domingo, 15 de maio de 2011

JEM 2011: Depois da abertura, bola rolando para o futsal

Texto: Danilo Kravchychyn
Opinião: Sebastião Neto
Edição: Sebastião Neto
Foto: Arquivo PREsporte

Mais uma vez o Ginásio Oscar Pereira foi tomado pelo público, nesse sábado (14), para o desfile de abertura dos 27º Jogos Estudantis Municipais (JEM), a maior competição estudantil municipal paranaense, que nessa edição tem a participação recorde de 126 escolas e 9.307 crianças e jovens com idade entre 6 e 17 anos. As disputas começam nesse domingo (15) e seguem até o dia 28, com 126 escolas e 1.034 atletas competindo por 210 troféus e 1.034 medalhas, em cinco grupamentos, dezoito modalidades esportivas, além da maratona intelectual. A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa – Esportes e Recreação.

O prefeito Pedro Wosgrau Filho abriu oficialmente os 27º JEM pela décima primeira vez. A condução da tocha e o acendimento da pira olímpica foram realizados por Luis Felipe Fadel de Mello, atleta do Colégio Sepam, integrante da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa Mirim, terceiro colocado do Campeonato Sul-Americano do Peru, em 2010. E o juramento do atleta foi proferido por Cecília Aparecida Schewtschik, da Escola Municipal Ana de Barros Holzmann, cuja equipe foi campeã do atletismo no grupo 1 dos 26º JEM.


Também foram premiados os dois primeiros colocados da Gincana do Alimento, tradicional evento realizado na véspera da abertura, com o Colégio Sagrada Família assegurando o primeiro lugar, com o Colégio Sepam na segunda posição.

Futsal Masculino Grupo V do Sagrada Família defende o favoritismo nos XXVII JEM

Programação

Modalidade com o maior número de equipes, 194 no toal, o futsal tem os seus confrontos programados para a manhã e à tarde, nos ginásios Zukão (Nova Rússia), Oscar Pereira (São José), Centro Esportivo Portela (Uvaranas) e SESI (Nova Rússia). Durante os 15 dias de competição, a modalidade mais tradicional do torneio ainda vai contar com o Ginásio da Universidade Técnologica Federal do Paraná (UTFPR).
 
Opinião

O JEM 2011 é a primeira competição onde o reflexo da entrada dos professores de Educação Física nas escolas municipais de Ponta Grossa estará presente. O recorde de equipes inscritas é o primeiro passo, uma pequena parte de um processo que, quem sabe mais tarde, volte a revelar valores para a modalidade. Mais uma vez, o favoritismo está com as escolas particulares, principalmente no masculino e nos grupos menores, onde a chance dos alunos do ensino público surpreenderem historicamente é menor. Grandes jogos virão por aí, e o FutsalDaqui.com vai estar presente nas rodadas decisivas do JEM, valorizando o trabalho dos professores e dos alunos que se esmeram para a evolução do esporte escolar na Princesa dos Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário