quarta-feira, 31 de outubro de 2012

São José usa tempo extra para chegar a semi na Chave Ouro do Metropolitano; Castro e Jojup's ficam no empate

Texto: Sebastião Neto
Futsal Daqui Comunicação Esportiva

A rodada desta terça-feira (30) nos play-offs do I Campeonato Metropolitano de Futsal foi de roer as unhas. Quem foi ao Ginásio Zukão acompanhou todos os ingredientes das grandes decisões: viradas, gols nos minutos finais, prorrogação, além de nervos a flor da pele. Após dois jogos cheios de emoção, a equipe do Materiais de Construção São José precisou do tempo extra para garantir vaga na semifinal da Chave Ouro, enquanto a igualdade entre SEC/Castro/Irmãos Machado e Jojup’s/PG Futsal deixou a decisão da vaga à próxima fase para a segunda partida, que acontece na próxima terça (06/11).

Na primeira partida da noite no Zukão, o São José jogava por um empate contra a Rede Bem Viver – Laranja para garantir presença na semifinal contra o Bardal Contábeis. Mas a equipe alaranjada conseguiu uma improvável virada no 2º tempo, depois de estar perdendo de 4 a 2, e levou o jogo para o tempo extra. Nos 10 minutos adicionais, o time comandado por Bruno Neto mostrou mais experiência, e com a vitória de 2 a 1, fará a disputa por uma vaga na grande final contra o Bardal a partir da próxima semana.

Enquanto São José e Bem Viver encerravam a série do play-off, a partida de fundo marcava o início dos confrontos entre Castro e Jojup’s, que vai definir o adversário da W3/LP Móveis na outra semifinal da Chave Ouro. O time castrense chegou a abrir 3 a 0 ainda no 1º tempo, mas os comandados de Arnaldo Tozetto foram em busca do resultado, e faltando 40 segundos para o apito final, conseguiram o empate em 4 a 4 com o gol de Dick. Com a igualdade, quem vencer a partida de volta, que acontece na próxima terça-feira também no Zukão, fica com a vaga. Novo empate leva a decisão para o tempo extra, com vantagem do empate para o Irmãos Machado, 4º colocado na fase de classificação. 

Chave Prata

Na próxima terça-feira, também terão início as semifinais da Chave Prata no Campeonato Metropolitano. Às 20 horas, no Ginásio Zukão, o Terra Nossa Futsal mede forças contra o líder da fase de classificação – Bem Viver Azul, que ostenta uma série de oito vitórias consecutivas na competição. Já no sábado (10/11), Faculdades Secal e Elite Futsal abrem a série semifinal no Ginásio Oscar Pereira, que promete reservar um duelo particular entre os pivôs Cristiano (Secal) e Lucas Andrade (Elite), que são os artilheiros de suas equipes no Metropolitano.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Metropolitano define terceiro semifinalista da ‘Ouro’; São José tem a vantagem no confronto decisivo contra Bem Viver - Laranja

Texto: Felipe Gustavo
Futsal Daqui Comunicação Esportiva

O Campeonato Metropolitano de Futsal tem sequência na noite desta terça-feira (30) com duas partidas válidas pela segunda fase no Ginásio Zukão. Enquanto Jojup’s/PG Futsal e SEC/Castro/Irmãos Machado iniciam a briga por uma vaga nas semifinais, São José e Bem Viver – Laranja decidem qual das duas equipes estará entre as quatro melhores da Chave Ouro do torneio regional.

Na primeira partida o São José venceu por 4 a 3 e tem a vantagem do empate para sair do Zukão classificado para a próxima fase. Em caso de vitória do Bem Viver – Laranja, a disputa irá para a prorrogação com vantagem de empate no tempo extra para o São José, que se classificou para a segunda fase com a terceira posição da Chave Ouro.

O confronto decisivo começa a partir das 20h e coloca em jogo a boa fase do São José, que vem de quatro vitórias consecutivas no Metropolitano. O vencedor enfrenta o Bardal Contábeis na disputa por uma vaga na decisão.

Castro/Irmãos Machado buscam a vitória para manter a vantagem na segunda fase
Foto: Afonso Verner/Futsal Daqui

Logo na sequência, às 21h10, Jojup’s/PG Futsal e SEC/Castro/Irmãos Machado fazem o primeiro duelo dos dois clubes na segunda fase da ‘Ouro’. Os castrenses garantiram a vaga na quarta colocação e, por isso, possuem a vantagem de jogar por resultados iguais. Já o time treinado por Arnaldo Tozetto conquistou a vaga no quinto lugar apenas na última rodada, após tropeços de Ajax e Milan2000. O embate entre as duas equipes define o adversário da W3 nas semifinais.

O campeão da Chave Ouro do Metropolitano de Futsal garante vaga na Recopa dos Campos Gerais do próximo ano, torneio que oferece premiação em dinheiro ao vencedor, e que também é organizado pela Liga de Futsal dos Campos Gerais.

sábado, 27 de outubro de 2012

Copa AMCG conhece finalistas neste sábado

Texto: Bianca Machado
Futsal Daqui Comunicação Esportiva 

Acontecem neste fim de semana as semifinais da III Copa AMCG de Futsal, promovida pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em parceria com a Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG). Neste sábado (27), o Ginásio Bigodão, em Arapoti, será palco dos confrontos da categoria feminina, enquanto o Ginásio Quirão, em Tibagi, sediará as partidas masculinas. As equipes representantes de Ponta Grossa - Colégio Padre Carlos e Milan2000/Triângulo/Ponta Grossa - garantiram vaga entre os quatro melhores da competição regional e agora brigam para colocar o município na grande final do torneio.

Em Arapoti, as meninas do Padre Carlos enfrentam Piraí do Sul a partir das 19 horas, e precisam da vitória para conquistar a vaga na decisão. Isso porque as piraienses terminaram a fase de classificação no 2º lugar, enquanto o time comandado por Márcio Leandro ficou uma posição abaixo. O último confronto das duas equipes aconteceu na semana passada, e terminou com um empate de 3 a 3, no Ginásio Samuel Milléo, em Piraí do Sul.

Já entre os homens, o Milan2000 do técnico Fabiano Lopes duela contra Arapoti no mesmo horário, em Tibagi. Os ponta-grossenses tem a vantagem do empate no tempo extra, já terminaram a fase de classificação na vice-liderança, com nove pontos ganhos. O último duelo entre os dois times foi na casa dos arapotienses, que saíram com a vitória de 7 a 2, após atuação de gala da dupla Fininho e Danilo - ambos ex-jogadores da seleção brasileira de futsal - no Ginásio Bigodão.

Outros jogos 

Nas partidas que fecham as semifinais da III Copa AMCG de Futsal, as meninas de Arapoti - que tiveram campanha de 100% de aproveitamento na 1ª fase - recebem Carambeí, a partir das 20 horas, logo após a partida entre Padre Carlos e Piraí do Sul. Já no masculino, a torcida tibagiana promete empurrar o Tibagi Futsal rumo a vitória contra Piraí do Sul, também às 20 horas, no Ginásio Quirão. As finais da III Copa AMCG de Futsal devem acontecer no próximo de 03 de novembro.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Associação Milan2000 lidera ranking do troféu Futsal Total

Texto: Bianca Machado
Futsal Daqui Comunicação Esportiva

O troféu Futsal Total, elaborado pela Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG), conta com novas equipes na briga pelo título e a classificação para a II Recopa dos Campos Gerais, que acontece em fevereiro de 2013. Em primeiro lugar no ranking está a Associação Milan2000, do Núcleo Santa Mônica, que apenas não levará o troféu caso a equipe feminina tenha um WO na decisão pelo bronze do Campeonato Metropolitano Feminino.

Milan2000, do Núcleo Santa Mônica, já disputou cinco competições em 2012
Foto: Marco Favero/Arquivo Futsal Daqui
Hoje, a vice-liderança é do o Bardal Contábeis, que deve ser ultrapassado pelos Supermercados Tozetto depois de computados os pontos de classificação do Campeonato Metropolitano. Entretanto, o resultado oficial do troféu Futsal Total só sairá depois de encerradas todas às competições do ano.

O troféu Futsal Total foi elaborado em 2011, para incentivar os times a participarem de todas as competições durante o ano, já que a pontuação é contabilizada a partir de quais campeonatos as equipes participam. Quanto mais campeonatos e melhor colocação neles, maior é a pontuação no ranking Futsal Total. Os dois times que somarem mais pontos ao final das competições garantem vaga para a Recopa do ano seguinte. 

Se as primeiras equipes já estiverem classificadas para a Recopa (seja por ter sido a atual campeã do torneio ou por ter vencido outra competição no ano), as vagas vão para as próximas equipes por ordem de pontuação. Ano passado, quem levou o troféu foi o time da Prefeitura Municipal de Carambeí, e na segunda colocação ficou Milan2000, que conquistou uma das vagas para a I Recopa dos Campos Gerais.
                
Os times já classificados para a Recopa em 2013 são o Keima Futsal - campeão da Copa Cidade de Ponta Grossa - e o Ivaí Esporte Clube – campeão da Recopa 2012. A atual briga para classificação na Recopa é entre os três primeiros colocados: Milan2000, Bardal Contábeis e Supermercados Tozetto. O primeiro pode considerar-se vencedor com os pontos que vai conquistar no Campeonato Metropolitano Feminino; já na disputa entre Bardal e Tozetto, o primeiro tem a desvantagem de não possuir time feminino inscrito nas competições, o que provavelmente o fará cair para a 3ª posição, dando vaga ao Tozetto.

Avaliação
Medalha de bronze na Recopa e Copa Cidade, Bardal deve ser ultrpassado pelo Tozetto no ranking
Foto: Afonso Verner/Arquivo Futsal Daqui
Para Fabiano Lopes, técnico do Milan2000, a conquista será mais do que merecida, já que ano passado a equipe rubro-negra ficou perto do título. “Esse ano melhoramos um pouco o time e procuramos disputar todas as competições, acredito que para a Recopa de 2013 estaremos ainda melhores”. Além disso, o que ajudou o time do Santa Mônica este ano foi a inscrição de uma equipe feminina nas competições da liga, o que fez o time acumular ainda mais pontos do que em 2011.

Márcio da Silva, representante da equipe dos Supermercados Tozetto, segue otimista para subir para a 2ª colocação até o fim das competições. “Jogamos a Recopa esse ano como convidados e estamos convictos de que disputaremos ano que vem também”. O Tozetto se filiou neste ano a Liga de Futsal dos Campos Gerais e já mostrou um ótimo desempenho durante as competições, com o resultado através da provável classificação para a Recopa do próximo ano via ranking Futsal Total.

Na atualização feita pela LFCG na última segunda-feira (22), estão computados os pontos de participação e colocação da Recopa dos Campos Gerais e da VII Copa Cidade de Ponta Grossa; já do Campeonato Metropolitano, estão somados apenas os pontos de participação. Confira abaixo os 10 primeiros colocados no ranking do troféu Futsal Total em 2012:

(em verde os times já classificados para a Recopa em 2013; e em amarelo os que se classificariam com a atual composição do ranking)

Class.
EQUIPE
PTS
1
Associação Milan2000 - Santa Mônica
184
2
Bardal Contábeis Futsal             
160
3
Supermercados Tozetto e Cia. Ltda.
154
4
Keima Futsal                              
135
5
Associação Desportiva Reservense
102
6
Ponta Grossa Digital Clube - PGDC   
93
7
Ajax Santa Mônica Futebol Clube
80
8
Ivaí Esporte Clube                    
80
9
ABEC Lazio Futsal                   
78
10
Elite Futsal                                
76

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Quatro jogos movimentam a segunda fase do Metropolitano; Chave Prata define semifinalistas no sábado

Texto: Felipe Gustavo
Futsal Daqui Comunicação Esportiva

Nesta semana, o Ginásio Zukão será palco das primeiras decisões do Metropolitano de Futsal. Ao todo, quatro partidas acontecem pela fase de mata-mata do torneio regional. Na Chave Ouro, apenas um confronto abre a segunda fase, já a Chave Prata conhecerá no próximo sábado (27) os semifinalistas da competição.

Na próxima quinta-feira (25), às 20 horas, Terra Nossa e Tozetto/Balanmix duelam pela primeira partida do mata-mata da ‘Prata’. Os dois clubes fizeram campanhas semelhantes na primeira fase e cada um somou 13 pontos. A vantagem é do Tozetto, que garantiu a quarta colocação pelos critérios de desempate. Ainda na fase inicial, as duas equipes se enfrentaram também no Zukão e o Terra Nossa foi goleado por 9 a 1.

Tozetto/Balanmix tem dois compromissos decisivos nesta semana pela 'Prata'
Foto: Afonso Verner/Futsal Daqui

Logo na sequência, às 21h10, o Bem Viver – Laranja entra em quadra com a missão de vencer o embalado time do São José, atual vice-campeão da Copa Cidade de Ponta Grossa, na busca por uma vaga nas semifinais da Ouro contra o Bardal Contábeis. Enquanto o Bem Viver garantiu a última vaga da 1ª fase, o São José ficou com a terceira colocação e vem de três vitórias consecutivas no Metropolitano. Na primeira fase, as duas equipes fizeram um confronto equilibrado que terminou com o placar de 6 a 6.

Chave Prata conhecerá semifinalistas

Ainda no Zukão, a Chave Prata do Metropolitano terá a definição das quatro melhores equipes do torneio no próximo sábado (27). Às 19 horas, Aprosar/Sacolona e Faculdades Secal decidem quem enfrentará o Elite Futsal nas semifinais. A primeira partida teve vitória do Secal por 4 a 2, com destaque para três gols do artilheiro Cristiano.

Já a partir das 20h10, Tozetto/Balanmix e Terra Nossa voltam à quadra para a partida decisiva da segunda fase. O vencedor do confronto encara o Bem Viver – Azul, líder da primeira fase, nas semifinais da Chave Prata.

Os três primeiros colocados da ‘Prata’ garantem acesso para a Chave Ouro do Metropolitano 2013 e o campeão terá vaga assegurada na Recopa dos Campos Gerais da próxima temporada.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Equipes de PG seguem na briga pelo bicampeonato da Copa AMCG

Texto: Felipe Gustavo
Futsal Daqui Comunicação Esportiva

A última rodada da III Copa AMCG de Futsal terminou com saldo positivo para os representantes de Ponta Grossa. No feminino, o Colégio Padre Carlos está nas semifinais após somar oito pontos e finalizar a primeira fase na terceira colocação. Já pelo masculino, o Milan2000/Triângulo/Ponta Grossa garantiu o segundo lugar e duela contra Arapoti por uma vaga na decisão.

Tibagi e Ponta Grossa lideraram competição masculina ao final da 1ª fase


A rodada que decidiu o rumo dos ponta-grossenses no torneio regional aconteceu na noite do último sábado (20). A cidade de Piraí do Sul foi palco do empate entre as donas da casa e as meninas do Padre Carlos. Com o placar de 3 a 3, o time de Ponta Grossa treinado por Márcio Leandro ficou com 53% de aproveitamento na primeira fase e garantiu a terceira posição.

As outras partidas válidas pela última rodada do feminino foram peculiares. Palmeira derrotou Tibagi por 1 a 0, pois a equipe tibagiana já estava eliminada do torneio por WO. Enquanto Arapoti também venceu por 1 a 0 o duelo contra Carambeí, que havia conquistado os três pontos, mas perdeu por utilizar uma jogadora de maneira irregular.

As semifinais femininas da Copa AMCG ocorrem em partida única na cidade de Arapoti. A equipe do Padre Carlos encara novamente Piraí do Sul na disputa por uma vaga na grande decisão, enquanto as meninas de Carambeí visitam as arapotienses.

Masculino

O Milan2000, de Ponta Grossa, também viajou até Piraí do Sul pela última rodada da primeira fase e não tomou conhecimento da equipe adversária. Jogando no Ginásio Samuel Milléo, o time rubro-negro venceu por 6 a 2 e garantiu a segunda posição.

Os outros confrontos da última rodada também tiveram vitória dos visitantes. Em Palmeira, a equipe da casa foi goleada por 5 a 1 contra Tibagi, enquanto o time da cidade de Carambeí perdeu dentro de seus domínios em um duelo emocionante contra Arapoti. O placar de 9 a 8 garantiu os arapotienses entre os quatro melhores da Copa AMCG.

As semifinais do torneio masculino acontecem na cidade de Tibagi, no próximo sábado (27), onde os donos da casa enfrentam Piraí do Sul no Ginásio Quirão, a partir das 20 horas. Na partida que abre a rodada dupla, o Milan2000, dono do melhor ataque na primeira fase com 27 gols, decide o destino de Ponta Grossa na competição contra Arapoti, também em jogo único.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

PGDC/Montana FC garante vaga na final do Metropolitano Feminino; Secal abre play-offs do masculino com vitória

Texto: Sebastião Neto
Futsal Daqui Comunicação Esportiva

No duelo entre a melhor e a pior defesa da fase de classificação do I Campeonato Metropolitano de Futsal, as meninas do PGDC/Pizza Frita/Montana FC tiveram dificuldades para bater o Milan2000/Triângulo/Santa Mônica e se garantir como primeiro finalista do torneio. Neste sábado (20), as duas equipes se enfrentaram pelas semifinais da competição regional no Ginásio Zukão e o time laranja venceu a equipe do Núcleo Santa Mônica por 2 a 1. 

Com a vitória, o PGDC aguarda o vencedor de Phoenix Futsal/Telêmaco Borba e Aprosar/Sacolona, que jogam no próximo dia 10 no Ginásio Oscar Pereira, para conhecer o adversário da grande final, que acontecerá no dia 1º de dezembro, no Ginásio Zukão.

Líder e única equipe 100% de aproveitamento em todo o torneio, o PGDC/Montana FC contou mais uma vez com a defesa para sair com a vitória. O Milan2000, depois de terminar a fase de classificação em 4º lugar, mostrou um futsal de qualidade na semifinal e por pouco não surpreendeu as líderes do Metropolitano. Bruna Gonçalves e Renata marcaram para o PGDC, enquanto Vanessa descontou para o rubro-negro da Santa Mônica. Mesmo com o gol sofrido, o time laranja segue para a decisão com a melhor defesa do torneio, já que tomou apenas três gols na campanha de cinco vitórias em cinco jogos.

Masculino

Antes de PGDC/Montana FC e Milan2000, o Zukão recebeu neste sábado a abertura dos play-offs do Metropolitano Masculino, com a partida entre as Faculdades Secal e Aprosar/Sacolona, válida pela repescagem às semifinais da Chave Prata. Apesar do 3º lugar na fase de classificação, o time do Núcleo Santa Marta acabou surpreendido pela equipe universitária pelo placar de 4 a 2.
-
Secal começa play-offs da Chave Prata com vitória
Foto: Afonso Verner/Arquivo Futsal Daqui
O destaque do time da Secal foi mais uma vez o pivô Cristiano, figura conhecida do futebol amador de Ponta Grossa. Cristiano marcou três dos quatro gols da equipe, e tem uma incrível média de 2,5 gols por partida no Metropolitano, já que marcou em 10 oportunidades nos quatro jogos que disputou. Michael marcou o outro gol da Secal, que ainda viu Rodrigo e Jeferson Almeida descontarem para o Sacolona.

Com o resultado, as Faculdades Secal jogam por um empate na partida de volta, que acontece no próximo sábado (27), para encararem o Elite Futsal nas semifinais do Metropolitano. Em caso da vitória do Sacolona, o jogo vai para o tempo extra, com a vantagem do empate para a Aprosar/Sacolona, que teve melhor campanha na 1ª fase.

Clique e confira a agenda de jogos desta semana no Metropolitano de Futsal e nas semifinais da III Copa AMCG

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Metropolitano chega à segunda fase neste sábado; Secal e Aprosar/Sacolona começam a decidir uma vaga nas semifinais

Texto: Felipe Gustavo
Futsal Daqui Comunicação Esportiva

Após nove rodadas, o I Campeonato Metropolitano de Futsal já conhece todas as equipes classificadas para a segunda fase nas Chaves Ouro e Prata. Ao todo 12 clubes seguem na briga pelo título regional: W3, Bardal Contábeis, São José, SEC/Castro/Irmãos Machado, Jojup’s/PG Futsal e Bem Viver Laranja (Chave Ouro), além de Bem Viver Azul, Elite Futsal, Aprosar/Sacolona, Tozetto/Balanmix, Terra Nossa e Faculdades Secal (Chave Prata). A próxima fase tem início neste sábado (20), com apenas um confronto pela Chave Prata.

O terceiro colocado da primeira fase, a Aprosar/Sacolona, enfrenta neste sábado às 19 horas, no Ginásio Zukão, a equipe das Faculdades Secal, sexta colocada na ‘Prata’. O semifinalista será decidido em dois jogos. Em caso de uma vitória para cada lado, o confronto se encaminhará para a prorrogação com vantagem de empate para os meninos do Núcleo Santa Marta, que tiveram melhor campanha na fase inicial. O vencedor desse confronto enfrenta o Elite Futsal, segundo colocado da primeira fase, nas semifinais do Metropolitano.

Bem Viver Azul conquistou a melhor campanha entre todos os clubes do Metropolitano
Foto: Afonso Verner/Futsal Daqui

No outro confronto da ‘Prata’, Tozetto/Balanmix e Terra Nossa Futsal decidem a partir da próxima quinta-feira (25) no Zukão quem será o adversário do líder Bem Viver Azul nas semifinais. A vantagem de empate na prorrogação é do Tozetto/Balanmix, que terminou a primeira fase na quarta colocação pelo critério de confronto direto diante do próprio Terra Nossa.

Ouro

Já na Chave Ouro, a definição dos classificados veio apenas na última rodada. Ajax Santa Mônica e Milan2000 não foram páreos para seus adversários e ficaram de fora da segunda fase: com os resultados negativos dos clubes do núcleo Santa Mônica, Jojup’s/PG Futsal e Bem Viver Laranja avançaram para a fase de mata-mata.

Na segunda fase, o Bem Viver Laranja enfrenta em melhor de dois jogos o Materiais de Construção São José, dono da terceira melhor campanha na competição. O confronto entre as duas equipes tem sua primeira partida na noite da próxima quinta-feira, também no Zukão, e definirá o adversário do Bardal Contábeis na semifinal da principal divisão do Metropolitano.

Do outro lado, o líder da primeira fase, W3, aguarda o vencedor da série play-off entre o melhor ataque e a melhor defesa da Chave Ouro. SEC/Castro/Irmãos Machado e Jojup’s/PG Futsal disputam a segunda vaga para as semifinais do torneio, e Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG) deve definir a data do duelo entre as duas equipes ainda neste sábado.

Os campeões das Chaves Ouro e Prata do Metropolitano de Futsal garantem vaga na Recopa dos Campos Gerais em 2013, torneio que oferece premiação em dinheiro ao campeão, e que também é organizado pela LFCG. Além disso, os três primeiros colocados da ‘Prata’ garantem acesso para a Chave Ouro do Metropolitano em 2013.

Números da 1ª Fase – Metropolitano:

Chave Ouro

Melhor Ataque: Bardal Contábeis e SEC/Castro/Irmãos Machado (40 gols marcados)
Pior Ataque: ABEC Lazio Futsal (13 gols marcados)

Melhor Defesa: Jojup’s/PG Futsal (19 gols sofridos)
Pior Defesa: Bem Viver Laranja (41 gols sofridos)

Artilheiro: Cleytinho – SEC/Castro/Irmãos Machado (13 gols marcados)

Média de gols: 7,61 gols por partida

Maior goleada: Bem Viver Laranja 1 x 10 Bardal Contábeis (14/08 – 2ª Rodada)

Chave Prata

Melhor Ataque: Elite Futsal (51 gols marcados)
Pior Ataque: Cruzeiro EC (18 gols marcados)

Melhor Defesa: Elite Futsal (20 gols sofridos)
Pior Defesa: Cruzeiro EC (48 gols sofridos)

Artilheiro: Lucas Andrade – Elite Futsal (20 gols marcados)

Média de gols: 7,64 gols por partida

Maior goleada: Terra Nossa Futsal 4 x 12 Estofados MM (11/09 – 6ª Rodada)

(Clique e confira a agenda completa de jogos do Metropolitano e da Copa AMCG; ambos tem rodada neste sábado com ENTRADA FRANCA!)

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pensando nas semifinais, Milan2000 e Padre Carlos encerram primeira fase da Copa AMCG em Piraí do Sul

Texto: Bianca Machado
Futsal Daqui Comunicação Esportiva

Faltando apenas uma rodada para acabar a 1ª fase da III Copa AMCG de Futsal, as equipes representantes de Ponta Grossa têm boas chances de avançarem juntas para as semifinais. No masculino, o Milan2000/Triângulo/Ponta Grossa precisa vencer a partida contra Piraí do Sul, neste sábado (20) fora de casa, para ficar entre os quatro primeiros colocados sem depender de ninguém. Em caso de empate ou derrota, precisará torcer por um empate na partida entre Carambeí e Arapoti, que jogam na Terra dos Imigrantes.

Por outro lado, as meninas do Colégio Padre Carlos já estão classificadas, mas a vitória contra as piraienses no final de semana pode garantir a vice-liderança da 1ª fase à equipe ponta-grossense. A rodada dupla entre PG e Piraí terá início às 19 horas, no Ginásio Samuel Milléo, com o jogo da categoria feminina, enquanto os rapazes de Milan2000 e Piraí entram em quadra às 20 horas.
-
Padre Carlos já está garantido nas semifinais da Copa AMCG de Futsal
Foto: Marco Favero/Futsal Daqui


Para as semifinais da Copa AMCG classificam-se os quatro primeiros colocados de cada categoria, que decidem as vagas na final em partida única. O mando da partida é de quem fez a melhor campanha na 1ª fase. As duas equipes representantes de Ponta Grossa estão na 4º colocação: as meninas com sete pontos e os meninos com seis.

Avaliação 

Fabiano Lopes, técnico do Milan2000, avalia que devido ao fato da Copa AMCG ser um torneio diferente do que a equipe está acostumada, os ponta-grossenses entraram meio apáticos no início, mas depois acabaram fazendo bons jogos. O técnico diz que os principais deslizes da equipe foram nos jogos contra Arapoti, em que o Milan respeitou demais o adversário e não conseguiu jogar, e contra Tibagi, em um jogo onde o time foi prejudicado com a expulsão do goleiro aos 40 segundos. Entretanto, na última partida contra Carambeí, a equipe rubro-negra saiu com vitória.

O técnico cita como principal problema do time princesino a pouca experiência dos jogadores. “A gente devia segurar mais a bola, ter mais paciência, o nosso pior adversário fomos nós mesmos”. O comandante da equipe que representa Ponta Grossa também destacou a importância de representar o bairro Santa Mônica e o município de Ponta Grossa. “Tirando dois ou três jogadores, o resto do time é todo do nosso bairro; já é importante representar o Santa Mônica, representar o município então é dez vezes mais”, completa.

Já Márcio Leandro, técnico do Colégio Padre Carlos, cita que a principal dificuldade encontrada foi o fato de não poder contar com a equipe completa em nenhum jogo ainda. “As meninas vêm desgastadas de várias competições durante o ano, isso tem atrapalhado um pouco nosso desempenho, apesar da conquista da classificação”, comenta. Na partida contra Piraí do Sul, Márcio Leandro poderá contar com o time completo para buscar a terceira vitória na competição regional.

Além disso, o que preocupa o técnico é a pouca idade das meninas se comparada às outras equipes, já que a maioria das jogadoras do Padre Carlos vem da categoria sub-17. “Ano que vem, independente de quem for o técnico, essas meninas serão a base das seleções de Ponta Grossa, então acredito que isso dará mais maturidade para elas”, destaca Leandro.

Clique e confira a classificação atualizada da Copa AMCG após quatro rodadas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Definidos os semifinalistas do Metropolitano Feminino; PGDC e Milan2000 abrem play-offs neste sábado

Texto: Sebastião Neto
Futsal Daqui Comunicação Esportiva

Terminou neste domingo (14) a 1ª fase do I Campeonato Metropolitano de Futsal Feminino, promovido pela Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG). Depois de 10 jogos, que foram realizados nos ginásios do Núcleo Santa Mônica e Zukão, foram definidos os quatro times que seguem na luta pelo título regional em 2012. PGDC/Pizza Frita/Montana FC, Phoenix Futsal/Telêmaco Borba, Aprosar/Sacolona Futsal e Milan2000/Triângulo/Santa Mônica terminaram nas quatro primeiras colocações, respectivamente, e buscam a partir do próximo sábado (20) a vaga na grande final.

Líder da 1ª fase, o PGDC/Montana FC terminou sua participação na etapa com uma campanha 100%: em quatro jogos, o time laranja venceu as quatro partidas que disputou e teve a melhor defesa do torneio, com apenas dois gols sofridos. Na segunda colocação, o Phoenix Futsal mostrou sua força após estrear com derrota no Metropolitano: as telemacoborbenses venceram os três jogos do último final de semana, fecharam a fase de classificação com o melhor ataque - 24 gols marcados – e a tiveram a artilheira do torneio: Adriana dos Santos deixou para trás Luciane Mancuso, da Aprosar/Sacolona, e terminou a 1ª fase balançando as redes em 11 oportunidades.

Em 3º lugar, a Aprosar/Sacolona Futsal teve duas vitórias, e nos outros dois jogos viu os resultados escaparem em placares apertados: contra o PGDC/Montana FC, em partida que teve clima de clássico no Ginásio Zukão, o revés foi por 2 a 0, enquanto o empate contra o Phoenix Futsal durou até minutos antes do final. Já a pivô Luciane Mancuso terminou a fase como vice-artilheira, com sete gols marcados. Do lado do Milan2000, a vitória contra o Tozetto/Balanmix logo na rodada inaugural foi decisiva para o clube do Núcleo Santa Mônica terminar a fase com a última vaga nos play-offs do Metropolitano. Apesar das derrotas elásticas nas rodadas finais, a goleira Rosângela foi destaque em toda a fase de classificação, chamando a atenção dos principais clubes da região.

Cartões

O grande destaque da 1ª fase do Campeonato Metropolitano foi a disciplina: apenas dois cartões amarelos foram distribuídos durante todos os jogos, enquanto o cartão vermelho não precisou ser utilizado em nenhuma oportunidade nas dez partidas entre as meninas de Ponta Grossa e Telêmaco Borba. Aprosar/Sacolona, Milan2000 e o eliminado Tozetto/Balanmix não tiveram nenhuma jogadora advertida durante o torneio até então.

Semifinais

Logo após o último jogo da fase de classificação - PGDC/Montana FC 2x0 Aprosar/Sacolona Futsal - houve a reunião de avaliação entre os representantes dos quatro clubes classificados, que também serviu para a definição das datas das semifinais. Por decisão dos próprios representantes, a data da grande final só será definida após os resultados das semifinais, que foram desmembradas em dois dias: no próximo sábado (20), PGDC/Montana FC e Milan2000 se enfrentam no Ginásio Zukão, a partir das 20 horas, enquanto Phoenix e Sacolona jogam no dia 10 de novembro, às 20h30, no Ginásio Oscar Pereira.

Os locais das partidas foram escolhidos por PGDC e Phoenix, 1º e 2º colocados na fase de classificação, que ainda tem a vantagem do empate na prorrogação em caso de igualdade no tempo normal. A grande final também acontece em partida única, com o “mando” e vantagem do empate no tempo extra da equipe de melhor campanha na 1ª fase.

Números da 1ª Fase – Metropolitano Feminino:
(Clique e confira a classificação final da fase de classificação)

Melhor Ataque: Phoenix Futsal (24 gols marcados)
Pior Ataque: Tozetto/Balanmix (3 gols marcados)

Melhor Defesa: PGDC/Montana FC (2 gols sofridos)
Pior Defesa: Milan2000 (28 gols sofridos)

Troféu Fair Play: Sacolona, Milan2000 e Tozetto (Nenhum cartão)

Artilheira: Adriana dos Santos – Phoenix Futsal (11 gols marcados)

Média de gols: 6,7 gols por partida

Maior goleada: Phoenix Futsal 13x1 Milan2000 (14/10 – 5ª Rodada)

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Chave Ouro do Metropolitano define últimos classificados para a segunda fase

Texto: Felipe Gustavo
Futsal Daqui Comunicação Esportiva

Os dois últimos jogos da Chave Ouro do Metropolitano de Futsal são decisivos para as pretensões das equipes na sequência da competição. Ajax e Milan, ambos do núcleo Santa Mônica em Ponta Grossa, buscam entrar no G-6 e garantirem presença na próxima fase. Já na Chave Prata, a última rodada serve apenas para os clubes cumprirem tabela, pois todos os classificados foram definidos com antecedência.

Ajax Santa Mônica depende dos três pontos para figurar no G-6 da 'Ouro'
Foto: Afonso Verner/Futsal Daqui
Nesta semana a bola começa a rolar pelo Metropolitano na terça-feira (16) dentro do Ginásio Zukão com dois jogos pela ‘Prata’. Às 20h35 Estofados MM e Cruzeiro EC, já eliminados, encerram a participação dos times no torneio e, na sequência, o Bem Viver (Azul) mira a liderança do campeonato em duelo contra as Faculdades Secal.

O próprio Bem Viver (Azul) ainda tem outro jogo a cumprir na próxima quinta-feira (18) às 19h45, também no Zukão, onde encara o Aprosar/Sacolona. No dia anterior o Ginásio Oscar Pereira recebe a partir das 20h15 o atual líder da ‘Prata’, Elite Futsal, contra o Liverpool FC, que faz a sua despedida do Metropolitano.

Já pela Chave Ouro as últimas partidas guardam o clima de decisão. Na quarta-feira às 21h10 o Oscar Pereira será palco do confronto entre Milan2000 e São José. O Milan precisa da vitória para garantir vaga na segunda fase, enquanto o São José já está classificado entre os melhores clubes da principal divisão do Metropolitano.

No dia seguinte o Zukão recebe a partir das 20h40 o encerramento da primeira fase da ‘Ouro’. Ajax Santa Mônica e SEC/Castro/Irmãos Machado se enfrentam com objetivos diferentes. Enquanto os castrenses já asseguraram vaga na próxima fase, o Ajax depende da vitória para seguir com o sonho do título regional.

Caso Milan e Ajax conquistem as vitórias, Bem Viver (Laranja), atual sexto colocado, e Jojup’s/PG Futsal, em quinto, ficam de fora na sequência da Chave Ouro.

O calendário da segunda fase do Metropolitano será definido pela Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG) em reunião com os representantes de cada clube classificado. O evento acontece na próxima quinta-feira (18) no Ginásio Zukão, onde fica a sede da LFCG, logo após o encerramento da última rodada.