.
Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto
.
A Chave Ouro do Paranaense de Futsal alcança na próxima semana a décima de trinta rodadas previstas para a primeira fase da competição. Nas nove rodadas disputadas, o equilíbrio prevaleceu em um dos torneios de maior nível técnico no futsal brasileiro: os placares apertados e baixos surgem em todas as rodadas, inclusive com o raro empate de 0 a 0 entre Marreco/Francisco Beltrão e Marechal Rondon, em partida válida pela terceira rodada do estadual.
Entre jogos adiantados e outros adiados, a Chave Ouro enfim teve o emparelhamento das 16 equipes com o mesmo número de jogos disputados (9 no total), e apesar do equilíbrio, o time rondonense, um dos representantes do Paraná na Liga Nacional, desponta como favorito. A equipe do oeste paranaense domina algumas das principais estatísticas do estadual, e é a única invicta na Chave Ouro.
Por curiosidade, o empate em 0 a 0 com o Marreco foi o único 'tropeço' da equipe comandada por Marquinhos Xavier no torneio. O ponto forte está na defesa: enquanto Guarapuava e Maringá sofreram 14 gols, segundo melhor índice da competição, Rondon aparece com apenas 5 gols sofridos (média próxima de um gol sofrido a cada dois jogos). Nesta quinta-feira (10), a partir das 20h, a equipe do oeste testa o seu poder defensivo contra o Campo Mourão, no Ginásio Ney Braga.
O técnico rondonense Marquinhos Xavier (foto) tem muito o que comemorar: time é líder invicto da 'Ouro' Foto: Arquivo/CBFS |
Já nos números de ataque, os amarelos aparecem apenas em sexto, com 24 gols marcados. O Cascavel, do artilheiro Frede (que deixou a equipe na última semana), é destaque ao balançar as redes adversárias por 30 vezes. Atrás do artilheiro Frede, o pivô Douglão, do Pato Futsal, segue em boa fase e já tem oito na competição, dois a menos que o cearense do Cascavel.
Na tabela de classificação, favoritismo também confirmado: as três equipes paranaenses na Liga Futsal e o atual campeão Cascavel figuram nas quatro primeiras colocações. Já nas últimas colocações da Chave Ouro, Corbélia e Marreco decepcionam os torcedores, porém estão a três pontos da zona de classificação para a segunda fase.
Na tabela de classificação, favoritismo também confirmado: as três equipes paranaenses na Liga Futsal e o atual campeão Cascavel figuram nas quatro primeiras colocações. Já nas últimas colocações da Chave Ouro, Corbélia e Marreco decepcionam os torcedores, porém estão a três pontos da zona de classificação para a segunda fase.
O lado pontagrossense, do Keima Futsal, aparece com ótimos índices ofensivos: a equipe que está na quinta colocação da elite estadual tem o terceiro melhor ataque e já balançou as redes em 27 oportunidades. Por outro lado, a defesa dos comandados de Wilson Bian Junior foi vazada por 23 vezes e ocupa posição intermediária nas estatísticas, o que preocupa o comandante princesino. "Sou um treinador que prioriza a defesa, e de fato estamos tomando muitos gols. Mas o lado bom é que isso pode ser acertado, e se a gente seguir com um bom ataque, os resultados virão tanto dentro quanto fora de casa", availou Bian.
.
Confira as estatísticas das equipes no Paranaense de Futsal - Chave Ouro:
Melhor ataque: Cascavel, com 30 gols marcados
Pior ataque: Corbélia, com 13 gols marcados
Melhor defesa: Marechal Cândido Rondon, com 5 gols sofridos
Pior defesa: Paraná Clube, com 34 gols sofridos
Melhor gols average: Marechal Cândido Rondon, com 4,8
Pior gols average: Corbélia, com 0,42
Mais vitórias: Marechal Cândido Rondon (8 vitórias)
Mais empates: Unipa/Foz (4 empates)
Mais derrotas: Paraná Clube, Marreco e Corbélia (6 derrotas)
Invicto: Marechal Cândido Rondon
Maior goleada: Umuarama 7 x 0 Pato Futsal (5ª rodada)
Jogo com mais gols: São Lucas/Pvaí 5 x 5 Marreco Futsal (5ª rodada) e Paraná Clube 7 x 3 Quedas Futsal (8ª rodada)
Confira as estatísticas individuais na Chave Ouro do PR 2012:
Artilharia:
Frede - Cascavel - 10 gols
Douglas - Pato Futsal - 8 gols
Vitinho - Unipa/Foz - 8 gols
Juninho - Quedas Futsal - 7 gols
Edson - São Lucas - 7 gols
Thiago Rodrigues - Palotina - 7 gols
Dyego - Marechal Cândido Rondon - 7 gols
Pakito - Palotina - 7 gols
Marcelinho - Guarapuava - 6 gols
Bruninho - Maringá - 6 gols
Nenhum comentário:
Postar um comentário