domingo, 7 de agosto de 2011

Mais líder do que nunca! Lojão do Keima atropela Unipa/Foz no Oscar Pereira

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Liedmann
Foto: Thiago Terada
Futsaldaqui.com na Chave Prata
.
Melhor impossível. Diante do melhor público nos jogos em Ponta Grossa, o Lojão do Keima fez sua melhor apresentação em casa nesta Chave Prata do Paranaense de Futsal. A goleada de 7 a 2 sobre a Unipa/Foz neste sábado (06), em jogo válido pela 6ª rodada do returno da 1ª fase, aumenta a vantagem do time de Ponta Grossa sobre o vice-líder Pato Branco para seis pontos, e ainda representa a quinta vitória consecutiva do Keima na competição. Além disso, os pontagrossenses seguem invictos em casa, e somam as estatísticas de melhor ataque e melhor defesa do torneio.

Com seus fortes chutes, Gleyson (foto) agora é o artilheiro do Lojão do Keima na Prata com 10 gols

Depois de ter sido derrotado no 1º turno para a Unipa, o Lojão do Keima impos seu jogo com facilidade diante dos iguaçuenses, com três gols logo nos cinco minutos iniciais. Mesmo com jogadores experientes, o time de Foz não mostrou seu melhor futsal e pouco produziu para dificultar a vida da defesa de Ponta Grossa. Os destaques do jogo foram para o ala Gleyson e o capitão Gian, artilheiros do jogo com dois gols. Além deles, o golaço de Tibagi levantou a torcida presente ao Ginásio Oscar Pereira.

O jogo

Na briga para permanecer no grupo dos oito classificados para a próxima fase, a Unipa apostava no jogo defensivo e de contra-ataques para surpreender o Lojão do Keima. Mas logo aos 30 segundos, em jogada ensaiada de escanteio, Gleyson encontrou Mãozinha para soltar a bomba e balançar as redes do goleiro Alziro. Com os visitantes sem conseguir sair da quadra de defesa, as chances se multiplicavam para o time de Ponta Grossa, e aos 4' veio o segundo gol: a defesa da Unipa vacila, Gleyson rouba na entrada da área e acerta o canto direito, sem chances para Alziro. Um minuto depois, o mesmo Gleyson serve Gian, livre de marcação, para ampliar a vantagem princesina.

O técnico da Unipa, o experiente Joel de Locco, não quis saber de esperar e logo colocou o goleiro-linha Henrique. Sem uma troca de passes rápida, o time de Foz finalizou pouco e goleiro Rafinha não teve muito trabalho. A três minutos do fim do primeiro tempo, confusão em quadra: dividida pesada entre Pica-Pau e Gian, e os dois são punidos com cartão amarelo. Não satisfeitos, os membros da comissão técnica do Keima reclamaram com a arbitragem, e quem aproveitou para esbravejar com os apitadores foi o "presidente" e jogador Tércio Miranda, que acabou tomando o cartão vermelho sem sequer entrar em quadra. Confusão terminada, gol do time de Ponta Grossa: Gian faz o segundo dele e quarto dos donos da casa.

Capitão Gian (foto) marcou dois na goleada do Lojão do Keima diante da Unipa

No segundo tempo, por pouco o filme da etapa inicial não se repete: aos 30 segundos, Sandro salva em cima da linha o que seria o nono gol de Henrique nesta Chave Prata. Mas os 2' não teve jeito: na cobrança do lateral, Henrique encontra Gleyson na cara do gol para fazer o quinto do Keima, décimo do camisa 3 na competição. Em uma das poucas chegadas na Unipa, Pica-Pau chuta e o desvio da defesa quase engana o goleiro Rafinha. Aos 5', mais confusão: pênalti de Rafinha em Sandro, que Maçarico bate nas mãos de Wellington, que entrou para defender a cobrança. Mas a arbitragem acusou saída adiantada do goleiro de Ponta Grossa e mandou voltar a cobrança, causando revolta entre os donos da casa. Para alegria da torcida, Maçarico bateu e perdeu mais uma vez.

O time de Foz começa a melhorar na partida, e o primeiro gol do time da fronteira sai aos 11': Pica-Pau corta a marcação de Henrique e vence Rafinha. Após o pedido de tempo do técnico Wilson Bian Junior, o time princesino  recuperou o domínio de jogo, e brilhou a estrela do jovem Tibagi, que ainda tem poucas chances no time de Ponta Grossa. O camisa 23 deu a assistência para o sexto gol, marcado por Paraíba, e ainda marcou o gol mais bonito da partida: Tibagi recebeu pela direita, passou por dois marcadores e deu um drible rápido no goleiro Henrique, tocando por cobertura para balançar a rede do Oscar Pereira. Faltando 30 segundos para o gol, Marcelo Alagonano fez o segundo gol da Unipa e fechou o placar em 7 a 2 para o Lojão do Keima, líder absoluto da Chave Prata.

Decisão pela liderança será na semana que vem

No próximo sábado (13), o Lojão do Keima viaja até Pato Branco para enfrentar a equipe local, vice-líder da Chave Prata. Com a derrota de Pato Branco para o Cipauto/Romera/Toledo nesta rodada, o time do sudoeste ficou seis pontos atrás do Keima, e precisa vencer se quiser seguir na briga pela ponta ao final da 1ª fase. Já a Unipa/Foz saiu do grupo dos oito times que se classificam a próxima fase, mas tem os mesmos 18 pontos do 7º colocado Pitanga e do 8º colocado Cantagalo. Na próxima rodada, o time da fronteira recebe o Pitanga em um confronto direto.

O que eles disseram

"Em todos os jogos tivemos um início bom, mas hoje nossos gols apareceram", técnico Wilson Bian Junior, sobre os três gols nos cinco primeiros minutos de jogo.

"Depois de tantos jogos jogos que a gente criou e o gol não saiu, agora começou a dar certo. Hoje os gols nos deram tranquilidade e pudemos construir a nossa vitória", Paraíba, sobre a dificuldade que o time Ponta Grossa teve na finalização em algumas partidas no Oscar Pereira.

"Se por um um lado eles [Pato Branco] não vem em boa fase, precisam nos vencer de qualquer maneira. Será muito complicado enfrentá-los na casa deles", técnico Wilson Bian Junior, sobre a má fase do Pato Branco no segundo turno da Chave Prata

FICHA TÉCNICA
Lojão do Keima Futsal 7x2 Unipa Morumbi Futsal/Foz do Iguaçu
Campeonato Paranaense de Futsal - Chave Prata - 6ª Rodada Returno
Ginásio Oscar Pereira/PG - 06/08

Lojão do Keima: Rafinha, Gian (C), Gleyson, Mãozinha, e Henrique; Wellington, Fernandinho, Paraíba, Feijão, Dió, Tibagi e Tércio Miranda – Téc. Wilson Bian Junior
UNIPA: Alziro (C), Sandro, Pica-Pau, Maçarico e Marcelo Alagoano; Henrique, Carlão, Jeferson, Juninho, Rafael Duarte, Raphinha e Fernando Varela - Téc. Joel de Locco
Arbitragem: Claudson Lima e Juliano Feliciano (Curitiba)
Anotador: Angela dos Santos (Curitiba)
Cronometrista: Clemente Rigo Junior (Curitiba)

Gols: , Mãozinha (Lojão do Keima- aos 00’30''), Gleyson (Lojão do Keima – aos 4'21''e 22'03''), Gian (Lojão do Keima – aos 5’22'' e 18'02''), Pica-Pau (Unipa - aos 31'30''), Paraíba (Lojão do Keima - aos 32’24''), Tibagi (Lojão do Keima- aos 37’12''), Marcelo Alagoano (Unipa - aos 39'30'').
Cartões Amarelos: Gian e Fernandinho (LK); Sandro e Pica-Pau (Foz)
Cartão Vermelho: Tércio Miranda (LK)
.
Confira os resultados da 6ª Rodada do returno da Chave Prata:
.
Lojão do Keima/PG 7x2 Unipa/Morumbi/Foz
Cipauto/Romera/Toledo 5x2 Pato Branco
Nova FM/Mercadão Rosa/São João do Ivaí 5x4 CER Aquarius
SMEL/Araucária 3x2 Cambé
Pitanga Futsal/UCP 5x5 AEC/Clevelândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário