO WITCHEMICHEN
GUARAPUAVA - COL. EST. LENI MARLENE JACOB
GENERAL CARNEIRO - COL. EST. PEDRO A. NETO

Mais sorte do que juízo. Assim pode-se descrever a presença do repsesentante dos Campos Gerais nesta fase da competição. Beneficiado pelo descuido e eliminação do Gil Stein, de Ivaí, o time pontagrossense do Sagrado Coração de Jesus mostrou muita dificuldade quando precisou ditar o ritmo dos seus jogos na etapa anterior, e não conseguiu furar a defesa organizada de Ivaí na "final" da Fase Regional. A alternativa dos comandados de Nico é apostar nos erros dos adversários, e concluir os contra-ataques com precisão, qualidade que o time princesino mostrou na maior parte da Fase Regional. Díficil apontar algum favoritismo, já que as escolas que disputam a edição 2011 são diferentes em relação a competição de 2010.

Quem avançou para as finais em 2010: EE Antônio Sampaio (PG) (4º) e  Decisão Junior (Pinhão) (16º)

------

FUTSAL FA
GUARAPUAVA - COL. EST. ANA VANDA BASSARA
PRUDENTÓPOLIS - COL. EST. PADRE ORESTES PREIMA
IRATI - COL. EST. TRAJANO GRÁCIA
PAULO FRONTIN - COL. EST. MONSENHOR BUSKO
P. GROSSA - COL. EST. PADRE CARLOS

Ano passado foi na trave. Em 2010, o Padre Carlos também representava os Campos Gerais nesta fase da competição, mas ficou na terceira colocação e não viajou para as finais em Ibiporã. Um dos times que eliminou as pontagrossenses no ano que passou - o São Cristóvão, de União da Vitória - parou na sua Fase Regional e ficou de fora da "Macro". O time comandando por Márcio Leandro está em constante evolução, e pode ser premiado com a primeira final de Jogos Escolares de história do futsal no Colégio Padre Carlos. Uma das duas vagas deste grupo deve ser de Guarapuava, que tradicionalmente não deixa escapar sua presença entre as melhores cidades do futsal feminino.

Quem avançou para as finais em 2010: Ana Vanda Bassara (Guarapuava) (12º) e São Cristóvão (U. de Vitória) (17º)

-----

FUTSAL MA
CARAMBEÍ - COL. EST. CARLOS VENTURA 
UNIÃO DA VITÓRIA - COL. EST. PEDRO STELMACHUK 
IRATI - COL. EST. JOÃO DE MATOS PESSOA 
PRUDENTÓPOLIS -COL. NOSSO FUTURO 
GUARAPUAVA - COL. EST. VISCONDE DE GUARAPUAVA

A concorrência agradece, pelo menos por enquanto. Depois de três classificações seguidas para a Fase Final dos Jogos Escolares, Ponta Grossa sequer vai disputar a etapa que dá vagas a decisão do torneio estadual. Sem forças para competir contra as cidades da região dos Campos Gerais, o Padre Carlos não seguiu a tradição de Marista Pio XII e Sagrada Família, e acabou nem classificando entre as quatro melhores equipes da Fase Regional. Em uma final eletrizante, Carambeí ficou com a vaga e vai contar com um final de semana inspirado do ala Dick e do pivô Everton, destaques na campanha vencedora do time da Terra dos Imigrantes na fase anterior. Tudo em aberto neste grupo, já que a tradição da Princesa dos Campos ficou pelo caminho.

Quem avançou para as finais em 2010: Sagrada Família (PG) (9º) e Visconde de Guarapuava (Guarapuava) (20º)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Copa Cidade: Quase tudo definido na Chave Prata

Texto: Felipe Liedmann
Edição: Sebastião Neto
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

A fase inicial do 2º turno da Copa Cidade de Ponta Grossa chega à reta final. Dos oito times que passam para a próxima fase, sete já estão definidos; o que não significa que a emoção fica de lado para os últimos jogos da competição. Várias equipes ainda buscam se posicionar melhor na classificação e, talvez, enfrentar um adversário mais "fraco" na próxima fase.

Pelo Grupo A, as quatro equipes classificadas estão decididas. Pontasul Metalprint e Ajax Santa Mônica já garantiram a primeira e a segunda posição, respectivamente. A definição do terceiro colocado fica entre Dinâmica e Boca Juniors. Os dois times tentam fugir na 2ª fase da equipe de melhor campanha da competição, a Pontasul Metalprint, que disputou sete jogos e venceu todos.

Para garantir o terceiro lugar, o Dinâmica depende apenas de uma vitória contra o líder do Grupo B, Miara Kruger, enquanto o Boca Juniors busca a vitória contra o Atual Games/PGDC.

O time dos "jogadores de video-game" é um dos que tenta classificação dentro do Grupo B, onde o River Plate também disputa classificação. Enquanto isso, Miara Kruger, Lazio e o campeão do 1º turno, ARHT, estão tranquilos e com vaga assegurada nas quartas-de-final.

Para se garantir nos playoffs, o River Plate depende apenas da vitória diante da Pontasul Metalprint, caso contrário o River fica na torcida para que o PGDC não vença sua partida contra o Boca Juniors. As duas partidas acontecem na noite desta terça-feira (14) no Ginásio Zukão.

Confira os jogos da última rodada da Chave Prata - 2º turno, que confronta os times do Grupo A contra as equipes do Grupo B:

Terça (14/06) - Ginásio Zukão

20h05 - Pontasul Metalprint x River Plate
21h05 - Atual Games/PGDC x Boca Juniors

Quarta (15/06) - Ginásio Zukão

19h40 - AA Jornalismo UEPG x Lazio

Sexta (17/06) - Ginásio Zukão

19h05 - Dinâmica x Miara Kruger

Chave Ouro da Copa Cidade define play-offs do 2º turno nesta semana

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Liedmann
Foto: Afonso Verner
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

Semana de definição na Chave Ouro da Copa Cidade de Ponta Grossa – Futsal Masculino. Três jogos vão definir as três vagas restantes nos play-offs do 2º turno, e o posicionamento dos clubes para os confrontos que começam a partir do próximo dia 21. AAJ/Pontasul, Prefeitura de Carambeí, Bardal Contábeis, Fórmula Sport/Piraí do Sul e Águia Sistemas já estão com passaporte garantido na luta pelo título, enquanto Prefeitura de Ipiranga, Milan/Supermercado Triângulo, Ipiranga Lubrificantes, ADR/Reserva e Casa Bossak/Rede Bem Viver tentam conquistar as vagas restantes.

No Grupo “A”, três times estão empatados com quatro pontos, e um deles vai ficar de fora da próxima fase. Prefeitura de Ipiranga (3º) e Milan/Supermercado Triângulo (5º) ainda jogam nesta sexta-feira (17), enquanto o Ipiranga Lubrificantes (4º) fica na torcida para a derrota de uma das equipes. Na parte de cima da tabela, o Fórmula Sport/Piraí do Sul fechou sua participação na 1ª fase na liderança da chave com 13 pontos, e o Águia Sistemas vem na sequência com 9, mas ainda com um jogo a fazer na quarta (15).

Vice-campeã do 1º turno, a Prefeitura de Ipiranga (foto) quer se garantir nos play-offs do 2º turno

O outro líder também já está definido: a AAJ/Pontasul, que marcou 16 pontos nos seis jogos que disputou no Grupo “B”. Na vice-liderança, a briga é entre Carambeí e Bardal Contabéis  - ambos com 12 pontos, que jogam contra Águia Sistemas e Milan, respectivamente. Na última vaga para os play-offs, a Associção Desportiva Reservense (ADR) está muito perto de garanti-la na noite desta sexta (17). Até uma derrota por quatro gols de diferença diante da Prefeitura de Ipiranga mantém o time da Terra do Tomate no mata-mata. Caso aconteça a goleada a favor dos ipiranguenses, a Casa Bossak/Rede Bem Viver assume a quarta colocação da ADR.

Confira os jogos da última rodada da Chave Ouro – 2º turno, que confronta os times do Grupo “A” contra as equipes do Grupo “B”:

Quarta (15/06) – Ginásio Zukão

20h40 – Águia Sistemas x Prefeitura de Carambeí

Sexta-feira (17/06) – Ginásio Zukão 


20h00 – Milan/Sup. Triângulo x Bardal Contábeis 
21h00 – Prefeitura de Ipiranga x AD Reservense

domingo, 12 de junho de 2011

Chave Bronze: Resumo da 8ª Rodada

Texto: Sebastião Neto*
Foto: Crhistian Camargo (Ass. Com. Pref. Tibagi)
Futsaldaqui.com na Chave Bronze

*Com informaçoes do site RádioGol

A 8ª Rodada da Chave Bronze do Paranaense de Futsal só aumentou a indefinição sobre a classificação das três equipes da Região dos Campos Gerais que ainda brigam por vagas na próxima fase do torneio. Com o Ivaí EC/Kadesh Futsal já classificado, e o Fórmula Sport/Piraí do Sul já eliminado, Nano Futsal/Prefeitura de Castro, União Arapoti e Prefeitura de Tibagi jogaram neste sábado (11) e estão disputando um lugar entre as 12 equipes que seguem na competição. Nos jogos da rodada oito, uma vitória, um empate e uma derrota para os times da Região, além do clássico regional entre Castro e Ivaí. 


"Isolada" no Grupo "B", Tibagi (foto) ainda está na briga pela quarta vaga do grupo para a próxima fase

No Grupo "A", o clássico regional da rodada mostrou mais uma vez a superioridade do Ivaí EC/Kadesh diante dos seus adversários. Em Castro, os comandados de Flamarion Carvalho derrotaram o Nano Futsal/Prefeitura de Castro por 5 a 1 e conquistaram a oitava vitória em oito jogos, melhor campanha entre os 17 times que disputam esta edição da Chave Bronze. Do outro lado, o Nano Futsal segue na 5ª colocação do grupo e está a três pontos da 4º colocada ASSIFUSA/Irati.

Se Castro enfrenta situação complicada, o União Arapoti está a uma vitória de confirmar presença na próxima etapa. Vice-líder da chave, o time que conta com o campeão mundial Fininho empatou em casa com a ASSIFUSA/Irati em 8 a 8 e chegou aos 13 pontos, mesma pontuação da Clínica Equlíbrio/São Mateus, que viajou até Piraí do Sul e teve muitas dificuldades para derrotar o Fórmula Sport por 4 a 3. No último jogo em casa nesta Chave Bronze, os piraienses perderam mais uma chance de fazer os primeiros pontos no torneio.  

Tibagi viaja até Londrina, mas não joga contra o Real

Um fato no mínimo curioso marcou a partida do único representante dos Campos Gerais no Grupo "B" da Chave Bronze. O time da Terra do Caynon Guartelá foi até o norte do estado para enfrentar o Real Londrina, mas o time da casa não tinha recursos para pagar a taxa de arbitragem, o que inviabilizou a realização da partida no Ginásio do Colégio Londrinense. Se o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) confirmar o WO a favor dos tibagianos, a equipe comandada por Marcelo Barroso vai aos cinco pontos, e fica a dois da ARFMAR/Manoel Ribas, que abre a zona de classificação do grupo.

Confira a classificação dos dois grupos que possuem equipes dos Campos Gerais após oito rodadas:

CHAVE BRONZE

Grupo A
1 - Ivaí EC/Kadesh...24
2 - União Arapoti...13
3 - Clínica Equlíbrio/Casalote/São Mateus...13
4 - Assifusa/Irati...11
5 - Nano Futsal/Castro...8
6 - Fórmula Sport/Piraí do Sul...0

Grupo B 
1 - Grêmio Ivaiporã...18
2 - Col. Londrinense...17 
3 - Ibiporã...15
4 - 
ARFMAR/Manoel Ribas...7
5 - Pref. Mun. Tibagi...5
6 - Real Londrina...4 

sábado, 11 de junho de 2011

Keima excede o número de faltas e empata com o Toledo em Ponta Grossa

Texto: Felipe Liedmann e Augusto Travensolli
Fotos: Thiago Terada
Futsaldaqui.com na Chave Prata

Um jogo digno de duas equipes que estão entre os primeiros colocados na classificação da Chave Prata do Paranaense de Futsal. Equilíbrio, nervosismo e partida decidida apenas nos minutos finais. A torcida que compareceu ao Ginásio Oscar Pereira na noite deste sábabo (11) para acompanhar o Lojão do Keima esperava ver o time pontagrossense sair com a vitória de quadra, mas, há dois minutos do fim, o excesso de faltas punir o Keima com o empate de 1 a 1. O time da casa criou mais, porém pecou nas finalizações.

Ninguém balança as redes

O Toledo mostrou desde o início do jogo que não daria vida fácil ao Lojão do Keima. O "porco" pressionava na marcação e dificultava a criação de jogadas dos pontagrossenses. Na cola do líder Pato Branco, o Keima buscava a vitória jogando em casa. Durante o primeiro tempo foram duas bolas na trave, a primeira com Henrique aos sete minutos, quando o pivô recebeu na intermediária e chutou rasteiro, o goleiro Douglas batido só teve tempo de ver a bola carimbar o poste esquerdo. No segundo lance, o capitão Gian tabelou com Dió e, de primeira, chutou na trave direita.


O pivô Henrique(de costas) do Keima sofreu com a forte marcação do Toledo

Os goleiros também apareceram com destaque na primeira etapa. No lado pontagrossense, Rafinha espalmou cobrança de falta de Pulga. Do outro lado, Douglas defendeu a queima-roupa o desvio da própria defesa após cobrança de lateral de Mãozinha.

Zero insistente
Se no primeiro tempo o time da casa pressionou mais, a segunda etapa não foi diferente. Empurrado pelo seu torcedor, o Lojão do Keima foi pra cima, porém a finalização continuava sendo o maior problema da equipe na partida. Dió e Fio tiveram as primeiras oportunidades, mas jogaram pra fora. Mãozinha acertou a direção, porém Douglas apareceu com mais uma boa defesa.

A bola insistia em não entrar, a ansiedade do torcedor pelo gol era tanta que vários foram enganados e vibraram quando Gleyson, em jogada individual, balançou as redes, mas pelo lado de fora. Quando o 0 a 0 do placar parecia não mudar...

O gol da persistência

O mesmo Gleyson teve outras três oportunidades de abrir o placar, na última delas ele não decepcionou. Aos 14 minutos, no contra-ataque, Mãozinha serve Gleyson, o camisa 3 puxa a jogada para o meio e toca na saída do goleiro para inaugurar o placar no Oscar Pereira.

Atrás do placar, o Toledo parte para o goleiro-linha. O capitão Zocca vai para a função e a tática funciona.

Keima comete muitas faltas e acaba punido

Durante todo o segundo tempo o jogo foi nervoso. Com medo de tomar o gol, ambas equipes fortaleceram a marcação. Com apenas 13 minutos, cada equipe já havia cometido quatro faltas na partida.

Após abrir o placar, o Keima sofria forte pressão do adversário. A quinta falta da equipe de Ponta Grossa veio aos 16 minutos. Dois minutos mais tarde, Zocca, na função de goleiro-linha, recebeu na intermediária e foi derrubado por Gian. Os juízes não titubearam e apontaram a sexta falta do Lojão do Keima.

James foi o encarregado de cobrar o tiro livre direto à direita de Rafinha e empatar a partida em 1 a 1, dando números finais no Oscar Pereira.

James(17) decretou o empate na noite deste sábado no Oscar Pereira

"O time do Toledo se portou muito bem em quadra hoje, principalmente na marcação, e devido ao que as duas equipes apresentaram no jogo o empate foi justo", avaliou o técnico do Toledo, Robson Recalcatti. Do outro lado, o treinador do Keima, Wilson Bian Jr, acredita que a equipe pontagrossense deixou de ganhar dois pontos importantes na Chave Prata. "O jogo foi equilibrado, as duas equipes são muito fortes, mas nós tivemos várias oportunidades de fazer o gol e acabamos desperdiçando essas chances", analisou.

Com o empate, o Keima cai para a terceira colocação da Chave Prata, agora há 5 pontos do Pato Futsal, que tem um jogo a menos. O time de Ponta Grossa folga na próxima rodada e só volta às quadras no dia 25 de junho, quando fecha sua participação no 1º turno diante do Pitanga Futsal no Complexo Esportivo Lôlo Cleve, em Pitanga.


FICHA TÉCNICA
Lojão do Keima Futsal 1x1 Cipauto/Romera/Toledo Futsal
Campeonato Paranaense de Futsal - Chave Prata - 9ª Rodada
Ginásio Oscar Pereira/PG - 11/06
.
Lojão do Keima: Rafinha; Mãozinha, Paraíba, Fio e Henrique; PC, Gleyson, Tibagi, Biro, Tércio, Dió e Gian (C) - Téc. Wilson Bian Junior
Toledo Futsal
: Douglas; Luan, Zocca (C), São Pedro e Pulga; Roger, Beiço, Bruno, Sandrinho, James, Cris e Michel - Téc. Robson Recalcatti
Abitragem: Jefferson Lima e Anderson Caetano (Castro)
Anotador: Alexandre Maschio (Castro)
Cronometrista: Jocimara Alves (Castro)
.
Gols: Gleyson (Lojão do Keima - aos 34'25''); James (Toledo Futsal - aos 38'06'').
Cartões Amarelos: Mãozinha e Henrique (Lojão do Keima); Michel (Toledo Futsal).

----------------------------------------------------------------------------------------


9ª Rodada
Cambé Futsal 1 x 2 AEC/Clevelândia
Lojão do Keima 1 x 1 Cipauto/Romera/Toledo
Nova FM/Mercadão Rosa/SJI 3 x 5 Pato Futsal
Pitanga Futsal 3 x 1 CA Cantagalo
SMEL/Araucária 3 x 2 Unipa/Morumbi/Foz



Classificação
1 - Pato Futsal...22
2 - SMEL/Araucária...17 (confronto direto)
3 - Lojão do Keima/PG...17
4 - AEC/Clevelândia...13 (confronto direto)
5 - Cipauto/Romera/Toledo...13

6 - Nova FM/Mercadão Rosa/SJI...12
7 - CA Cantagalo...10
8 - Pitanga Futsal...10

9 - Unipa...7
10 - Cambé...6
11 - CER Aquárius...3