sábado, 4 de fevereiro de 2012

Em Cascavel, arbitral da Chave Ouro terá quatro opções para a fórmula de disputa

Texto: Rodrigo de Souza
Edição: Sebastião Neto
.
A Federação Paranaense de Futsal (FPFS) anunciou na última quinta-feira (02) as quatro fórmulas de disputa da Chave Ouro de 2012, que serão votadas no arbitral da semana que vem, que acontece na cidade de Cascavel. Os clubes participantes da competição enviaram três possíveis fórmulas, que serão somadas ao modelo da federação e, após votação, escolhida a oficial.
.
Fórmula Toledo e CAD/Guarapuava (apoiada por PG e mais seis equipes)

O time de Toledo, após uma reunião realizada com seis clubes na cidade de Guarapuava, enviou uma nova proposta para ser discutida no arbitral na semana que vem. A fórmula propõe que durante a primeira fase da Ouro, as equipes joguem todas contra todas em turno e returno, totalizando 30 jogos. As dez melhores classificadas passam para a segunda fase, onde serão agrupadas em dois grupos de cinco.

José Valter Liberato (foto), presidente do CAD/Guarapuava, adotou a nova fórmula do Toledo
Foto: CliqueEsporte.com
Aqui as equipes se enfrentam novamente em turno e returno dentro de cada chave (oito jogos) e os dois melhores de cada grupo se classificam para a semifinal e final. O modelo enviado por Toledo prevê que os confrontos do mata-mata poderão ser decididos em três jogos, caso necessário. Além disso, uma competição paralela seria disputada entre as seis equipes que não se classificarem para a segunda fase. Elas seriam divididas em dois grupos e jogariam ida/volta dentro deles, onde o pior colocado de cada grupo seria rebaixado.

Como o time de Ponta Grossa, através da sua diretoria, não cede entrevistas ao FutsalDaqui.com, não sabemos se a anuência da equipe ao que foi decidido no pré-arbitral realizado em Guarapuava será confirmada na reunião em Cascavel. Quando haviam apenas as opções das fórmulas de 2010 e 2011, o técnico Wilson Bian Junior se manifestava a favor da fórmula de 2010, sugerida nesta temporada pelo Marechal Rondon.

Fórmula Umuarama Futsal e São Lucas/Paranavaí

Trata-se da mesma fórmula de 2011, que consiste na entrada das equipes participantes da Liga Futsal somente na segunda parte da competição. Na primeira parte as equipes que não disputam a Liga se enfrentam em turno único e as oito melhores se classificam para a segunda fase. A partir daí, as equipes se enfrentam em cruzamento olímpico com quartas de final, semifinal e final, somente com partidas de ida e volta. O campeão ganha a Taça Jorge Kudri (1ªfase).

Na segunda parte as equipes que participam da liga se juntam aos outros 12 times e são divididos em dois grupos com oito, onde se enfrentam em turno e returno (14 jogos). As oito equipes melhores colocadas disputariam as quartas de final, semifinal e final (todos com dois jogos). A pior equipe de cada grupo seria rebaixada para a Série Prata em 2013.

Fórmula Marechal Rondon

Wilson Bian Junior deve representar o time de Ponta Grossa no arbitral em Cascavel
Foto: Thiago Terada/FD
O modelo enviado pelo Marechal Rondon é o usado na competição em 2010, onde as 16 equipes se enfrentaram em turno único (15 jogos) e as 12 melhores classificaram para a segunda fase. Os times de dividiam em dois grupos, jogando em ida e volta dentro das chaves, onde os quatro melhores passavam para as quartas de final, semifinal e final, onde os confrontos poderão ser decididos em três partidas, caso necessário.

Fórmula FPFS

Na fórmula de disputa sugerida pela federação, as 16 equipes se enfrentam na primeira fase todos contra todos em turno e returno (30 jogos) onde as 12 melhores equipes passam para a segunda fase. Aqui elas são dividas em 6 grupos com dois times cada, onde passam para as quartas de final os vencedores de cada grupo mais os dois times com melhor índice técnico durante toda a competição. Na sequência os times se enfrentam em chave olímpica (semifinal e final).

As quatro equipes que não se classificarem para a segunda fase se enfrentariam em jogos de ida e volta em um quadrangular. O primeiro colocado do quadrangular ganha a anuidade de 2013 e os dois últimos são rebaixados.

Arbitral Chave Ouro

A fórmula de disputa da competição será conhecida no sábado que vem (12/02). O arbitral da Chave Ouro acontece na Faculdade Assis Garucz (FAG) na cidade de Cascavel, a partir das 9h15. O FutsalDaqui.com estará ligado na reunião e vai trazer todas as informações para o amante do futsal!

Aproveite para votar na enquete do FD.com: Qual fórmula é melhor para o representante de PG na Chave Ouro 2012?

Nenhum comentário:

Postar um comentário