terça-feira, 30 de agosto de 2011

Chave Prata: Composição atual dos grupos da 2ª fase favorece o vice-líder Lojão do Keima

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Fotos: Thiago Terada
Futsaldaqui.com na Chave Prata

A duas rodadas do final da 1ª fase da Chave Prata do Paranaense de Futsal, a composição dos grupos para próxima etapa da competição já começa a ganhar contornos. Com sete equipes já classificadas e duas já eliminadas, além do 1º e 2º colocados estarem praticamente confirmados, o FutsalDaqui.com analisa os possíveis grupos para a 2ª fase, que será dividida em duas chaves com quatro equipes, classificando-se as duas melhores para a fase semifinal.

Perto de carimbar a classificação como líder da etapa inicial da Prata, o Pato Futsal teoricamente deveria ter adversários menos qualificados pela frente. A composição de grupos sugerida pelo Lojão do Keima e escolhida pelos clubes no arbitral realizado em Ponta Grossa coloca 1º, 3º, 6º e 8º colocados em um grupo, o que sugere uma definição mais tranquila dos semifinalistas. Mas na situação atual da competição, não é o que é o acontece: o time do sudoeste teria pela frente os times de Araucária (3º), da ascendente Unipa Foz (6º) e de Pitanga (8º).

O Pato Futsal (foto/branco) precisa de dois pontos em dois jogos para se confirmar como líder da 1ª fase

Apesar da 6ª colocação, o time da tríplice fronteira segue em evolução e possui um grupo experiente e qualificado, com presença de jogadores como Maçarico, Pica-Pau e Marcelo Alagoano. Além disso, conta com a "estrela" de Joel de Locco no banco de reservas e uma boa expectativa de público nos jogos em casa, já que a eliminação do Foz Futsal na Chave Ouro é praticamente certa. Araucária mantém a regularidade na competição, mas sente o desgaste normal em uma equipe semi-amadora, principalmente quando os jogos são fora do Joval de Paula Souza.

Com exceção de Toledo, Lojão do Keima teve excelente desempenho contra possíveis rivais de grupo

Se Pato Branco pode se complicar principalmente nos jogos contra Unipa e Araucária, o Lojão do Keima demonstra um desempenho interessante contra os atuais rivais de seu grupo na próxima fase. Em um grupo que reúne 2º, 4º, 5º e 7º colocados, o time de Ponta Grossa teria pela frente os times da AEC/Clevelândia (4º), Cipauto/Romera/Toledo (5º) e Nova FM/São João do Ivaí (7º). Tanto diante de Cleveândia como de São João, o time princesino venceu os dois jogos nesta 1ª fase: no Ginásio Oscar Pereira e fora de casa. Já contra Toledo, dois empates: 1x1 em Ponta Grossa e 4x4 no oeste.

Na estreia da Chave Prata contra São João do Ivaí (foto), vitória do Keima por 3 a 0

A principal dificuldade neste grupo é o equilíbrio entre os concorrentes à segunda vaga para a semifinal, até mesmo pelo favoritismo e o investimento do Lojão do Keima nesta Chave Prata. Mesmo com elenco mais qualificado do que alguns times que estão acima na tabela, Toledo faz campanha irregular e ainda não mostrou o melhor do seu futsal. A rodada equipe de São João conta com a qualidade de Zé Carlinhos e a experiência do fixo Marcelinho, enquanto Clevelândia aposta no pivô Maravilha e na força do seu torcedor ao jogar no Ginásio Antônio Zardo.

As possibilidades de mudança na tabela

A principal alteração que pode acontecer na classificação atinge diretamente o Lojão do Keima na composição de seu grupo. A Unipa Foz enfrenta nas duas últimas rodadas as duas equipes já eliminadas nesta Chave Prata: o Cambé, fora de casa (dia 03), e depois o Aquarius, em Foz no Iguaçu (no dia 10). Confirmado duas vitórias, o time preto e amarelo pode chegar aos 33 pontos, alcançando a 5ª ou até a 4ª colocação, entrando no caminho do time pontagrossense já na 2ª fase. Basta que Toledo perca para Pitanga no Lolô Cleve ou seja surpreendido pelo São João do Ivaí na rodada final, ou que o desfalcado Clevelândia perca para o Aquarius na próxima rodada.

Cantagalo (cinza) foi derrotado dentro de casa para Pitanga e se complicou na briga pela última vaga na 2ª fase

Por outro lado, o Clevelândia pode contar com a sorte e pular para 3ª colocação ao final da 1ª fase. Com dois pontos a menos e um jogo a mais, a situação do time clevelandense parece complicada, mas o Araucária encara dois adversários complicados nas últimas rodadas (Pato Branco em casa e Cantagalo na região central do estado), enquanto a AEC encara o Aquarius em Telemâco Borba e é favorito, mesmo com quatro desfalques por suspensão automática. Na parte de baixo da tabela, Pitanga e Cantagalo disputam ponto a ponto a última vaga a próxima fase, e tem jogos complicados nas últimas rodadas: com um pontos a mais (21 a 20), Pitanga recebe Toledo no dia 03 e depois viaja para encarar o Lojão do Keima, enquanto Cantagalo encara São João do Ivaí no norte do estado e recebe o Araucária na última rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário