sábado, 26 de março de 2011

Em PG, Arbitral define regulamento da Chave Prata

Texto: Sebastião Neto
Foto: Assessoria de Comunicação Lojão do Keima Futsal
Futsaldaqui.com na Chave Prata

Na manhã deste sábado (26), representantes dos onze clubes que vão disputar a Chave Prata do Paranaense de Futsal se reuniram no anfiteatro do Colégio Marista Pio XII, para a reunião arbitral da competição estadual. A reunião coordenada pelo Diretor Técnico da Federação Paranaense de Futsal (FPFS) Antônio Carlos Abrão durou cerca de três horas, e definiu entre outros assuntos a fórmula de disputa da competição que inicia no dia 16 de abril.
“No projeto que temos para recolocar Ponta Grossa na elite do futsal do Paraná, sediar um evento importante como o arbitral nos coloca mais próximo dos outros clubes e da própria Federação”, avaliou o técnico do Lojão do Keima Futsal Wilson Bian Junior, que representou o clube princesino na reunião. Para o dirigente da FPFS, fazer o arbitral fora da sede da entidade, em Curitiba, se torna cada vez mais fundamental. “Precisamos de um contato direto com os clubes, conhecer os profissionais, as cidades, os ginásio. Por isso fizemos questão de que Ponta Grossa recebesse o arbitral”, destacou Abrão.
Com poucas novidades, resultado do arbitral acabou satisfatório para os clubes

Rio Branco desiste e UNIPA é o 11º integrante da Prata; fórmula segue modelo da FPFS
Antes de começar efetivamente a reunião, os clubes votaram a inclusão de mais um integrante na Chave Prata de 2011: A União Independente de Pais e Amigos do Futsal (UNIPA), de Foz do Iguaçu. Por decisão unânime, o clube da fronteira substitui o Rio Branco de Paranaguá, que anunciou sua desistência na tarde de ontem. “Sabemos das dificuldades de disputar uma competição como a Prata pela primeira vez, mas acredito que temos condições para isso”, disse Alozio Prado, representante da UNIPA, que também será um dos goleiros da equipe de Foz.
Depois do representante da FPFS repassar as orientações gerais aos clubes, foram discutidas as opções de fórmula para a disputa da competição: três vindas de Araucária, uma de Toledo, uma do Lojão do Keima Futsal, e outra da própria Federação. Após alguns minutos de conversa entre os dirigentes, a junção das propostas da FPFS e do Lojão do Keima Futsal acabou escolhida para a Chave Prata.
Na 1ª Fase, os onze clubes se enfrentam em turno e returno, e oito avançam à fase seguinte. Divididos em dois grupos com quatro times, os classificados jogam a 2ª Fase novamente em turno e returno, dentro de seus grupos. Na composição sugerida pelo Lojão do Keima Futsal, os clubes serão posicionados de acordo com a classificação na fase anterior: 1º, 3º, 6º e 8º integram o Grupo “A”, enquanto 2º, 4º, 5º e 7º ficam no Grupo “B”.
Para o play-off semi-final, se classificam os dois melhores de cada grupo em cruzamento olímpico: 1º de “A” x 2º de “B”, e 1º “B” x 2º “A”. Tanto na semi-final quanto na decisão, foi decidida a inclusão da terceira partida caso seja necessária, modificando a proposta de Federação, que era de três partidas apenas na grande final.
Confira os jogos da 1ª Rodada da Chave Prata, prevista para o dia 16 de abril:

Em Ponta Grossa
Lojão do Keima Futsal x Nova FM/Mercadão Rosa/São João do Ivaí

Em Toledo
Cipauto/Romera/Toledo Futsal x SMEL/Araucária

Em Cantagalo
CA Cantagalo x Pref. Mun. Cambé

Em Pato Branco
CIDEA/Lavarda Esportes x CER Aquarius

Em Foz do Iguaçu
UNIPA/Foz x AEC/Clevelânida

Folga: Pitanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário