sábado, 26 de maio de 2012

É hora de dar tchau! (Ou seria um até breve?)

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

A frase da célebre série infantil Teletubies ilustra o momento do FutsalDaqui.com. Passou o tempo do blog que veste a camisa do futsal dos Campos Gerais, ficou inviável acompanhar os passos de nossas equipes no Campeonato Parananense, muito menos o que acontece além disso no futsal da nossa região. Oficialmente encerramos a nossa cobertura no dia de hoje, visto que até mesmo durante esta semana não houve atualização na nossa página.

Alguns comemoram, outros lamentam, outros não estão nem aí. Acontece. O que não pode ser negado é que o nosso blog cumpriu durante pouco mais de um ano a função de ser a principal voz do salonismo de Ponta Grossa e das cidade vizinhas para o estado do Paraná. Se muitos na imprensa de PG rotularam o blog como o site 'que torcia contra o time da cidade', as mídias de todo o estado davam cada vez espaço e credibilidade a página, o que nos motivava cada dia mais a seguir trabalhando e mostrando nosso trabalho, ou seja, buscando nosso espaço no futsal do estado.
A despedida do FD.com com conteúdo próprio: Carambeí 3x3 Cândido Futsal pela Bronze
Foto: Thiago Terada/FD
Ficou inviável porque? Você me pergunta. Como todo mundo sabe, o FutsalDaqui.com é um trabalho voluntário de todos os jornalistas e estudantes que trabalham aqui, ninguém ganha nada com isso a não ser o prazer de acompanhar a modalidade e auxiliar os nossos times da melhor maneira possível. E agora, os compromissos profissionais de muitos de nós inviabilizam a continuidade deste trabalho do jeito que tem que ser: com conteúdo próprio, apuração decente e um acompanhamento periódico do que acontece na região. Não adianta ter um blog ou uma página simplesmente para dizer que tem.

Mas não é só isso. É também porque fica extramente complicado competir contra dinheiro, e principalmente quando ele vem aos montes. O FutsalDaqui.com competiu até onde deu, mostrou sua cara até onde pode. Mas os investimentos pesados em outros veículos não nos deixou manter o mesmo fôlego de trabalho, a mesma paixão, sabendo que aquele que está ao seu lado recebe (e muito bem) para fazer aquele trabalho. Fomos preteridos no que diz respeito a investimento dos clubes poderosos da região durante estes 14 meses. Foi o recado mais claro para dizer que não era necessária a nossa presença.

Por outro lado, tem os abenegados. Os que juntam o dinheiro e todas as forças possíveis para colocar um time de futsal em quadra, e por esses fico muito sentido pelo fim do blog. Estes souberam valorizar cada linha deste espaço, e não deixavam de nos cumprimentar pela grande cobertura feita na visão deles, por 'colocá-los na mídia sem pedir nada em troca'. Mas eles davam a troca sim, a confiança e o simples fato de lembrarem do nosso trabalho.
Primeiro jogo oficial do Keima Futsal no Paranaense. FutsalDaqui.com cumpriu a missão de falar dos Campos Gerais
Foto: Thiago Terada/FD 
Pois bem, acabou. O blog ficará sem atualizações, e quem sabe um dia nos dê 'na telha' de voltar a postar. Seguimos com as notícias do futsal na CBN Ponta Grossa, de segunda a sexta, no programa CBN Esportes, e também com as transmissões de algumas partidas do Keima Futsal na Chave Ouro do Paranaense pelo twitter @blogfutsaldaqui, pois este espaço será o contraponto, a opção para quem quiser uma cobertura diferenciada e jornalísticas das partidas do nosso representante.

Para fechar, clique aqui e leia um texto que representa todas as mensagens positivas dos clubes da região na última temporada, vindo justamente daquele que protagonizou praticamente uma cruzada contra esta página no início da temporada. Inexplicável, e ao mesmo tempo gratificante.

Muito obrigado as mais de 100 mil visitas dadas ao blog, e a condição de um dos 100 sites mais acessados de Ponta Grossa no último ano. E a paixão pelo futsal dos Campos Gerais continua, SEMPRE!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Keima leva virada de Marechal C. Rondon e acumula terceira derrota consecutiva na Chave Ouro

Texto: CliqueEsporte.com 
Edição: Felipe Gustavo

A equipe de Marechal Cândido Rondon segue passeando na Chave Ouro do Paranaense de Futsal. Líder invicto, o time do oeste venceu na noite desta quinta-feira (17) o Keima Futsal, de Ponta Grossa, em pleno Ginásio Oscar Pereira. Os ponta-grossenses começaram na frente do placar, mas nos quatro minutos finais sofreram os dois gols que decretaram a vitória rondonense por 3 a 1.

Com três derrotas consecutivas no torneio, os comandados de Wilson Bian Jr. seguem na sétima colocação com 16 pontos, mas podem cair até duas posições na tabela de classificação com as partidas das próximas semanas. Do outro lado, o Marechal lidera com folga ao somar 31 pontos de 33 disputados nesta Chave Ouro. 

O jogo


A partida começou eletrizante: Emerson abriu o placar para Ponta Grossa logo aos 2 minutos, em jogada individual. A resposta veio um minuto depois, com Valença batendo colocado após cobrança de falta ensaiada.


As duas equipes criaram muitas chances, mas o primeiro tempo terminou com o placar igualado. No intervalo, o técnico Marquinhos Xavier criticou a arbitragem da partida, em entrevista à Rádio Difusora de Marechal Cândido Rondon: “Essa arbitragem deixou de ser polêmica faz tempo. Eles são fracos tecnicamente, não tem como atuar nesse campeonato. Usam o apito como uma arma nos ameaçando o tempo todo”, afirmou o treinador que foi expulso logo depois da entrevista. Antes, o preparador físico do Marechal já havia sido expulso pela arbitragem de Paranaguá. 


Na volta do segundo tempo, o jogo esfriou, mas, aos poucos, os ponta-grossenses foram criando as melhores chances para balançar as redes. Aos 10', Betinho Luiz acertou a trave do goleiro Chico após ajeitada de Marquinhos. No minuto seguinte, Chico praticou duas defesas milagrosas em chutes de Henrique e Betinho Luiz.


Mas o castigo para o Keima veio a três minutos do fim, quando Valença bateu da entrada da área e a bola desviou em Henrique para decretar a virada de Marechal Cândido Rondon. Jogando no 'tudo ou nada', Bian lançou Emerson como goleiro-linha, mas, no minuto final, Gadeia roubou a bola, avançou e tocou para Bruno Souza bater cruzado, sem goleiro, e fechar o placar em 3 a 1 na cidade de Ponta Grossa.

E agora?

Marechal conquistou a sua 10ª vitória em 11 jogos pela Chave Ouro, enquanto o Keima perde a invencibilidade de 18 meses no Oscar Pereira em competições da Federação Paranaense de Futsal. Os rondonenses seguem para Londrina, onde enfrentam a equipe da casa pela Liga Nacional de Futsal neste sábado (19). Já o representante de Ponta Grossa novamente tem folga de duas semanas pelo Paranaense: a equipe volta às quadras apenas no dia 2 de junho, quando enfrenta o São Lucas, de Paranavaí, no Oscar Pereira. Para a próxima partida, Bian não conta com Betinho Luiz que tomou o terceiro amarelo na noite desta quinta-feira.


FICHA TÉCNICA
Keima Futsal 1 x 3 Marechal Cândido Rondon
Paranaense de Futsal - 1ª Fase - 11ª Rodada - 1º Turno
Ginásio Oscar Pereira/Ponta Grossa - 17/05 - 20h30

Keima Futsal: Bizinho; Fio, Emerson, Betinho Luiz e Marquinhos; Rafinha, Neto Caraúbas, Tibagi, Renato, Betinho Potiguar, Henrique e Dilvo - Téc. Wilson Bian Jr.
Marechal Cândido Rondon: Chico; Valença, Dyego, Bruno Souza e Chico Paulista; Quinzinho, Renan, Thales, Gadeia, Rafael, Amadeu e Jhonathan - Téc. Marquinhos Xavier

Arbitragem: Marco Antônio de Souza e Paulo Roberto da Graça (Paranaguá)
Gols: Emerson (Keima); Valença (2) e Bruno Souza (Marechal)
Cartões Amarelos: Marquinhos, Betinho Luiz e Tibagi (Keima); Bruno Souza (Marechal)

domingo, 13 de maio de 2012

Irreconhecível! Keima joga mal, sofre goleada fora de casa e segue sem vencer o Pato Futsal

CLIQUE AQUI CURTA A FANPAGE OFICIAL DO FUTSALDAQUI.COM NO FACEBOOK. AS NOTÍCIAS DO FUTSAL NOS CAMPOS GERAIS TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS!
.
Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto

Sem inspiração, nervoso em quadra e abusando dos erros. O Keima Futsal, de Ponta Grossa, duelou contra o Pato Futsal na noite deste sábado (12), no Ginásio Dolívar Lavarda, e acabou goleado por 5 a 0 pela 10ª rodada do Paranaense de Futsal - Chave Ouro. A equipe comandada por Wilson Bian Junior não foi nem sombra do time que despontava entre os primeiros colocados da elite estadual: com duas derrotas consecutivas, os ponta-grossenses caem para 7ª colocação com 16 pontos.
Fez até gol! O goleiro Fernando (foto) fez o 2º da vitória do Pato sobre os ponta-grossenses
Foto: Thiago Terada/FD
De quebra, a "freguesia" contra o time de Pato Branco persiste, já que na Chave Prata do ano passado foram quatro jogos, com duas vitórias pato-branquenses e dois empates. Com a derrota deste sábado, o representante de Ponta Grossa segue sem saber o que é pontuar no 'Lavardão'. 

O Jogo

Dentro de casa, o Pato Futsal dominava as ações ofensivas e criava as melhores chances com o pivô Douglão e o ala Tato - em duas oportunidades o goleiro Bizinho teve que se esforçar para evitar o gol adversário nos minutos iniciais. A primeira chance do Keima veio apenas aos 6', quando Gleyson arriscou e Fernando praticou a defesa.

Apesar da oportunidade, a pressão vinha do lado mandante e Bizinho continuava segurando o zero, que saiu do placar aos 12' nos pés de Tato: o ala puxou a bola da perna direita para a esquerda e bateu na saída do arqueiro ponta-grossense. O Pato, comandado pelo preparador físico Léo Coimbra (o treinador Márcio Borges estava suspenso pela exclusão contra Campo Mourão) persistia no ataque.

Aos 15', Douglão acertou a trave, mas no minuto seguinte veio a surpresa dos pato-branquenses. O goleiro Fernando bateu de longe, acertou o ângulo de Bizinho e ampliou o placar no 'Lavardão' para festa da torcida local.

A esperança de Ponta Grossa era uma mudança de atitude na equipe visitante. Os 20 minutos finais até começaram com a presença ofensiva do Keima, mas o filme voltou a se repetir na metade final da segunda etapa. O Pato Futsal assustava e tinha facilidade para chegar ao gol de Rafinha, que substituiu Bizinho no intervalo.

Aos 11', Ronaldinho aproveitou a cobrança de falta ensaiada e balançou a rede ponta-grossense pela terceira vez. Na tentativa de reação, Bian lançou Emerson na função de goleiro-linha, mas a tática teve efeito contrário: dois erros de passe do ala Fio deixaram os pato-branquenses livres, sem goleiro, para decretar a goleada de 5 a 0 no Dolívar Lavarda.

O que eles disseram

"Os gols desestabilizaram a equipe pelas formas que aconteceram, erramos no goleiro-linha e o placar mostra a mediocridade da nossa equipe nesta noite", ressalta o pivô Dilvo, que estreou com o pé esquerdo no Keima.

Para o treinador Wilson Bian Jr. o grupo batalhou, mas os erros definiram a goleada. "Os jogadores demonstraram vontade, mas novamente falhamos em lances decisivos e sofremos os gols. O mérito foi do adversário que marcou bem nosso goleiro-linha", definiu o comandante de Ponta Grossa na Chave Ouro do Paranaense.

E agora?

O Keima tem pouco tempo para juntar os cacos, pois o próximo confronto é na noite desta quinta-feira (17), no Oscar Pereira. O adversário? O líder e invicto Marechal Cândido Rondon, que soma 28 pontos em 30 disputados pela Chave Ouro. Dentro de casa, o representante de Ponta Grossa defende uma invencibilidade de quase 18 meses em competições da Federação Paranaense de Futsal. Para o duelo, Wilson Bian Jr. não conta com o fixo Magrão e o ala Gleyson, ambos suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

FICHA TÉCNICA
Pato Futsal 5 x 0 Keima Futsal
Paranaense de Futsal - 1ª Fase - 10ª Rodada - 1º Turno
Ginásio Dolivar Lavarda/Pato Branco - 12/05 - 20h30
Keima Futsal: Bizinho, Magrão (C), Fio, Emerson e Marquinhos; Rafinha, Neto Caraúbas, Betinho Luiz, Gleyson, Henrique, Dilvo e Betinho Potiguar - Téc. Wilson Bian Jr.
Pato Futsal: Fernando, Vando (C), Giovanni, Tato e Douglão; Mateus, Chico, Tomas, Ronaldinho, Juninho, Flávio e Alex Gaúcho - Téc. Márcio Borges
Arbitragem: Edson Brasiliano e Paulo Machado Dias (Clevelândia)
Gols: Tato (3), Ronaldinho e Fernando (Pato Futsal)
Cartões Amarelos: Magrão e Gleyson (Keima)

Ivaí EC arranca empate em Ivaiporã, mas perde liderança da Chave Prata para o Clevelândia

Texto: Antonello Nadal, especial para o FutsalDaqui.com
Edição: Sebastião Neto

Contando com o apoio do torcedor que compareceu ao Ginásio Alcebíades Alves, o Grêmio Ivaiporã arrancou um importante empate por 2x2 diante do Ivaí Esporte Clube neste sábado (12), em duelo válido pela 6ª rodada do Paranaense de Futsal - Chave Prata. Clade e Rebouças fizeram os gols ivaienses, enquanto Thutio e Custelinha marcaram para o Grêmio Ivaiporã
Em um ginásio acanhado e a torcida contra, Ivaí EC conquista importante empate em Ivaiporã
Foto: Antonello Nadal/Esporte In Foco
Com o resultado, o time de Ivaiporã está em 6º lugar, com seis pontos, enquanto o Ivaí Esporte Clube perdeu pela 1ª vez a liderança da Chave Prata. Depois de cinco rodadas na ponta, a vitória do Clevlândia sobre o São João Futsal colocou o time do sudoeste com os mesmos 11 pontos do Ivaí, mas com a vantagem ada vitória no confronto direto.
O jogo
Precisando da vitória para encostar nos lideres, a equipe ivaiporãense começou atrás do placar. Clade arrematou nas proximidades da área e acertou o ângulo do goleiro Morcego, aos 6’10’’ de jogo. A partir daí, o Grêmio Ivaiporã pressionou e os visitantes  e o empate quase veio em duas boas ocasiões. Primeiro em finalização de Foca, que recebeu passe de Thutio e bateu de primeira, mas a defesa afastou. Em seguida, Custelinha cobrou escanteio, Thutio se antecipou a marcação, mas a finalização saiu a direita da meta do goleiro ivaiense.
No 2º tempo, após linda tabelinha entre Foca e Custelinha, o camisa 10 serviu Thutio, mas o pivô bateu para fora. A equipe ivaiporãense ainda viu o goleiro Diego salvar os visitantes espalmando falta cobrada por Foca, e abafando um contra-ataque nos pés de Custelinha. Mas aos 10 minutos não teve jeito: e após lançamento de Foca, Thutio empatou com um belo toque tirando do goleiro.
A igualdade incendiou o torcedor, que prendeu a respiração quando Morcego soltou a bola, mas Rebouças não aproveitou e bateu para fora. Aos 13’46, o mesmo Rebouças experimentou de longe e fez o segundo gol do Ivaí, em falha de Morcego. No entanto, o capitão Foca fez jogada individual e cruzou para Custelinha fazer o dele e empatar outra vez, aos 16’30. O Grêmio ainda ficou com um jogador a mais depois da expulsão de Fernando, do Ivaí, nos segundos finais, mas não foi o suficiente para conseguir a virada em casa.
O que eles disseram:
O técnico Silvinho comentou as razões para a campanha irregular do Grêmio Ivaiporã após um terço da 1ª fase. “Nós fomos a última equipe a começar a preparação para o campeonato, tanto que jogadores ainda estão sendo contratados para formar o elenco. Apesar de termos uma boa base do ano passado, precisamos montar uma república para que os jogadores possam treinar mais regularmente, só assim vamos conseguir a classificação. O time de Ivaí, por exemplo, treina em dois períodos, mas acredito que dentro dos nossos altos e baixos, fizemos uma boa partida e temos muito a crescer”, explicou o treinador.
E agora?
Para acabar com o jejum de vitórias, o técnico Silvinho terá o reforço do pivô Lucão, na próxima partida, no sábado (19), fora de casa, contra o ascendente Foz Futsal, às 20h30. Já o Ivaí recebe o irregular e lanterna Araucária, no Ginásio Edson Borochok, no mesmo horário. Para retomar a liderança, os ivaienses precisam vencer e contar com tropeço do Clevelândia diante do Ampére, fora de casa.

Depois de virada, Assocam/Carambeí vacila e cede empate contra o Cândido de Abreu Futsal

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

Ficou no quase. Depois de estar perdendo por 2 a 0, a Assocam/Carambeí até conseguiu a virada no Ginásio Batavão, mas ficou no empate com o Cândido de Abreu Futsal em 3 a 3 pela 4ª rodada do Paranaense de Futsal - Chave Bronze. O ala Edinho foi a estrela da partida neste sábado (12): marcou os três gols do time da Terra das Imigrantes e de quebra chegou a sete na 'Bronze', se isolando na artilharia do time dos Campos Gerais. O empate manteve os carambienses na 6ª colocação, agora com quatro pontos, enquanto o Cândido Futsal segue em 3º, com sete.
Com sete gols na Chave Bronze, Edinho (foto) está entre os principais artilheiros do campeonato
Foto: Thiago Terada/FD
Com o resultado, o Carambeí segue invicto dentro do Batavão, já que na primeira partida em casa pela Chave Bronze o time havia goleado o Mater Dei/Apucarana por 8 a 2. Do outro lado, invencibilidade também garantida, já que o Cândido Futsal tem duas vitórias (ambas em casa) e um empate nos três jogos que disputou na competição. Destaque também para a primeira transmissão do FutsalDaqui.com fora de Ponta Grossa, que aconteceu direto do Ginásio Batavão.

O jogo

Jogando em casa, a Assocam/Carambeí buscou o ataque nos minutos iniciais de duelo. Logo a um minuto, o pivô Murilo girou em cima da marcação e obrigou o goleiro Paulo Sérgio e fazer boa defesa. Na sequência, Edinho e Cassios também tiveram boas oportunidades, mas faltou pontaria aos alas da equipe dona da casa. Atrevido, o Cândido de Abreu pressionava na marcação e apostava em jogadas individuais para vencer o goleiro Pato.

E o visitante conseguiu abrir o placar: no contra-ataque rápido, Edmir toca para Jefinho, que toca com tranquilidade na saída de Pato e tira o zero do placar no Batavão. Sem espaços para atacar, o Carambeí passou a arriscar os chutes de fora e forçar os erros da defesa candidoabreuense, que deixaram Batata livre  para marcar, mas o camisa 6 da Assocam chutou a direita de Paulo Sérgio.

Na volta do intervalo, um susto para a torcida da Terra dos Imigrantes: em jogada individual, e até certo ponto despretenciosa, Dario avança pela direita e chuta sem ângulo para fazer o segundo gol do Cândido de Abreu, com pouco mais de um minuto de 2º tempo. Dois minutos depois, a resposta dos mandantes: Leco faz o passe em profundidade, e após o desvio de Murilo, a bola sobra limpa para Edinho estufar as redes de Paulo Sérgio, e abrir o marcador do Carambeí no Batavão.
Mesmo com a vantagem de 2 a 0, o Cândido de Abreu permitiu a virada dos donos da casa
Foto: Thiago Terada/FD
O gol deu moral aos comandados de David Caruso, que passaram a criar mais oportunidades e conquistaram o empate antes de metade da etapa final. Aos 9', Edinho mostra faro de gol para driblar o goleiro e fazer o segundo dele na noite, e levantar a torcida presente ao Ginásio Batavão. Com Tiano improvisado na função de pivô, veio a virada dos donos da casa: o camisa 5 ajeitou com precisão para Edinho, mais uma vez, fazer a festa da torcida e virar o placar a favor do Carambeí.

Mesmo na frente do marcador, a Assocam só queria saber de atacar, e um vacilo na quadra ofensiva custou o resultado positivo ao time da região dos Campos Gerais. Faltando três minutos para o fim, o fixo Vitinho roubou a bola e partiu em velocidade, servindo Dario, que livre de marcação, fez o segundo dele no jogo e decretou o placar final no Batavão: empate em 3 a 3 na cidade de Carambeí, com direito a comemoração do Cândido Futsal no apito final.

O que eles disseram

"É difícil você tirar o adversário da quadra de defesa quando ele está na frente do placar, principalmente em uma quadra pequena. Conseguimos o mais difícil, que era a virada, mas acabamos errando no ataque e proporcionando a chance para eles", avaliou o técnico David Caruso.

E agora?

Depois do empate diante do Cândido de Abreu, a tabela da Chave Bronze reserva uma longa viagem para o Carambeí: o time visita o líder Matelândia no próximo sábado (19), no Ginásio Municipal de Esportes. Sem desfalques por cartão, a grande dificuldade para os comandados de David Caruso será a longa distância: mais de 400km até a cidade no oeste do estado. Já o Cândido Futsal folga na próxima semana, e só volta à quadra no dia 26, quando joga partida atrasada da 2ª rodada contra o Laranjeiras do Sul, no Ginásio Laranjão.

Castro perde para o Laranjeiras e segue sem vencer fora

Não foi dessa vez que o Nano Futsal/Castro conseguiu os primeiros pontos longe de casa. Sem criatividade no ataque e com falhas defensivas, o time comandado por Ricardo Westphal não segurou o Laranjeiras do Sul no Ginásio Laranjão: derrota por 6 a 2, que manteve a equipe castrense na 5ª colocação com seis pontos ganhos. Na próxima rodada, chance de recuperação mais uma vez em casa: duelo diante do Mater Dei/Apucarana no Ginásio Douglas Pereira, a partir das 20 horas.

FICHA TÉCNICA
Assocam/Carambeí Futsal 3x3 Cândido de Abreu Futsal
Paranaense de Futsal/Chave Bronze - 1ª Fase - 4ª Rodada
Ginásio da Cooperativa Batavo/Carambeí - 12/05 - 20h30
Carambeí: Pato, China, Edinho, Cassius e Murilo; Bento, Sapão, Lucas Boba, Batata, Leco, Tiano e Dick  - Téc. David Caruso
Cândido Futsal: Paulo Sérgio, Andião, Jefinho, Edmir e Paulinho; Robertinho, Hermes, Dario, Lucas, Barbosa e Vitinho - Téc. Cleverson Jarenczuk
Arbitragem: Felipe Gusmão e Almir Batista (Ponta Grossa)
Anotadora: Patricia Kruger (Ponta Grossa)
Cronometrista: Patrick Lipski (Ponta Grossa)
Gols: Edinho (3) (Carambeí); Dario (2) e Jefinho (Cândido)
Cartões: Não houve

sábado, 12 de maio de 2012

Sem vencer fora de casa, Nano Futsal/Castro quer primeiros pontos fora do Douglas Pereira

CLIQUE AQUI CURTA A FANPAGE OFICIAL DO FUTSALDAQUI.COM NO FACEBOOK. AS NOTÍCIAS DO FUTSAL NOS CAMPOS GERAIS TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS!
.
Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

Com duas vitórias nos dois jogos que disputou no Ginásio Douglas Pereira, o Nano Futsal/Castro viaja para Laranjeiras do Sul na busca dos primeiros pontos fora da cidade-mãe neste Paranaense de Futsal - Chave Bronze. Neste sábado (12), o time comandado por Ricardo Westphal visita o Laranjeiras do Sul Futsal, no Ginásio Laranjão, a partir das 20h30. O time castrense vem de vitória na competição: 5 a 3 sobre São Pedro do Iguaçu na última rodada.

Mais uma vez compromissos profissionais dos jogadores prejudicam a montagem da equipe alvinegra: o experiente fixo Ademir está fora da relação de atletas que viajou à região central do estado. Na 5ª colocação com seis pontos, a vitória pode colocar o Nano na co-liderança da 'Bronze', em caso de tropeços dos times de Dois Vizinhos e Matelândia, que também jogam longe de seus domínios na rodada deste sábado (12), a 4ª da 3ª divisão estadual.
Hoje no Laranjeiras do Sul, Alex Sandro (foto/esq.) se destacou pelo CA Cantagalo na última temporada
Foto: Thiago Terada/FD
Já sobre o time que entra em quadra longe de casa, Ricardo Westphal conta com os reforços do fixo Everton e do ala ponta-grossense Trinta, que estreiam com a camisa castrense no jogo diante do Laranjeiras. Além disso, o artilheiro Joslei quer se firmar entre os goleadores do torneio, já que o camisa 7 é o vice-artilheiro da Chave Bronze com seis gols. Outro destaque é o jovem pivô Ricardinho, que com as boas atuações com a camisa do Nano Futsal já desperta o interesse de clubes da Chave Prata do Paranaense.

Do outro lado 

Pouco pode se falar sobre a equipe de Laranjeiras do Sul, já que o time fez apenas uma partida nesta Chave Bronze. No único compromisso, o time comandado por Paulo Cezar Franco perdeu para o Matelândia Futsal, no oeste do estado, pelo placar de 5 a 3. Sem desfalques para a partida diante do Nano Futsal/Castro, o técnico Paulo Cezar aposta no fator casa e na experiência do fixo Alex Sandro (ex-Cantagalo) para derrotar a equipe dos Campos Gerais.

Faxinal 'varre' Copel Clube/Cascavel na abertura da rodada

Em noite inspirada do artilheiro Fernando, que marcou quatro gols, a ADEF/Faxinal abriu a 4ª rodada da Chave Bronze nesta sexta-feira (11) de maneira impiedosa: goleada de 7 a 2 sobre a Copel Clube, de Cascavel, em pleno Ginásio da Neva. Além dos gols de Fernando, que foi a 11 no campeonato, Felipe (2) e Joabe marcaram para o Faxinal. Marcinho fez os dois de honra da equipe cascavelense, que caiu para a 8ª colocação com três pontos em quatro jogos. Já a ADEF/Faxinal, marcou seus primeiros pontos na 'Bronze' e subiu para o 7º lugar pelo critério de gols average.

FICHA TÉCNICA
Laranjeiras do Sul Futsal (10º) x Nano Futsal/Castro (5º)
Paranaense de Futsal/Chave Bronze - 1ª Fase - 4ª Rodada
Ginásio Laranjão/Laranjeiras do Sul - 12/05 - 20h30
Laranjeiras: Luiz Antônio, Alex Sandro, Beto, Luiz Fernando e Alex Fernando - Téc. Paulo Cezar 
Nano Futsal: Garfinho, Joslei, Geyson, Césinha (Naldo), Ricardinho - Téc. Ricardo Westphal
Arbitragem: Municípios de Guarapuava e Candói

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Longe de casa, Ivaí EC defende a liderança da Chave Prata contra o Grêmio Ivaiporã

Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto
.
Após o empate suado de 3 a 3 contra Pitanga no Ginásio Edson Brochok, o Ivaí Esporte Clube busca a recuperação e a manutenção da liderança na Chave Prata do Paranaense de Futsal diante do Grêmio Ivaiporã, em duelo no Ginásio Alcebíades Alves neste sábado (12) às 20h30.

De um lado, a equipe da casa não vence há três jogos e despencou para a sexta colocação da competição. Já o alviverde dos Campos Gerais vive situação semelhante, há dois jogos sem saber o que é vencer, o time comandado por Dedé vê a liderança da Chave Prata ameaçada pela primeira vez. Em caso de tropeço ivaiense, Clevelândia, Pitanga, Ampére e Itaipulândia podem ultrapassar o atual líder da segunda divisão estadual.
Líder desde o início da Chave Prata, o Ivaí EC (foto) pode perder a ponta em caso de derrota no norte
Foto: Divulgação/Site Oficial
O Ivaí vive um momento de contradição nas estatísticas da 'Prata', com 24 gols marcados e 18 sofridos, a equipe dos Campos Gerais tem o melhor ataque, mas a segunda pior defesa da competição. Na frente, o alviverde conta com o artilheiro da Chave Prata, Jhonny, que tem tem 11 gols e comanda a ofensividade do grupo ivaiense. Para a partida deste sábado em Ivaiporã, o treinador Dedé toma precauções com Fussa e Rebouças, ambos pendurados com dois cartões amarelos.

Do outro lado

O Grêmio Ivaiporã quer retomar a boa fase que teve na Chave Bronze do ano passado, quando terminou como vice-campeão. Em 2012 a equipe estreou com vitória, mas na sequência foram dois empates e uma derrota. O técnico Silvinho ainda não conta com o novo reforço da equipe, o pivô Lucão, que deve estrear apenas na próxima semana contra o Foz Futsal. Nas estatísticas o Grêmio Ivaiporã vive o mesmo dilema do adversário de amanhã: com 20 gols marcados e 21 sofridos a equipe do norte central paranaense tem o segundo melhor ataque e a pior defesa da Chave Prata. 

Confrontos anteriores

No ano passado, Ivaí EC e Grêmio Ivaiporã se enfrentaram duas vezes pela terceira fase da Chave Bronze, e os ivaienses não tem boas lembranças: foram duas derrotas amargas e a eliminação da equipe alviverde antes das semifinais da competição. Em Ivaiporã, a equipe da casa goleou por 8 a 2 e, no returno, o Ivaí perdeu por 5 a 2 para o time do norte no Ginásio Edson Borochok.

FICHA TÉCNICA
Grêmio Ivaiporã (6º) x Ivaí Esporte Clube (1º)
Chave Prata do PR de Futsal - 1ª Fase - 6ª Rodada - 1º Turno
Ginásio Alcebíades Alves/Ivaiporã - 12/05 - 20h30
Grêmio Ivaiporã: Morcego; Alan Alves, Custelinha, Foca e Thutio - Téc. Silvinho
Ivaí EC: Diego; Alemão, Claudinho, Fernando e Clade - Téc. Dedé
Arbitragem: Município de Campo Mourão

Confiante, Assocam/Carambeí quer seguir 100% dentro de casa

Texto: Sebastião Neto*
Edição: Felipe Gustavo
*Colaboração João Luis Weber, Rádio Vale do Sol FM/Cândido de Abreu
.
Um Batavão cheio de confiança. Assim está a Assocam/Carambeí Futsal para o jogo deste sábado (12) diante do Cândido de Abreu Futsal, a partir das 20h30, pela 4ª rodada da 1ª fase do Paranaense de Futsal - Chave Bronze. Sem desfalques para a partida contra os candidoabreuenses, o time quer aproveitar a folga que teve na última rodada e se recuperar após a contestada derrota diante do Renascença, há 15 dias, por 8 a 4. "Não fizemos um jogo ruim, mas a péssima atuação da arbitragem deixou todo mundo chateado", disse o técnico David Caruso sobre o revés no sudoeste do estado.

Na 6ª colocação com três pontos em dois jogos, uma vitória pode representar a subida dos carambienses até o 3º lugar na classificação da 'Bronze', em caso de tropeço do Nano Futsal diante do Laranjeiras do Sul. E a aposta é em um bom público no Ginásio Batavão, já que a equipe fez uma ótima atuação na estreia em casa: goleada de 8 a 2 sobre o Colégio Mater Dei/Apucarana. "Temos uma quadra diferente das demais, e vamos aproveitar o tempo de adaptação do adversário para impormos nosso jogo e conquistamos mais uma vitória em casa, que é fundamental para a classificação e o moral dos atletas", avalia Caruso, lembrando das dimensões reduzidas da quadra (31m x 17m).
O goleiro Pato (foto) está confirmado no time titular de David Caruso
Foto: Afonso Verner/FD
Com todos os jogadores a disposição, David Caruso definiu a equipe que encara o Cândido Futsal sem mistério: coloca o ala Edinho, artilheiro da equipe na Chave Bronze com quatro gols, na equipe titular. Além dele, outro jogador experiente é o fixo China, que já foi campeão das Chaves Bronze e Prata com o Santa Paula EC. Ao lado de Edinho e China, estão relacionados para o duelo deste sábado: Pato e Bento (goleiros), Tiano (fixo), Cassios, Leco, Lucas Boba, Dick (alas), Murilo, Sapão e Batata (pivôs).

Os ingressos para o duelo entre Assocam/Carambeí Futsal e Cândido de Abreu vão custar R$5, com direito a meia-entrada. A promessa é de casa cheia em Carambeí, e a grande novidade será a transmissão em tempo real do Placar da Rodada FutsalDaqui.com, que começa às 19h45, direto do Ginásio Batavão. Além de Carambeí e Cândido de Abreu, o Placar ficará de olho nos jogos entre Ivaí EC x Grêmio Ivaiporã (Chave Prata), em Ivaiporã, e Pato Futsal x Keima Futsal (Chave Ouro), em Pato Branco, e em todos os resultados das Chaves Ouro, Prata e Bronze.

Do outro lado

Com um time jovem, o Cândido de Abreu quer voos mais altos nesta Chave Bronze. Ao contrário das duas últimas participações (2009 e 2010), a equipe apostou nos valores 'caseiros' e decidiu não investir em altos salários para jogadores de outros municípios. O time é todo formado por atletas da cidade, e como a própria cidade definiu, os jogadores entram em quadra "pelo amor a camisa e a cidade da Cândido de Abreu". O destaque do time comandado por Cleverson é o ala Jefinho, que fez os dois gols da última vitória da equipe: 2 a 1 diante do Mater Dei/Apucarana.

FICHA TÉCNICA
Assocam/Carambeí Futsal (6º) x Cândido de Abreu Futsal (3º)
Paranaense de Futsal/Chave Bronze - 1ª Fase - 4ª Rodada
Ginásio da Cooperativa Batavo/Carambeí - 12/05 - 20h30
Carambeí: Pato, China, Edinho, Cassius e Murilo - Téc. David Caruso
Cândido Futsal: Paulo Sérgio, Andião, Jefinho, Paulinho e Dario - Téc. Cleverson
Arbitragem: Felipe Gusmão e Almir Batista (Ponta Grossa)
Anotadora: Patricia Kruger (Ponta Grossa)
Cronometrista: Patrick Lipski (Ponta Grossa)

Fim de folga! Depois da decisão na Chave Prata em 2011, Pato Branco e PG se reencontram na 'Ouro'

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

Depois de 15 dias de uma pequena folga e muitos treinamentos, o Keima Futsal volta a entrar em quadra pelo Paranaense de Futsal - Chave Ouro neste sábado (12). E o duelo do representante de Ponta Grossa no torneio é contra o algoz da decisão da Chave Prata no ano passado, o Pato Futsal, no Ginásio Dolivar Lavarda, a partir das 20h30. A equipe que pegou a estrada na tarde desta sexta-feira rumo ao sudoeste do estado tem apenas dois desfalques: o ala Léo e o capitão Gian, ambos machucados.

Apesar da derrota na decisão da 'Prata' em 2011, o técnico Wilson Bian Junior dispensa o clima de revanche pelo time ponta-grossense. "É claro que existe uma rivalidade, que foi construída pelos confrontos do ano passado, e até pela história das duas cidades no futsal do Paraná. Mas é apenas isso, e o time está concentrado para conseguir a vitória fora de casa", explica o técnico rubro-negro. Na manhã deste sábado, os princesinos fazem um treino da reconhecimento da quadra do 'Lavardão' a partir das 10 horas.
Em 2011, empate na 1ª partida da decisão teve muita festa do lado ponta-grossensse
(Foto: Thiago Terada/FD)
Sobre a equipe, a novidade fica pela estreia do pivô Dilvo com a camisa do Keima. Conforme o FutsalDaqui.com adiantou ainda no mês passado, a programação da preparação física do time de Ponta Grossa era colocar o camisa 27 em quadra no duelo diante do Pato, fato que se confirmou com a divulgação da lista dos 12 relacionados para o jogo. Além de Dilvo, outra novidade é o retorno do goleiro Rafinha ao banco de reservas, já que na partida contra a Palotinense o suplente de Bizinho foi o jovem Buiú.  Magrão e Neto Caraúbas (fixos), Fio, Betinho Luiz, Emerson e Gleyson (alas), além de Henrique, Marquinhos e Betinho Potiguar (pivôs), completam a lista de Bian.

Além de preocupação com o adversário deste sábado, o time de Ponta Grossa também fica de olho nos quatro jogadores pendurados com dois cartões amarelos: o goleiro Rafinha, o fixo Magrão, e os alas Gleyson e Betinho Luiz ficarão de fora do duelo contra o Marechal Rondon, na próxima quinta-feira (19), casos sejam 'amarelados' na partida contra o Pato. 

Do outro lado

Se o Keima Futsal está preocupado com os quatro jogadores que tem dois cartões amarelos, em Pato Branco a situação é pior ainda: são cinco pendurados, além do ala Fernando, que cumpre suspensão automática pela expulsão na vitória diante do Campo Mourão por 5 a 4. Mas a boa notícia para os comandados de Márcio Borges é a presença do pivô Douglão, que marcou os cinco gols da vitória patobranquense e chegou aos oito na 'Ouro', dois a menos do que o artilheiro Frede, do Cascavel. Se vencer, o Pato chega aos mesmos 16 pontos do time princesino, e ultrapassaria os ponta-grossenses pelo confronto direto.

Confrontos anteriores

Engasgado. Assim está o Pato Futsal para o time de Ponta Grossa. Isso porque o time do sudoeste foi um dos únicos, ao lado do Araucária, que o Keima não conseguiu vencer na Chave Prata do ano passado. Foram quatro confrontos em 2011, com dois empates (1 a 1 na 1ª fase e 3 a 3 na 1ª partida da final, ambos em Ponta Grossa) e duas vitórias do Pato (2 a 1 na 1ª fase e 5 a 2 na 2ª partida da final, ambos em Pato Branco). "Lá é muito difícil jogar, porque a torcida lota e apoia o tempo todo. Mas nosso time vem fazendo boas atuações fora, está faltando um número maior de vitórias mesmo", resumiu o técnico Bian sobre o clima do jogo longe do Oscar Pereira.

FICHA TÉCNICA
Pato Futsal (8º) x Keima Futsal (5º)
Paranaense de Futsal - 1ª Fase - 10ª Rodada - 1º Turno
Ginásio Dolivar Lavarda/Pato Branco - 12/05 - 20h30
Keima Futsal: Bizinho, Magrão, Fio (Betinho Luiz), Emerson e Marquinhos - Téc. Wilson Bian Jr.
Pato Futsal: Fernando, Vando, Giovanni, Luizão e Douglão - Téc. Márcio Borges
Arbitragem: Município de Clevelândia e Coronel Vivida

quinta-feira, 10 de maio de 2012

De olho na liderança geral, São José defende invencibilidade na Copa Cidade diante do Elite Futsal

CLIQUE AQUI CURTA A FANPAGE OFICIAL DO FUTSALDAQUI.COM NO FACEBOOK. AS NOTÍCIAS DO FUTSAL NOS CAMPOS GERAIS TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS!
.
Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

Nem Keima, nem Milan2000. O Materiais de Construção São José, única equipe invicta na VII Copa Cidade de Ponta Grossa - Futsal Masculino ao lado do Bardal Contábeis, pode assumir a condição de melhor campanha geral da competição municipal nesta sexta-feira (11). Para isso, o time comandado por Diego de Paula precisa de uma vitória simples diante do Elite Futsal, a partir das 19h50, no Ginásio Zukão, em jogo válido pela 2ª rodada do grupo D do torneio.

Apesar de não existir um título específico para quem terminar a classificação geral da Copa Cidade com a 1ª colocação, três fatores motivam os times a chegarem aos play-offs na condição de melhor campanha entre os finalistas: o primeiro deles é a vantagem do empate na prorrogação na segunda partida das fases semifinal e final, em caso de dois empates ou uma vitória para cada lado por qualquer diferença de gols. A liderança geral na soma de 1ª e 2ª fases também dará 10 pontos extras no ranking Futsal Total Campos Gerais, e vaga de Ponta Grossa na III Copa AMCG de Futsal caso a competição regional inicie antes do final da VII Copa Cidade.
Em 2011, a AAJ/Pontasul (foto) representou PG na Copa AMCG; equipe foi campeã invicta
Foto: Sebastião Neto/FD
Por isso, o estreante São José conta com a experiência de jogadores rodados no futsal local para ultrapassar Milan2000  e Keima Futsal - atuais líderes gerais com 21 pontos. É o caso dos alas Wiverson, Pio e Pelézinho, além dos pivôs Fabinho e Dudo, todos com passagens importantes por equipes que já disputaram as finais da Copa Cidade. Outro jogador importante é o pivô Lauro, que chegou a ser jogador profissional de futebol no Atlético-PR e em clubes do Japão. Junto com eles, os gols de Felipe, artilheiro do time e da Copa Cidade com 14 gols marcados.

Do outro lado, motivação é o que não falta. O Elite Futsal, outro estreante na Copa Cidade, ficou com a 2ª colocação no grupo B da 1ª fase, e aposta na boa fase do artilheiro Cleverson - 7 gols do torneio, e do ala Lucas Andrade (ex-Boca Juniors). O único desfalque é Felipe Pires, que tomou o 3º cartão amarelo na vitória diante do Betis Pontagrossense por 4 a 3 e cumpre suspensão automática contra o São José. Em sete jogos na Copa, o Elite conquistou cinco vitórias e sofreu duas derrotas, enquanto o adversário da noite venceu seis vezes e teve apenas um empate na competição.

Miara Kruger e RR Zander completam rodada no Zukão

Na sequência de São José e Elite Futsal, às 21 horas, Miara Kruger Tintas e RR Zander Cereais entram em quadra por recuperação no grupo E. As duas equipes perderam na 1ª rodada e precisam vencer para tentar entrar no grupo das quatro equipes da chave que avançam aos play-offs. Do lado do Miara, preocupação e esperança caminham lado a lado: Luciano, artilheiro do time com 10 gols, está pendurado com dois cartões amarelos e desfalcará a equipe em caso de novo cartão. Já no RR Zander, a equipe quer repetir a boa atuação que teve no 1º tempo da derrota contra o Keima, quando criou dificuldades aos comandados de Wilson Bian Junior.

Na rodada de quarta, ADR - Reserva assumiu a ponta no grupo D

Recheada de jogadores ponta-grossenses, a ADR Futsal, de Reserva, pulou para a liderança do grupo D na rodada desta quarta-feira (09) no Ginásio Zukão. Diante do Betis FC Pontagrossense, a equipe da Terra do Tomate não teve dificuldades para vencer os 'espanhóis' por 6 a 2, e chegar a segunda vitória em dois jogos na chave. No outro jogo da rodada, a ABEC Lazio se recuperou da derrota na 1ª rodada e entrou na zona de classificação aos play-offs: triunfo de 5 a 3 sobre Estofados MM, que segue sem pontuar na 2ª fase.

Aproveite e confira a classificação atualizada e a agenda da Copa Cidade no FutsalDaqui.com!
.
FICHA TÉCNICA
Mat. Construção São José (2º) x Elite Futsal (3º)
Copa Cidade PG - Grupo D - 2ª Fase - 2ª Rodada
Ginásio Zukão - 11/05 - 19h50 (Entrada Franca)
São José: Ronan (Chuck), Wiverson, Emerson, Pio e Felipe - Téc. Diego de Paula
Elite Futsal: Fábio, Ângelo, Alisson, Lucas Andrade e Cleverson - Téc. Marcos Museka
Arbitragem: Municípios de Carambeí e Ponta Grossa

quarta-feira, 9 de maio de 2012

História para contar aos filhos! Milan2000 derrota Keima Futsal e tira invencibilidade rubro-negra na Copa Cidade PG

CLIQUE AQUI CURTA A FANPAGE OFICIAL DO FUTSALDAQUI.COM NO FACEBOOK. AS NOTÍCIAS DO FUTSAL NOS CAMPOS GERAIS TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS!
.
Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

Uma muralha e uma vontade do tamanho do Núcleo Santa Mônica. A combinação foi suficiente para parar o Keima Futsal pela primeira vez na VII Copa Cidade de Ponta Grossa, e o autor da proeza foi o Milan2000/Triângulo/Santa Mônica. Na noite desta terça-feira (08), o time 'italiano' bateu os representantes de Ponta Grossa no Paranaense de Futsal - Chave Ouro por 3 a 1 e comemorou a façanha com muita festa no Ginásio Zukão. "É história para contar aos filhos, netos, bisnetos e tudo mais!", celebrou o capitão Fabiano Lopes.

Com dois do fixo Marcos e um do ala Gigio, o Milan2000 supreendeu e cativou o bom público presente ao Zukão, apresentando ao rubro-negro de Ponta Grossa um clima diferente do que os comandados de Wilson Bian Junior encontravam na Copa Cidade até então. "Méritos para eles. O goleiro deles pegou pra caramba, marcaram demais e fizeram os gols que precisavam", resumiu o goleiro Buiú. Betinho Potiguar marcou o gol de honra do Keima, que ainda teve um pênalti duvidoso assinalado a seu favor, desperdiçado pelo presidente Tércio Miranda.
Bem marcado pela dupla Fabiano e Marcos, Henrique (foto) pouco produziu no ataque do Keima
Foto: Thiago Terada/FD
A partida foi tensa do início ao fim. Com uma marcação pesada, e em alguns momentos faltosa, o Milan 2000 irritou os jogadores do Keima, que utilizou poucos jogadores de destaque campanha na equipe da Chave Ouro na noite desta terça. Sem criatividade e espaço para criar, o time de Bian viu os trabalhadores do Santa Mônica abrirem e ampliarem o marcador em falhas individuais da defesa, aproveitadas pelo fixo Marcos, que marcou seus dois primeiros gols na Copa Cidade.

O respiro veio com o gol de Betinho Potiguar, já na metade do 2º tempo, mas não foi suficiente. Gigio arrancou em contra-ataque, driblou Buiú e tocou mansamente para o fundo da rede, explodindo em emoção os jogadores do Milan e fechando o placar da primeira derrota do Keima em 2012 nas competições promovidas pela Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG). "É a consagração do nosso time, é a consagração dos times de vila. Trabalhamos o dia inteiro e conseguimos um resultado desse. É maravilhoso!", disse o fixo Marcos.

Com o resultado positivo, o Milan2000 subiu para a 4ª colocação do grupo E e de quebra assumiu a liderança na classificação geral da Copa Cidade, já que chegou aos mesmos 21 pontos do Keima Futsal, e fica a frente pelo critério do confronto direto. Por outro lado, o rubro-negro de Ponta Grossa acabou ganhando uma posição com a derrota, já que o Ajax Santa Mônica foi goleado pelo Bardal Contábeis na preliminar por 8 a 2. O Keima é 2º colocado do grupo pelo critério de gols average, já que tem os mesmos 3 pontos de Ajax e Milan2000. O líder do grupo é o Bardal Contábeis, com 6 pontos em duas partidas.

Ouça o fixo Marcos, que marcou dois dos três gols do Milan2000, em entrevista ao FutsalDaqui.com!
  Marcos Milan by sebaneto

Aproveite e confira a classificação atualizada da Copa Cidade no FutsalDaqui.com!

FICHA TÉCNICA
Keima Futsal 1x3 Milan2000/Triângulo/Santa Mônica
Copa Cidade PG - Grupo E - 2ª Fase - 2ª Rodada
Ginásio Zukão - 08/05 - 21h
Keima Futsal: Rafinha, Neto Caraúbas, Tibagi, Tércio e Henrique; Buiú, Japa e Betinho Potiguar - Téc. Wilson Bian Jr.
Milan2000: Edenílson, Marcos, Fabiano, Jesus, Gigio; Dennis, Leandro, Sérgio, Anderson e Robson
Arbitragem: Ricardo Pereira (Castro) e José Carlos Serafim (PG)
Anotador/Cronometrista: Marcos Barboza (Carambeí)

Gols: Marcos (2) e Gigio - Milan; Betinho Potiguar - Keima
Cartões Amarelos: Fabiano, Gigio e Leandro - Milan
Cartões Vermelhos: Gigio - Milan

Chave Ouro: Apesar do equilíbrio, Marechal Rondon domina estatísticas do estadual

CLIQUE AQUI CURTA A FANPAGE OFICIAL DO FUTSALDAQUI.COM NO FACEBOOK. AS NOTÍCIAS DO FUTSAL NOS CAMPOS GERAIS TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS!
.
Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto
.
A Chave Ouro do Paranaense de Futsal alcança na próxima semana a décima de trinta rodadas previstas para a primeira fase da competição. Nas nove rodadas disputadas, o equilíbrio prevaleceu em um dos torneios de maior nível técnico no futsal brasileiro: os placares apertados e baixos surgem em todas as rodadas, inclusive com o raro empate de 0 a 0 entre Marreco/Francisco Beltrão e Marechal Rondon, em partida válida pela terceira rodada do estadual.

Entre jogos adiantados e outros adiados, a Chave Ouro enfim teve o emparelhamento das 16 equipes com o mesmo número de jogos disputados (9 no total), e apesar do equilíbrio, o time rondonense, um dos representantes do Paraná na Liga Nacional, desponta como favorito. A equipe do oeste paranaense domina algumas das principais estatísticas do estadual, e é a única invicta na Chave Ouro.
O técnico rondonense Marquinhos Xavier (foto) tem muito o que comemorar: time é líder invicto da 'Ouro'
Foto: Arquivo/CBFS
Por curiosidade, o empate em 0 a 0 com o Marreco foi o único 'tropeço' da equipe comandada por Marquinhos Xavier no torneio. O ponto forte está na defesa: enquanto Guarapuava e Maringá sofreram 14 gols, segundo melhor índice da competição, Rondon aparece com apenas 5 gols sofridos (média próxima de um gol sofrido a cada dois jogos). Nesta quinta-feira (10), a partir das 20h, a equipe do oeste testa o seu poder defensivo contra o Campo Mourão, no Ginásio Ney Braga.

Já nos números de ataque, os amarelos aparecem apenas em sexto, com 24 gols marcados. O Cascavel, do artilheiro Frede (que deixou a equipe na última semana), é destaque ao balançar as redes adversárias por 30 vezes. Atrás do artilheiro Frede, o pivô Douglão, do Pato Futsal, segue em boa fase e já tem oito na competição, dois a menos que o cearense do Cascavel.

Na tabela de classificação, favoritismo também confirmado: as três equipes paranaenses na Liga Futsal e o atual campeão Cascavel figuram nas quatro primeiras colocações. Já nas últimas colocações da Chave Ouro, Corbélia e Marreco decepcionam os torcedores, porém estão a três pontos da zona de classificação para a segunda fase.

O lado pontagrossense, do Keima Futsal, aparece com ótimos índices ofensivos: a equipe que está na quinta colocação da elite estadual tem o terceiro melhor ataque e já balançou as redes em 27 oportunidades. Por outro lado, a defesa dos comandados de Wilson Bian Junior foi vazada por 23 vezes e ocupa posição intermediária nas estatísticas, o que preocupa o comandante princesino. "Sou um treinador que prioriza a defesa, e de fato estamos tomando muitos gols. Mas o lado bom é que isso pode ser acertado, e se a gente seguir com um bom ataque, os resultados virão tanto dentro quanto fora de casa", availou Bian.

No total, as equipes da Chave Ouro do Paranaense de Futsal já balançaram as redes por 356 vezes em 72 jogos: média de 4,94 gols/jogo.
.
Confira as estatísticas das equipes no Paranaense de Futsal - Chave Ouro:

Melhor ataque: Cascavel, com 30 gols marcados

Pior ataque: Corbélia, com 13 gols marcados

Melhor defesa: Marechal Cândido Rondon, com 5 gols sofridos

Pior defesa: Paraná Clube, com 34 gols sofridos

Melhor gols average: Marechal Cândido Rondon, com 4,8

Pior gols average: Corbélia, com 0,42

Mais vitórias: Marechal Cândido Rondon (8 vitórias)

Mais empates: Unipa/Foz (4 empates)

Mais derrotas: Paraná Clube, Marreco e Corbélia (6 derrotas)

Invicto: Marechal Cândido Rondon

Maior goleada: Umuarama 7 x 0 Pato Futsal (5ª rodada)

Jogo com mais gols: São Lucas/Pvaí 5 x 5 Marreco Futsal (5ª rodada) e Paraná Clube 7 x 3 Quedas Futsal (8ª rodada)

Confira as estatísticas individuais na Chave Ouro do PR 2012:

Artilharia:
Frede - Cascavel - 10 gols
Douglas - Pato Futsal - 8 gols
Vitinho - Unipa/Foz - 8 gols
Juninho - Quedas Futsal - 7 gols
Edson - São Lucas - 7 gols
Thiago Rodrigues - Palotina - 7 gols
Dyego - Marechal Cândido Rondon - 7 gols
Pakito - Palotina - 7 gols
Marcelinho - Guarapuava - 6 gols
Bruninho - Maringá - 6 gols

terça-feira, 8 de maio de 2012

Milan2000 e Keima Futsal colocam campanhas vitoriosas frente a frente na Copa Cidade PG

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

A noite desta terça-feira (08) reserva o duelo entre os dois times de melhor campanha na 1ª fase da VII Copa Cidade de Ponta Grossa - Futsal Masculino. Keima Futsal e Milan2000/Triângulo/Santa Mônica entram em quadra a partir das 21 horas para a segunda partida das equipes pelo grupo E da 2ª fase da competição municipal, no Ginásio Zukão. Além de Milan2000 e Keima, Bardal Contábeis e Ajax Santa Mônica, que venceram na primeira rodada da chave, abrem a noite de partidas às 19h50.
Jogando poucos minutos na Chave Ouro, Neto Caraúbas (foto) é o líder da defesa rubro-negra na Copa Cidade
Foto: Thiago Terada/FD
Apesar da campanha com 100% de aproveitamento na 1ª fase, o Milan2000 estreou na 2ª fase da Copa Cidade com o pé esquerdo: a derrota de 6 a 1 para o Bardal Contábeis deixou o time na vice-lanterna do grupo, fora da zona de classificação aos play-offs. Por outro lado, o rubro-negro que representa a cidade na Chave Ouro do Paranaense confirmou o amplo favoritismo, já que goleou o RR Zander Cereais por 10 a 3 e é 3º colocado da chave. Além disso, a partida colocou o ala Tibagi ao lado do pivô Renato na artilharia da equipe com 13 gols marcados.

Para o jogo desta terça, os dois clubes não tem problemas disciplinares para escalar a equipe que vai à quadra. Além disso, o time comandado por Wilson Bian Junior teve folga na Chave Ouro no último final de semana e deve ter elenco descansado para a partida contra o time do Núcleo Santa Mônica. Do lado 'italiano', o destaque da equipe é a defesa, que foi a 2ª menos vazada da 1ª fase com apenas 11 gols sofridos, um a mais do que o Keima, que dominou as estatísticas do início da competição.

Confrontos anteriores

Há pouco mais de três anos, o Milan2000 protagonizava uma das maiores surpresas do futsal local. Na estreia da I Copa Cidade, o time do capitão Fabiano Lopes derrotou o Curitiba Futsal, comandado pelo mesmo Tércio Miranda, presidente do Keima, em uma vitória que ainda está viva na memória dos jogadores que disputaram a partida no ano de 2009. O reencontro entre os times de Tércio e Fabiano só aconteceu na Recopa dos Campos Gerais desta temporada, onde o time de Tércio Miranda derrotou os milanistas por 8 a 0, em jogo da 2ª rodada da 1ª fase.

Aproveite e confira a classificação atualizada da Copa Cidade no FutsalDaqui.com!

FICHA TÉCNICA
Keima Futsal (3º) x Milan2000/Triângulo/Santa Mônica (5º)
Copa Cidade PG - Grupo E - 2ª Fase - 2ª Rodada
Ginásio Zukão - 08/05 - 21h (Entrada Franca)
Keima Futsal: Rafinha (Buiú), Neto Caraúbas, Tibagi (Japa), Tércio e Renato - Téc. Wilson Bian Jr.
Milan2000: Dennis, Marcos, Fabiano, Jesus, Luizinho
Arbitragem: Municípios de Carambeí e Ponta Grossa

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Opinião - Férias forçadas!

Texto: Sebastião Neto

Muita gente me perguntando nas redes sociais, ou mesmo por telefone e email. Porquê o FutsalDaqui.com está sem atualizações? Infelizmente, nem tudo está sob o nosso controle!

O final de semana do feriado de 1º de maio seria mesmo de folga para a nossa equipe, que estava envolvida com os Jogos Universitários da Comunicação Social (JUCS), que aconteceram aqui em Ponta Grossa. Essa explicação seria dada na quarta-feira (02), junto com as atualizações do que de melhor aconteceu no final de semana. Mas aí vieram as férias foraças, com um problema de saúde pessoal, que me 'derrubou' até sábado e impossibilitou de que colocasse o blog nos eixos. Retornei as atividades neste domingo (06), com a cobertura do AtleTiba na capital do estado pela CBN Ponta Grossa.

E a partir desta terça (08), o FutsalDaqui.com voltará a trazer as notícias do salonismo nos Campos Gerais e voltará com o placar da rodada aos sábados, repercutindo tudo que acontece nos jogos das Chaves Ouro, Prata e Bronze do Paranaense. Também tem Copa Cidade já nesta terça, inclusive com o Keima Futsal em quadra.

Lições?

Peço que o leitor que habitualmente visita o blog faça algumas reflexões junto conosco, conclusões que cheguei depois de acompanhar a cobertura do futsal nas últimas semanas (que estivemos fora). Pouco se leu/viu na internet sobre os times da nossa região, o que é normal visto o pouco poderio financeiro para investir em ferramentas de imprensa no casos das Chaves Prata e Bronze - Ivaí, Castro e Carambeí, e é justamente por isso que o FutsalDaqui.com segue seu trabalho, como a grande ferramente de divulgação dos nossos times e dos Campos Gerais.

Porém, alguns segmentos do futsal em Ponta Grossa tem o hábito de criticar de maneira ofensiva o nosso trabalho, dizer que torcemos contra o time da cidade na Chave Ouro, queremos tumultar, prejudicar o trabalho e tudo mais. Estes segmentos tiveram a grande oportunidade de mostrar que a nossa cobertura era totalmente dispensável, que tinha um cunho prejudicial ao Keima, mas não o fizeram. Bastava uma produção de conteúdo que atendesse a demanda paranaense pelo Keima, que hoje é uma das equipes de destaque no campeonato, figurando na 5ª colocação da 'Ouro', e conquistando importantes vitórias dentro e fora de casa. Também não o fizeram.

Estamos de volta! Informando o Paraná sobre os Campos Gerais, e vestindo a camisa do nosso futsal!