.
17 de março. Essa é a data que a FPFS confirmou na tarde desse sábado em Cascavel, para o início da Chave Ouro do Futsal Paranaense. Após muita expectativa sobre eventuais discussões entre os representantes das equipes em qual método votar, a surpresa ficou por conta da tranquilidade como tudo ocorreu. Com exceção do Ciagym/Maringá, a fórmula de disputa será a que a FPFS propôs com algumas ponderações.
A tão esperada fórmula é um tanto quanto longa, com muitas datas, onde a emoção, só vai aparecer na segunda fase em diante. Porque? Serão 16 equipes jogando todas contra todas em turno e returno, com cada uma fazendo 30 jogos, brigando por 12 vagas para próxima fase. Isso mesmo, depois de 30 jogos é que vai ser decidido quem vai se classificar. A maior motivação em terminar essa fase bem colocado é que o campeão tem direito a uma vaga na Liga Sul (junto com o campeão da Chave Prata) e ganha a anuidade da FPFS.
Torcida verá o time 15 vezes em casa nesta Chave Ouro Foto: Thiago Terada/FD |
Após a maratona de jogos para ver quem se enfrenta na fase seguinte vem o que chama muito a atenção. Após 30 jogos, o 12 times serão divididos em 6 chaves, onde serão jogadas 2 partidas (1ºx12º, 2ºx11º, ...). O vencedor de cada duelo para próxima fase e os 2 'melhores' perdedores dessa fase, também avançam. Sobrarão 8 times, que farão quartas de final,semi final e final, em dois ou três jogos (dois empates, ou vitórias alternadas provocam a terceira partida).
Essa fórmula é muito extensa na primeira fase, deixando a emoção apenas para segunda. Para se classificar a equipe vai ter de fazer apenas uma campanha um pouco superior a uma medíocre, e aquelas que brigaram até o fim para conquistar a vaga na Liga Sul, terão pouca, mas muito pouca vantagem na segunda fase, correndo risco de jogar toda sua campanha de 30 jogos no ralo após partidas ruins ou perto disso.
É, muita discussão ainda está por vir, esperamos que desde início a emoção não saia dos ginásios, pois esse campeonato está muito perto de uma monotonia, e acredito que o público não vá se entusiasmar muito cedo com a Chave Ouro. Mas o que fica é a nossa torcida pelo representante da nossa cidade, de volta após três temporadas de fora da elite do futsal paranaense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário