quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lei do silêncio no futsal de Ponta Grossa

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari

Ao tentar a confirmação da entrevista agendada com o técnico Wilson Bian Junior ao FutsalDaqui.com e para a Rádio CBN agendada para a tarde desta quarta-feira (25), a reportagem do blog foi surpreendida pela diretoria do time que representa Ponta Grossa na Chave Ouro do Paranaense de Futsal, que divulgou sua decisão em não conceder entrevistas a estes veículos, sob a alegação de não ter o patrocinador que dá nome ao time divulgado nestas mídias.

O comunicado foi feito pelo técnico da equipe, Wilson Bian Junior, que solicitou inclusive que não fosse feito material sobre a equipe, sob a ameaça de um processo na justiça. Até o fim desta semana, haverá uma reunião entre a diretoria do clube e a direção do blog para tentar resolver o impasse. Ao leitor do blog, significa que a comissão técnica e a diretoria do clube não cederão entrevistas apenas ao FutsalDaqui.com, apesar de existirem outros veículos na cidade (e principalmente fora dela) com postura semelhante à nossa.

Isso não significa o fim da cobertura da equipe, que estreia no próximo dia 17 de março na elite do futsal paranaense. O repórter Augusto Travensolli seguirá os passos do time, as principais novidades e a preparação do vice-campeão da Chave Prata em 2011 para esta temporada.

Relembre o texto que explica o porque da decisão tomada pelo blog em não divulgar nomes de empresas na temporada 2011

Leia também um exemplo de texto em um veículo nacional, que exclui a empresa que patrocina o time e divulga apenas o nome da cidade.

5 comentários:

  1. meu deus... q coisa. lamentável a atitude da diretoria do PONTA GROSSA FUTSAL.

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  2. Nós seguimos em frente. Espero sinceramente que as reuniões que teremos ainda essa semana resolvam alguma coisa, mas acho difícil. Valeu pelo apoio, e como eu digo, fazemos tudo isso porque gostamos do futsal, então independente de qualquer decisão vamos continuar trabalhando.

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  3. Achei exagerada a atitude do clube. Será que fariam o mesmo se fosse a Rede Globo.

    No entanto não tiro a razão deles. Em um país como o Brasil onde a maioria dos recursos em patrocínio vai para o futebol, é muito difícil um time de futsal, vôlei e basquete conseguir um apoio e quando o conseguem tem que aceitar esse tipo de acordo.

    Evidente que o meio de comunicação não precisa ser um Milton Neves da vida e ficar repetindo à exaustão o nome da marca, no entanto acredito que o nome correto do time deva ser respeitado até por uma questão de sobrevivência do esporte.

    Vi várias transmissões da ESPN em que os caras citam normalmente os nomes e nem por isso a emissora foi à falência. O jornal Lance é outro veículo que também menciona os nomes das empresas, inclusive soltando uma nota na semana passada reafirmando esta posição.

    Os veículos não tem a obrigação de ficar fazendo promoção ou propaganda pra ninguém, no entanto devem respeitar os nomes corretos.

    Vale lembrar que não fosse por inciativas dessas empresas muitos times não seriam formados, muitos profissionais estariam sem ocupação e consequentemente nosso trabalho diminuiria.


    Eduardo

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  4. Eduardo,

    concordo com muito do que você pontuou, e tivemos uma ampla discussão entre os repórteres do blog sobre o assunto. A questão é que o clube não teve posição semelhante com veículos que fizeram isso ano passado, nos dando a prerrogativa de fazermos o mesmo nesta temporada sem nenhum problema. Até porque, estamos em negociação com parceiros para o blog que são concorrentes da empresa que patrocina o time.

    Mas o que nos entristeceu é esta postura diferenciada e enérgica APENAS contra o FutsalDaqui, que na última temporada acompanhou o time desde o início da pré-temporada simplesmente por gostar do esporte, sem nenhum auxílio financeiro. Como eu disse para o Bian (técnico) por telefone: "Começo a acreditar que é um problema específico com o blog", mesmo o time tendo neste site um espaço privilegiado em 2011.

    Acho que este tema tem muitas nuances e posições, e justamente por não ter uma 'relugamentação', dá oportunidade a uma série de questionamentos.

    Mas é isso: uma coisa é discutir, pontuar. Outra é querer forçar as coisas!

    Abraço,
    Sebastião Neto

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    1. Acho esse debate plenamente saudável e pontual. Eu não conheço a fundo a situação, apenas me baseei no que estava escrito aqui.

      Conforme disse o jornal Lance em um editorial, eles apoiam esse tipo de iniciativa (citar o nome das empresas) desde que isso não seja algum oportunista.

      Tudo isso pode ser resolvido com uma conversa entre os lados e que ambos saiam ganhando.

      Eu acredito que a empresa tenha o direito de ter seu nome citado, mas de forma natural. Nada de entonar a voz (no caso narradores) ou escrever de forma diferençada na imprensa escrita.

      Uma coisa é você falar "o time da Krona vai jogar amanhã" e outra é "o time da Krona que fabrica os melhores canos do Brasil vai com seu timaço jogar amanhã".

      Estive em Orlândia mês passado acompanhado a Taça Brasil. Fiz alguns jogos da Intelli, publiquei tudo normalmente em meus sites, mas voltei de lá sem saber ao certo o que a empresa fabrica.

      Eduardo

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