quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Nos últimos 11 anos, Lojão do Keima tem 4ª melhor campanha da história

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Fotos: Thiago Terada e Sebastião Neto
FutsalDaqui.com com o Lojão do Keima na Chave Ouro 2012

Com o vice-campeonato da Chave Prata do Paranaense de Futsal na temporada 2011, o Lojão do Keima Futsal/Ponta Grossa conseguiu um dos melhores resultados da história recente da modalidade no município. Em um levantamento exclusivo feito pelo FutsalDaqui.com, foram colocados todos os resultados obtidos pelos times de Ponta Grossa desde 2001 até esta temporada, que terminou na decisão entre os pontagrossenses e o Pato Futsal, com a conquista do time do sudoeste.

Na classificação geral por aproveitamento, a campanha do acesso do Keima à Chave Ouro de 2012 foi a 4ª melhor dos últimos 11 anos. Nos 30 jogos que disputou na Chave Prata, o time de Ponta Grossa conquistou 17 vitórias, 9 empates, e foi derrotado apenas 4 vezes (Unipa, Araucária e Pato Futsal na 1ª fase; Pato Futsal na grande final). 

Lojão do Keima Futsal (foto) entra para o hall das melhores campanhas da história recente de PG

O time comandado por Wilson Bian Junior conquistou 60 pontos e ficou com um índice de 66,67%, se igualando ao time da Associação Atlética Olimpik, vice-campeã da Chave Bronze em 2004. Naquela oportunidade, o Olimpik disputou cinco partidas (a Chave Bronze ainda era feita aos moldes da Taça Paraná), conquistando três vitórias e um empate. 

O melhor aproveitamento da história do futsal de Ponta Grossa desde 2001 é do Clube Verde/Operário, campeão da Chave Bronze no ano passado e que originou a criação do Lojão do Keima Futsal neste ano, com expressivos 85% dos pontos conquistados. Abaixo do Verde/Operário está o Santa Paula Esporte Clube, campeão da Chave Prata em 2006 (82,22%) e da Chave Bronze em 2005 (78,43%).

Nas divisões inferiores, os trabalhos capitaneados por Tércio Miranda (foto) são os de melhor aproveitamento

Já na Chave Ouro, o melhor aproveitamento pontagrossense é do Clube Verde/SER/Cescage, que conquistou quase 45% dos pontos que disputou na temporada 2002, onde chegou a figurar entre as quatro melhores do torneio em alguns momentos da 1ª fase. Naquela temporada, o Verde teve 10 vitórias, 1 empate e 12 derrotas, a maior parte delas na 2ª fase.

Confira os melhores aproveitamentos de Ponta Grossa nos últimos 11 anos, e também os dados em cada divisão*:

Chave Ouro:
1º) Clube Verde/SER/Cescage (2002) - 44,92% dos pontos
2º) Santa Paula/MM/Ponta Grossa (2007) - 44,00% dos pontos
3º) Nacional/Clube Verde/SER (2001) - 36,84% dos pontos

Chave Prata:
1º) Santa Paula/Guarani/Ponta Grossa (2006) - 82,22% dos pontos
2º) Lojão do Keima Futsal/Ponta Grossa (2011) - 66,67% dos pontos
3º) Associação Atlética Olimpik (2005) - 40,00% dos pontos

Chave Bronze:
1º) Clube Verde/OFEC/Lojão do Keima (2010) - 85,50% dos pontos
2º) Santa Paula EC/Tércio Miranda (2005) - 78,43% dos pontos
3º) Associação Atlética Olimpik (2004) - 66,67% dos pontos

*As estatísticas foram baseadas nos dados da Federação Paranaense de Futsal (FPFS), que gentilmente cedeu ao blog todos os relatórios técnicos da entidade desde 2001. Caso algum órgão da imprensa tenha interesse em utilizar os levantamentos feitos do FutsalDaqui.com, basta entrar em contato pelos emails: futsaldaqui@yahoo.com.br ou seba_neto_17@hotmail.com

----------------------------------------------------------------------------------------

FutsalDaqui.com de férias, mas o internauta dos Campos Gerais não ficará sem informação

Antes das férias do blog para os festejos de fim de ano, a maior e melhor cobertura dos Campos Gerais vai mostrar um panorama do mercado do futsal na região para 2011, com as novidades sobre os times que representam Ponta Grossa e as cidades vizinhas nas Chave Ouro, Prata e Bronze do Paranaense de Futsal. Tudo isso você vai saber amanhã, num resumão especial feito pela equipe FutsalDaqui.

O trabalho do Milan/Supermercado Triângulo (foto) será um dos temas da programação especial do FutsalDaqui

Além disso, o blog vai publicar o especial 'Futsal nos Bairros: contra a desconfiança e o ostracismo da imprensa', que fala das dificuldades dos times que se formam nos bairros de Ponta Grossa para disputar competições oficiais na cidade. São cinco textos, que serão colocados a cada dia no blog, começando a partir deste sábado (24) e terminando na quarta-feira (28), com a carta aberta para a comunidade do futsal.

As atividades do blog só retornam no dia 9 de janeiro, mas tudo depende da entrada de parceiros que possam custear as despesas deste projeto, inovador e reconhecido em todo o Paraná. Nossa equipe não sabe até quando será possível manter a qualidade do nosso trabalho sem receber qualquer tipo de auxílio financeiro, mas faremos o possível para seguir com a maior e melhor cobertura do futsal nos Campos Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário