sábado, 17 de dezembro de 2011

Três vezes Pontasul! Campeão da Chave Ouro fatura Copa Cidade pela terceira vez

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Foto: Afonso Verner
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

Na noite de última quinta-feira (15), a Copa Cidade de Ponta Grossa conheceu seu maior vencedor. A AAJ/Pontasul Futsal faturou o tricampeonato da Chave Ouro e se isolou como única equipe a vencer três vezes a competição municipal - o Curitiba Futsal, criado pelo empresário Tércio Miranda em 2009, venceu duas vezes a Copa Cidade naquela temporada. A 'terceira estrela' veio na vitória suada diante do Bardal Contábeis no Ginásio Zukão por 5 a 2, que só foi construída na metade final de partida.

De quebra, a Pontasul terminou como melhor campanha entre as 31 agremiações que disputaram competições da Liga de Futsal dos Campos Gerais.  Somados todos os resultados do ano, a equipe foi a de melhor aproveitamento em 2011, superando inclusive o Lojão do Keima Futsal (que disputou o Campeonato Regional de Futsal e a Taça 188 Anos de Ponta Grossa - Futsal Feminino). Além disso, o time azul e branco representou Ponta Grossa na Copa AMCG de Futsal, quando também faturou o título (leia mais).

O jogo

Com quase 20 minutos de atraso em relação ao horário previsto para a decisão, o nervosismo foi a tônica do 1º tempo da final da Chave Ouro. Ainda sem um goleiro de ofício - Kaio estava jogando outra competição em um clube da cidade, o Bardal Contábeis teve muita dificuldade para segurar os ataques da AAJ/Pontasul. Logo a dois minutos de jogo, Fussa ajeitou e Beto soltou a bomba para abrir o placar no Ginásio Zukão, que seguia com um bom público. Mesmo com diversas chances de marcar, o time azul não conseguiu vencer a bem postada defesa do Bardal até o final da etapa inicial.

China (foto) é um dos pontos de equilíbrio da AAJ/Pontasul

O goleiro Kaio chega para o 2º tempo e o Bardal ganha ânimo para fazer frente ao atual ao campeão da Copa AMCG. Nos contra-ataques rápidos, os comandados de João Bardal viraram o placar em quatro minutos: aos 2', Dirceu serviu Faoro e o camisa 3 empatou o duelo. Dois minutos mais tarde, o próprio Dirceu puxou contra-ataque em velocidade e tocou no canto esquerdo de Marquinhos, sem chances para o camisa 1 da AAJ/Pontasul.

Para não repetir a história a V Copa Cidade, quando a Pontasul também teve a melhor campanha e ficou com o vice-campeonato - na final contra Carambeí, os comandados de Flamarion Carvalho não pararam um minuto sequer de bombardear a meta de Kaio. Foram três defesas importantes do goleiro do Bardal, além das inúmeras chances desarmadas pela defesa do time de amarelo, tudo isso antes dos 11' do 2º tempo.

Porque aos 12', depois de falta de Faoro em Leandro Fussa, a cobrança com jogada ensaiada colocou o capitão China com o gol livre para empatar o duelo no Zukão. Mesmo jogando com a vantagem do empate para sair campeã, a Pontasul seguiu ao ataque e virou o jogo aos 16', quando Fussa aproveitou o rebote de Kaio e marcou de cabeça. No minuto final, ainda teve tempo para Beto, na tabela com Fussa, e Wellington, livre na segunda trave, marcarem para o tricampeão da Copa Cidade - Chave Ouro.

Maior campeão da Copa também fatura prêmios individuais

Wiverson (13) foi eleito o craque da VI Copa Cidade - Chave Ouro

A noite desta sexta (16) também foi de muitos prêmios para a AAJ/Pontasul. Na solenidade dos 'Melhores do Ano', o time azul e branco conquistou a maior parte dos oito prêmios individuais oferecidos pela Liga de Futsal dos Campos Gerais. Marquinhos foi eleito o melhor goleiro da VI Copa Cidade, enquanto Flamarion Carvalho ficou o título de melhor técnico, e o ala Wiverson desbancou Fussa e Biro na corrida pelo título de melhor jogador do torneio.

O artilheiro foi Tiago Pitela, da Casa Bossak/Rede Bem Viver, que marcou 15 gols na campanha da equipe 6ª colocada nesta Chave Ouro. O time laranja também teve o seu representante, Abner Bossak, premiado como dirigente destaque da competição. A revelação do torneio foi Dirceu, do Bardal Contábeis, que teve papel decisivo nos play-offs a favor do time dourado junto com Biro, que ficou 52% dos votos na eleição 'Craque Daqui' feita pelo http://futsaldaqui.blogspot.com. O troféu Fair Play ficou com o ABEC Lazio Futsal, do Núcleo Santa Mônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário