terça-feira, 17 de abril de 2012

Copa Cidade encerra 1ª fase nesta quarta; confira os jogos de última rodada e quem segue na luta pelo título

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

Depois de quase dois meses de jogos nos Ginásios Zukão e Oscar Pereira, a VII Copa Cidade de Ponta Grossa vai conhecer todos os 12 classificados para a 2ª fase da competição municipal na noite desta quarta-feira (18). O torneio que indica o representante de Ponta Grossa na III Copa AMCG de Futsal em 2012 começou com 21 clubes, e nove deles darão adeus ao sonho de representar a nossa cidade já na fase inicial da Copa Cidade.

Após a rodada da última segunda-feira (16), oito times já garantiram por antecipação as vagas na próxima fase, aguardando apenas a definição da colocação nos seus grupos ou a composição das chaves na 2ª fase. São José, Bardal Contábeis, Ajax Santa Mônica, Keima Futsal, Elite Futsal, ADR/Reserva, Milan2000/Santa Mônica e Betis FC Pontagrossense são as equipes que tem presença garantida entre os 12 melhores do município.
Milan2000/Santa Mônica (foto) é uma das equipes com vaga garantida na 2ª fase
Foto: Sebastião Neto/FD
Por outro lado, a disputa pelas quatro vagas restantes será acirrada: cinco dos seis jogos que acontecem na noite de amanhã terão influência direta na definição dos times que avançam. No Ginásio Zukão, a Rede Bem Viver-Azul vai tentar tirar a invencibilidade do São José e ficar com a última vaga do grupo A, além do confronto direto entre Rede Bem Viver-Laranja e Miara Kruger Tintas no grupo B e a busca do Milan2000 pela melhor campanha geral da 1ª fase.

No Oscar Pereira, o Tonini Futsal joga suas últimas esperanças de classificação no grupo C diante do já eliminado Oppah!/Sutilmaq, enquanto Elite Futsal e ADR/Reserva jogam partida que vale o 2º lugar do grupo B e a chance de escapar do favorito Keima Futsal na 2ª fase. Isso porque a composição dos grupos já está definida: no grupo D, ficarão 1º e 4º da chave A, ao lado de 2º e 3º colocados da chave B e C. No grupo E, jogam 1º e 4º das chaves B e C, juntamente com 2º e 3º da chave A.

Os times vão jogar entre si dentro dos grupos, avançando os quatro melhores de cada chave para a fase quartas-de-final, que acontece em melhor de duas partidas. Confira os horários dos jogos da última rodada da 1ª fase da Copa Cidade, que acontece toda nesta quarta-feira (18), com exceção do jogo entre Keima Futsal e Elite Futsal, agendado para a próxima terça-feira (24), às 19h30, no Ginásio Zukão.

18/04 - QUARTA-FEIRA
Copa Cidade PG – GINÁSIO ZUKÃO
19h30 - Mat. Construção São José (2º) x Rede Bem Viver - Azul (5º) (Grupo A)
20h30 - ABEC Lazio Futsal (3º) x Milan2000/Triângulo/S.Mônica (2º)  (Grupo C)
21h30 - Rede Bem Viver-Laranja (5º) x Miara Kruger Tintas (4º) (Grupo B)
Copa Cidade PG – GINÁSIO OSCAR PEREIRA
19h30 - PG Saint-Germain/MicroArte (7º) x Ajax Santa Mônica FC (3º) (Grupo A)
20h30 - Tonini Futsal (5º) x Oppah!/Sutilmaq Futsal (6º)  (Grupo C)
21h30 - ADR Futsal (3º) x Elite Futsal (2º) (Grupo B)

No grupo A, Bem Viver-Azul quer aprontar 'zebra' diante do São José

Apenas uma vaga está em aberto no grupo A da Copa Cidade. Com domínio pleno de Bardal Contábeis e São José durante a maior parte das partidas, vai caber a Rede Bem Viver-Azul tentar derrubar um dos últimos invictos da competição nesta rodada decisiva. Se vencer, os azuis ultrapassam o Estofados MM, que terminou sua participação na segunda (16) após a derrota contra o Bardal Contábeis por 6 a 3, e ficar com a 4ª posição da chave. Além disso, a vitória tira do São José a condição de líder do grupo.

Em caso de empate, Estofados MM e Bem Viver-Azul ficarão com os mesmos 7 pontos, com vantagem do time do artilheiro Marcos no confronto direto (7x3 Estofados MM, em jogo válido pela 1ª rodada). Por outro lado, o empate é suficiente para garantir o São José, time que substituiu a Pontasul Metalprint nesta temporada, na ponta da chave. Já o Ajax Santa Mônica tem a 3ª colocação garantida, e joga para cumprir tabela diante do já eliminado PG Saint-Germain no Oscar Pereira.

Confronto direto entre Bem Viver-Laranja e Miara Kruger na grupo B

De virtual eliminado até a última semana, o Miara Kruger Tintas passou a ficar perto da vaga na próxima fase. Para seguir com chances de classificação, o time precisava vencer o até então vice-líder ADR e torcer para o Tempero Manero/PGDC perder para o lanterna e já eliminado Terra Nossa Futsal. E foi exatamente o que aconteceu: vitória de 4 a 1 contra o reservenses e derrota do PGDC por 6 a 3 para o Terra Nossa. Com isso, os 'pintores' vão para a partida contra o Bem Viver-Laranja com a vantagem do empate para ficar com a última vaga da chave.

Isso porque as duas estão com 6 pontos, mas o Miara tem melhor coeficiente no critério de gols average, além de ostentar o fato de ser a equipe que perdeu de menor diferença de gols para o favorito e líder do grupo Keima Futsal: revés 'apenas' de 8 a 3 diante dos comandados de Wilson Bian Jr. Na parte de cima da tabela, Elite Futsal e ADR/Reserva fazem confronto direto pela 2ª colocação do grupo, que também representa fugir do Keima na 2ª fase da Copa Cidade.

Na torcida, RR Zander quer uma das vagas do grupo C

Com Milan2000/Santa Mônica e Betis FC Pontagrossense já classificados em primeiro e segundo lugar respectivamente, a chave C da Copa Cidade tem três times na disputa pelas duas últimas vagas. O Tonini Futsal, 5º colocado, depende de uma goleada por cinco ou mais gols de diferença contra o já eliminado Oppah!/Sutilmaq, na última rodada, para se garantir na próxima fase pelo critério de gols average - o Tonini também se classifica com vitória por quatro gols de diferença, mas nesse caso a equipe precisa marcar mais de oito gols na partida decisiva do grupo.

Em situação mais confortável está a ABEC Lazio, que mesmo perdendo na rodada final da primeira fase, pode garantir classificação. A eliminação precoce do Lazio só acontece se a equipe for derrotada por uma diferença maior de seis gols contra o atual líder, Milan, e o Tonini cumprir a goleada diante do Sutilmaq. Como espectador na última rodada, o RR Zander já disputou os seis jogos da primeira fase e ocupa atualmente a última vaga do grupo. Para eles, o tropeço do Tonini, ou até mesmo um empate do Lazio no 'clássico italiano', é garantia de festa e vaga na segunda fase da Copa Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário