sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pré-Arbitral? Clubes da Chave Ouro se reúnem em Guarapuava

Texto: CliqueEsporte.com
Edição: Sebastião Neto
.
Doze das dezesseis equipes que deverão jogar a Chave Ouro do Paranaense de Futsal se reúnem na noite  nesta sexta feira (27) na cidade de Guarapuava. O objetivo do encontro é discutir a fórmula de disputa da competição, analisando sugestões e procurando aprofundar o diálogo entre os clubes, coisa que pouco aconteceu nos anos anteriores.
.
O encontro está sendo liderado pela equipe do Clube Atlético Deportivo - Guarapuava. O presidente do clube, José Valter Liberato convidou todas as equipes da Chave Ouro, exceto as quatro que deverão disputar a Liga Futsal neste ano (Marechal Rondon, Cascavel, Ciagym/Maringá e Umuarama). As outras 12 equipes confirmaram presença na reunião.


Marreco Futsal se beneficiou do formato de 2011, e faturou o título dao Troféu Jorge Kudri
Foto: Jean Wichinovski/Esporte Guarapuava
A reunião, que acontece sem alarde, deverá será realizada no Parque de Exposições Lacerda Werneck. Caso as equipes que não jogam a Liga Futsal entrem em um consenso sobre o melhor formato para a Chave Ouro, é possível que a principal pauta do arbitral marcado para o dia 11 de fevereiro (que acontecerá em Cascavel ou na própria cidade de Guarapuava) já tenha uma resolução.
.
Liberato adiantou ao blog Futsal Tático, de Campo Mourão, que a ideia do clube é a de voltar à formula de 2010, mas o objetivo do encontro é ouvir outras propostas e chegar a um denominador comum, que seja bom para todas as equipes: “Queremos de volta o sistema de disputa de 2010. É a nossa proposta. Mas sabemos que nessa reunião várias idéias serão apresentadas. O que decidirmos aqui vai ser colocado em ata, que será homologada e entregue em forma de documento à Federação Paranaense de Futebol de Salão”, explicou.
.
Diferenças entre a temporada 2010 e o ano passado
.
Em 2010, a fórmula da Chave Ouro consistia em uma primeira fase com todas as 16 equipes jogando contra todos. Para a segunda fase, se classificavam 12 equipes, divididas em dois grupos (A e B). Na terceira fase eram 8 equipes, novamente divididas em mais dois grupos (C e D). Os dois melhores de casa um destes grupos se classificavam para a semifinal (que podia ser disputada em dois ou três jogos) e os vencedores iam para a final (que também era disputada em dois ou três jogos).


Na última participação de PG na Ouro, em 2008 (foto), o formato era semelhante ao de 2010
Foto: Arquivo Pessoal/Danilo Martins
.
Em 2011, a equipe do Umuarama sugeriu (na data do arbitral, sem tempo para discussões aprofundadas) que o campeonato fosse dividido em duas partes. Na primeira parte, os três times da Liga Futsal não jogaram e as 13 equipes jogaram em turno único, classificando as oito melhores para os play-offs (disputada em dois jogos apenas). Na segunda parte as 16 equipes foram divididas em dois grupos (A e B), com as quatro melhores de cada grupo passando para os play-offs (como a equipe do Cianorte desistiu da Chave Ouro Segunda Parte, um dos grupos ficou com sete times, que ganharam seis pontos das partidas contra o Cianorte).
.
Desta forma, o encontro desta noite, mesmo que não resolva qual será a fórmula da competição em 2012, já significa um grande avanço, com as equipes se encontrando para discutir o futsal do estado, visando competições mais atrativas para os torcedores e mais interessantes para os clubes.
.
Ponta Grossa acena para formato de 2010
.
Antes do silêncio aplicado ao FutsalDaqui, a diretoria do time pontagrossense que disputará a competição acenava em conversas informais a nossa reportagem sobre a preferência da fórmula 'antiga' da Chave Ouro. O time, que teve sua sugestão de fórmula da Chave Prata aprovada em 2011, deve encaminhar alguma proposta para esta reunião, ou até mesmo para o arbitral do dia 11. Os princesinos deverão ser representados pelo técnico Wilson Bian Junior ou pelo presidente Tércio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário