segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Uma oportunidade para o futsal regional

Texto: Felipe Liedmann
Edição: Sebastião Neto
futsaldaqui.com - Opinião

A Copa Cidade de Ponta Grossa chega a sua 5ª edição, desta vez 25 times estão inscritos e divididos entre as chaves Ouro e Prata (12 equipes na Ouro e 13 na prata). O objetivo do torneio é popularizar o futsal adulto no município, ideia da Secretaria de Esportes do Município na nova Gestão do Prefeito Pedro Wosgrau. A Copa Cidade também é disputada em outras duas modalidades, como o basquete e vôlei, porém com menor número de equipes participante.

No futsal, apesar da maior quantidade de times, o número de inscritos cai a cada nova edição. Na primeira, de abril a setembro de 2009, 44 equipes disputavam o torneio. Em comparação, a redução para a competição que tem início no próximo dia 18 de fevereiro é de 43% dos participantes.

Alguns fatores contribuem para a queda de participantes. O primeiro deles são os valores e taxas cobrados. Desde o início, muitos times são formados por grupos de amigos, onde não há patrocinadores para bancar financeiramente a manutenção das equipes. Com a criação e aumento no valor da taxa de anuidade, a Liga de Futsal dos Campos Gerais consegue manter estrutura, mas ao mesmo tempo vê o menor interesse de clubes pela Copa Cidade.

Em 2010, a grande surpresa da Chave Prata foi o Colégio Frei Doroteu (vermelho), que ficou em 4º lugar

Outro fator vai de encontro a participação de times de pelada ou de amigos de fim de semana. O fortalecimento da competição acontece com a presença de equipes bem estruturadas e profissionais no esporte, porém, esse fator torna algumas partidas extremamente desiguais, principalmente na Chave Ouro. Por outro lado, se ganha em emoção, já que em quadra o que se percebe é a superação ao tentar derrotar os clubes estruturados. Também cria rivalidades interessantes, caso das equipes da AAJ/Pontasul e do Vana Peças no ano passado.

Com a inscrição de times que variam entre clubes estruturados, grupos de amigos, times de bairros, universitários e times de outras cidades, a Copa Cidade de Ponta Grossa aparece como um torneio democrático por fornecer abertura de participação a todos os atletas e, também, não atletas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário