quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Chave Bronze: Federação Paranaense publica relatório da partida entre Ampére e Ivaí; caso será julgado com urgência

Texto: Felipe Gustavo e Sebastião Neto*
Edição: Sebastião Neto
Futsaldaqui.com na Chave Bronze
.
* Com informações do site oficial da Federação Paranaense de Futsal
.
A partida entre Ampére Futsal e Ivaí EC/Kadesh continua rendendo pano pra manga, na linguagem popular. O jogo interrompido no intervalo depois que uma série de explosivos foi atirada para dentro dos vestiários da equipe de Ivaí depende, segundo a Federação Paranaense de Futsal (FPFS), da decisão do Tribunal de Justiça Desportiva.

Para não atrasar o calendário, a Federação pretende agilizar os processos para o julgamento do caso. O final da terceira fase da Chave Bronze do Paranaense de Futsal está marcada para o dia 24 de setembro.

Nesta terça-feira (06), a FPFS, através do seu site oficial, publicou trechos do relatório do delegado da partida. Em poucas linhas, o relatório define:

"Quando da chegada da equipe de Ivaí foi estourada uma bomba de fogos de artifício próximo ao ônibus da equipe de Ivaí que não machucou a ninguém e não danificou o ônibus. Quando a equipe visitante se encontrava no vestiário foram estouradas bombinhas nas proximidade do vestiário (lado de fora). No intervalo da partida foi estourada uma bomba dentro do vestiário da equipe visitante que ensurdeceu tanto jogadores quanto o representante."

Também através do site oficial, a FPFS disponibilizou as palavras do seu Diretor Técnico, Antônio Carlos Abrão:

“Agora o TJD/PR é quem definirá o que será feito em relação a esta partida. Temos disposto no regulamento da competição as sanções e penalidades a clubes infratores, no entanto, precisamos aguardar a decisão do Tribunal para as aplicarmos”

Os documentos da partida já estão protocolados na Secretaria do TJD, juntamente com o pedido de urgência da FPFS para o julgamento do caso.

O que pode acontecer?

A interpretação dos magistrados do TJD pode caminhar para dois lados: a primeira é de que Ivaí abandonou o duelo, o que complicaria demais a situação do time dos Campos Gerais. Além da perda dos pontos referentes ao duelo, os membros da comissão técnica podem sofrer graves punições, que podem chegar a 180 dias de suspensão, como define o artigo 269 do Código de Justiça Desportiva, já que o regulamento da Chave Bronze não discorre sobre situações como esta.

Por outro lado, a atitude de atirar artefatos explosivos no vestiário podem ser consideradas um fator que embasa a falta de segurança a que o time de Ivaí estava exposto na partida, o que configura infração ao artigo 211 do CBJD, causando a interdição do Ginásio e multa de até R$ 1.000,00, como também a realização de uma nova partida em quadra netura.

Se o resultado for mantido, o Ampére chega aos mesmos 6 pontos do Ivaí EC/Kadesh, mas ultrapassaria o time dos Campos Gerais pelo critério de gols average. O líder do grupo H é o Grêmio Ivaiporã, que derrotou o São Mateus por 10 a 1 e chegou aos 12 pontos, com 100% de aproveitamento nesta fase da competição. Para se confirmar matematicamente na semifinal da Chave Bronze, o time do norte do estado precisa de apenas um ponto nas duas partidas que restam (Ivaí e Ampére fora de casa).


Relembre a partida entre Ampére e Ivaí EC/Kadesh clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário