quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Especial Futsal nos Bairros - Opinião: Futsal é inclusão. Futsal é comunidade em ação!

Texto: Sebastião Neto
Especial Fim de Ano FutsalDaqui.com:
'Futsal nos Bairros: contra a desconfiança e o ostracismo da imprensa'
.
Esta é a última parte deste especial. Voltamos das férias no dia 09 de janeiro, com tudo sobre os times da nossa região que vão disputar o Campeonato Paranaense e as novidades da Copa Cidade de Ponta Grossa em 2012. Uma feliz ano novo a todos e mais uma vez obrigado pela audiência ao nosso blog, um dos 100 sites mais acessados pelos internautas de PG em 2011!

Apesar de ser indiscutível a capacidade de inclusão do esporte nas comunidades de qualquer lugar do mundo, muitas vezes a gente acaba colocando este conceito à prova. Isso porque renegamos esse poder em detrimento de outras coisas: resumindo, duvidamos da real veracidade desta afirmação, achando que isto na prática não funciona.

Pois em Ponta Grossa esta realidade começa a mudar pela força e organização das comunidades, e através de uma das modalidades mais populares na cidade: o futsal. Em 2011, quatro regiões diferentes foram representadas nas competições oficiais realizadas na cidade, que levam o nome de seus clubes e orgulho de dizer quando chegam ao Ginásio Zukão: “Somos de ‘tal’ Vila”.

Com isso, as jovens promessas de cada bairro não se resumem à sua diversão de fim de semana. Tem a chance de jogar ao lado de atletas semi-profissionais da cidade e de outros municípios, ganhando uma bagagem não só esportiva, mas também de experiência de vida, a cada partida disputada.

O primeiro passo para aumentar esta integração foi dado no núcleo Santa Mônica, onde a Associação de Moradores participa ativamente da gestão dos clubes, e ajuda na captação de recurso para que os times disputem os torneios municipais. Na Vila Liane, as coisas também começar a caminhar assim. Está aí uma grande forma de integração dos bairros, de incluir as comunidades. De colocar a comunidade e a juventude em ação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário