domingo, 8 de abril de 2012

Líder! Com dois jogos a mais, Keima derrota Campo Mourão e ultrapassa Cascavel na ponta da Chave Ouro

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo
.
Foi na base da raça, do sofrimento e do apoio do torcedor, decidido no minuto final. Foi assim que o Keima Futsal colocou Ponta Grossa na liderança da Chave Ouro do Paranaense de Futsal, após a suada vitória neste sábado (07) diante do Campo Mourão por 4 a 3, em jogo válido pela 5ª rodada do estadual. A partida no Oscar Pereira teve o comando do placar por parte dos visitantes a maior parte do tempo, mas a pressão dos comandados de Wilson Bian Jr. na metade final de 2º tempo deu resultado e o time princesino termina a rodada na ponta da tabela.
p
Alívio! Emerson (7) marca na cobrança do tiro livre e garante vitória ponta-grossense no minuto final
Foto: Thiago Terada/FD
O gol vencedor saiu no minuto final, após o tiro livre cobrado por Emerson sem chances para o goleiro Boquinha, que já havia defendido duas cobranças durante a partida. Mais uma vez, a arbitragem foi protagonista, distribuindo nove cartões amarelos, um vermelho, além da exclusão do preparador físico do Campo Mourão. Na segunda etapa, foram 12 faltas marcadas - oito do Campo Mourão e quatro de Ponta Grossa, que resultaram em muita reclamação dos dois lados.

'Apagão' inicial deixou Campo Mourão na frente

Diferente do que a própria comissão técnica do Keima esperava, o Campo Mourão avançou a marcação sobre o time da casa nos minutos iniciais. Com dificuldades para criar chances claras de gol, o time de Ponta Grossa viu os mourãoesnses abrirem o placar aos 5'30'': depois do lateral cobrado por Piliu, Batata soltou a bomba no ângulo esquerdo de Bizinho e balançou as redes rubro-negras. Na sequência, a resposta do Keima veio na tabela entre Magrão e Betinho Luiz, em que o camisa 77 parou nas mãos do goleiro Taylon.
p
Campo Mourão não se intimidou e marcou três no primeiro tempo
Foto: Thiago Terada/FD
Apesar de ter o domínio da posse de bola na quadra de ataque, o time de Ponta Grossa precisou do contra-ataque para empatar o marcador. Depois do escanteio errado de Campo Mourão, Emerson serviu Marquinhos, que teve o caminho livre para tocar na saída de Taylon e levantar a torcida no Oscar aos 11' do 1º tempo. Mas a festa durou pouco: dois minutos depois, Moicano dominou com categoria, e de primeira marcou o segundo do Campo Mourão. 

Antes do intervalo, o mau momento do Keima na partida resultou em mais um gol dos visitantes, que aconteceu depois do rebote de Bizinho, sobrando nos pés de Negrão. Com a desvantagem de 3 a 1, a torcida não poupou o time: vaias ao representante de Ponta Grossa na Chave Ouro do Paranaense de Futsal em 2012.

Virada repleta de faltas, cartões e reclamação

Logo no primeiro minuto de etapa final, o time da casa mostrou que vinha disposto a conquistar a virada:  aos 20 segundos, Marquinhos recebeu de Gleyson e acertou as duas traves, antes da bola caprichosamente sair pela linha de fundo. Pouco depois, foi a vez de Emerson jogar a bola entre as pernas de Eduardo, driblar o goleiro e carimbar o poste esquerdo do Campo Mourão. A torcida que pouco antes havia vaiado, começava a renascer junto os jogadores dentro da quadra do Oscar Pereira.
Espaços começaram a aparecer e o time de Ponta Grossa foi de vez ao ataque na etapa final
Foto: Thiago Terada/FD
Aos 6', veio a recompensa: em uma jogada de raça, Betinho Luiz passou aos trancos e barrancos por três marcadores, tirou do goleiro, e mesmo desequlibrado, conseguiu colocar a bola no fundo da rede: 3 a 2 no placar e ânimo renovado para o time de Ponta Grossa. Cinco minutos mais tarde, Soró cometeu a 5ª falta dos visitantes e complicou a situação dos comandados de Márcio Rinaldo, que contaram com a estrela do goleiro reserva Boquinha para evitar o gol de Betinho Luiz, na cobrança de tiro livre dos dez metros dois minutos depois.

Recuado na quadra defensiva e com o limite de faltas estourado, o Campo Mourão segurou o resultado até aos 16': Marquinhos achou espaço na defesa e finalizou para mais uma boa defesa de Talyon, mas a sobra ficou na cabeça do capitão Gian, que trombou com Banana e fez o gol de empate do Keima. Na sequência, mais um tiro livre a favor dos donos de casa e outra defesa de Boquinha, que entrou para defender o chute de Emerson.

No minuto final, a grande confusão: depois da oitava falta cometida pelos visitantes, o técnico Márcio Rinaldo e os jogadores mourãoenses partiram para cima dos árbitros Jeferson Lima e Anderson Caetano, reclamando do excesso de infrações marcadas contra a equipe. Além disso, a comissão técnica do Keima também abusava do direito de reclamar e de invadir a quadra para conversar com a arbitragem, e no final das discussões, sobrou para o pivô Moicano, do Campo Mourão, que acabou expulso.
p
Márcio Rinaldo (foto/dir.) não escondeu a irritação com a arbitragem, que veio da cidade de Castro
Foto: Thiago Terada/FD
Ânimos acalmados, foi a vez de Emerson tentar fazer o gol da vitória ponta-grossense em cima de Boquinha no tiro livre dos dez metros: o camisa 7 não desperdiçou, levantando a torcida presente ao Ginásio e dando números finais ao confronto. Vitória do Keima por 4 a 3 e liderança garantida pelo menos até a próxima quarta-feira (11), quando o time dos Campos Gerais viaja até Quedas do Iguaçu para enfrentar a equipe local a partir das 20h30.

Com 10 pontos em cinco jogos, a equipe de Ponta Grossa chega a mesma pontuação do Ciagym Maringá, que bateu o Umuarama por 4 a 1 no Chico Neto, e fica um a frente do Cascavel, que tem duas partidas a menos. O desempate favorável ao Keima é pelo confronto direto, após a vitória de 5 a 2 diante dos maringaenses na última quinta-feira (5). Além da liderança, o time de Wilson Bian Jr. quebra um tabu de quase sete anos sem vitórias de times da cidade contra o Campo Mourão em jogos da Chave Ouro, já que a última vitória tinha sido em 2005, quando o Guarani representava a cidade na competição.

FICHA TÉCNICA
Keima Futsal 4 x 3 Campo Mourão Futsal
Chave Ouro do PR - 4ª Rodada/1ª fase
07/04 - Ginásio Oscar Pereira - 20h30

Keima Futsal: Bizinho; Gleyson, Fio, Emerson e Marquinhos; Rafinha, Neto Caraúbas, Gian (C), Betinho Luiz, Magrão, Betinho Potiguar e Henrique - Téc. Wilson Bian Junior 
Campo Mourão: Taylon; Biju (C), Piliu, Eduardo e Banana; Boquinha, Negrão, Soró, Wellyfer, Cadine, Batata e Moicano - Téc. Márcio Rinaldo
Arbitragem: Jeferson Lima e Anderson Caetano (Castro)
Anotadora: Jocimara Alves (Castro)
Cronometrista: Sílvia Probst (Castro)

Gols: Marquinhos, Betinho Luiz, Gian e Emerson (Keima); Batata, Moicano e Negrão (Campo Mourão)
Cartões Amarelos: Magrão, Rafinha, Marquinhos e Henrique (Keima); Piliu, Soró, Boquinha, Wellyfer e Negrão (Campo Mourão)
Cartão Vermelho: Moicano (Campo Mourão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário