quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mercado da bola: Lojão do Keima anuncia 'pacotão' de reforços para a Chave Ouro

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Foto: Divulgação/CATVE, Thiago Terada e Afonso Verner
Futsaldaqui.com - Ao lado do futsal dos Campos Gerais

Confira um pouco das principais notícias dos clubes da região dos Campos Gerais que vão disputar as três divisões do Campeonato Paranaense de Futsal em 2012, com destaque para o Lojão do Keima Futsal/Ponta Grossa. O time princesino é o 'caçula' na Chave Ouro do ano que vem, e conquistou a vaga na elite do estado após o vice-campeonato da Chave Prata nesta temporada. 

Chave Ouro

Apesar da pouca divulgação na imprensa local, o Lojão do Keima Futsal já tem a maior parte do seu elenco contratada. Com o técnico Wilson Bian Junior mantido, a equipe apostou em jogadores de sucesso no estado para integrar o grupo, mas não terá um elenco com muitas opções. A equipe se apresenta no dia 6 de fevereiro e terá 14 atletas, dentre eles três goleiros.

Segundo o próprio presidente Tércio Miranda, a ideia da diretoria é reforçar ainda mais a equipe na 2ª fase da Chave Ouro, mas caminhar com uma filosofia 'pé no chão'. Outro ponto destacado pelo dirigente foi o excesso de jogadores que a equipe teve nesta temporada. Do elenco vice-campeão da Chave Prata, permanecem o goleiro Rafinha, o capitão Gian, o ala Fio, além dos pivôs Henrique e Renato.

Magrão (foto) se destacou no Cascavel Futsal e é uma das novidades do Keima para 2012
Sobre os novos contratados, destaque para dois 'pratas-da-casa' que retornam a cidade: o fixo Everton Magrão (ex-Cascavel) e o ala Emerson, campeão do Troféu Jorge Kudri e dos Jogos Abertos do Paraná com o Marreco Futsal/Francisco Beltrão. Outro jogador que vem do Marreco é o fixo Neto Caraúbas, que terá a companhia de outros dois potiguares: o ala Léo e o pivô Betinho, ambos vindos do ABC de Natal.

No gol, o time pontagrossense também apostou em uma revelação da Chave Prata nesta temporada: Buiú, que disputou a competição pelo SMEL/Araucária, será a terceira opção do técnico Bian. Além dele, outro jogador confirmado é o pivô Marquinhos, que disputou a Liga Nacional pelo Copagril/Marechal Cândido Rondon. A 'cereja do bolo' pode ser confirmada nesta segunda, com a vinda do fixo Issamu (ex-Cascavel).

Segundo Tércio, faltam 'poucos detalhes' para que o capitão do time tetracampeão paranaense desembarque em Ponta Grossa na próxima temporada. Mas caso Issamu não venha, a diretoria já tem uma lista de atletas que podem substituir o jogador, que tem três Ligas Nacionais de Futsal no currículo.

Chave Prata

Como o FutsalDaqui.com havia anunciado logo após o final da Chave Bronze desta temporada, o Ivaí EC/Kadesh conquistou o acesso à Chave Prata de 2012 com a 5ª colocação na competição, já que apenas 11 equipes disputaram a Prata em 2011. Com a confirmação feita pela Federação Paranaense de Futsal em novembro, o time ivaiense começou a busca por reforços e para estruturar o time em busca de uma vaga na elite do futsal paranaense.

Chave Bronze

Se entre as equipes das Chaves Ouro e Prata não existe muita especulação, esse cenário se altera quando falamos em Chave Bronze. Boa parte das equipes da região ainda não confirmou presença na competição no ano que vem, pois dependem de parcerias em suas cidades. De concreto, as negociações avançadas do time de Carambeí com duas grandes empresas do ramo alimentício da cidade para apoio à equipe vice-campeã regional em 2011.

O goleiro Pato (foto) deve permanecer no grupo do Carambeí para a Chave Bronze em 2012
Em Piraí do Sul, cresce a possibilidade de que duas equipes representem a cidade: o Marreco/Fórmula Sport, que disputou a competição neste ano, e também um time 'bancado' com recursos da Prefeitura, visivelmente adiantando a disputa eleitoral que vai acontecer na cidade. Castro deve seguir com o Nano Futsal, mas ainda não tem o apoio do município confirmado.

Por outro lado, Ponta Grossa ainda não sabe quantos - e se haverão, times da cidade na Chave Bronze. A Associação Recreativa Homens do Trabalho manifestou o interesse em colocar em prática o projeto feito pela sua Diretoria de Esportes, mas ainda não confirmou parceiros ou uma possível comissão técnica. Já a Pontasul tem um entrave jurídico: o CNPJ da empresa está sendo utilizado pelo Lojão do Keima na Chave Ouro, com isso fica praticamente inviável a participação do time azul e branco no Campeonato Paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário