domingo, 4 de dezembro de 2011

Chave Prata: Em cinco minutos, Lojão do Keima busca empate e segue vivo na luta pelo título

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo
Fotos: Thiago Terada
Futsaldaqui.com na Chave Prata

Emoção para torcedor nenhum botar defeito. Depois de estar perdendo por 3 a 0, o Lojão do Keima Futsal conseguiu o empate mais comemorado da curta história do clube no Paranaense de Futsal da Chave Prata: neste sábado (03), o time de Ponta Grossa recebeu o Pato Futsal no Ginásio Oscar Pereira para a primeira partida da grande final da competição estadual, e levantou o torcedor princesino com o gol da igualdade marcado a 30 segundos do apito final, após o chute rasteiro do pivô Pessotto.

Pessotto (foto) foi o herói do empate para o Lojão do Keima

Apesar do grande número de finalizações na etapa inicial, o time dos Campos Gerais tropeçou em falhas coletivas de marcação e viu o time patobranquense ser mortal no contra-ataque. A recuperação veio nos cinco minutos finais de jogo, quando Gian entrou na função de goleiro-linha e os donos da casa souberam explorar a superioridade numérica com a posse da bola. O alivio veio com o gol do empate, que saiu logo após a expulsão do pivô Douglão. Na segunda partida do play-off, que acontece no próximo sábado (10) em Pato Branco, quem vencer leva o título, enquanto um novo empate deixa a decisão da Chave Prata para a 3ª partida, que também ocorrerá no sudoeste.

O jogo

O Pato Futsal não se intimidou pelo fato de jogar em Ponta Grossa: começou criando dificuldades a saída de bola do Lojão do Keima e teve resultado logo aos 2', quando Gleyson errou na quadra de defesa e Douglão foi mais esperto, tocando na saída do goleiro Rafinha. A grande chance para o empate pontagrossense veio aos 7', após a jogada de Gian que acabou com o pênalti cometido por Dedé: o 'presidente' Tércio Miranda foi para a cobrança e chutou para fora a oportunidade do time princesino.

No quase: Tércio Miranda (foto/esquerda) perde a chance de marcar na grande final da Chave Prata

O time sentiu a chance perdida e viu Pato Branco ampliar aos 15': Douglão cobra falta, e depois do rebote do goleiro Rafinha a bola sobra para Tiago balançar as redes e fazer a festa dos cerca de 30 torcedores que viajaram o sudoeste do estado para acompanhar o Pato. Nos minutos finais de 1º tempo, o Keima ficou perto de descontar em duas boas chances criadas por Renato, que aos 17' viu seu chute estourar na trave de Fernando.

Depois da derrota quase consumada, redenção nos pés de Pessotto

A etapa final começou com o Lojão do Keima persistente no ataque, e parando na boa atuação do goleiro Fernando. Com uma postura mais defensiva, o Pato Futsal contou com um lance de rara felicidade para marcar o terceiro sobre o time de Ponta Grossa: o lançamento do goleiro dos visitantes caiu no pés de Douglão, que soltou a bomba e parecia decretar a vitória do time de melhor campanha nesta edição da Chave Prata.

Pato Branco dava a impressão de ter garantido a vitória em Ponta Grossa...

Mas os cinco minutos finais foram de redenção para jogadores e comissão técnica do Keima. Mais uma vez, o time mostrou qualidade após e entrada do capitão Gian como goleiro-linha e transformou a maior posse de bola em gols: depois do chute do camisa 22, Mãozinha entrou de carrinho para tirar o zero do placar dos donos da casa. Faltando 1'38'' para o apito final, Fernandinho dribla Tiago e chuta de longe, a bola ainda bate na trave antes de ir para o fundo das redes, sem chances de defesa para o goleiro Fernando.

Encurralado praticamente dentro da sua própria área, o Pato se seguarava como podia, mas o destino queria que o principal jogador da equipe na partida, o pivô Douglão, colocasse a mão na bola e fosse expulso após tomar o segundo cartão amarelo. Com pouco mais de 30 segundos para o fim, o Lojão do Keima ensaiou a cobrança de falta para a bola cair nos pés de Pessotto, que mandou a bola rasteira no canto direito do gol patobranquense. 

...mas o gol a 30 segundos do fim levou jogadores e o  público pontagrossense ao delírio

Em pé, o torcedor presente ao Oscar Pereira não conteve a euforia e fez a festa junto com os jogadores do time de Ponta Grossa, que ganham moral para buscar a vitória e o título da Chave Prata no Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco, no próximo sábado (10). Sem dúvida alguma, um empate mais saboroso que muitas das vitórias pontagrossenses em toda a competição.

---------------------------------------------


Ficha Técnica


Lojão do Keima Futsal 3 x 3 Pato Futsal
Chave Prata - PR de Futsal - Final - 1ª partida
Ginásio Oscar Pereira - 03/12 - 20h30


Lojão do Keima: Rafinha; Gian (C), Gleyson, Fio e Henrique; PC, Mãozinha, Dió, Fernandinho, Tércio, Renato e Pessotto - Téc. Wilson Bian Junior
Pato: Fernando (C); Alex Gaúcho, Tiago, Tato e Douglão; Renato, Douglinhas, Dedé, Juninho e Lion - Téc. Márcio Borges

Árbitro I: Lourival Soares/CBFS (Curitiba)
Árbitro II: Ismael Saldanha/CBFS (Curitiba)
Anotador: Juares dos Santos/FPFS (Curitiba)
CronometristaClemente Rigo/FPFS (Curitiba)
Representante: Antônio Carlos Abrão/FPFS (Curitiba)


Gols: Douglão (Pato - a 1'00''); Tiago (Pato - aos 15'00''); Douglão (Pato - aos 23'00''); Mãozinha (Lojão do Keima - aos 35'01''); Fernandinho (Lojão do Keima - aos 38'22''); Pessotto (Lojão do Keima - aos 39'30'')
Cartões Amarelos: Dedé e Douglão (Pato); Mãozinha (Lojão do Keima)
Cartão Vermelho: Douglão (Pato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário