sábado, 28 de abril de 2012

Assocam/Carambeí defende a liderança da 'Bronze' longe de casa

Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto


O início com o pé direito e a liderança da Chave Bronze após a primeira rodada aumentam a confiança da Assocam/Carambeí para o seu primeiro compromisso longe de casa na terceira divisão estadual. A equipe dos Campos Gerais viaja quase 400Km para enfrentar na noite deste sábado (28), o Renascença Futsal, no Ginásio Mário Nardi, às 20h30.

Na estreia, os carambienses golearam o Colégio Mater Dei, de Apucarana, por 8 a 2 e, pelos critérios de gols average, ocupam a liderança da competição. Do lado de Renascença, o objetivo é a recuperação, pois a equipe do sudoeste paranaense perdeu por 4 a 3 para o Dois Vizinhos Futsal jogando dentro de casa. Na oportunidade, o adversário de Carambeí nesta segunda rodada dificultou o jogo para os visitantes aproveitando os toque rápidos em quadra reduzida.

A segunda rodada da Chave Bronze começou ruim para os Campos Gerais: o Nano Futsal/Castro visitou o Copel Clube de Cascavel e perdeu por 4 a 1. O resultado derruba os castrenses para a sexta colocação, enquanto a equipe do oeste sobe para o quarto lugar.

--------------------------------------------------------------------------

Confira os jogos da 2ª rodada da Chave Bronze 2012:

27/04 - 20h00 - Copel Clube 4 x 1 Nano Futsal/Castro
28/04 - 19h30 - Faxinal Futsal x Dois Vizinhos Futsal
28/04 - 20h30 - São Pedro Futsal x Matelândia Futsal
28/04 - 20h30 - Renascença Futsal x Assocam/Carambeí

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Com média acima de oito gols por jogo, Copa Cidade chega à segunda fase com quatro equipes invictas

Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto

A maior competição de futsal da região dos Campos Gerais alcança sua segunda fase, apenas 12 equipes continuam na briga pelo título da Copa Cidade. Com os grupos já definidos para a sequência da competição, apenas quatro times seguem sem conhecer o sabor amargo da derrota: São José, Bardal Contábeis, Milan2000 e Keima Futsal. As duas últimas com 100% de aproveitamento.


Porém, o regulamento do torneio quis que três dessas equipes já se encontrassem na segunda fase, quando as seis equipes de cada chave se enfrentam em turno único com os quatro melhores colocados avançando. Milan, Keima e Bardal duelam no Grupo 'E' e aparecem como favoritos, enquanto Ajax Santa Mônica, Miara Krüger e RR Zander tentam surpreender.


Do outro lado, o São José teve a vida "facilitada". A equipe do artilheiro Felipe, com 13 gols, enfrenta Elite Futsal, Betis FC, ADR/Reserva, ABEC Lazio e Estofados MM pelo Grupo 'D'. Confira aqui o regulamento e os primeiros jogos da segunda fase.


Nos números, o Keima Futsal, representante de Ponta Grossa na Chave Ouro do Paranaense, segue demonstrando o seu favoritismo, pois detém o melhor ataque, a melhor defesa e impôs a maior goleada do torneio ao final da fase inicial.


No total, a primeira fase da Copa Cidade de Ponta Grossa teve 481 gols em 57 jogos. Média de 8,43 gols/jogo.


Confira as estatísticas das equipes na Copa Cidade 2012:

Melhor ataque: Keima Futsal, com 62 gols marcados

Pior ataque: PG Saint-Germain/MicroArte, com 9 gols marcados

Melhor defesa: Keima Futsal, com 10 gols sofridos

Pior defesa: Terra Nossa Futsal, com 40 gols sofridos

Melhor gols average: Keima Futsal, com 6,2

Pior gols average: PG Saint-Germain/MicroArte, com 0,28

Mais vitórias: Keima Futsal e Milan2000/Triângulo/Santa Mônica (6 vitórias)

Mais empates: Bardal Contábeis (2 empates)

Mais derrotas: PG Saint-Germain/MicroArte (6 derrotas)

Invictos: São José, Bardal Contábeis, Keima Futsal e Milan2000/Triângulo/Santa Mônica

Sem vitórias: PG Saint-Germain/MicroArte

Maior goleada: Terra Nossa Futsal 1 x 14 Keima Futsal (7ª rodada)

Jogo com mais gols: Terra Nossa Futsal 1 x 14 Keima Futsal (7ª rodada)

Confira as estatísticas individuais na Copa Cidade 2012:

Artilharia:
Felipe - São José - 13 gols
Renato - Keima Futsal - 13 gols
Marcos - Estofados MM - 10 gols
Betinho Potiguar - Keima Futsal - 10 gols
Tibagi - Keima Futsal - 10 gols
Pitiço - ADR/Reserva - 10 gols
Luciano - Miara Krüger - 10 gols
Vinícius - ADR/Reserva - 9 gols
Juninho - Terra Nossa - 9 gols
Ramon - RR Zander - 9 gols

Pé na estrada! Desfalcado, Nano Futsal/Castro quer surpreender o Copel Clube/Cascavel fora de casa

Texto: Luciana Westphal
Edição: Sebastião Neto

Enfrentando mais de 400km de estrada, a equipe do Nano Futsal/Castro saiu da cidade da região dos Campos Gerais por volta das 8h para enfrentar a equipe do Copel Clube de Cascavel, no Ginásio Sérgio Mauro Festugatto, a partir das 20h. Mesmo com desfalques de alguns jogadores que não puderam comparecer no jogo de hoje, casos de Ademir, Joslei e Maionese, o técnico da equipe Ricardo Westphal está bastante confiante para a busca de mais três pontos.
Depois de 10 anos, o Nano Futsal/Castro (foto) venceu em uma estreia de Chave Bronze do Paranaense
Foto: Jornal de Castro
“Estamos com o time jovem hoje”, destaca Westphal. Compromissos profissionais tiraram os atletas mais experientes do duelo diante dos cascavelenses, o que deve dificultar a missão dos castrenses, que estão vice-liderança da 'Bronze' pelo critério de gols average. Na temporada passada, alguns destes jogadores que entram na quadra do Festugato fizeram parte da campanha que levou a cidade as semifinais da Taça Paraná Sub-17.
O Nano Futsal vem de uma vitória importante em casa contra a equipe de Faxinal, por 7 a 4, enquanto a equipe de Cascavel perdeu o primeiro jogo para o Matelândia, fora de casa, 6 a 5.
FICHA TÉCNICA
Nano Futsal/Castro (2º) x Copel Clube/Cascavel (7º)
Paranaense de Futsal - Chave Bronze - 2ª Rodada - 1ª fase
Ginásio Sérgio Mauro Festugato - 27/04 - 20h00
Nano Futsal: Garfinho, Reinaldo, Juninho, Coxinha e João Ricardo - Téc. Ricardo Westphal 
Arbitragem: Municípios de Toledo e Corbélia

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dois jogos abrem 2ª fase da Copa Cidade nesta sexta; LFCG divulga tabela completa aos clubes

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari

Tudo pronto. Depois do arbitral que reuniu as 12 equipes classificadas à 2ª fase da VII Copa Cidade de Ponta Grossa - Futsal Masculino na última terça-feira (24), foi definida a tabela de jogos da competição pela Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG). O pontapé inicial da 2ª fase acontece nesta sexta-feira (27), com duas partidas válidas pelo grupo D, e segue na próxima quarta-feira (02/05), com outras quatro partidas nos Ginásio Zukão e Oscar Pereira.
Ajax Santa Mônica (foto) busca chegar entre os oito melhores da Copa Cidade
Foto: Sebastião Neto/FD
Nesta etapa da Copa Cidade, as equipes estão divididas em dois grupos com seis equipes cada. Os times jogam entre si dentro das chaves, onde avançam quatro clubes de cada chave para os play-offs, que acontecem em partida única na fase quartas-de-final, e em duas partidas nas semifinais e na final, conforme decidido no arbitral da 1ª fase da competição, realizado em fevereiro. O vencedor será conhecido na 1ª semana do mês de julho, 15 dias antes do início da III Copa AMCG de Futsal.

Na primeira partida da 2ª fase, Elite Futsal e Betis Pontagrossense entram em quadra a partir das 19h50, no Ginásio Zukão; na sequência, às 21h10, jogam ADR Futsal, de Reserva, contra a ABEC Lazio Futsal. Completam o grupo D as equipes do Materiais de Construção São José, 3º colocado geral da 1ª fase, e do Estofados MM, que se enfrentam no próxima quarta-feira (02/05), às 19h50, no Oscar Pereira.

Pela chave E, as três partidas da 1ª rodada acontece no dia 02: no Zukão, se enfrentam Keima Futsal, líder geral da 1ª fase, e RR Zander Cereais (19h50), além de Ajax Santa Mônica e Miara Kruger Tintas (21h). No Oscar Pereira, jogam Milan2000/Triângulo/Santa Mônica, 2º colocado geral da 1ª fase, contra o time do Bardal Contábeis, atual vice-campeão da Copa Cidade, a partir das 21 horas.

domingo, 22 de abril de 2012

De virada, PG vence mais uma em casa e pula para terceiro; time segue invicto no Oscar Pereira

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

Cirúrgica. Assim foi a vitória do Keima Futsal, representante de Ponta Grossa na Chave Ouro do Paranaense, diante da Unipa Cataratas/Foz do Iguaçu. Neste sábado (21), em jogo válido pela 7ª rodada de elite estadual, os comandados de Wilson Bian Junior conseguiram a virada ainda no 1º tempo, e tiveram tranquilidade para segurar os visitante na etapa final, mantendo a invencibilidade no Ginásio Oscar Pereira, que já dura quase um ano em partidas das Chaves Prata e Ouro.
Fio (foto) marcou o gol da vitória ponta-grossense contra a Unipa no Oscar Pereira
Foto: Thiago Terada/FD
Com a vitória, o time princesino pulou para a 3ª colocação da 'Ouro', ficando atrás apenas do Ciagym/Maringá e do Marechal Rondon, ambos com tem três pontos a mais em relação aos ponta-grossenses. Já a Unipa, caiu para a 12ª colocação com seis pontos, e com um jogo a mais em relação a Palotinense e Paraná Clube, que estão nas posições inferiores ao time de Foz.

Unipa faz o primeiro, mas Betinho Potiguar comanda virada em PG

Com uma pequena melhora no público dentro do Oscar Pereira, o time de Ponta Grossa começou a partida buscando o gol a todo instante: aos 4', Marquinhos acerta a trave do goleiro Henrique e dá o cartão de visitas dos donos da casa. Mas a resposta dos visitantes foi letal, isso porque Vitinho aproveitou o vacilo do Keima na saída de bola e surpreendeu o goleiro Bizinho, abrindo o placar para a Unipa. Não demorou muito para Gleyson, após cruzamento de Gian, igualar o marcador e colocar os ponta-grossenses de volta no controle da partida.

Aos 10', Betinho Potiguar recebeu de Henrique, improvisado na função de ala, e estufou as redes de Henrique: virada dos mandantes, que criavam muitas oportunidades para vencer o goleiro do time da Tríplice Fronteira. Antes do intervalo, Fio ainda teve tranquilidade para receber de Betinho Luiz, esperar a saída do goleiro e tocar com categoria para fechar o placar do 1º tempo em 3 a 1 para o rubro-negro de PG.

Gol não assusta defesa do Keima; time segura vitória na etapa final

A segunda etapa começou com uma surpresa para o time de Ponta Grossa: no primeiro lance de ataque da Unipa, o pivô Pereira aparece entre os defensores rubro-negros e desvia a cobrança de lateral, marcando o segundo dos iguaçuenses logo aos 20 segundos de 2º tempo. Apesar do gol sofrido, o time treinado por Wilson Bian Junior seguiu criando oportunidades claras de gols, que amenizaram as investidas do time ex-goleiro Orivaldo Facó em busca da igualdade.
Decepção: Betinho Luiz (foto) tomou o 3º amarelo e não joga contra a Palotinense no próximo sábado
Foto: Thiago Terada/FD
Aos 9', Sidney achou espaço no meio de quadra e arriscou de longe, acertando a trave do goleiro Bizinho. Na sequência, Betinho Potiguar ajeitou para Gleyson, que soltou a bomba a esquerda de Henrique. No minuto final, Vitinho foi para a função de goleiro-linha, mas não foi suficiente para tirar a importante vitória do Keima Futsal dentro de casa: 3 a 2 e um degrau acima na classificação da 'Ouro', onde os ponta-grossenses já atuaram por oito vezes nesta 1ª fase.

No próximo sábado (28), o rubro-negro de Ponta Grossa viaja até Palotina para encarar a Palotinense, a partir das 21 horas, no Ginásio Adomar Sorensi. Para a partida fora de casa, Bian terá dois desfalques certos: o ala Betinho Luiz e o pivô Marquinnhos tomaram o 3º cartão amarelo contra a Unipa e cumprem suspensão automática diante do time de Palotina.
.
FICHA TÉCNICA
Keima Futsal 3 x 2 Unipa Cataratas/Foz do Iguaçu
Chave Ouro do PR - 7ª Rodada/1ª fase
21/04 - Ginásio Oscar Pereira - 20h30

Keima Futsal: Bizinho; Magrão, Fio, Betinho Luiz e Marquinhos; Rafinha, Neto Caraúbas, Gian (C), Gleyson, Renato, Betinho Potiguar e Henrique - Téc. Wilson Bian Junior 
Unipa Cataratas: Henrique, Marlon, Vitinho, Coco e Pereira; Emerson, Carlão, Felipinho, Roger, Kappa, Sindey e Cirilo - Téc. Orivaldo Facó
Arbitragem: Lourival de Souza e Ismael Saldanha (Curitiba)
Anotadora: Patrícia Buturre (Curitiba)
Cronometrista: Sidnei Teixeira (Curitiba)

Gols: Gleyson, Beitnho Potiguar e Fio (Keima); Vitinho e Pereira (Unipa)
Cartões Amarelos: Betinho Luiz e Marquinhos (Keima); Vitinho (Unipa)
----------------------------------------
.
Confira abaixo os resultados da 7ª rodada da Chave Ouro:

Keima Futsal, de Ponta Grossa 3 x 2 Unipa/Foz do Iguaçu
Quedas do Iguaçu 3 x 0 Toledo Futsal
Paraná Clube 2 x 5 São Lucas/Paranavaí
Cascavel 1 x 2 Marechal Rondon
Campo Mourão 5 x 3 Palotinense
Ciagym Maringá 2 x 1 CAD/Guarapuava

Só não fez chover! Jhonny marca cinco gols e consolida Ivaí na liderança da Chave Prata

Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto
.
Ivaí Esporte Clube e Itaipulândia disputaram um jogo emocionante, válido pela 3ª rodada da Chave Prata do Paranaense de Futsal. Mas a noite deste sábado (21), no Ginásio Edson Borochok, fica marcada por um jogador em especial: Jhonny, de Ivaí, acabou com qualquer chance da equipe visitante sair com um bom resultado da região dos Campos Gerais. O camisa 6 balançou as redes adversárias por cinco vezes na vitória alviverde por 6 a 4 e chega a sete gols na artilharia da competição.
Campeão da Recopa dos Campos Gerais, o Ivaí EC (foto) segue em boa fase na temporada 2012
Foto: Fábio Matavelli/Diário dos Campos
De quebra, o alviverde de Ivaí segue com 100% de aproveitamento na segunda divisão do futsal paranaense, e lidera isoladamente o torneio com nove pontos. Tem o melhor ataque da 'Prata' com 17 gols marcados nas três partidas disputadas, e vê a vantagem para os vice-líderes Ampére e Grêmio Ivaiporã aumentar para cinco pontos, já que as duas equipes tropeçaram na rodada deste sábado.

O Jogo

Em casa, o Ivaí já dominava o placar na metade inicial do primeiro tempo, quando os gols de Fussa e Jhonny colocaram a equipe dos Campos Gerais na frente do marcador. Do outro lado, Itaipulândia buscava a segunda vitória consecutiva na 'Prata' e colocava dificuldades para o alviverde: Roberto diminuiu a vantagem para os visitantes ainda no início da primeira etapa.

Mas a noite tinha nome. Jhonny, aos 16' e aos 18', ampliou para Ivaí no Edson Borochok. Sem desistir da partida, o ala Clebinho e o pivô Robson descontaram na sequência para Itaipulândia. O banho de água fria para o torcedor ivaiense veio no primeiro minuto do segundo tempo, quando Robson balançou as redes mais uma vez e igualou o confronto. Durante a segunda etapa, o jogo seguia equilibrado, mas novamente surgiu o pivô Jhonny para resolver a partida.

Nos minutos finais, o camisa 6 de Ivaí marcou mais duas vezes e fechou o placar de 6 a 4 para a equipe da casa. Depois da festa de Jhonny diante do Itaipulândia, as três vitórias dos comandados de Dedé serão colocadas à prova no próximo sábado (28), quando o Ivaí Esporte Clube viaja até Clevelândia para enfrentar a equipe da casa no Ginásio Antônio Mariano Zardo, às 20h30. Mesmo em caso de derrota na próxima rodada, o clube dos Campos Gerais seguirá na liderança da competição, pois a diferença para o vice-líder, Ampére, é de cinco pontos na classificação.

-----------------------------------------------------------

Confira abaixo os resultados da 3ª rodada da Chave Prata 2012:

20h00 - SMEL/Araucária 1 x 1 Clevelândia
20h30 - Grêmio Ivaiporã 3 x 7 Pitanga Futsal
20h30 - Ivaí EC 6 x 4 Itaipulândia Futsal
20h30 - Foz Futsal 2 x 2 Ampére Futsal

Noite de gala! Na estreia da Chave Bronze, Castro e Carambeí vencem dentro de casa

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

A Chave Bronze do Paranaense começou bem para os times da região dos Campos Gerais. Jogando pela estreia da 3ª divisão estadual, Nano Futsal/Castro e Assocam/Carambeí Futsal fizeram a alegria das torcidas locais e conquistaram vitórias dentro de casa na rodada deste sábado (21). Na cidade-mãe, o Nano Futsal bateu o Faxinal por 7 a 4 em jogo cheio de emoção, enquanto o Ginásio Batavão foi palco do passeio carambiense para cima do Colégio Mater Dei, de Apucarana: 8 a 2 para os comandados de David Caruso.
Tiano (foto/esq.), marcou um dos gols na goleada do Carambeí sobre o Mater Dei/Apucarana
Foto: Afonso Verner/Arquivo FD
Nano começa bem, sofre o empate, mas abre vantagem nos minutos finais

No jogo que abriu oficialmente a 'Bronze' de 2012, o Nano Futsal recebeu o Faxinal no Ginásio Douglas Pereira, que voltou a receber partidas oficiais de futsal após a reforma realizada no ano passado. O primeiro gol da competição saiu dos pés de Ademir, que abriu o placar para os castrenses aos 11'. Dois minutos mais tarde, Geyson e Ricardinho ampliaram a vantagem dos donos da casa, que só diminuiu a dois minutos do intervalo, quando Alisson descontou para o Faxinal.

Mas o início de etapa final foi de apagão do time de Castro: em cinco minutos, o Faxinal conseguiu o empate e chegou a preocupar a torcida presente ao Douglas Pereira. O alívio começou aos 8', quando Geyson fez mais um e desempatou a partida, e na sequência com o gol do experiente ala ponta-grossense Joslei. Aos 15', os visitantes até fizeram o quarto com Fernando, mas a noite era mesmo de Joslei: o artilheiro da noite fez mais dois e fechou o placar em 7 a 4 para o Nano Futsal.

De volta ao Paranaense, Carambeí atropela Mater Dei no Batavão

O torcedor de futsal em Carambeí já estava com saudades. No retorno da Terra dos Imigrantes as competições oficiais da Federação Paranaense, a festa foi de gala, e com direito a gol de placa no Ginásio Batavão. Sem dar chances ao Colégio Mater Dei, de Apucarana, a Assocam/Carambeí Futsal bateu o time da Cidade Alta por a 8 a 2, com destaque para a boa atuação do trio Murilo, Leco e Edinho, que dividiu a artilharia da partida com dois gols casa.

Dominando o placar desde os minutos iniciais, o Carambeí não foi ameaçado pelo time visitante, que sentiu o desgaste da viagem e pouco assustou o goleiro Pato durante os 40 minutos. Alem do trio artilheiro, Tiano e Cassios, que marcou um gol com direito a lambreta no marcador, completaram a vitória dos donos da casa, que tem tudo para terminar a rodada na liderança da Chave Bronze, por causa do alto coeficiente de gols average - critério de desempate no Paranaense em todas as divisões.

Na próxima rodada, as duas equipes dos Campos Gerais pegam a estrada: na sexta-feira (27), o Nano Futsal/Castro encara o Copel Clube, de Cascavel, no Ginásio Sérgio Mauro Festugato, a partir das 20 horas. No sábado (28), a Assocam/Carambeí tem compromisso difícil: cruza o estado para jogar com o Renascença, 6º colocado na última Chave Bronze, às 20h30, no Ginásio Mário Nardi.

sábado, 21 de abril de 2012

Em casa, Ivaí quer seguir 100% na Chave Prata contra Itaipulândia

Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto
.
Dois jogos, duas vitórias e liderança isolada da Chave Prata do Paranaense de Futsal. O Ivaí EC só tem motivos para comemorar em sua participação na segunda divisão estadual. Com o melhor ataque ao lado do Grêmio Ivaiporã, ambos com 11 gols marcados, o alviverde busca manter a boa fase na noite deste sábado (21) contra o Itaipulândia, no Ginásio Edson Borochok, às 20h30.

O adversário, quinto colocado, iniciou a competição com derrota, mas se recuperou no último final de semana, quando venceu, dentro de casa, o SMEL/Araucária por 6 a 2. Do lado de Ivaí, os bons números são sustentados pelo pivô Clade que já balançou as redes adversárias por cinco vezes e, ao lado de Eder, do São João Futsal, é o artilheiro da Chave Prata.

No Itaipulândia, os gols são responsabilidade do fixo/ala Alemão: com quatro gols no torneio, o camisa 10 de Itaipulândia marcou metade dos gols da equipe e também busca a artilharia do torneio.

Em sete jogos, a Chave Prata já teve 58 gols marcados: média de 8,28 gols/jogo.

FICHA TÉCNICA
Ivaí EC (1º) x Itaipulândia (5º)
Paranaense de Futsal - Chave Prata - 3ª Rodada - 1º Turno
Ginásio Edson Borochok/Ivaí - 21/04 - 20h30
Ivaí EC: Diego, Fernando, Alemão, Fussa e Clade - Téc. André Demzuk
Arbitragem: Município de Ponta Grossa
-----------------------------------------------------------

Confira os jogos da 3ª rodada da Chave Prata 2012:

20h00 - SMEL/Araucária x Clevelândia
20h30 - Grêmio Ivaiporã x Pitanga Futsal
20h30 - Ivaí EC x Itaipulândia Futsal
20h30 - Foz Futsal x Ampére Futsal

sexta-feira, 20 de abril de 2012

De volta ao Oscar Pereira, PG quer repetir vitória histórica na Chave Prata contra a Unipa/Foz

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

Pouco mais de cinco meses depois do dia que marcou a volta do futsal de Ponta Grossa à elite do salonismo paranaense, os adversários da noite daquele 10 de novembro de 2011 voltam a se encontram na quadra do Ginásio Oscar Pereira. Keima Futsal, de Ponta Grosa, e Unipa, de Foz do Iguaçu, jogam neste sábado (21) com objetivos diferentes na tabela da Chave Ouro. Enquanto os ponta-grossenses querem encostar nos líderes Maringá e Marechal Rondon, o time da fronteira busca se firmar no grupo de 12 equipes que avançam aos play-offs da principal divisão do futsal no estado.

A partida que começa as 20h30 mais uma vez deve ser de bom público em Ponta Grossa. No chamado jogo do acesso, o Oscar ficou praticamente lotado para festejar a vitória do rubro-negro dos Campos Gerais, fato que deve se repetir pela boa fase do time comandado por Wilson Bian Junior. Dentro de quadra, os jogadores princesinos destacam a reformulação feita no elenco da Unipa em relação ao time da temporada passada. "Todas as derrotas da Unipa até agora foram por placares apertados, o que significa que eles jogam bem fechados, e não deve ser diferente aqui no sábado", alerta o capitão Gian.
Boas recordações: último encontro entre Unipa e Keima foi na semifinal da 'Prata' em 2011
Foto: Thiago Terada/FD
A boa notícia para o técnico Bian é a volta do goleiro Bizinho, que cumpriu suspensão na vitória diante do Toledo, no oeste do estado. Do outro lado, a grande baixa é do ala Emerson, que tomou o 3º amarelo contra o Porco e desfalca o time de Ponta Grossa contra os iguaçuenses. Com isso, Betinho Luiz e Fio brigam pela vaga de titular deixada pelo camisa 7, que já marcou seis gols nesta Chave Ouro.

Jogando em casa, os ponta-grossenses não perdem pelo paranaense de futsal desde 2010, fator que pode ser importante para o time não perder contato com o líderes do torneio. "Precisamos nos impor em casa, e tentar manter um pouco desta postura para buscar pontos fora. Não podemos perder pontos em Ponta Grossa se queremos ir longe neste Paranaense" frisou o ala Léo.

Já na Unipa, a semana foi de dispensas: o fixo Leandro Bocão se transferiu para o Colégio Londrinense/São Paulo, que disputa a Liga Nacional de Futsal e o Campeonato Paulista. Já o goleiro Alziro, pouco aproveitado pelo técnico Facó, pediu desligamento do elenco auri-negro. A Unipa está na 10º colocação na Chave Ouro, com seis pontos em seis jogos disputados.

Confrontos anteriores

Dois 'caçulas' na Chave Ouro e fundados no ano passado, Keima e Unipa/Foz se enfrentaram quatro vezes na Chave Prata em 2011. Na 1ª fase, o time de Foz venceu em casa por 4 a 2 e acabou derrotado em Ponta Grossa por 7 a 2. Já nas semifinais, que foram em melhor de duas partidas, empate em 1 a 1 no Ginásio do Morumbi e vitória rubro-negra por 5 a 0 no jogo da volta, que confirmou a vaga na final da 'Prata' para o time de Ponta Grossa.

Já em confrontos na elite, times de Foz e Ponta Grossa não se enfrentavam há quase sete anos. O último duelo foi na 14ª rodada da Chave Ouro em 2005, quando o Guarani Esporte Clube recebeu o Foz Futsal no Ginásio Zukão. O time comandado por Geraldo Machado ficou no empate com o tricampeão paranaense em 3 a 3, resultado que não foi suficente para classificar o 'Bugre' à 2ª fase daquela temporada.  

FICHA TÉCNICA
Keima Futsal (4º) x Unipa Cataratas/Foz do Iguaçu (10º)
Paranaense de Futsal - Chave Ouro - 7ª Rodada - 1º Turno
Ginásio Oscar Pereira - 21/04 - 20h30
Keima: Bizinho; Magrão, Gleyson, Betinho Luiz (Fio) e Marquinhos - Téc. Wilson Bian Junior 
Arbitragem: Município de Curitiba
----------------------------------------------------------------

Confira os jogos da 7ª Rodada da Chave Ouro 2012:

19h30 - Paraná Clube x São Lucas/Paranavaí
20h00 - Ciagym/Maringá x CAD/Guarapuava
20h30 - Keima Futsal, de Ponta Grossa x Unipa/Foz
20h30 - Quedas do Iguaçu x Toledo Futsal
20h30 - Cascavel Futsal x Marechal Rondon
21h00 - Campo Mourão x Palotinense

Copa Cidade conhece grupos e tabela prévia da 2ª fase

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari

Mesmo ainda sem a definição de quem será o time classificado em 1º lugar do grupo B da VII Copa Cidade de Ponta Grossa (Keima e Elite Futsal disputam a posição no próximo dia 24), a Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG) confirmou na manhã desta sexta-feira (20) os grupos da 2ª fase da Copa, e também a tabela de jogos da próxima etapa da principal competição do salonismo dos Campos Gerais. As datas das partidas serão definidas na reunião arbitral dos clubes classificados, que acontece na próxima terça-feira (24), às 20h30, na sede da LFCG no Ginásio Zukão.

Após a 1ª fase, 12 equipes seguem na luta pelo título da Copa Cidade, que indica o representante de Ponta Grossa na III Copa AMCG de Futsal, e termina no início do mês de julho. Os times classificados foram divididos em dois grupos com seis equipes cada, de acordo com a classificação na fase inicial, e jogam entre si dentro da chave. Os quatro melhores de cada grupo avançam ao play-offs decisivos, que acontecerão em melhor de duas partidas.
Na última rodada da 1ª fase, o Miara Kruger Tintas (foto) garantiu vaga entre os 12 melhores da Copa
Foto: Sebastião Neto/FD
No grupo D, ficarão os seguintes clubes: Materiais de Construção São José (1ºA), Betis FC Pontagrossense (2ºC), ADR Futsal/Reserva (3º B), ABEC Lazio Futsal (3ºC), Estofados MM (4ºA), além do perdedor do jogo entre Keima Futsal e Elite Futsal, que acontece nesta terça-feira (24), a partir das 19h30, no Ginásio Zukão. Já no grupo E, ao lado 1º colocado do grupo B (Keima ou Elite), estão: Milan2000/Triângulo/Santa Mônica (1ºC), Bardal Contábeis (2ºA), Ajax Santa Mônica FC (3ºA), Miara Kruger Tintas (4ºB) e RR Zander Cereais (4ºC).

Rodada inaugural marca duelo de vice-campeões

A tabela de jogos da 2ª fase também já foi confirmada pela LFCG na manhã desta sexta, com a ordem das partidas nos grupos D e E. Logo na primeira rodada, dois duelos chamam a atenção do torcedor. O primeiro deles é entre duas equipes que terminaram a temporada passada na condição de vice-campeões: Bardal Contábeis, finalista da última Copa Cidade, encara o Milan2000, que foi o 2º colocado do ranking 'Futsal Total Ponta Grossa' em 2011.

Na outra chave, São José e Estofados MM se reencontram após um duelo equilibrado na 1ª fase: ambos estavam no grupo A, e o São José acabando levando a melhor: 7 a 4 diante do time alviceleste, em jogo da 4ª rodada. Pulando da primeira para a última rodada da 2ª fase, a assessoria técnica da entidade manteve a postura de agendar 'clássicos' para as rodadas finais: Milan2000 e Ajax, duas equipes do Núcleo Santa Mônica, se encontram na 6ª rodada do grupo E.

Clique aqui e veja os grupos da 2ª fase da Copa Cidade!

Confira abaixo a tabela de jogos da 2ª fase da Copa Cidade:

Grupo D - 1ª Rodada:
São José x Estofados MM
2º B (Keima ou Elite) x Betis
ADR Futsal x ABEC Lazio

Grupo E - 1ª Rodada:
1º B (Keima ou Elite) x RR Zander
Milan2000 x Bardal Contábeis
Ajax Santa Mônica x Miara Kruger

Grupo D - 2ª Rodada:
São José x 2º B (Keima ou Elite)
Betis x ADR Futsal
ABEC Lazio x Estofados MM
.
Grupo E - 2ª Rodada:
1º B (Keima ou Elite) x Milan2000
Bardal Contábeis x Ajax Santa Mônica
Miara Kruger x RR Zander

Grupo D - 3ª Rodada: 
São José x Betis
2º B (Keima ou Elite) x ABEC Lazio
Estofados MM x ADR Futsal
.
Grupo E - 3ª Rodada:
1º B (Keima ou Elite) x Bardal Contábeis
Milan2000 x Miara Kruger
RR Zander x Ajax Santa Mônica

Grupo D - 4ª Rodada:
São José x ADR Futsal
2º B (Keima ou Elite) x Estofados MM
ABEC Lazio x Betis

Grupo E - 4ª Rodada:
1º B (Keima ou Elite) x Ajax Santa Mônica
Milan2000 x RR Zander
Miara Kruger x Bardal Contábeis

Grupo D - 5ª Rodada:
São José x ABEC Lazio
2º B (Keima ou Elite) x ADR Futsal
Betis x Estofados MM

Grupo E - 5ª Rodada:
1º B (Keima ou Elite) x Miara Kruger
Milan2000 x Ajax Santa Mônica
Bardal Contábeis x RR Zander

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Com documentação liberada, Dilvo começa contagem regressiva para estrear com a camisa do Keima Futsal

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

A estreia do pivô Dilvo pelo Keima Futsal já tem local e data marcada. O jogador que veio do futsal da Rússia deve entrar em quadra com a camisa do time ponta-grossense pela primeira vez apenas no dia 12 de maio, na reedição da final da Chave Prata do ano passado contra o Pato Futsal, no Ginásio Dolivar Lavarda. Em entrevista ao FutsalDaqui.com, Dilvo destacou a evolução do seu condicionamento físico e que em breve estará a disposição do técnico Wilson Bian Jr.
Dilvo (foto/amarelo) já disputou a Liga Nacional de Futsal com a camisa do Marechal





"Já treinei essa semana inteira junto com o grupo, e a minha documentação foi registrada da Federação [Paranaense] e na Confederação [Brasileira] na segunda-feira. Só precisamos ter um pouco de cuidado pelo fato de eu voltar de lesão e ter ficado um tempo sem jogar", destacou Dilvo. O pivô do Keima Futsal está desde março na cidade, mas problemas na liberação com o seu ex-clube e a recuperação de uma lesão no joelho deixaram o camisa 27 ausente dos treinamentos com o elenco.

Ainda segundo o jogador, a precaução sobre a sua volta vem da comissão técnica do time. "Já estou muito perto do meu ideal, mas conversei com o Bian e o Duda e decidimos ter um pouco de paciência. Daqui a pouco já vou correr junto com os meninos", disse o pivô, que já teve passagens por Cascavel e Marechal Rondon no futsal paranaense.

Copa Cidade define últimos classificados à 2ª fase; Milan2000 e Keima Futsal são os únicos 100%

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari

A noite desta quarta-feira (18) definiu as últimas quatro vagas para a 2ª fase da VII Copa Cidade de Ponta Grossa - Futsal Masculino. Com seis jogos divididos entre os Ginásios Zukão e Oscar Pereira, foram conhecidas as 12 equipes que seguem na luta pela vaga da cidade na III Copa AMCG de Futsal, que acontece a partir dos mês de julho. Melhor para ABEC Lazio e Miara Kruger, que precisaram entrar em quadra para carimbar o passaporte à próxima etapa, e também para Estofados MM e RR Zander Cereais, que viram os adversários tropeçarem na rodada de ontem e conseguiram avançar em seus grupos.

A única definição que resta antes do início da 2ª fase é a do 1º colocado da chave B, que terá uma disputa direta na próxima terça-feira (24). Em jogo isolado, Keima Futsal e Elite Futsal disputam a ponta do grupo a partir das 19h30 no Ginásio Zukão, com vantagem do empate para o representante de Ponta Grossa na Chave Ouro do Paranaense. Porém, um revés dos comandados de Wilson Bian Jr. pode significar a grande 'zebra' do torneio, já que as principais equipes da cidade avançaram nas primeiras colocações.

São José confirma favoritismo e elimina Bem Viver-Azul

Nas partidas de abertura da última rodada da 1ª fase da Copa Cidade, entraram em quadra as equipes do grupo A, onde restavam duas definições: a liderança da chave e quem ficaria com a 4ª colocação, e por consequência a última vaga do grupo na etapa seguinte. Apesar de sair na frente do placar com o gol de Tuka, a Rede Bem Viver-Azul não conseguiu segurar o São José e sofreu a virada por 6 a 2, dando adeus a Copa Cidade e confirmando o 1º lugar do grupo para a equipe comandada por Diego de Paula.

Quem comemorou muito foi a diretoria do Estofados MM, que foi até o Ginásio Zukão acompanhar a partida e viu a vaga na próxima fase ser confirmada com a vitória do São José. Além de São José e Estofados MM, avançam no grupo A da Copa Cidade as equipes do Bardal Contábeis (vice-líder da chave com 14 pontos) e do Ajax Santa Mônica (3º colocado com 13), que fechou a participação na 1ª fase com vitória de 5 a 0 sobre o PG Saint-Germain.

Milan vence a sexta seguida e termina grupo C com 100% de aproveitamento

Para quem esperava o time do Keima Futsal ou o atual vice-campeão da cidade Bardal Contábeis na condição de melhor campanha da Copa Cidade, o espanto deve ter sido grande. O Milan2000/Triângulo/Santa Mônica fechou o grupo C com seis vitórias em seis jogos, e não poderá ser ultrapassado por ninguém na condição de melhor campanha da 1ª fase (se vencer o Elite na terça-feira, o Keima Futsal iguala o número de pontos do time do Santa Mônica).

O título simbólico do Milan veio após a vitória no 'clássico italiano' contra o ABEC Lazio, outra equipe do Santa Mônica, por 4 a 3. Mesmo com o resultado negativo na rodada final, o Lazio ficou com a 3ª colocação da chave por causa da vitória do Tonini Futsal sobre o Oppah!/Sutilmaq 'apenas' por 5 a 3, que não foi suficiente para colocar o estreante na Copa Cidade entre os 12 melhores do torneio. Junto com os 'italianos',  vão a próxima fase o Betis Pontagrossense (2º colocado com 15 pontos) e o RR Zander Cereais (4º colocado com 9 pontos), que se beneficiou da magra vitória da equipe do Tonini nesta quarta.

No sufoco, Luciano marca quatro e garante Miara Kruger no grupo B

Em dos jogos mais emocionantes desta 1ª fase, o Miara Kruger Tintas ficou com a 4ª e última vaga do grupo B da Copa Cidade. O time comandado por Jorge Kalatai chegou a estar perdendo por 3 a 1 para a Rede Bem Viver-Laranja, mas o artilheiro Luciano apareceu nos minutos finais de jogo e fez os quatro gols do empate em 4 a 4, no jogo do fundo da rodada no Ginásio Zukão. O empate eliminou os laranjas da Copa Cidade, que agora se preparam para o Campeonato Metropolitano - Chave Ouro, que começa no mês de agosto.

No mesmo horário, só que no Ginásio Oscar Pereira, o Elite Futsal seguia vivo na luta pela liderança da chave. Em um duelo de times já classificados contra a ADR Futsal, de Reserva, o Elite conseguiu a vitória por 3 a 2 e chegou aos 12 pontos, três a menos do que o atual líder Keima. Com a definição da liderança ficando para a próxima terça, a 3ª colocação da chave ficou com a ADR (9 pontos), enquanto o 4º lugar foi para o Miara Kruger (7 pontos).

Confira os resultados da última rodada da 1ª fase da Copa Cidade PG:

18/04 - QUARTA-FEIRA
Copa Cidade PG – GINÁSIO ZUKÃO
19h30 - Mat. Construção São José (1º) 6x2 Rede Bem Viver - Azul (5º) (Grupo A)
20h30 - ABEC Lazio Futsal (3º) 3x4 Milan2000/Triângulo/S.Mônica (1º)  (Grupo C)
21h30 - Rede Bem Viver-Laranja (5º) 4x4 Miara Kruger Tintas (4º) (Grupo B)
Copa Cidade PG – GINÁSIO OSCAR PEREIRA
19h30 - PG Saint-Germain/MicroArte (7º) 0x5 Ajax Santa Mônica FC (3º) (Grupo A)
20h30 - Tonini Futsal (5º) 5x3 Oppah!/Sutilmaq Futsal (6º)  (Grupo C)
21h30 - ADR Futsal (3º) 2x3 Elite Futsal (2º) (Grupo B)

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Surpresa! Irati confirma desistência da Chave Bronze; competição terá apenas 11 clubes

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari

Vice-campeão da Chave Prata em 2004, o município de Irati ficará de fora da Chave Bronze nesta temporada. Há três dias do início da competição estadual, a Federação Paranaense de Futsal (FPFS) confirmou a informação passada pela diretoria do clube iratiense e enviou uma circular a todos os clubes da 'Bronze' informando da desistência. Segundo o responsável pela equipe, Luciano Menon, a decisão havia sido tomada e repassada para a FPFS no dia 10 de abril, através de correio eletrônico.
Em 2011, Irati (foto/branco) disputou a Chave Bronze e avançou para a 2ª fase
Foto: Divulgação/ASSIFUSA
"Enviei um e-mail ao Coronel Abrão [diretor técnico da FPFS] no dia 10, avisando da nossa desistência. Também liguei na Federação informando, e confesso que fiquei surpreso quando vi a tabela da Chave Bronze com a nossa equipe escalada", disse Menon à reportagem do FutsalDaqui.com. Após sair a tabela, os dirigentes do Irati Futsal voltaram a comunicar a FPFS e o Laranjeiras do Sul, adversário da equipe na 1ª rodada da 'Bronze', da saída do clube.

Segundo Luciano, problemas internos dentro do clube resultaram na desistência, porém o diretor também coloca o alto custo da 1ª fase, com partidas em todas as regiões do estado, como um fator para as dificuldades de manter a equipe. ''Nós tínhamos a preferência por uma 1ª fase regionalizada, mas não foi possível. Isso não foi o fator fundamental para a nossa saída, mas é claro que o aumento de custos prejudicou nosso trabalho", confessou.

Onze equipe lutam por dez vagas na 1ª fase

Com a desistência de Irati, a 1ª fase da Chave Bronze vai eliminar apenas uma equipe da competição. Onze times jogarão entre si em turno único, para que 10 se classifiquem a próxima fase e se dividam em dois grupos de cinco. 1º, 3º, 5º, 7º e 9º  da 1ª fase formarão a chave A, enquanto 2º, 4º, 6º, 8º e 10º ficarão na chave B. Nano Futsal/Castro e Assocam/Carambeí são os times que representam a região dos Campos Gerais na 'Bronze'

terça-feira, 17 de abril de 2012

Copa Cidade encerra 1ª fase nesta quarta; confira os jogos de última rodada e quem segue na luta pelo título

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

Depois de quase dois meses de jogos nos Ginásios Zukão e Oscar Pereira, a VII Copa Cidade de Ponta Grossa vai conhecer todos os 12 classificados para a 2ª fase da competição municipal na noite desta quarta-feira (18). O torneio que indica o representante de Ponta Grossa na III Copa AMCG de Futsal em 2012 começou com 21 clubes, e nove deles darão adeus ao sonho de representar a nossa cidade já na fase inicial da Copa Cidade.

Após a rodada da última segunda-feira (16), oito times já garantiram por antecipação as vagas na próxima fase, aguardando apenas a definição da colocação nos seus grupos ou a composição das chaves na 2ª fase. São José, Bardal Contábeis, Ajax Santa Mônica, Keima Futsal, Elite Futsal, ADR/Reserva, Milan2000/Santa Mônica e Betis FC Pontagrossense são as equipes que tem presença garantida entre os 12 melhores do município.
Milan2000/Santa Mônica (foto) é uma das equipes com vaga garantida na 2ª fase
Foto: Sebastião Neto/FD
Por outro lado, a disputa pelas quatro vagas restantes será acirrada: cinco dos seis jogos que acontecem na noite de amanhã terão influência direta na definição dos times que avançam. No Ginásio Zukão, a Rede Bem Viver-Azul vai tentar tirar a invencibilidade do São José e ficar com a última vaga do grupo A, além do confronto direto entre Rede Bem Viver-Laranja e Miara Kruger Tintas no grupo B e a busca do Milan2000 pela melhor campanha geral da 1ª fase.

No Oscar Pereira, o Tonini Futsal joga suas últimas esperanças de classificação no grupo C diante do já eliminado Oppah!/Sutilmaq, enquanto Elite Futsal e ADR/Reserva jogam partida que vale o 2º lugar do grupo B e a chance de escapar do favorito Keima Futsal na 2ª fase. Isso porque a composição dos grupos já está definida: no grupo D, ficarão 1º e 4º da chave A, ao lado de 2º e 3º colocados da chave B e C. No grupo E, jogam 1º e 4º das chaves B e C, juntamente com 2º e 3º da chave A.

Os times vão jogar entre si dentro dos grupos, avançando os quatro melhores de cada chave para a fase quartas-de-final, que acontece em melhor de duas partidas. Confira os horários dos jogos da última rodada da 1ª fase da Copa Cidade, que acontece toda nesta quarta-feira (18), com exceção do jogo entre Keima Futsal e Elite Futsal, agendado para a próxima terça-feira (24), às 19h30, no Ginásio Zukão.

18/04 - QUARTA-FEIRA
Copa Cidade PG – GINÁSIO ZUKÃO
19h30 - Mat. Construção São José (2º) x Rede Bem Viver - Azul (5º) (Grupo A)
20h30 - ABEC Lazio Futsal (3º) x Milan2000/Triângulo/S.Mônica (2º)  (Grupo C)
21h30 - Rede Bem Viver-Laranja (5º) x Miara Kruger Tintas (4º) (Grupo B)
Copa Cidade PG – GINÁSIO OSCAR PEREIRA
19h30 - PG Saint-Germain/MicroArte (7º) x Ajax Santa Mônica FC (3º) (Grupo A)
20h30 - Tonini Futsal (5º) x Oppah!/Sutilmaq Futsal (6º)  (Grupo C)
21h30 - ADR Futsal (3º) x Elite Futsal (2º) (Grupo B)

No grupo A, Bem Viver-Azul quer aprontar 'zebra' diante do São José

Apenas uma vaga está em aberto no grupo A da Copa Cidade. Com domínio pleno de Bardal Contábeis e São José durante a maior parte das partidas, vai caber a Rede Bem Viver-Azul tentar derrubar um dos últimos invictos da competição nesta rodada decisiva. Se vencer, os azuis ultrapassam o Estofados MM, que terminou sua participação na segunda (16) após a derrota contra o Bardal Contábeis por 6 a 3, e ficar com a 4ª posição da chave. Além disso, a vitória tira do São José a condição de líder do grupo.

Em caso de empate, Estofados MM e Bem Viver-Azul ficarão com os mesmos 7 pontos, com vantagem do time do artilheiro Marcos no confronto direto (7x3 Estofados MM, em jogo válido pela 1ª rodada). Por outro lado, o empate é suficiente para garantir o São José, time que substituiu a Pontasul Metalprint nesta temporada, na ponta da chave. Já o Ajax Santa Mônica tem a 3ª colocação garantida, e joga para cumprir tabela diante do já eliminado PG Saint-Germain no Oscar Pereira.

Confronto direto entre Bem Viver-Laranja e Miara Kruger na grupo B

De virtual eliminado até a última semana, o Miara Kruger Tintas passou a ficar perto da vaga na próxima fase. Para seguir com chances de classificação, o time precisava vencer o até então vice-líder ADR e torcer para o Tempero Manero/PGDC perder para o lanterna e já eliminado Terra Nossa Futsal. E foi exatamente o que aconteceu: vitória de 4 a 1 contra o reservenses e derrota do PGDC por 6 a 3 para o Terra Nossa. Com isso, os 'pintores' vão para a partida contra o Bem Viver-Laranja com a vantagem do empate para ficar com a última vaga da chave.

Isso porque as duas estão com 6 pontos, mas o Miara tem melhor coeficiente no critério de gols average, além de ostentar o fato de ser a equipe que perdeu de menor diferença de gols para o favorito e líder do grupo Keima Futsal: revés 'apenas' de 8 a 3 diante dos comandados de Wilson Bian Jr. Na parte de cima da tabela, Elite Futsal e ADR/Reserva fazem confronto direto pela 2ª colocação do grupo, que também representa fugir do Keima na 2ª fase da Copa Cidade.

Na torcida, RR Zander quer uma das vagas do grupo C

Com Milan2000/Santa Mônica e Betis FC Pontagrossense já classificados em primeiro e segundo lugar respectivamente, a chave C da Copa Cidade tem três times na disputa pelas duas últimas vagas. O Tonini Futsal, 5º colocado, depende de uma goleada por cinco ou mais gols de diferença contra o já eliminado Oppah!/Sutilmaq, na última rodada, para se garantir na próxima fase pelo critério de gols average - o Tonini também se classifica com vitória por quatro gols de diferença, mas nesse caso a equipe precisa marcar mais de oito gols na partida decisiva do grupo.

Em situação mais confortável está a ABEC Lazio, que mesmo perdendo na rodada final da primeira fase, pode garantir classificação. A eliminação precoce do Lazio só acontece se a equipe for derrotada por uma diferença maior de seis gols contra o atual líder, Milan, e o Tonini cumprir a goleada diante do Sutilmaq. Como espectador na última rodada, o RR Zander já disputou os seis jogos da primeira fase e ocupa atualmente a última vaga do grupo. Para eles, o tropeço do Tonini, ou até mesmo um empate do Lazio no 'clássico italiano', é garantia de festa e vaga na segunda fase da Copa Cidade.

domingo, 15 de abril de 2012

Veja os gols de Toledo 2x3 Keima Futsal

Créditos: JCRGOLS



Festa dos Campos Gerais! PG e Ivaí vencem e levam região ao topo das Chaves Ouro e Prata

Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto
.
Duas partidas equilibradas, emocionantes e que terminaram com a vibração pela vitória. Assim foi o resumo da noite de sábado (14) para os representantes dos Campos Gerais nas Chaves Ouro e Prata do Paranaense de Futsal. Keima Futsal, de Ponta Grossa, e Ivaí Esporte Clube foram visitantes indigestos e derrotaram Toledo e Ampére, respectivamente, na casa dos adversários. De quebra, as duas equipes lideram as principais divisões do futsal estadual.

Na 'Ouro', o clube de Ponta Grossa teve que correr atrás da virada: o Toledo abriu 2 a 0 ainda na metade do primeiro tempo, mas com gols de Emerson, Betinho Luiz e Renato, os comandados de Wilson Bian Junior trouxeram os três pontos para casa e retomaram a liderança da elite paranaense.
Emerson marcou mais com a camisa do Keima; jogador tomou o 3º amarelo e fica fora do jogo contra a Unipa
Foto: Thiago Terada/FD
Ao mesmo tempo a bola rolava no Ginásio Municipal Rondinha, em Ampére, pela Chave Prata. Lá o Ivaí EC reeditava um dos clássicos da 'Bronze' do ano passado contra a equipe da casa. Em jogo de 11 gols, o alviverde dos Campos Gerais derrotou o Ampére por 6 a 5. O gol salvador veio dos pés de Clade, que garantiu a ponta da tabela de classificação para os ivaienses.

Com recuperação, Keima vence e "seca" bem os adversários

Tudo deu certo para o representante de Ponta Grossa na Chave Ouro. Os resultados ajudaram e a equipe retorna à cidade com a liderança. Mas o início de partida contra Toledo, no Ginásio Alcides Pan, previa que esse não seria o final do filme para o clube pontagrossense.

Com vacilos nas finalizações e espaço para os contra-ataques adversários, o Keima viu Bichinho e Pirulito abrirem boa vantagem para o Toledo. A equipe da casa marcava forte, com 10 minutos da etapa inicial, o 'Porco' já atingia cinco faltas em quadra. Na sexta, Emerson não perdoou e converteu o tiro livre para aliviar o placar.

A volta do intervalo mostrou que o resultado seria outro ao final de jogo. Logo no primeiro minuto, Emerson bateu e Betinho Luiz, de letra, completou para as redes de Douglas. O empate ainda não estava de bom tamanho para o clube de Ponta Grossa, que dava trabalho para o goleiro de Toledo. Mas aos 12', em jogada ensaiada de escanteio, a bola sobrou para Renato apenas empurrar para o gol e decretar a virada dos comandados de Wilson Bian Jr. Nos minutos finais, o goleiro Rafinha ainda se redimiu ao praticar boas defesas que garantiram a vitória.

No próximo sábado (21), o representante de Ponta Grossa volta às quadras do Oscar Pereira, onde enfrenta a Unipa/Foz, a partir das 20h30. Durante a semana, o Keima 'seca' os times de Umuarama, Maringá e Marechal Cândido Rondon, único invicto da Chave Ouro, para tentar manter a liderança da elite do futsal paranaense.

Com susto, Ivaí é líder isolado na Chave Prata

Mesmo fora de casa, na cidade de Ampére, o Ivaí EC em nenhum momento ficou atrás do placar no Ginásio Municipal Rondinha. No primeiro tempo, os ivaienses chegaram a abrir 4 a 1, mas com a força do torcedor o Ampére Futsal buscou o empate já no início da etapa complementar.

A pressão do adversário não abateu o clube alviverde dos Campos Gerais, que marcou o quinto gol, mas, na sequência, sofreu novo empate. A partida recheada de gols só poderia ser decidida por algum jogador com faro de artilheiro: e o pivô Clade não decepcionou, ratificando a vitória de Ivaí por 6 a 5, fora de casa.

Com os resultados da segunda rodada, Ivaí lidera isoladamente a Chave Prata do Paranaense com seis pontos. O clube enfrenta no próximo sábado o Itaipulândia, no Ginásio Edson Borochok, às 20h30.
.
----------------------------------------------------------------

Confira os resultados da 6ª Rodada da Chave Ouro 2012:
20h00 - Marechal Cândido Rondon 4 x 1 Umuarama
20h30 - Toledo Futsal 2 x 3 Keima Futsal, de Ponta Grossa
20h30 - Marreco Futsal 2 x 4 Paraná Clube
20h30 - Pato Futsal 3 x 3 Cascavel
20h30 - São Lucas 2 x 1 Quedas do Iguaçu
20h30 - Unipa/Foz 4 x 4 Campo Mourão
21h00 - Palotina 3 x 2 Corbélia
.
Confira os resultados da 2ª Rodada da Chave Prata 2012:
20h30 - São João 9 x 3 Foz Futsal
20h30 - Itaipulândia 6 x 2 SMEL Araucária
20h30 - Ampére 5 x 6 Ivaí EC
20h30 - Clevelândia 6 x 6 Grêmio Ivaiporã

sábado, 14 de abril de 2012

Em busca da recuperação, PG encontra velho conhecido na 'Ouro'

Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto

Um confronto de rivalidade nas Chaves Bronze e Prata. Na noite deste sábado (14), Keima Futsal, representante de Ponta Grossa na Chave Ouro, e Toledo se reencontram, mas dessa vez em partida válida pela 6ª rodada da elite do futsal paranaense. A bola rola no Ginásio Alcides Pan a partir das 20h30, em Toledo. 

De um lado, a equipe da casa busca manter a ascensão na Chave Ouro, já que não perde há três jogos na competição - na última rodada conquistou um empate em Campo Mourão por 2 a 2. Enquanto na equipe pontagrossense, que está no oeste do Paraná desde o início da semana, a ordem é retomar a liderança do torneio, após perder para Quedas do Iguaçu por 2 a 1, fora de casa. Os comandados de Wilson Bian Junior ocupam a 4ª colocação da 'Ouro' com 10 pontos.
Agora titular, o ala Gleyson (foto/dir.) quer voltar a marcar contra o Toledo
Foto: Thiago Terada/FD
O Keima, do artilheiro Emerson, conta com os desfalques do goleiro Bizinho e do ala Fio, ambos suspensos, e do pivô Henrique, que voltou a sentir um incômodo na coxa. Em compensação, a equipe toledana segue com problemas no departamento médico: Pierre, com problema muscular, e Diego Zocca, com dores no joelho direito, ficam de fora do confronto. Além deles, um dos ídolos de Toledo, o jogador São Pedro, rompeu o ligamento cruzado do joelho direito e só deve retornar às quadras em outubro.

As boas notícias para a equipe comandada por Baiano chegam da Federação Paranaense de Futsal: o  pivô Guilhermão teve sua documentação liberada pela entidade e, de acordo com a diretoria do 'Porco', estreia na noite deste sábado contra os pontagrossenses.

Chances de retornar à liderança

O torcedor de Ponta Grossa acompanha à distância o clube da cidade no oeste paranaense e aproveita para 'secar' os principais rivais na tentativa da equipe retomar a liderança da Chave Ouro. Para isso, basta o Umuarama não vencer Marechal Cândido Rondon, fora de casa, e o São Lucas segurar, em Paranavaí, o clube de Quedas do Iguaçu. Já o atual líder da 'Ouro' com 13 pontos, Ciagym/Maringá, volta a jogar apenas na próxima quarta-feira (18), quando recebe Campo Mourão.  

Confrontos anteriores
.
A temporada de 2011 foi de cinco confrontos entre ponta-grossenses e toledanos. Antes disso, as duas equipes já tinha decidido a Chave Bronze do Paranaense de Futsal em 2010, numa série de três partidas, que teve a vitória do até então Clube Verde/Operário. Na Chave Prata 2011, quatro jogos de muito equilibro: empates em 1 a 1 e 4 a 4 na 1ª fase, além da igualdade em 5 a 5 na 2ª fase, em jogo realizado no Ginásio Ângelo Rossoni, em Toledo. No jogo da volta, em Ponta Grossa, o Keima venceu por 5 a 3 e garantiu o 1º lugar da chave para as semifinais da competição.
.
A única vitória do Toledo aconteceu nos Jogos Abertos do Paraná, quando o time de Ponta Grossa lutou contra o rebaixamento na divisão 'A' do futsal masculino. O jogo nos JAP'S também foi o último entre os times, e será no mesmo palco da partida de hoje: o Ginásio Alcides Pan.

FICHA TÉCNICA
Toledo Futsal (8º) x Keima Futsal (4º)
Paranaense de Futsal - Chave Ouro - 6ª Rodada - 1º Turno
Ginásio Alcides Pan - 14/04 - 20h30
Toledo: Douglas; Pirulito, Pulga, Sandrinho e Guilhermão - Téc. Baiano
Keima: Rafinha; Magrão, Gleyson, Emerson e Marquinhos - Téc. Wilson Bian Junior 
Arbitragem: Município de Cascavel

----------------------------------------------------------------

Confira os jogos da 6ª Rodada da Chave Ouro 2012:

20h00 - Marechal Cândido Rondon x Umuarama
20h30 - Toledo Futsal x Keima Futsal, de Ponta Grossa
20h30 - Marreco Futsal x Paraná Clube
20h30 - Pato Futsal x Cascavel
20h30 - São Lucas x Quedas do Iguaçu
20h30 - Unipa/Foz x Campo Mourão
21h00 - Palotina x Corbélia