segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O "denominador comum": a nova fórmula da Chave Ouro e seus prós e contras

Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto
.
O Arbitral da Chave Ouro do Paranaense de Futsal, no último sábado (11), definiu a fórmula da principal competição do estado. A novidade fica por conta da primeira fase na qual as 16 equipes se enfrentam em turno e returno. Dessa forma, a Federação Paranaense de Futsal (FPFS) e os clubes tentam tornar o Paranaense de Futsal uma das competições mais fortes do país novamente. Porém, em 2012, dois lados precisam ser analisados: clubes da Liga Nacional x outros clubes.

O torneio em dois turnos garante calendário mínimo até outubro para todos os clubes, fato que agrada alguns dirigentes e também ao torcedor que aprecia acompanhar de perto as partidas em suas cidades. O treinador do Cascavel, Ney Victor, chegou a citar: "mas vocês querem ser campeões ou jogar contra os times da Liga Nacional dentro de casa?" A verdade é que para os "menores" a tabela em turno e returno é mais justa e, queira o treinador de Cascavel ou não, os clubes da Liga trazem público extra para os ginásios das cidades adversárias. Hoje no futsal paranaense, jogar contra Marechal Cândido Rondon e Umuarama, por exemplo, é motivo para ter mais público nos ginásios.

Por outro lado, os times da própria Liga Nacional (Umuarama, Rondon e Ciagym/Maringá) terão dificuldades no meio da Chave Ouro. O calendário para essas equipes inchou e, obviamente, a FPFS terá que quebrar a cabeça para achar datas que não interfiram nos jogos da Liga. Já os atletas desses clubes farão uma pré-temporada de aproximadamente 40 dias pensando em jogar quase 70 partidas a partir de março.

A Chave Ouro, notoriamente, é um torneio caro para os clubes - serão 15 viagens, no mínimo, durante a temporada, mas, ao mesmo tempo, quase sete meses de mídia que os clubes terão para "divulgar" seus patrocinadores e colaboradores. A competição ganha força com a presença dos clubes da Liga desde o início, o que não aconteceu em 2011.

Já a segunda fase em mata-mata (1º x 12º; 2º x 11º...), como o próprio site CliqueEsporte  colocou: pode ser bastante injusta com os ponteiros da tabela de classificação na etapa inicial, pois qualquer erro será fatal nas duas partidas decisivas.

Como opinião, nós mesmos do FutsalDaqui chegamos a sugerir pelo tempo real do arbitral via twitter (@blogfutsaldaqui) que os quatro primeiros avançassem diretamente para as quartas e do 5º ao 12º decidiriam as outras vagas. Independente disso, a fórmula adotada pela Federação e pelos clubes ganhou em emoção para as oitavas-de-final, pois até mesmo o saldo de gols pode decidir quem avança para a fase seguinte.

O que ficou claro após o arbitral é que tanto os clubes quanto a Federação estão bem abertos ao diálogo para realizar um bom torneio em 2012. A nova fórmula buscou o meio termo de tudo o que foi indicado durante o evento realizado em Cascavel. Agora resta ao torcedor esperar até o dia 17 de março, quando será dado o pontapé inicial ao torneio mais importante do futsal paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário