Edição: Nataniel Zanferrari
Foto: Divulgação
Futsaldaqui.com - Opinião
Seja em qualquer situação, é complicado querer aconselhar ou sugerir alguém a fazer alguma coisa. Mas para justificar o porquê de tocar no assunto abaixo, vou me apropriar de uma ideia que o técnico do Lojão do Keima, Wilson Bian Junior, destacou diversas vezes antes do início da Chave Prata do Paranaense de Futsal: é preciso que todos remem para o mesmo lado, pois só assim o futsal de Ponta Grossa vai crescer novamente.
Pois bem. Depois de conversar com alguns colegas da imprensa, com pessoas que vão os jogos do Lojão do Keima, e estudar experiências em outras cidades de porte semelhante, creio que pode ser um bom momento para discutir o horário que o time de Ponta Grossa escolheu para suas partidas na Chave Prata. É bom deixar claro que infelizmente não é só essa a razão para o baixo público nas partidas do time princesino em casa, e a discussão sobre estes motivos cabe um longo estudo. Mas o que vale agora é pensar em estratégias para trazer o amante do futsal de volta ao ginásio!
Em 2008, o SantaPaula (foto/branco) jogava a Chave Ouro e apostou no adiantamento de horário de alguns jogos no Oscar
Para quem não sabe ou não lembra, o Lojão do Keima escolheu o horário das 20 horas e 30 minutos para os seus jogos. De acordo com o técnico Bian, a escolha da hora teve muito a ver com a Rádio CBN, que transmitiu os jogos do time de Ponta Grossa até o final de junho. A emissora queria que os jogos iniciassem depois da rodada do Campeonato Brasileiro, para que uma transmissão não atrapalhasse a outra. Logo após falar sobre o assunto, o treinador do Keima quis deixar claro que a decisão não foi apenas em razão desse fator.
Das cinco maiores cidades do Paraná em população, todas com equipes disputando o Paranaense de Futsal, apenas Ponta Grossa e Maringá optaram pelo horário das 20h30. Paraná Clube, de Curitiba, e Cascavel, ambos na Chave Ouro, jogam às 19h30 em seus ginásios, enquanto o Colégio Londrinense, na Chave Bronze, optou por atuar em casa a partir das 19h. A conclusão disso tudo? Ponta Grossa é uma cidade com uma população considerável, com opções de lazer e eventos no sábado a noite, e um jogo no horário em que está pode "atrapalhar" o programa do final de semana do pontagrossense, que opta então por passar longe do Oscar Pereira.
É claro que existiam outras variáveis, mas entre 2001 e 2004, os Ginásios Centenário e Oscar Pereira receberam excelentes públicos para as partidas do Clube Verde na Chave Ouro, e o horário dos jogos dificilmente era depois das 20h. Em 2008, Danilo Martins, na época treinador do Santa Paula na Chave Ouro, também se preocupou com a questão e pediu o adiantamento do horário de alguns jogos. Parte da imprensa não gostou e os jogos voltaram ao horário das 20h30.
Agora, a CBN não transmite mais os jogos do Lojão do Keima. O time está em boa fase, com quatro vitórias consecutivas e líder da Chave Prata, e talvez seja o momento perfeito de arriscar, tentar uma mudança. Adiantar as partidas para 19h30, 19h45, e seguir o exemplo dos outros grandes municípios do Paraná. Não queremos só divulgar, nós do FutsalDaqui.com queremos ser o espaço de discussão do amante do futsal nos Campos Gerais. Por isso comente, sugira, vote na enquete que vamos lançar nesta semana. Participe e discuta com a gente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário