segunda-feira, 11 de julho de 2011

Para um grande campeonato, uma grande final na Chave Ouro da Copa Cidade

Texto: Sebastião Neto
Edição: Letícia Cabral e Felipe Liedmann
Fotos: Afonso Verner
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

Chegou o grande momento. Depois de dois turnos, quase 100 jogos, e acirradas disputas nos Ginásios Zukão e Oscar Pereira, AAJ/Pontasul Indústria Metalúrgica Futsal (campeã do 2º turno) e Prefeitura de Carambeí (campeã do 1º turno) decidem a partir desta terça (12), às 20 horas e 20 minutos - no Ginásio Zukão, a quinta edição da Copa Cidade de Ponta Grossa - Futsal Masculino. A competição que se firmou a partir de um projeto da Prefeitura Municipal para popularizar os esportes na cidade vingou apenas no futsal, que vislumbra um número maior de equipes para a próxima edição e uma evolução no nível técnico do torneio.

O confronto entre o time da Terra dos Imigrantes e o atual bicampeão do torneio promete ser muito disputado, e pode coroar a AAJ/Pontasul como maior vencedora do torneio com três conquistas, ultrapassando o meteórico Curitiba Futsal, feito por Tércio Miranda para jogar a competição em 2009. Do outro lado, Carambeí luta por um recomeço no futsal: depois de participações importantes nas Chaves Prata e Bronze no Paranaense de Futsal no início da década passada, a cidade mostra sinais de uma reformulação gradual, apresentada na própria conquista do 1º turno da Copa Cidade e no título da Fase Regional dos Jogos Escolares com o Colégio Carlos Ventura.

As campanhas vencedoras de cada turno: "Goleada" da AAJ/Pontasul nos números

Wiverson (13) e Silvio (7): presentes nas duas conquistas da AAJ/Pontasul em 2010

No 1º turno, tudo levava a crer que a AAJ/Pontasul repetiria o filme da III edição da Copa, quando sobrou nos dois turnos da competição e levaria o caneco para casa sem a necessidade da grande final. Com uma campanha 100% na 1ª fase, o time comandado por Valter Conceição contrastava com os problemas de Carambeí, que vinha sempre muito desfalcada para os jogos e sentia o cansaço das partidas. Mas na fase mata-mata, Carambeí derrubou o tradicional Águia Sistemas e a própria AAJ/Pontasul antes de chegar a uma surpreendente final com Ipiranga. Uma vitória para cada lado e decisão na prorrogação, quando Cassios fez o gol do título a 40 segundos do apito final. Com a segunda melhor campanha geral, o time da cidade vizinha ficou 10 pontos atrás da Pontasul na classificação após a soma dos dois turnos.

Carambeí
Campanha 1º Turno - CAMPEÃO:
18 pontos:  6v - 0e - 3d
36 Gols Marcados
33 Gols Sofridos
"O jogo": AAJ/Pontasul 1x2 Carambeí (semifinal - 15/04)

Campanha Geral - 2º Lugar:
33 pontos: 11v - 0e - 5d
65 Gols Marcados
51 Gols Sofridos
Artilheiro: Leco (13 gols)

Lições aprendidas, mas nem tanto. Depois da derrota para Carambeí com a melhor campanha da 1ª fase do torneio, a AAJ/Pontasul vinha para o returno disposta a espantar as zebras e se garantir na decisão. Mas o empate contra Piraí do Sul logo na estreia ligou o sinal de alerta mais uma vez no time azul e branco. A partir daí, uma série de oito vitórias consecutivas que só foi quebrada no "apagão" diante do Bardal, na 2ª partida da decisão, quando o time vencia por 3 a 0 a três minutos do fim e permitiu a virada do adversário. Dessa vez, a melhor campanha fez diferença e o empate na prorrogação garantiu a conquista para China e cia. Melhor campanha absoluta da Copa Cidade pela terceira vez seguida, com direito a melhor ataque e melhor defesa do torneio, a AAJ/Pontasul joga pelo empate em caso de decisão na prorrogação.

AAJ/Pontasul
Campanha 2º Turno - CAMPEÃO:
25 pontos: 8v - 1e - 1d
65 Gols Marcados
21 Gols Sofridos
"O jogo": Bardal Contábeis 3x5 AAJ/Pontasul (1º Jogo da Final - 05/07) 

Campanha Geral - 1º Lugar
43 pontos: 14v - 1e - 2d
103 Gols Marcados
33 Gols Sofridos
Artilheiro: Véio (23 gols)

Os confrontos anteriores: Raça e marcação ajudaram Carambeí no jogo "pra valer" 

Presente no 1º duelo entre as equipes, o goleiro Pato (foto) voltou de lesão e poderá jogar a grande decisão

Antes do início da competição, o Grupo "B", de AAJ/Pontasul e Carambeí, era apontado como o mais díficil desta edição da Copa, e um dos mais equilibrados da história da competição. Na prática, a Pontasul estabeleceu seu jogo diante de todos os adversários, e no jogo da 1ª fase entre as duas equipes uma goleada mostrava o abismo que existia até então: no dia 18 de março, a Pontasul venceu por 8 a 0 um desorganizado Carambeí, que tinha apenas um jogador no banco de reservas e pouco ameaçou os goleiros Marquinhos e Feio. Apesar da goleada, Carambeí avançou à fase seguinte como 3ª colocada  da chave, enquanto a AAJ/Pontasul terminou na liderança e com 100% de aproveitamento nos cinco jogos que disputou. Relembre o primeiro duelo entre as equipes em 2011 aqui.

Três rodadas mais tarde, o reencontro: o Grupo "B" dominou os confrontos das quartas-de-final e Carambeí e Pontasul disputaram uma vaga na grande final do 1º turno. Apostando em jogadores mais jovens, a equipe comandada por David Caruso conseguira uma grande vitória diante da Águia Sistemas, enquanto a AAJ/Pontasul festejou o aniversário de 2 anos da Associação Atlética Jornalismo UEPG com uma goleada nas quartas-de-final diante do Milan. Duas equipes cheias de moral, e o que prevaleceu foi a disposição: marcando forte e utilizando bem os contra-ataques, Carambeí derrotou a Pontasul por 2 a 1 e protagonizou uma das grandes surpresas da competição. Os gols de Leco e Tiano jogaram um balde de água fria na ótima campanha da Pontasul, enquanto Carambeí caminhou rumo a conquista do turno. Relembre a semifinal que aconteceu no dia 15 de abril aqui

Quem pode decidir?

O capitão China (foto) é a liderança dentro de quadra na AAJ/Pontasul: disputa com outros quatro jogadores o título de craque da competição

A garotada de Carambeí, reforçada de figuras experientes, como o ala Edinho, está cheia de gás. Durante toda a campanha, o líder dos jovens jogadores deu tranquilidade ao jogo da equipe da Terra dos Imigrantes, e não é atoa que vai concorrer ao prêmio de craque da competição dado pela Liga de Futsal dos Campos Gerais em parceria com blog FutsalDaqui.com. Edinho, juntamente com as ótimas atuações de Dick e os gols de Leco, pode "tirar" o título de Ponta Grossa e ajudar a sua cidade a renascer na modalidade. Mais uma vez, como dissemos na final do 2º turno, vale o destaque sobre o conjunto da AAJ/Pontasul. Os 14 jogadores registrados pela equipe na competição fizeram gols, mostrando o ataque solidário e entrosado do time azul e branco. Se repetirem as atuações que vêm os colocando como destaques de suas equipes na Chave Bronze do Paranaense de Futsal - São Mateus e Ivaí respectivamente - China e Fussa podem ter papel fundamental para o tricampeonato da Pontasul. 

-------------------

Programe-se para a festa do futsal de Ponta Grossa!

FINAIS CHAVE OURO - Copa Cidade

Terça-Feira (12/07)
Prefeitura de Carambeí x AAJ/Pontasul Futsal
20h20 - Ginásio Zukão

Terça-Feira (19/07)
AAJ/Pontasul x Prefeitura de Carambeí
21h - Ginásio Zukão

Nenhum comentário:

Postar um comentário