domingo, 14 de agosto de 2011

Em jogo de quatro expulsões, Lojão do Keima perde e reabilita Pato Futsal na Chave Prata



Texto: Felipe Liedmann
Edição: Sebastião Neto
Fotos: Thiago Terada
Futsaldaqui.com na Chave Prata
.
Partida jogada com mais raça do que técnica, muitas faltas, jogadas duras e emoção até o fim. Assim foi a partida da noite deste sábado (13) entre os líderes da Chave Prata do Campeonato Paranaense de Futsal, Lojão do Keima/PG e Pato Futsal. Em Pato Branco, melhor para os donos da casa, que se aproveitaram das falhas da equipe de Ponta Grossa no primeiro tempo e garantiram o placar de 2 a 1, acabando com a invencibilidade do Keima no returno. Já para o time do sudoeste, a vitória serve para colocar o time de volta na briga pela liderança, após quatro jogos sem vitórias na competição.

Além de todos os ingredientes de uma partida emocionante, quatro expulsões (duas para cada lado) marcaram o jogo entre líder e vice-líder. Gleyson e Tibagi, no Lojão do Keima, e Éderson e Juninho, no Pato Futsal, receberam o cartão vermelho após muita confusão em jogadas diferentes.

O Jogo

A impressão inicial é de que seria um jogo equilibrado e com boas chances para os dois lados. Mas não demorou para o Keima demonstrar nervosismo fora de casa: erros de passe e bolas perdidas com facilidade fizeram o Pato Futsal crescer na partida. Vando e Douglas criaram as duas primeiras oportunidades para o time da casa.

Na terceira chance, apareceu o carrasco da equipe de Ponta Grossa para abrir o placar. Éderson, que já havia marcado o gol do Pato no empate entre os dois times no primeiro turno, fez o trabalho de pivô e girou para bater sem chances para o goleiro Rafinha.

Ederson (13) marcou gol nos dois duelo entre Pato Futsal e Lojão do Keima

O nervosismo do Lojão do Keima continuou em quadra e ficou mais evidente quando Gleyson, do Keima, e Éderson, do Pato, trocaram agressões. Após muita confusão e invasão de quadra, os dois jogadores receberam o cartão vermelho. Para piorar a situação dos pontagrossenses, Juninho ampliou o placar. O jogador aproveitou o contra-ataque e bateu por baixo das pernas de Rafinha. A primeira etapa de jogo ainda teve boas defesas do goleiro pontagrossense, que evitou o terceiro gol dos donos da casa.


Nos 20 minutos finais, o Pato Futsal, apoiado por cerca de 700 torcedores que compareceram ao Dolivar Lavarda, soube segurar o resultado positivo, mesmo com a nova postura ofensiva do Keima em quadra. Gian, Henrique e Paraíba perderam as principais chances de gol do time pontagrossense. Com cinco minutos para o fim da partida, novamente o cartão vermelho apareceu: Tibagi recebeu forte entrada de Juninho, nova confusão em quadra e os dois jogadores acabaram expulsos pela arbitragem.


Apesar das expulsões, o jogo esfriou dentro de quadra e o número de chances diminuiu. O técnico do Keima, Wilson Bian Jr, lançou nos minutos finais o capitão Gian na função de goleiro-linha. A tática deu certo: aos 18 minutos, Henrique aproveitou a boa troca de passes no ataque para descontar o placar no sudoeste do Paraná. A forte marcação exercida pelos jogadores do Pato impediu a criação de jogadas da equipe de Ponta Grossa. Para o Pato Futsal, restou segurar o resultado e confirmar a décima vitória na Chave Prata.

O que eles disseram

"No primeiro tempo a marcação não estava encaixada, erramos passes e finalizamos pouco. No segundo tempo, o jogo mudou e o próprio Rafinha quase não precisou fazer defesas.", avaliou o comandante do Keima.

Do outro lado, o artilheiro Douglas, do Pato Futsal, aproveitou para ressaltar a força de vontade da equipe dentro de quadra e evitou comentar sobre a arbitragem. "A gente não tem que julgar os árbitros. O nosso time está de parabéns e quando não dá na técnica, vamos na raça"

Desfalques e liderança ameaçada

Wilson Bian Junior (foto) terá trabalho para escalar o Lojão do Keima no próximo sábado (20)

Na próxima rodada, o Pato Futsal viaja até Pitanga para enfrentar os donos da casa. Ainda na liderança, o Lojão do Keima volta a jogar no Oscar Pereira contra o CA Cantagalo. Para este jogo, Bian terá os desfalques de Gleyson e Tibagi, expulsos em Pato Branco, e Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além deles, Fio, Pessotto, Renato, Quênia, Curumim e Ilbério devem continuar em tratamento médico. O treinador preferiu manter o bom humor ao comentar as ausências para a próxima partida. "Infelizmente eu e o Duda (preparador físico) não estamos inscritos na competição, mas se tivermos apenas cinco jogadores a disposição, pode ter certeza que os cinco vão entrar e dar o máximo de si dentro de quadra"

A derrota complicou as pretensões do Lojão do Keima em manter a liderança da Chave Prata. O time de Ponta Grossa está na ponta da classificação com 36 pontos, mas terá que torcer por pelo menos um tropeço do Pato nos últimos quatro jogos. O time do sudoeste, vice-líder, tem 33 pontos e um jogo a menos do que o Keima. O Araucária, que venceu o CER Aquárius por 4 a 3 na rodada, permanece na terceira colocação com 32 pontos.

FICHA TÉCNICA
Pato Futsal 2 x 1 Lojão do Keima
Campeonato Paranaense de Futsal - Chave Prata - 7ª Rodada (Returno)
Ginásio Dolivar Lavarda/Pato Branco - 13/08
.
Lojão do Keima: Rafinha; Gleyson, Gian (C), Mãozinha e Henrique; Wellington, PC, Feijão, Paraíba, Dió, Fernandinho e Tibagi - Téc. Wilson Bian Junior
Pato Futsal: Nando; Tato, Douglas, Vando (C) e Alex Gaúcho; Renato, Dedé, Éderson, Juninho, Lion, Gerson e Guelé - Téc. Márcio Borges
Abitragem: Cláudio Teixeira e André Antônio Bueno (Palmas)
Anotador: Cristiano Teixeira (Palmas)

Gols: Éderson e Juninho (Pato Futsal); Henrique (Lojão do Keima Futsal)
Cartões Amarelos
: Henrique (Lojão do Keima Futsal); Tato (Pato Futsal)
Cartões Vermelhos: Éderson e Juninho (Pato Futsal); Gleyson e Tibagi (Lojão do Keima Futsal)

-------------
.
Resultados da 7ª Rodada do Returno da Chave Prata:
.
Aquarius/Tel. Borba 3 x 4 SMEL Araucária
AEC/Camifra/Clevêlandia 8 x 1 Nova FM/Mercadão Rosa/SJ do Ivaí
CA Cantagalo 3 x 3 Cipauto/Romera/Toledo
UNIPA/Morumbi/Foz 5 x 4
Pitanga Futsal/UCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário