sábado, 11 de fevereiro de 2012

Chave Ouro: Em 'acordo de cavalheiros', fórmula da FPFS é aprovada no arbitral

Texto: Sebastião Neto e CliqueEsporte.com
Edição: Felipe Gustavo
.
Para quem esperava uma votação acirrada, decidida pelos clubes que ainda estavam indecisos sobre qual fórmula adotar para a Chave Ouro, ficou apenas na expectativa. O arbitral que aconteceu neste sábado (11) em Cascavel, depois de várias ponderações, acabou com a fórmula que não tinha o apoio de nenhum clube aprovada: isso porque todos, com exceção feita ao Ciagym/Maringá, aprovaram a fórmula sugerida pela Federação Paranaense de Futsal (FPFS).

Para que os clubes aprovassem a fórmula da FPFS, algumas ponderações foram colocadas, como por exemplo o fim do 'quadrangular da morte' - entre as equipes que não passassem da 1ª fase, e a classificação dos perdedores da 2ª fase pelo indice técnico apenas nesta etapa, e não pelo campeonato todo. Com a força de quase todas as equipes que não disputam a Liga Futsal, Umuarama, Marechal Rondon e Ciagym acabaram sem opção.

Datas do torneio foram oficializadas pela FPFS

Antônio Carlos Abrão (esq.) e Jesuel Laureano (dir.) comandaram a reunião pela FPFS
Foto: Jornal de Beltrão
Antes de discutirem a fórmula de disputam, foram confirmadas as datas de início (17/03) e término (15/12) da Chave Ouro, ficando definido o próximo arbitral no final da temporada. A ideia da FPFS é realizar o arbitral da Chave Ouro de 2013 na cidade em que for realizada a final do Paranaense de Futsal deste ano, com todos os representantes das equipes podendo assistir o jogo final e sairem dele já sabendo como será o próximo campeonato, antes que reformulem suas equipes.
.
Na seqüência, foram discutidos assuntos como janelas de transferências, paralisações para Jogos Abertos e transmissões dos jogos por TV. O árbitro Carlos Zaremba falou, em seguida, sobre a nova regra do recuo de bola para os goleiros: Será cobrado tiro livre indireto se o goleiro receber a bola pela segunda vez (de forma intencional e sem ter tocado em um adversário) em sua área de defesa. Também será infração se o goleiro receber a bola na quadra de ataque e recuar para a quadra de defesa.
.
Premiação
.

Outra novidade foi sobre as premiações desta edição do estadual: o campeão da primeira fase continua com direito a uma vaga na Liga Sul (junto com o campeão da Chave Prata) e ganha anuidade da FPFS. Já o campeão da Chave Ouro ganha, além da vaga na Taça Brasil, um carro zero km (o modelo e o patrocinador não foram revelados durante a reunião), enquanto o vice-campeão ganha anuidade da FPFS.

Em 2012, as vagas da Liga Sul foram para o Marreco Futsal/Francisco Beltrão - campeão do Troféu Jorge Kudri, e para o Pato Futsal - campeão da Chave Prata. Além destes, o Cascavel representa o Paraná na  divisão especial da Taça Brasil de Clubes, enquanto o Paraná Clube disputa a mesma divisão, mas na categoria sub-20. Alias, o Paraná Clube se mostrou preocupado com o acúmulo de partidas, já que o time utiliza vários atletas do sub-20 e pode ter constantes confrontos de datas com competições nacionais/estaduais desta categoria.

Nova fórmula: problemas a vista na 2ª fase

Ney Victor (1º esq p/dir.) chegou a defender a mesma fórmula da 2011, com os times da Liga desde a 1ª parte
Foto: Divulgação/CATVE
Quando chegaram as discussões sobre as fórmulas de disputa, ficava claro que os clubes queriam um acordo para não precisar da votação nominal e causar um possível desgaste entre eles, o que de fato aconteceria com a decisão no voto direto. E esse acordo começou quando a fórmula da FPFS foi apresentada, já que ela cumpria o número de datas estipulado para a competição - sem a necessidade de muitas rodadas as quartas-feiras, e daria a oportunidade dos times de todo o estado receberem os representantes do Paraná na Liga Nacional.

Mas o ponto que estava pendente (e de certa forma ainda segue) é o da classificação das equipes para a 3ª fase: isso porque após os 30 jogos, com todas as equipes jogando entre si em ida e volta, 12 vão avançar aos play-offs, que acontecerão em duas partidas. Seguem para as quartas-de-final os seis vencedores, e mais dois perdedores, que a FPFS desejava que fosse definido pela classificação na 1ª fase, mas os clubes alertaram para possíveis acordos, já que 1º e 2º colocados da 1ª fase já teriam vaga garantida mesmo que perdessem seus jogos.

Para resolver o problema, os clubes acabaram criando outo: isso porque ficou definido que os perdedores que avançam serão os de melhor desempenho apenas na 2ª fase, nas duas partidas. Ou seja, se na melhor de duas partidas cada equipe vencer um jogo pelo mesmo saldo de gols e marcar um grande número de vezes, dificilmente o perdedor da série vai ficar de fora da fase seguinte.

Após a aclamação da fórmula da FPFS pela maioria dos clubes, foram discutidos algumas questões pontuais das equipes, como dias de jogos e a flexibilização da tabela para equipes que disputam outras competições. Também ficou definido que no arbitral de 2013, no final deste ano, a fórmula será avaliada pelos clubes e, se aprovada, permanecerá para o ano que vem.

Afinal, como ficou a fórmula?

1ª fase: As 16 equipes jogam em turno e returno. As 12 primeiras se classificam para os play-offs, e as duas últimas são rebaixadas para a Chave Prata.

Oitavas de Final: 12 equipes são divididas em 6 chaves (1ºx12º, 2ºx11º, 3ºx10º, 4ºx9º, 5ºx8º e 6ºx7º). Os vencedores dos confrontos, realizados em apenas dois jogos, passam para as Quartas-de-final, além de dois clubes por índice técnico, considerando apenas esta fase.

Quartas de final, Semifinal e Final: Acontecerão em dois ou três jogos (dois empates, ou vitórias alternadas provocam a terceira partida).

Nenhum comentário:

Postar um comentário