segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Chave Ouro: Reunião em Guarapuava sugere nova fórmula para a temporada 2012

Texto: Adolfo Pegoraro - FutsalPR
Edição: Sebastião Neto
.
Aconteceu na última sexta-feira (27), em Guarapuava, um pré-arbitral da Chave Ouro reunindo os times que não disputam a Liga Futsal. Para não deixar que seja colocada em prática uma fórmula que favoreça somente os times que disputam a principal competição nacional, essas equipes discutiram um formato novo para sugerir à Federação Paranaense de Futsal (FPFS). 

O prazo limite para fazer isso é o dia primeiro de fevereiro. Nove equipes assinaram o documento - seis estavam presentes a reunião, e outras três (incluindo Ponta Grossa) deram anuência a decisão - com o novo formato, mas tudo será realmente decidido no arbitral do dia 11 de fevereiro, que ainda não tem local definido (Cascavel e Guarapuava disputam a sede da reunião).

O formato discutido em Guarapuava prevê 30 jogos na primeira fase, 8 na segunda, mais os mata-matas da semifinal e final (que poderão ser em duas ou três partidas). A alternativa para a falta de datas no calendário é fazer jogos também nas quartas-feiras. Para ser campeão neste formato, o time pode jogar de 42 a 44 jogos, o que representaria um recorde para a primeira divisão do futsal paranaense, que começou em 1995.

Na conquista do acesso para a Chave Ouro, Ponta Grossa disputou 30 jogos na Prata de 2011
Foto: Thiago Terada/FD
A sugestão desses nove clubes, o que já representa maioria na votação, estipula que a primeira fase seja disputada em turno e returno. Depois, se classificam os dez melhores, sendo divididos em dois grupos de cinco. A partir daí, os dois melhores de cada grupo se classificam para a semifinal.

Para os times da Liga Futsal, será um ritmo intenso de jogos. Outro clube que pode ter dificuldades é o Paraná Clube, que vai disputar mais uma vez a Taça Brasil sub-20. Neste ano, a base da equipe que disputa a Chave Ouro é formada por jovens jogadores.

O presidente do Marreco Futsal/Francisco Beltrão, Neocir “Cipó” Nezze, não foi a favor desta nova fórmula. Para ele, seria melhor a disputa no formato de 2010, com 15 jogos na primeira fase. “Desse jeito com muitos jogos, vai ficar muito complicado para os times da Liga Futsal. Nós precisamos deles, é garantia de boa renda. Não podemos fazer com que eles se desestimulem”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário