quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Especial Futsal nos Bairros - Opinião: Futsal é inclusão. Futsal é comunidade em ação!

Texto: Sebastião Neto
Especial Fim de Ano FutsalDaqui.com:
'Futsal nos Bairros: contra a desconfiança e o ostracismo da imprensa'
.
Esta é a última parte deste especial. Voltamos das férias no dia 09 de janeiro, com tudo sobre os times da nossa região que vão disputar o Campeonato Paranaense e as novidades da Copa Cidade de Ponta Grossa em 2012. Uma feliz ano novo a todos e mais uma vez obrigado pela audiência ao nosso blog, um dos 100 sites mais acessados pelos internautas de PG em 2011!

Apesar de ser indiscutível a capacidade de inclusão do esporte nas comunidades de qualquer lugar do mundo, muitas vezes a gente acaba colocando este conceito à prova. Isso porque renegamos esse poder em detrimento de outras coisas: resumindo, duvidamos da real veracidade desta afirmação, achando que isto na prática não funciona.

Pois em Ponta Grossa esta realidade começa a mudar pela força e organização das comunidades, e através de uma das modalidades mais populares na cidade: o futsal. Em 2011, quatro regiões diferentes foram representadas nas competições oficiais realizadas na cidade, que levam o nome de seus clubes e orgulho de dizer quando chegam ao Ginásio Zukão: “Somos de ‘tal’ Vila”.

Com isso, as jovens promessas de cada bairro não se resumem à sua diversão de fim de semana. Tem a chance de jogar ao lado de atletas semi-profissionais da cidade e de outros municípios, ganhando uma bagagem não só esportiva, mas também de experiência de vida, a cada partida disputada.

O primeiro passo para aumentar esta integração foi dado no núcleo Santa Mônica, onde a Associação de Moradores participa ativamente da gestão dos clubes, e ajuda na captação de recurso para que os times disputem os torneios municipais. Na Vila Liane, as coisas também começar a caminhar assim. Está aí uma grande forma de integração dos bairros, de incluir as comunidades. De colocar a comunidade e a juventude em ação!

Curtinhas do nosso futsal

Antes das férias do blog, vamos contar as últimas notícias dos bastidores dos clubes da região dos Campos Gerais antes do ano novo!

Chave Ouro

- Issamu não vem para o Keima. O capitão do Cascavel acertou a renovação com o clube do oeste e fica por lá em 2012. O técnico Wilson Bian Junior já iniciou contato com outros atletas para integrar o grupo do Lojão do Keima.

- O presidente Tércio Miranda confirmou que Ponta Grossa quer ser sede do arbitral da Chave Ouro, no dia de 11 de fevereiro. Tal como aconteceu na Chave Prata deste ano, o Lojão do Keima Futsal quer causar boa impressão a Federação Paranaense e aos demais clubes da elite paranaense.

- O Grupo Mercadomóveis será parceiro do Keima em 2012. Além da maior parte dos patrocinadores ter renovado o vínculo com o clube, os pontagrossenses ganham o apoio de rede de lojas do ramo moveleiro, que tem sua matriz em Ponta Grossa.

- Uma dúvida com relação ao elenco é o pivô Erickson. A diretoria do Lojão do Keima Futsal não confirmou a vinda do pontagrossense em caráter oficial, apesar da saída do jogador do Marreco Futsal/Francisco Beltrão já ter sido divulgada

Chave Prata

- Com cara de time a ser batido na Chave Prata em 2012, o Colégio Londrinense/São Paulo FC ainda não definiu como vai organizar seu elenco para a competição. A tendência é repetir o esquema do ano passado, quando a equipe utilizou o time sub-20 nas fases iniciais, e depois colocar o elenco principal, que vai jogar a Liga Futsal, em quadra.

- Mas para o representante dos Campos Gerais na disputa, o Ivaí EC/Kadesh, isso não é problema, pelo menos quando falamos em resultados em 2011. Na Chave Bronze do ano passado, o alviverde conquistou um empate e uma vitória contra os londrinenses, num momento em que o time do Norte já utilizava os atletas da Liga Futsal.

- Outro time vindo da Chave Bronze que segue contratando é o Ampére Futsal. Trouxe o técnico Carlão, do futsal de São Paulo, e já tem 10 jogadores no elenco. Um dos destaques é o pivô Diego César, de 22 anos, com passagens por clubes como o Minas Tênis Clube e o Suzano (SP).

Chave Bronze

- Como se não bastasse Piraí do Sul correr o risco de ter suas forças divididas entre dois clubes em 2012, a situação pode se repetir na cidade de Castro. Nos bastidores, o boato de que a Prefeitura vai bancar uma equipe cresce, enquanto o Nano Futsal também já havia confirmação participação na 3ª divisão estadual no ano que vem.

- Já em Ponta Grossa, a ARHT já teria abortado o projeto de uma equipe em 2012. As prioridades seguiriam com os campeonatos internos e a parte social, visto o alto custo de um time de futsal em competições estaduais.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Especial Futsal nos Bairros - Parte IV: A nova geração do futsal surge nas comunidades

Texto e Foto: Sebastião Neto
Especial Fim de Ano FutsalDaqui.com:
'Futsal nos Bairros: contra a desconfiança e o ostracismo da imprensa'
.

Muita dedicação e problemas sem fim. Assim foram as participações das jovens equipes da Vila Liane e da Palmeirinha na Copa Cidade de Ponta Grossa – Futsal Masculino.

Estreantes na competição e sem quase nenhum apoio para custeio das despesas, Manchester e Spartak Ponta Grossa suaram a camisa para representarem suas regiões na competição municipal.

“Eu era o único jogador que já tinha atuado na competição. Sabia que seria difícil conseguir o dinheiro necessário e toda a estrutura, mas os meninos do time se ajudaram bastante e fizemos um bom papel”, avalia Edicarlo Scheiffer, capitão do Manchester de Vila Liane.

Na Chave Prata da VI Copa Cidade, o título ficou com o Muffato/Água de Anjo (foto/verde)

Para disputar a Copa Cidade, um clube precisa desembolsar cerca de 700 reais entre taxas administrativas da Liga de Futsal dos Campos Gerais e custos com arbitragem.

A média de idade dos jogadores das duas equipes não supera os 20 anos, o que mostra o desejo da nova geração em desenvolver o futsal nos bairros.

“É mais uma alternativa para a gente poder jogar e ter a oportunidade de ficar frente a frente com os melhores jogadores de Ponta Grossa”, destaca Guilherme Lourenço, um dos representantes do Spartak, time da Palmeirinha.

Na última edição da Copa Cidade, o Spartak terminou na vice-lanterna da Chave Prata com apenas uma vitória, mas comemora a indicação do pivô Matheus para o prêmio de revelação do torneio.

Já o Manchester ficou na 10º colocação - cinco vitórias em doze jogos, e também terá o pivô Diolei concorrendo à premiação oferecida pela organização da Liga de Futsal dos Campos Gerais.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Especial Futsal nos Bairros - Parte III: "O Santa Mônica está se tornando uma potência no futsal''

Texto e Foto: Sebastião Neto
Especial Fim de Ano FutsalDaqui.com:
'Futsal nos Bairros: contra a desconfiança e o ostracismo da imprensa'
.
A frase acima é do goleiro, técnico e capitão do Ajax Santa Mônica, Rafael Woinorovski. Cada vez mais, a parceria entre as lideranças locais e os clubes da região desenvolve a modalidade e começa a colher frutos positivos para seus clubes.

Em 2012, o Santa Mônica terá três equipes na Chave Ouro da Copa Cidade de Ponta Grossa, que conta com os principais times da região dos Campos Gerais.

Rafael (foto) é coordenador do Ajax Santa Mônica, que estreou nas competições da Liga neste ano

“Temos uma parceria muito boa com dois mercados aqui da Região, mais o auxílio que o Paulo [Presidente da Associação] está nos dando, quase não temos do que nos queixar”, disse Fabiano Lopes, Diretor de Esportes da Associação de Moradores do Santa Mônica e capitão do Milan. Seu time que disputa a maior parte das competições promovidas pela Liga de Futsal dos Campos Gerais.

Em 2011, o Milan conquistou o 3º lugar na Copa Cidade de Futsal Feminino, mesma colocação do Lazio, outro clube do núcleo, na Chave Prata da Copa Masculina. No 2º semestre, o Ajax também chegou as semifinais da Prata.

ABEC Lazio (foto) jogou a Chave Ouro da Copa Cidade neste 2º semestre

“Estamos melhorando cada vez mais, e se torna gratificante ver o nome do bairro indo tão longe”, comenta o esperançoso goleiro Rafael. Para completar, Fabiano não deixou de acreditar em dias cada vez melhores para os clubes do bairro. “Quem sabe não estaremos disputando final de Chave Ouro um dia?”, indaga o dirigente.

domingo, 25 de dezembro de 2011

Especial Futsal nos Bairros - Parte II: Mini-Ginásios podem ser 'casa' dos clubes de bairro

Texto: Sebastião Neto
Foto: Divulgação/Pref. Mun. Ponta Grossa
Especial Fim de Ano FutsalDaqui.com:
'Futsal nos Bairros: contra a desconfiança e o ostracismo da imprensa'
.
Antes da Parte II deste especial, a equipe FutsalDaqui aproveita para desejar um ótimo Natal a todos seus colaboradores, e em especial a todos os quase 70 mil visitantes que prestigiaram nosso trabalho desde fevereiro. Muita felicidade, paz e sucesso para todos que estão ao lado da maior e melhor cobertura do futsal nos Campos Gerais!

Depois de receber as competições dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM) no mês passado, os Mini-ginásios de Ponta Grossa começam a virar palco de eventos esportivos de caráter municipal. A novidade motiva os representantes de times em várias regiões da cidade a jogarem competições oficiais nos seus bairros em 2012, em virtude das melhorias realizadas em várias das quadras.

Para o Diretor de Esportes da Associação de Moradores do Núcleo Santa Mônica, Fabiano Lopes, algumas quadras da cidade têm condições de receber qualquer competição. “Nosso ginásio [Santa Mônica] está ganhando cada vez mais melhorias. Já foi uma grande alegria receber competições este ano, e será muito bom para a Vila ter mais jogos no ano que vem”, disse.

Os mini-ginásios estão espalhados em 10 regiões da cidade, dentre elas o Parque do Café (foto)

Em outubro, o Mini-ginásio do Núcleo Santa Mônica recebeu uma etapa da Taça 188 Anos de Ponta Grossa de Futsal Feminino, e a estrutura do local foi elogiada por representantes do torneio. “Não deixa a desejar para nenhuma quadra do município, e se continuar bem cuidado, pode servir cada vez mais a comunidade da Vila”, avaliou o árbitro de futsal Romildo de Freitas.

Na região da Vila Liane, o Manchester também vislumbra a possibilidade de jogar ‘em casa’ na próxima temporada. “Às vezes as pessoas tem impressão negativa de jogar nos bairros. Mas nossa quadra é muito boa e com certeza pode receber competições adultas”, ressalta o capitão da equipe Edicarlo Scheiffer. Hoje, a Copa Cidade de Ponta Grossa – Futsal Masculino tem jogos nos Ginásio Zukão, na Nova Rússia, Oscar Pereira, no bairro São José e no Ginásio do Campus Uvaranas da UEPG.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Especial Futsal nos Bairros - Parte I: Participação cresce no futsal amador de PG

Texto: Sebastião Neto
Foto: Afonso Verner
Especial Fim de Ano FutsalDaqui.com:
'Futsal nos Bairros: contra a desconfiança e o ostracismo da imprensa'
.
Conforme o FutsalDaqui.com anunciou na última quinta-feira (21), começa hoje a série de reportagens especiais de final de ano do blog, que abordam as dificuldades das equipes de futsal dos bairros de Ponta Grossa, que fazem um grande esforço para disputar as competições oficiais em nossa cidade. Serão cincos textos, um postado a cada dia. BOA LEITURA!

Mesmo com o alto custo para jogar competições oficiais, os clubes dos bairros de Ponta Grossa aumentam a cada ano sua participação em torneios na cidade, pelo menos quando falamos da modalidade de futsal. No ano de 2011, houve um aumento de 40% no número de times vindos das comunidades para as competições da Liga de Futsal dos Campos Gerais.

“É um esforço muito grande jogar a Copa Cidade. Nesta nossa primeira participação, tiramos dinheiro do bolso para jogar e tivemos muitos problemas, mas valeu para conhecermos uma competição municipal”, relata Edicarlo Scheiffer, capitão do Manchester de Vila Liane.

ABEC Lazio (foto/verde e vermelho) foi um dos destaques entre os clubes de bairro na temporada 2011

Nove equipes representaram quatro regiões da cidade durante toda a temporada, todas apostando nas competições internas para fazer sucesso entre as melhores do município. Este foi o caso do Lazio – 3º colocado na Chave Prata da V Copa Cidade de Ponta Grossa.

“Temos campeonatos cada vez mais fortes no bairro, e isso com certeza nos ajuda quando chegamos para jogar aqui [na Copa Cidade]”, completa Fabiano Lopes, representante do Milan2000/Supermercado Triângulo e Diretor de Esportes da Associação de Moradores do Núcleo Santa Mônica.

Para o coordenador da Liga de Futsal dos Campos Gerais, José Alves de Faria Filho, a solução para ajudar as equipes das comunidades está no comércio de cada região. “Os clubes e as Associações de Moradores precisam buscar parcerias com o comércio dos bairros, para que estes possam levar o nome da sua vila e popularizar o futsal em toda a cidade”, ressalta.

Confira todas as regiões e clubes representados na Liga de Futsal dos Campos Gerais em 2011:

Parque Nossa Senhora das Graças: Boca Juniors, 29FC e Betis Futebol Clube
Palmeirinha: River Plate e Spartak Ponta Grossa
Santa Mônica: ABEC Lazio, Milan/Supermercado Triângulo e Ajax Santa Mônica
Vila Liane: Associação de Moradores/Manchester Futsal

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Mercado da bola: Lojão do Keima anuncia 'pacotão' de reforços para a Chave Ouro

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Foto: Divulgação/CATVE, Thiago Terada e Afonso Verner
Futsaldaqui.com - Ao lado do futsal dos Campos Gerais

Confira um pouco das principais notícias dos clubes da região dos Campos Gerais que vão disputar as três divisões do Campeonato Paranaense de Futsal em 2012, com destaque para o Lojão do Keima Futsal/Ponta Grossa. O time princesino é o 'caçula' na Chave Ouro do ano que vem, e conquistou a vaga na elite do estado após o vice-campeonato da Chave Prata nesta temporada. 

Chave Ouro

Apesar da pouca divulgação na imprensa local, o Lojão do Keima Futsal já tem a maior parte do seu elenco contratada. Com o técnico Wilson Bian Junior mantido, a equipe apostou em jogadores de sucesso no estado para integrar o grupo, mas não terá um elenco com muitas opções. A equipe se apresenta no dia 6 de fevereiro e terá 14 atletas, dentre eles três goleiros.

Segundo o próprio presidente Tércio Miranda, a ideia da diretoria é reforçar ainda mais a equipe na 2ª fase da Chave Ouro, mas caminhar com uma filosofia 'pé no chão'. Outro ponto destacado pelo dirigente foi o excesso de jogadores que a equipe teve nesta temporada. Do elenco vice-campeão da Chave Prata, permanecem o goleiro Rafinha, o capitão Gian, o ala Fio, além dos pivôs Henrique e Renato.

Magrão (foto) se destacou no Cascavel Futsal e é uma das novidades do Keima para 2012
Sobre os novos contratados, destaque para dois 'pratas-da-casa' que retornam a cidade: o fixo Everton Magrão (ex-Cascavel) e o ala Emerson, campeão do Troféu Jorge Kudri e dos Jogos Abertos do Paraná com o Marreco Futsal/Francisco Beltrão. Outro jogador que vem do Marreco é o fixo Neto Caraúbas, que terá a companhia de outros dois potiguares: o ala Léo e o pivô Betinho, ambos vindos do ABC de Natal.

No gol, o time pontagrossense também apostou em uma revelação da Chave Prata nesta temporada: Buiú, que disputou a competição pelo SMEL/Araucária, será a terceira opção do técnico Bian. Além dele, outro jogador confirmado é o pivô Marquinhos, que disputou a Liga Nacional pelo Copagril/Marechal Cândido Rondon. A 'cereja do bolo' pode ser confirmada nesta segunda, com a vinda do fixo Issamu (ex-Cascavel).

Segundo Tércio, faltam 'poucos detalhes' para que o capitão do time tetracampeão paranaense desembarque em Ponta Grossa na próxima temporada. Mas caso Issamu não venha, a diretoria já tem uma lista de atletas que podem substituir o jogador, que tem três Ligas Nacionais de Futsal no currículo.

Chave Prata

Como o FutsalDaqui.com havia anunciado logo após o final da Chave Bronze desta temporada, o Ivaí EC/Kadesh conquistou o acesso à Chave Prata de 2012 com a 5ª colocação na competição, já que apenas 11 equipes disputaram a Prata em 2011. Com a confirmação feita pela Federação Paranaense de Futsal em novembro, o time ivaiense começou a busca por reforços e para estruturar o time em busca de uma vaga na elite do futsal paranaense.

Chave Bronze

Se entre as equipes das Chaves Ouro e Prata não existe muita especulação, esse cenário se altera quando falamos em Chave Bronze. Boa parte das equipes da região ainda não confirmou presença na competição no ano que vem, pois dependem de parcerias em suas cidades. De concreto, as negociações avançadas do time de Carambeí com duas grandes empresas do ramo alimentício da cidade para apoio à equipe vice-campeã regional em 2011.

O goleiro Pato (foto) deve permanecer no grupo do Carambeí para a Chave Bronze em 2012
Em Piraí do Sul, cresce a possibilidade de que duas equipes representem a cidade: o Marreco/Fórmula Sport, que disputou a competição neste ano, e também um time 'bancado' com recursos da Prefeitura, visivelmente adiantando a disputa eleitoral que vai acontecer na cidade. Castro deve seguir com o Nano Futsal, mas ainda não tem o apoio do município confirmado.

Por outro lado, Ponta Grossa ainda não sabe quantos - e se haverão, times da cidade na Chave Bronze. A Associação Recreativa Homens do Trabalho manifestou o interesse em colocar em prática o projeto feito pela sua Diretoria de Esportes, mas ainda não confirmou parceiros ou uma possível comissão técnica. Já a Pontasul tem um entrave jurídico: o CNPJ da empresa está sendo utilizado pelo Lojão do Keima na Chave Ouro, com isso fica praticamente inviável a participação do time azul e branco no Campeonato Paranaense.

Nos últimos 11 anos, Lojão do Keima tem 4ª melhor campanha da história

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Fotos: Thiago Terada e Sebastião Neto
FutsalDaqui.com com o Lojão do Keima na Chave Ouro 2012

Com o vice-campeonato da Chave Prata do Paranaense de Futsal na temporada 2011, o Lojão do Keima Futsal/Ponta Grossa conseguiu um dos melhores resultados da história recente da modalidade no município. Em um levantamento exclusivo feito pelo FutsalDaqui.com, foram colocados todos os resultados obtidos pelos times de Ponta Grossa desde 2001 até esta temporada, que terminou na decisão entre os pontagrossenses e o Pato Futsal, com a conquista do time do sudoeste.

Na classificação geral por aproveitamento, a campanha do acesso do Keima à Chave Ouro de 2012 foi a 4ª melhor dos últimos 11 anos. Nos 30 jogos que disputou na Chave Prata, o time de Ponta Grossa conquistou 17 vitórias, 9 empates, e foi derrotado apenas 4 vezes (Unipa, Araucária e Pato Futsal na 1ª fase; Pato Futsal na grande final). 

Lojão do Keima Futsal (foto) entra para o hall das melhores campanhas da história recente de PG

O time comandado por Wilson Bian Junior conquistou 60 pontos e ficou com um índice de 66,67%, se igualando ao time da Associação Atlética Olimpik, vice-campeã da Chave Bronze em 2004. Naquela oportunidade, o Olimpik disputou cinco partidas (a Chave Bronze ainda era feita aos moldes da Taça Paraná), conquistando três vitórias e um empate. 

O melhor aproveitamento da história do futsal de Ponta Grossa desde 2001 é do Clube Verde/Operário, campeão da Chave Bronze no ano passado e que originou a criação do Lojão do Keima Futsal neste ano, com expressivos 85% dos pontos conquistados. Abaixo do Verde/Operário está o Santa Paula Esporte Clube, campeão da Chave Prata em 2006 (82,22%) e da Chave Bronze em 2005 (78,43%).

Nas divisões inferiores, os trabalhos capitaneados por Tércio Miranda (foto) são os de melhor aproveitamento

Já na Chave Ouro, o melhor aproveitamento pontagrossense é do Clube Verde/SER/Cescage, que conquistou quase 45% dos pontos que disputou na temporada 2002, onde chegou a figurar entre as quatro melhores do torneio em alguns momentos da 1ª fase. Naquela temporada, o Verde teve 10 vitórias, 1 empate e 12 derrotas, a maior parte delas na 2ª fase.

Confira os melhores aproveitamentos de Ponta Grossa nos últimos 11 anos, e também os dados em cada divisão*:

Chave Ouro:
1º) Clube Verde/SER/Cescage (2002) - 44,92% dos pontos
2º) Santa Paula/MM/Ponta Grossa (2007) - 44,00% dos pontos
3º) Nacional/Clube Verde/SER (2001) - 36,84% dos pontos

Chave Prata:
1º) Santa Paula/Guarani/Ponta Grossa (2006) - 82,22% dos pontos
2º) Lojão do Keima Futsal/Ponta Grossa (2011) - 66,67% dos pontos
3º) Associação Atlética Olimpik (2005) - 40,00% dos pontos

Chave Bronze:
1º) Clube Verde/OFEC/Lojão do Keima (2010) - 85,50% dos pontos
2º) Santa Paula EC/Tércio Miranda (2005) - 78,43% dos pontos
3º) Associação Atlética Olimpik (2004) - 66,67% dos pontos

*As estatísticas foram baseadas nos dados da Federação Paranaense de Futsal (FPFS), que gentilmente cedeu ao blog todos os relatórios técnicos da entidade desde 2001. Caso algum órgão da imprensa tenha interesse em utilizar os levantamentos feitos do FutsalDaqui.com, basta entrar em contato pelos emails: futsaldaqui@yahoo.com.br ou seba_neto_17@hotmail.com

----------------------------------------------------------------------------------------

FutsalDaqui.com de férias, mas o internauta dos Campos Gerais não ficará sem informação

Antes das férias do blog para os festejos de fim de ano, a maior e melhor cobertura dos Campos Gerais vai mostrar um panorama do mercado do futsal na região para 2011, com as novidades sobre os times que representam Ponta Grossa e as cidades vizinhas nas Chave Ouro, Prata e Bronze do Paranaense de Futsal. Tudo isso você vai saber amanhã, num resumão especial feito pela equipe FutsalDaqui.

O trabalho do Milan/Supermercado Triângulo (foto) será um dos temas da programação especial do FutsalDaqui

Além disso, o blog vai publicar o especial 'Futsal nos Bairros: contra a desconfiança e o ostracismo da imprensa', que fala das dificuldades dos times que se formam nos bairros de Ponta Grossa para disputar competições oficiais na cidade. São cinco textos, que serão colocados a cada dia no blog, começando a partir deste sábado (24) e terminando na quarta-feira (28), com a carta aberta para a comunidade do futsal.

As atividades do blog só retornam no dia 9 de janeiro, mas tudo depende da entrada de parceiros que possam custear as despesas deste projeto, inovador e reconhecido em todo o Paraná. Nossa equipe não sabe até quando será possível manter a qualidade do nosso trabalho sem receber qualquer tipo de auxílio financeiro, mas faremos o possível para seguir com a maior e melhor cobertura do futsal nos Campos Gerais.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Três vezes Pontasul! Campeão da Chave Ouro fatura Copa Cidade pela terceira vez

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Foto: Afonso Verner
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

Na noite de última quinta-feira (15), a Copa Cidade de Ponta Grossa conheceu seu maior vencedor. A AAJ/Pontasul Futsal faturou o tricampeonato da Chave Ouro e se isolou como única equipe a vencer três vezes a competição municipal - o Curitiba Futsal, criado pelo empresário Tércio Miranda em 2009, venceu duas vezes a Copa Cidade naquela temporada. A 'terceira estrela' veio na vitória suada diante do Bardal Contábeis no Ginásio Zukão por 5 a 2, que só foi construída na metade final de partida.

De quebra, a Pontasul terminou como melhor campanha entre as 31 agremiações que disputaram competições da Liga de Futsal dos Campos Gerais.  Somados todos os resultados do ano, a equipe foi a de melhor aproveitamento em 2011, superando inclusive o Lojão do Keima Futsal (que disputou o Campeonato Regional de Futsal e a Taça 188 Anos de Ponta Grossa - Futsal Feminino). Além disso, o time azul e branco representou Ponta Grossa na Copa AMCG de Futsal, quando também faturou o título (leia mais).

O jogo

Com quase 20 minutos de atraso em relação ao horário previsto para a decisão, o nervosismo foi a tônica do 1º tempo da final da Chave Ouro. Ainda sem um goleiro de ofício - Kaio estava jogando outra competição em um clube da cidade, o Bardal Contábeis teve muita dificuldade para segurar os ataques da AAJ/Pontasul. Logo a dois minutos de jogo, Fussa ajeitou e Beto soltou a bomba para abrir o placar no Ginásio Zukão, que seguia com um bom público. Mesmo com diversas chances de marcar, o time azul não conseguiu vencer a bem postada defesa do Bardal até o final da etapa inicial.

China (foto) é um dos pontos de equilíbrio da AAJ/Pontasul

O goleiro Kaio chega para o 2º tempo e o Bardal ganha ânimo para fazer frente ao atual ao campeão da Copa AMCG. Nos contra-ataques rápidos, os comandados de João Bardal viraram o placar em quatro minutos: aos 2', Dirceu serviu Faoro e o camisa 3 empatou o duelo. Dois minutos mais tarde, o próprio Dirceu puxou contra-ataque em velocidade e tocou no canto esquerdo de Marquinhos, sem chances para o camisa 1 da AAJ/Pontasul.

Para não repetir a história a V Copa Cidade, quando a Pontasul também teve a melhor campanha e ficou com o vice-campeonato - na final contra Carambeí, os comandados de Flamarion Carvalho não pararam um minuto sequer de bombardear a meta de Kaio. Foram três defesas importantes do goleiro do Bardal, além das inúmeras chances desarmadas pela defesa do time de amarelo, tudo isso antes dos 11' do 2º tempo.

Porque aos 12', depois de falta de Faoro em Leandro Fussa, a cobrança com jogada ensaiada colocou o capitão China com o gol livre para empatar o duelo no Zukão. Mesmo jogando com a vantagem do empate para sair campeã, a Pontasul seguiu ao ataque e virou o jogo aos 16', quando Fussa aproveitou o rebote de Kaio e marcou de cabeça. No minuto final, ainda teve tempo para Beto, na tabela com Fussa, e Wellington, livre na segunda trave, marcarem para o tricampeão da Copa Cidade - Chave Ouro.

Maior campeão da Copa também fatura prêmios individuais

Wiverson (13) foi eleito o craque da VI Copa Cidade - Chave Ouro

A noite desta sexta (16) também foi de muitos prêmios para a AAJ/Pontasul. Na solenidade dos 'Melhores do Ano', o time azul e branco conquistou a maior parte dos oito prêmios individuais oferecidos pela Liga de Futsal dos Campos Gerais. Marquinhos foi eleito o melhor goleiro da VI Copa Cidade, enquanto Flamarion Carvalho ficou o título de melhor técnico, e o ala Wiverson desbancou Fussa e Biro na corrida pelo título de melhor jogador do torneio.

O artilheiro foi Tiago Pitela, da Casa Bossak/Rede Bem Viver, que marcou 15 gols na campanha da equipe 6ª colocada nesta Chave Ouro. O time laranja também teve o seu representante, Abner Bossak, premiado como dirigente destaque da competição. A revelação do torneio foi Dirceu, do Bardal Contábeis, que teve papel decisivo nos play-offs a favor do time dourado junto com Biro, que ficou 52% dos votos na eleição 'Craque Daqui' feita pelo http://futsaldaqui.blogspot.com. O troféu Fair Play ficou com o ABEC Lazio Futsal, do Núcleo Santa Mônica.

Copa Cidade: De virada, Muffato/Água de Anjo confirma favoritismo e fatura título da Prata

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Foto: Sebastião Neto
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

O Muffato/Água de Anjo conquistou o título inédito da Chave Prata da VI Copa Cidade de Ponta Grossa - Futsal Masculino. Na grande decisão do torneio, o time comandado por Alisson dos Santos derrotou o Sutilmak Futsal por 3 a 2 na última quinta (15), em jogo realizado no Ginásio Zukão. Ambas equipes - ao lado do Ajax Santa Mônica, estão garantidas na Chave Ouro em 2012.

Além da conquista municipal, o Muffato/Água de Anjo conquistou outros dois títulos em 2011: a Fase Ponta Grossa e a Fase Campos Gerais dos Jogos Comerciários do Paraná, uma promoção do Serviço Social do Comércio (SESC). "Queremos mais para 2012. Vamos em busca de reforços e fazer um bom papel entre os melhores da cidade", disse o técnico Alisson dos Santos após a decisão da Copa Cidade.

O jogo

Um público animado foi ao Ginásio Zukão para empurrar os finalistas da Chave Prata. Cerca de 200 pessoas conferiram a decisão, que começou com o Muffato pressionando a defesa do Sutilmak, obrigando o goleiro Maikon a trabalhar. Aos 9', Leandro achou um espaço na defesa adversária e abriu o placar para o time de melhor campanha na Chave Prata. O empate do Sutilmak só veio no minuto final de 1º tempo, quando Renan aproveitou o bate-rebate dentro da área e balançou as redes do goleiro Clayton.

Água de Anjo (foto/verde) teve a melhor campanha em toda a Chave Prata

Mas a emoção aumentou na etapa final, mais precisamente aos 12 minutos: João Tiago tocou na saída de Clayton e virou o placar para Sutilmak, que passava a ficar com o título da Copa Cidade. A partir daí, começou a pressão do Muffato, que ora parava na trave, ora na boa atuação do goleiro Márcio - substituiu Maikon no intervalo. A virada campeã da Água de Anjo só veio nos dois minutos finais, com dois gols de Marcelo Hekavei, herói da conquista inédita para o time.

"Foi uma final muito difícil, time deles fez grandes jogos nos mata-matas e quase nos tirou o título. Mas o Marcelo teve a felicidade de fazer os gols e gente conquistar mais este título aí", disse o técnico campeão. Do outro da final, o ala Vilmar destaca a superação do grupo vice-campeão. "Classificamos em sétimo na primeira fase, e ainda sim conseguimos ganhar de times muito bons para chegar a essa final. Agora é buscar patrocínios e jogar a Ouro no ano que vem", completa.

Nas premiações individuais, domínio do time campeão

Na entrega das premiações individuais do torneio, que aconteceu na noite de ontem (16) no Auditório da Rádio Clube Pontagrossenese, o domínio também ficou por conta do Muffato/Água de Anjo. Das oito premiações oferecidas na Chave Prata, os campeões faturaram três: Clayton, como melhor goleiro; Alisson dos Santos, eleito melhor treinador; e Leandro Moreira, craque da competição.

Na outras categorias, destaque para a artilharia de Tiba, do Ajax Santa Mônica, que terminou com 23 gols a VI Copa Cidade. A revelação foi o pivô Diolei, do Manchester/Vila Liane, time que teve também o dirigente destaque, representado por Edicarlo Scheiffer. O troféu Fair Play ficou com o Bom Jesus Futsal, enquanto o prêmio 'Craque Daqui' dado pelos internautas do http://futsaldaqui.blogspot.com foi para Robson, do Sutilmak, que ficou com 61% dos votos.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Festa no Santa Mônica! Ajax consegue vaga na Chave Ouro em 2012

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Foto: Sebastião Neto
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

O Ajax Santa Mônica é o novo integrante da Chave Ouro da Copa Cidade de Ponta Grossa - Futsal Masculino. O time da região do Jardim Carvalho foi o último a garantir presença na elite do futsal princesino em 2012, depois de conquistar o 3º lugar na VI Copa Cidade - Chave Prata nesta quarta (14). Na decisão do bronze, o Ajax venceu o BS Colway Futsal por 3 a 0 no Ginásio  Zukão e festejou a presença entre as 14 melhores equipes dos Campos Gerais na próxima temporada.

Tiba (12) e Junior (8) foram os destaques do Ajax na vitória diante do BS Colway

A vitória veio com mais uma boa atuação do ala Tiba, que marcou duas vezes e chegou as 23 gols em toda a Copa, garantindo a artilharia do torneio no 2º semestre. Além do Ajax, também conquistaram o acesso a Chave Ouro em 2012 as equipes do Muffato/Água de Anjo e Sutilmak, que decidem o título da Chave Prata na noite de hoje, a partir das 19h45, no Ginásio Zukão.

O jogo 

Com apenas um jogador no banco no banco de reservas, o Ajax teve de se superar para conquistar o bronze da divisão de acesso do futsal de Ponta Grossa. Mais presente na quadra de ataque e apostando nas jogadas de pivô, o BS Colway assustou a meta de Rafael nos minutos iniciais, mas quem abriu o placar foi o time da Santa Mônica: Junior ajeitou para Tiba, que soltou a bomba e acertou o canto direito do goleiro Shairon, que nada pode fazer.

Aos 16', o Ajax ampliou mais uma vez com Tiba, que aproveitou o vacilo da defesa do BS Colway e tocou com categoria para balançar as redes do Zukão. Na volta do intervalo, o time do técnico Emerson Bonko ainda acreditava no resultado positivo, já que o empate garantia o bronze ao BS Colway. Mas no contra-ataque, o Ajax Santa Mônica fehcou o placar aos 13', com o gol de Michael. Não houve tempo para mais nada, festa dos jogadores do Ajax, que se juntam a ABEC Lazio e Milan/Supermercado Triângulo para representar no Núcleo Santa Mônica na Chave Ouro da Copa Cidade.

Confira a entrevista o goleiro e capitão do Ajax Santa Mônica, Rafael Woinorovski, após a conquista inédita para o clube:

Na Chave Ouro, Pontasul Metalprint garante 3ª colocação

Campeã da Chave Prata na última Copa Cidade, Pontasul Metalprint (foto) já figura entre as melhores equipes de PG

Além da decisão de 3º e 4º lugares da Chave Prata, a noite desta quarta (14) também definiu quem ficaria com a medalha de bronze da Chave Ouro. Com menos desfalques no elenco, a Pontasul Metalprint/Interpeças Futsal derrotou o Carambeí/Corpo e Cia/Lobruky por 4 a 3 e se junta aos finalistas AAJ/Pontasul e Bardal Contábeis no pódio da Copa Cidade. Dudo e Pio marcaram duas vezes cada para a Pontasul Metalprint. Para o atual campeão da competição, descontaram Murilo (2) e Danilo.

A grande decisão  da Chave Ouro da Copa Cidade entre AAJ/Pontasul e Bardal Contábeis acontece na noite de hoje (15), a partir das 21h30, no Ginásio Zukão, com entrada franca.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Copa Cidade: Em decisão inédita, Bardal e AAJ/Pontasul buscam título da Chave Ouro

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Fotos: Afonso Verner
Futsaldaqui.com na Copa Cidade
.
A elite do futsal de Ponta Grossa já conhece seus dois finalistas. Na noite desta terça-feira (13), a Chave Ouro da VI Copa Cidade de Ponta Grossa – Futsal Masculino realizou os jogos da fase semifinal no Ginásio Oscar Pereira. Melhor para Bardal Contábeis e AAJ/Pontasul Futsal, que garantiram vaga na grande decisão da próxima quinta-feira (15) às 21h, enquanto Pontasul Metaprint/Interpeças Futsal e Carambeí/Corpo e Cia/Lobruky decidem o 3º lugar na noite de hoje (14) também às 21h.

Na grande decisão, a AAJ/Pontasul joga pelo empate no tempo normal para sagrar-se tricampeã da Copa Cidade no Ginásio Zukão. Isso porque o time azul e branco tem a melhor campanha do torneio, mesma situação da Pontasul Metalprint na decisão pelo bronze, que foi 2º colocado na fase de classificação.

No quase! Véio (foto) não chegou a mais uma final da Copa Cidade

No jogo que abriu as semifinais da Chave Ouro, a Pontasul Metalprint defendia a vice-liderança na fase de classificação e jogava pelo empate. Mas a vitória do Bardal Contábeis por 5 a 3 começou aos 15’ do 1º tempo com o gol de Biro, um dos indicados ao Prêmio ‘Craque Daqui’ da Copa Cidade. Menos de um minuto depois, Lito ampliou para os comandados de João Bardal.

Na etapa final, o Bardal surpreendeu mais uma vez com o gol de Dirceu, logo no primeiro minuto de jogo. A Pontasul Metalprint buscou a recuperação nos pés de Dudo, que desviou o chute de Véio dentro da área e descontou para o time azul aos 7’. Mais ofensiva, a Metalprint conseguiu o segundo aos 14’, com o chute do artilheiro Véio.

A resposta do Bardal veio com mais um gol de Biro, que obrigou o time do técnico Diego de Paula a usar Emerson na função de goleiro-linha. Morto até conseguiu fazer o terceiro da Pontasul Metalprint, mas Dirceu fechou o placar no minuto final de jogo, em um chute cruzado sem chances para o goleiro Guto. Com a vitória, o Bardal Contabéis participa pela primeira vez de uma final na história da Copa Cidade.

Na reedição da última final, AAJ/Pontasul consegue ‘troco’ diante de Carambeí

A campanha inconstante do Carambeí/Corpo e Cia./Lobruky na 1ª fase da Chave Ouro antecipou o confronto que decidiu a última edição da Copa Cidade. Com apenas uma derrota em todo o torneio – contra o próprio Carambeí na 1ª fase, a AAJ/Pontasul fez valer a melhor campanha da competição e venceu os carambienses por 6 a 2. Além da vaga na final, a Pontasul devolveu a derrota sofrida na decisão do último campeonato, quando o título foi pra Terra dos Imigrantes.

Aos 5’, Leandro Fussa já fez o primeiro do time azul e branco. Quatro minutos depois, foi a vez de Fussa servir Beto, que chutou no ângulo do goleiro Pato e dobrou a vantagem dos pontagrossenses. Mais organizado taticamente, a Pontasul dominou e etapa inicial, e goleiro Marquinhos pouco trabalhou nos primeiros 20 minutos de jogo.

Fussa (16) mais uma vez foi fundamental na vitória da AAJ/Pontasul

A história não mudou nos minutos iniciais do 2º tempo, e Fabinho ampliou depois da jogada individual de Wiverson. A recuperação do Carambeí só começou aos 8’, quando Rastoio driblou Wiverson e marcou o primeiro dos visitantes. Cinco minutos mais tarde, Rafa corta a marcação e finaliza rasteiro, e balança as redes do goleiro Marquinhos pela segunda vez.

Com a estratégia do goleiro-linha com Murilo, Carambeí acabou castigado nos minutos finais de jogo: com o gol vazio, Beto e Fabinho (duas vezes) confirmaram a vitória do time de Ponta Grossa por 6 a 2, que coloca a Pontasul na segunda decisão em menos de uma semana. No último sábado, o time azul e branco foi o grande campeão da Copa AMCG de Futsal Masculino.

Confira os jogos das finais da Copa Cidade de Ponta Grossa:

14/12 - QUARTA-FEIRA
VI Copa Cidade PG - Futsal Masculino
Ginásio Zukão
19h45 - BS Colway Futsal x Ajax Santa Mônica FC (3º e 4º Prata)
21h00 - Pontasul Metalprint/Interpeças x Carambeí/Corpo e Cia/Lobruky (3º e 4º Ouro)

15/12 - QUINTA-FEIRA
VI Copa Cidade PG - Futsal Masculino
Ginásio Zukão
19h45 - Muffato/Água de Anjo x Sutilmak Futsal (Final Prata)
21h00 - AAJ/Pontasul Futsal x Bardal Contábeis (Final Ouro)

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Liga de Futsal define melhores da VI Copa Cidade e Taça 188 Anos de PG

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

Em reunião realizada na manhã desta segunda (12), a Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG) divulgou a lista oficial dos indicados aos prêmios individuais da VI Copa Cidade de Ponta Grossa - Futsal Masculino e da Taça 188 Anos de Ponta Grossa - Futsal Feminino. Na próxima sexta (16), serão conhecidos os vencedores na festa de premiação de todas as competições da temporada, que acontece no auditório da Rádio Clube Pontagrossense a partir das 19h.

Das cinco categorias oferecidas, quatro delas serão definidas pelos votos dos capitães e técnicos de todos os clubes da Copa Cidade, que tem até a grande final da competição - na próxima quinta (15) para tomar a sua decisão. Além da artilharia e do troféu Fair Play, a LFCG premia o melhor goleiro, o melhor técnico, a revelação do torneio, o craque da competição e o dirigente esportivo destaque, tanto da Copa Cidade quanto da Taça 188 Anos de PG.

Além das premiações individuais, a entidade entregará todos os prêmios coletivos da V Copa Cidade de Ponta Grossa, que terminou em julho e teve os títulos da Prefeitura de Carambeí (Ouro), Pontasul Metalprint (Prata) e Prefeitura de Reserva (Feminino). Juntam-se a eles o Fogaça Contabilidade, campeão da Taça 188 Anos de PG - Futsal Feminino e os campeões da VI Copa Cidade, que serão conhecidos nas finais de quinta-feira (15) no Ginásio Zukão.

'Craque Daqui' é escolhido por votação popular

Os internautas do http://futsaldaqui.blogspot.com também poderão eleger o melhor jogador da Chave Ouro e da Chave Prata da Copa Cidade. Foi aberta a enquete que decide o prêmio 'Craque Daqui', que fica no ar até o meio-dia da próxima sexta-feira (16) e divulgará os vencedores na festa de encerramento das competições da Liga de Futsal.

Na 5ª edição da Copa Cidade, os vencedores foram o carambiense Edinho na Chave Ouro, o pivô Everton (ARHT) na Chave Prata, e a ala Fran (AAJ/Milan/Supermercado Triângulo) no Feminino, que também serão lembrados na solenidade desta sexta-feira.

Confira os indicados aos prêmios da VI Copa Cidade de Ponta Grossa e Taça 188 Anos de PG - Futsal Feminino:

Copa Cidade - Chave Ouro

Goleiro:
Guto (Pontasul Metalprint)
Marquinhos (AAJ/Pontasul)
Pato (Carambeí)

Revelação:
Dirceu (Bardal)
Gregory (Fórmula Sport/Piraí)
Juninho (Pontasul Metalprint)

Técnico:
Flamarion Carvalho (AAJ/Pontasul)
David Caruso (Carambeí)
Rodrigo Bueno (Fórmula Sport/Piraí)

Craque:
Biro (Bardal)
Fussa (AAJ/Pontasul)
Leco (Carambeí)
Tiago Pitela (Bem Viver)
Wiverson (AAJ/Pontasul)

Troféu Fair Play: ABEC Lazio Futsal
Dirigente Destaque: Abner Bossak (Rede Bem Viver)
Artilheiro: Tiago Pitela (Bem Viver) – 15 gols (até 10/12)
-----------------------------

Copa Cidade - Chave Prata

Goleiro:
Clatyon (Água de Anjo)
José Maykon (Betis FC)
Márcio (Sutilmak)

Revelação:
Diolei (Manchester/Vila Liane)
Marcelo Gaiewski (Água de Anjo)
Mateus (Spartak PG)

Técnico:
Alisson dos Santos (Água de Anjo)
Everton Biagini (BS Colway)
Henrique Leonardi (PGDC)

Craque:
Evandro (PGDC)
Leandro Machado (Boca Jrs.)
Leandro (Água de Anjo)
Robson (Sutilmak)
Tiba (Ajax Santa Mônica)

Troféu Fair Play: Bom Jesus Futsal
Dirigente Destaque: Edicarlo Scheiffer (Manchester/Vila Liane)
Artilheiro: Tiba (Ajax Sta. Mônica – 20 gols) até 10/12
-------------------------

Feminino

Goleira:
Jenifer (Padre Carlos/Lojão do Keima)
Rogely (Sacolona)
Tamiris (Fogaça Contabilidade)

Revelação:
Daniele (Padre Carlos/Lojão do Keima)
Marieli (Milan/Supermercado Triângulo)
Tagma (Padre Carlos/Lojão do Keima)

Técnico:
Ligia Tozetto (Sacolona)
Marcio Leandro (Padre Carlos/Lojão do Keima)
Rafael Woinorovski (Ajax Santa Mônica)

Craque:
Bruna (Fogaça Contabilidade)
Giselli (Milan/Supermercado Triângulo)
Kalthlyn (Milan/Supermercado Triângulo)
Renata (Sacolona)
Tamiris (Fogaça Contabilidade)

Troféu Fair Play: Padre Carlos/Lojão do Keima Futsal 
Artilheira: Renata (Sacolona) – 5 gols

domingo, 11 de dezembro de 2011

Copa AMCG: AAJ/Pontasul completa 'dobradinha' pontagrossense no torneio

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo
Fotos: Afonso Verner
Futsaldaqui.com nas finais da Copa AMCG

A AAJ/Pontasul/Ponta Grossa fez valer o mando de quadra e faturou o título da Copa AMCG - Futsal Masculino neste sábado (10). No Ginásio Zukão, a equipe pontagrossense derrotou Ventania por 4 a 2 e garantiu a 'dobradinha' da cidade na competição: o futsal feminino também sagrou-se campeão na final contra Sengés (leia mais). A noite foi do ala Leandro Fussa, que marcou três gols e comandou mais uma vitória do time princesino, que também terminou a Copa de forma invicta.

O jogo

Apesar da vitória pontagrossense contra Ventania na fase da classificação, a preocupação com a marcação e a velocidade do time visitante eram evidentes no time azul e branco. E não era para menos. Logo a um minuto de jogo, Wesley parte para cima cima da defesa da Pontasul e obriga China a fazer falta dura, tomando o primeiro cartão amarelo da partida. Pouco depois, Willian foi advertido por reclamação com a arbitragem.

Em mais de 30 jogos oficiais em 2011, a AAJ/Pontasul (foto) teve apenas cinco derrotas
Depois da tensão dos minutos iniciais, Fussa acalmou os ânimos do jogo abrindo o placar para o time azul e branco: aos 9', o camisa 9 de Ponta Grossa mostrou porque foi um dos destaques do Ivaí na última Chave Bronze do Paranaense de Futsal. Três minutos mais tarde, foi a vez de Beto, outro que atuou por Ivaí na Bronze, fazer o segundo da Pontasul. Antes do intervalo, os visitantes descontaram na cobrança do tiro livre dos 10 metros: Cleverson foi para a bola e fez o primeiro Ventania.

No início do 2º tempo, o time de Ponta Grossa pareceu ter sentido o gol sofrido na etapa anterior. Logo aos 5', Wesley recebeu dentro da área e tocou na saída de Marquinhos: empate e festa dos ventanienses. Mas a comemoração durou pouco, porque logo após a saída de bola de Ponta Grossa, China cruzou e Fussa completou com categoria pro fundo das redes, Pontasul de novo na frente no Ginásio Zukão.

A noite foi de Leandro Fussa (foto), que marcou três dos quatro gols de Ponta Grossa

Aos 13', foi a vez de Silvio tentar o chute, e depois da defesa do goleiro Carlos, Fussa fazer o terceiro dele  e fechar a vitória da AAJ/Pontasul/Ponta Grossa por 4 a 2. Terceiro título da AAJ/Pontasul em dois anos, já que o time azul e branco foi bicampeão da Copa Cidade de Ponta Grossa em 2010, e ganhou o direito de disputar a Copa AMCG pelo vice-campeonato do torneio municipal no 1º semestre deste ano.

Confira a entrevista com o técnico da Pontasul Flamarion Carvalho, que volta as atenções para as semifinais da VI Copa Cidade - Chave Ouro, onde a equipe encara o Carambeí/Corpo e Cia/Lobruky.

Na Copa Cidade, AAJ/Pontasul decide vaga na final nesta terça

Depois da fase quartas-de-final, a VI Copa Cidade de Ponta Grossa - Chave Ouro conhece as quatro equipes que seguem lutando pelo título da competição municipal. Neste terça (13), acontecem os duelos semifinais no Ginásio Oscar Pereira, que iniciam as 19h30 com o duelo entre o Bardal Contábeis, que bateu a Rede Bem Viver por 3 a 2, diante da Pontasul Metalprint/Interpeças, que eliminou o Milan na vitória de 6 a 5.

No jogo de fundo da rodada, Carambeí/Corpo e Cia/Lobruky e AAJ/Pontasul repetem a final da última edição da Copa, que teve a vitória dos carambienses. O time pontagrossense tem a vantagem do empate no tempo normal pela melhor campanha na 1ª fase, enquanto os visitantes precisam da vitória para chegar a grande decisão. A partida começa as 21h, e terá transmissão lance a lance do http://futsaldaqui.blogspot.com a partir das 20h30.

-----------------------------

FICHA TÉCNICA
AAJ/Pontasul/Ponta Grossa 4x2 Ventania
II Copa AMCG de Futsal Masculino  - Final
10/12 - Ginásio Zukão - Ponta Grossa


Ponta Grossa: Marquinhos, Guto; China, Fussa, Beto, Willian, Wellington, Geanderson, Silvio, Wiverson, Dilsinho e Valter - Téc. Flamarion Carvalho
Ventania: Carlos, Luis Felipe; João Paulo, Cleverson, Ecto, Wesley, Ricardo, Willy, Josenei e Aguinaldo - Téc. Willian Camargo
Arbitragem: Marcos Barboza e Romildo de Freitas 
AnotadorCristiano Staichaka
Cronometrista: João Baitala 
.
Gols: Fussa (3) e Beto (PG); Wesley e Cleverson (Ventania)
Cartões Amarelos: China, Willian e Fussa (PG), Ricardo (Ventania)

Copa AMCG: Meninas de Ponta Grossa garantem domínio regional na temporada

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo
Foto: Divulgação/PREsporte
Futsaldaqui.com nas finais da II Copa AMCG

Ponta Grossa confirmou na tarde deste sábado (10) o seu domínio no futsal feminino dos Campos Gerais. Depois de conquistar o 3º Lugar na Fase Final dos Jogos Abertos do Paraná - Divisão "A", o time comandando por Joslei Fabiano confirmou o favoritismo e ficou com o título da Copa AMCG. Na decisão, as princesinas bateram o time de Sengés por 3 a 1 no Ginásio Zukão. Em seis jogos, as meninas pontagrossenses tiveram 100% de aproveitamento.

O jogo

Ao contrário do público pontagrossense que pouco prestigiou a decisão regional, a cidade de Sengés se movimentou para a final da Copa AMCG. Cerca de 80 torcedores viajaram até Ponta Grossa para apoiar a equipe visitante, que começou a partida apostando nos contra-ataques para surpreender o time de melhor campanha na competição. Aos 8', a primeira boa chance de Ponta Grossa: Gi lançou Renata em profundidade, mas a camisa 10 parou na boa saída da goleira Luana.

Depois do bronze nos JAP'S (foto), PG fica com o título da Copa AMCG
O gol do time da casa não demorou a sair: Renata faz jogada na linha de fundo e chuta, Luana rebate, e a bola sobra para Cláudia fazer o primeiro de Ponta Grossa. Um minuto depois de abrir o placar, foi a vez de Renata fazer o seu e dobrar a vantagem princesina na decisão. A partir dos gols sofridos, o time visitante começou a assustar a meta da goleira Tamiris, principalmente com os chutes de longa distância de Jaque.

Após o intervalo, as sengeanas melhoraram na partida e conseguiram descontar aos 6': Em jogada individual, Jaque passou na raça pela marcação e chutou rasteiro, sem chances para a goleira Tamiris. Depois da festa da torcida visitante, Ponta Grossa retomou o controle da partida na metade final de jogo. Aos 12', Cláudia puxa o contra-ataque e serve Renata, que marca o terceiro das pontagrossenses, segundo dela na decisão.

Nos minutos finais, a goleira Luana até tentou ajudar o time de Sengés arriscando chutes do meio da quadra, mas não foi o suficiente para vencer a melhor defesa da Copa AMCG - Futsal Feminino. Final de jogo e vitória de Ponta Grossa 3 a 1, garantindo o título na segunda competição disputada pelo time princesino na temporada. Abaixo, ouça a entrevista  com o técnico Joslei Fabiano, que avalia o título de Ponta Grossa e a II Copa AMCG de Futsal

FutsalDaqui na Copa AMCG - Joslei Fabiano by sebaneto

Na decisão do bronze, Piraí do Sul derrota Ventania

Na partida preliminar de Ponta Grossa e Sengés, as cidades de Piraí do Sul e Ventania decidiram a medalha de bronze da Copa AMCG - Futsal Feminino. Melhor para as piraienses, que dominaram o duelo e venceram a partida por 6 a 1. O destaque da partida foi a ala Franciele, que marcou duas vezes e aindadeu uma assistência. Rubia, Aline, Luana e Cabrita ainda balançaram as redes para Piraí; Juliana descontou para Ventania.

Pela Taça 188 Anos de PG, meninas campeãs se dividem para a decisão

Apesar do desgaste da decisão da Copa AMCG, boa parte das meninas da equipe pontagrossense disputaram a decisão da Taça 188 Anos de Ponta Grossa - Futsal Feminino no Ginásio Zukão. A partida aconteceu após a rodada decisiva do torneio regional, e reuniu as equipes da APROSAR/Sacolona e do Fogaça Contabilidade, que jogavam a última rodada do quadrangular final do torneio municipal.

Na final 'caseira', o título ficou com o Fogaça, que bateu o Sacolona pelo placar de 2 a 1. Os gols do título foram marcados por Daniela e Schimandeiro - ambas não disputaram a decisão da Copa AMCG. Renata marcou seu terceiro gol no dia e descontou para o Sacolona, que terminou com o vice-campeonato. A premiação da Taça 188 Anos de PG - Futsal Feminino acontece na próxima sexta (16), no auditório da Rádio Clube Pontagrossense.

-------------------------------------

FICHA TÉCNICA
Seleção Jogos Abertos/Ponta Grossa 3x1 Sengés
II Copa AMCG de Futsal - Final
10/12 - Ginásio Zukão - Ponta Grossa

Ponta Grossa: Paula, Tamiris, Edna, Cláudia, Ketlin, Bruna, Bruninha, Gi, Mancuso e Renata - Téc. Joslei Fabiano
Sengés: Luana, Fernanda, Elizangela, Edília, Mônica, Purga, Dedé, Carolina, Jaque, Fran e Andreia - Téc. Edes
Arbitragem: João Baitala e Romildo de Freitas 
Anotador: Marcos Barboza
Cronometrista: Cristiano Stachaka
Gols: Renata (2) e Cláudia (PG); Jaque (Sengés)