sábado, 31 de março de 2012

Clubes e FPFS vêem Bronze em um 'novo patamar'

Texto: Sebastião Neto (Direto de Castro/PR)
Edição: Felipe Gustavo

Após o arbitral que definiu um novo formato para a Chave Bronze do Paranaense de Futsal em 2012, o discurso entre dirigentes de clubes e a diretoria da Federação Paranaense de Futsal (FPFS) era um só: que a 3ª divisão tem que aumentar o nível de importância, investimento e organização por parte dos clubes. "Não podemos menosprezar o nosso próprio trabalho. A Bronze tem que pensar bem e ter o mesmo modelo de organização da Ouro e da Prata", disse o técnico do Matelândia, Cidrão, em uma de suas intervenções na reunião.

Laranjeiras do Sul (foto) retorna as competições estaduais depois de uma longa ausência
Foto: Divulgação
Ao final dos trabalhos, o representante da Secretaria de Esporte e Cultura de Castro, Marcos Rocco, engrossou o coro dos técnicos de todo o estado. "Estamos investindo alto, como todos que estão aqui, porque acreditamos no potencial para em um futuro próximo colocar a cidade entre as melhores do Paraná no futsal", frisou Rocco. Já o presidente da Associação Dois Vizinhos Futsal, Giovani Lima, destacou a força do sudoeste no torneio. "Temos diversas equipes jogando esta Chave Bronze, além é claro do Pato Futsal e Marreco na Ouro, e o Ampére na Prata. É a hora de mostrar o futsal do sudoeste e da Federação olhar com mais carinho a nossa região", avaliou Lima.

A mudança no regulamento da Bronze, com todas as equipes se enfrentando em turno único na 1ª fase, agradou o Diretor Técnico da FPFS, Cel. Antonio Carlos Abrão "Este novo formato já mostra que os times estão mais estruturados, mais maduros. Na Chave Bronze, pela primeira vez o campeão vai ter que jogar contra todo mundo para mostrar sua força", frisou Abrão.

Opinião: Fórmula boa ao campeonato, ruim para os Campos Gerais

Se existem prejudicados neste novo formato da Chave Bronze, eles estão na Região dos Campos Gerais. Com apenas três times entre os 16 da competição, os dirigentes de Castro, Carambeí e Tibagi com certeza terão altos custos com viagem durante o torneio. Não atoa, o coordenador da ASSOCAM/Carambeí Futsal, Sandro de Oliveira, criticou a mudança. "Temos de pensar nas equipes que apostam em jogadores da região, que estão se formando e tem algumas dificuldades. Por isso pedimos a 1ª fase regionalizada", explicou Oliveira.

Afinal, se os clubes da Chave Bronze queriam calendário e investimento alto para a temporada, porque não optaram pela Prata, que está com um enorme clarão em 2012? Sabemos que boa parte deles foi convidado a disputar o torneio pela FPFS, e declinou justamente por problemas financeiros. Claro que os custos são bem maiores entre uma e outra, mas o modelo de competição da 2ª divisão já é pensado em quem quer rapidamente disputar a elite. Por outro lado, a Bronze sempre caracterizou pelo regionalismo, a oportunidade de uma competição com custos um pouco menores para os clubes.

Se a decisão tomada pelos clubes em Castro significar a evolução da Bronze para que a competição se torne tão profissional e sistemática quanto as duas primeiras do nosso estado, de parabéns. Mas infelizmente a chance de ficarmos para trás é grande, porque estamos longe dos pesados investimentos do 'lado de lá do Paraná', e carecemos de conquistas importantes para convencermos nós mesmos de que existe um futuro promissor no futsal dos Campos Gerais.



Com fórmula inédita, arbitral da Chave Bronze define calendário

Texto: Sebastião Neto (Direto de Castro/PR)
Edição: Felipe Gustavo

Representantes de nove das 16 equipes que vão disputar a Chave Bronze do Paranaense de Futsal se reuniram na manhã deste sábado (31) para definir os rumos da 3ª divisão do futsal estadual. A reunião arbitral foi realizada no Teatro Bento Mossurunga, na cidade de Castro, e durou cerca de três horas. Foram oficializados os clubes que vão disputar o torneio, além da fórmula de disputa da competição, que será inédita na história recente da ‘Bronze’

Entre os participantes, destaque para a entrada de Tibagi, que não constava na lista inicial divulgada pela Federação Paranaense de Futsal (FPFS), mas confirmou presença no torneio. Além de Tibagi, o Nano Futsal/Castro e a ASSOCAM/Carambeí representam a região dos Campos Gerais. Completam o grupo de 16 equipes os times de Assis Chateaubriand, da Associação Vila Nova (Palmas), Cândido de Abreu, Colégio Mater Dei (Apucarana), Copel Clube Cascavel, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Irati/Kadesh Futsal, Laranjeiras do Sul, Matelândia, MAZP/Renascença, São Pedro do Iguaçu e Faxinal.

Com início programado para o dia 21 de abril, a Chave Bronze vai definir seu campeão na 1ª semana de dezembro, e terá como novidade a classificação de quatro equipes com vaga direta à Chave Prata em 2013, além da isenção da taxa de anuidade e inscrição para o campeão do torneio. “Vamos renascer a Prata aos poucos. Tenho certeza que as quatro equipes que subirem aqui tem condições e vontade de jogar a Prata ano que vem, e temos tudo para fazer uma grande Chave Bronze neste ano”, destacou o Cel. Antônio Carlos Abrão, Diretor Técnico da FPFS.

Mudanças no regulamento e fórmula de disputa

O ponto que mais gerou discussão na reunião em Castro foi à questão da fórmula de disputa: duas eram as correntes defendidas entre os clubes. A primeira delas, puxada por Carambeí, defendia a permanência de uma 1ª fase regionalizada, com os clubes divididos em grupos pela proximidade geográfica. Já a outra, que tinha como principais defensores as cidades do sudoeste do estado e o time de Matelândia, queria que todas as equipes se enfrentassem entre si. Melhor para a segunda opção, aprovada pela maioria de votos.

Após a 1ª fase em turno único, avançam os 10 melhores à sequência da ‘Bronze’, divididos em dois grupos de cinco, jogando turno e returno dentro de suas respectivas chaves. Quatro times de cada grupo passam as quartas-de-final, que terão os seguintes confrontos: 1º A x 4º B, 2º B x 3º A; 1º A x 4º B, 2º B x 3º A. Nas quartas, as séries serão em melhor de duas partidas, e em caso de dois empates ou uma vitória de cada lado, a prorrogação vai definir o vencedor, com vantagem do empate para o time de melhor campanha na soma de 1ª e 2ª fases. 

Já sobre a questão de ginásios, assunto que interferia diretamente na participação das equipes de Castro e Carambeí, a Federação decidiu manter os critérios de liberação dos anos anteriores. Com isso, quadras como a do Ginásio Douglas Pereira, em Castro (32m x 18m), e do Batavão, em Carambeí (31m x 17m) poderão ser utilizadas normalmente. Porém, Abrão fez a ressalva de que em 2013 a medida mínima das quadras da ‘Bronze’ será 36m x 18m, evitando partidas em quadras reduzidas e fora do padrão interncional do futsal.

Já nas semifinais e na grande final, as séries serão em melhor de três partidas (se necessário). Os jogos de desempate vão acontecer, obrigatoriamente, nas quartas-feiras. Sobre transferências estaduais e interestaduais, o prazo fixado pela FPFS no arbitral foi o dia 17 de agosto, um dia antes do final da 1ª fase do torneio.

Castro recebe arbitral da Bronze neste sábado

Texto: Luciana Westphal (Repórter FD.com em Castro)
Edição: Seabstião Neto
.
Acontece daqui a pouco, na cidade de Castro, o arbitral do Campeonato Paranaense- Chave Bronze 2012. A abertura oficial do evento tem inicio às 9h no Teatro Bento Mossurunga – Praça Manoel Ribas e será divida em dois momentos: primeiro, um Coffe Break para os representantes de cada equipe, imprensa e dirigentes, para na sequência as discussões em pauta para a reunião.
Na ultima segunda-feira (26), a Federação divulgou as 16 equipes já confirmadas para a disputa da Série Bronze 2012, contando também a possibilidade de Fazenda Rio Grande confirmar a participação, podendo assim a competição ter 17 integrantes. Porem, na tarde de ontem a situação mudou, com a desistência de Astorga, Ibiporã e Pato Bragado, a 'Bronze' do Paranaense irá contar com 13 equipes.
Castro foi à única cidade que se candidatou a sediar o evento, e o secretário Municipal de Esporte e Cultura, Clovis Coradassi, junto com um dos gestores do esporte do município Marcos Rocco, explica a importância do evento acontecer no Município. “A estrutura da organização é importante, queremos dar uma boa hospitalidade, Castro também irá participar das categorias de base e quer mostrar que a parceria entre Nano Futsal e Prefeitura Municipal de Castro se estende também a Federação Paranaense de Futsal.” Comenta Rocco.
A partir das 11h, confira todas as informações do arbitral da Chave Bronze direto do Teatro Bento Mossurunga.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Em confronto inédito na 'Ouro', Corbélia e Ponta Grossa buscam primeira vitória no campeonato

Texto: Sebastião Neto*
Edição: Nataniel Zanferrari
(Colaboração Adolfo Pegoraro)

Depois de realizar o último treino antes da viagem para a cidade de Corbélia na manhã desta sexta, o Keima Futsal pegou a estrada na tarde de hoje rumo ao oeste do estado, para a 3ª rodada da Chave Ouro do Paranaense de Futsal. O embarque aconteceu no começo desta tarde no Ginásio Oscar Pereira, e o pensamento dos jogadores e comissão técnica é voltar a Ponta Grossa com a primeira vitória na elite do futsal paranaense. O time de Ponta Grossa encara a ACF/Corbélia, que tem a mesma pontuação dos princesinos no campeonato, neste sábado (31), a partir das 20h30.

Betinho Potiguar (foto) se firma no grupo de relacionados do Keima Futsal
Foto: Thiago Terada/FD
Após a atividade tática, o técnico Wilson Bian Junior definiu os 12 jogadores que foram para Corbélia. A novidade ficou por conta do ala Tibagi, que é a surpresa entre os convocados para o duelo. O camisa 23 substitui o pivô Henrique, que sentiu uma lesão no coletivo da última quinta e foi retirado da lista pontagrossense. Já a única dúvida na escalação era entre os pivôs Betinho Potiguar e Renato: melhor para o artilheiro do time na temporada 2012, que mais uma vez barrou Renato e garantiu vaga no grupo que enfrenta o Corbélia.

Sobre o time titular, a tendência é que o Keima repita a equipe que inicou o duelo contra o Guarapuava na última semana, com o goleiro Bizinho, o fixo Magrão, os alas Fio e Emerson, além do pivô Marquinhos. No banco, ficam como opção Rafinha (goleiro); Gian e Neto Caraúbas (fixos); Tibagi, Betinho Luiz e Léo (alas), e Betinho Potiguar (pivô). Além de Henrique, os outros desfalque são o ala Gleyson, que foi expulso no empate contra os guarapuavanos, e o preparador físico Duda, que não poderá ficar no banco de reservas por também ter sido expulso na partida no Oscar Pereira.

O adversário

A transferência interestadual do ala-esquerda Bicão, ex-Itapeva (SP) e último reforço do Corbélia para a temporada, foi liberada nesta quinta-feira (29) no site da Federação Paranaense de Futsal. O jogador, que atuou em 2010 pelo Quedas Futsal, poderá fazer a sua estreia pela ACF/Corbélia neste sábado, em casa, às 20h30, contra o time de Ponta Grossa.

Entretanto, a equipe treinada por Levino Antônio Vaz, o 'Cafú', terá dois desfalques para a partida. O fixo Diógenes, que fez parte da campanha vice-campeã de Ponta Grossa na 'Prata' no ano passado, além do ala Tchaca, estão lesionados e não estarão à disposição. Por outro lado, o fixo Osnei, que estava lesionado, reforça a equipe.

“Vamos enfrentar um adversário difícil, mas contamos com o apoio da torcida para conseguirmos a nossa primeira vitória. Temos um plantel reduzido e os desfalques vão fazer falta, mas os jogadores que estiverem à disposição vão precisar se superar”, afirma o técnico Cafú.

O jogo contra o Ponta Grossa, no ginásio José Richa, terá entrada franca. Um bom público está sendo esperado para a partida. É o duelo entre o atual vice-campeão da Chave Prata contra o campeão da segunda divisão em 2010. (A.P.)

Confrontos anteriores

Ao contrário da maior parte das equipes adversárias de Ponta Grossa na Chave Ouro 2012, o futsal da nossa cidade jamais enfrentou times de Corbélia na elite do salonismo estadual. O único confronto aconteceu na Chave Prata de 2010, quando a Pontasul/SER/Ponta Grossa perdeu para a ACF/Corbélia por 5 a 0, em jogo válido pela 2ª fase daquela temporada. Tal como neste sábado, a partida aconteceu no Ginásio José Richa.

FICHA TÉCNICA
ACF/Corbélia (14º) x Keima Futsal (11º)
Paranaense de Futsal - 3ª Rodada - 1º Turno
Ginásio José Richa (Corbélia) - 31/03 - 20h30
ACF/Corbélia: Rogério Paulista, Osnei, Bicão, Guilherme e Fuska - Téc. Cafú
Keima Futsal: Bizinho, Magrão, Emerson, Fio e Marquinhos - Téc. Wilson Bian Junior
Arbitragem: Município de Assis Chateaubriand

quinta-feira, 29 de março de 2012

Futsal de Ponta Grossa comemora verba da Lei de Incentivo ao Esporte para a Chave Ouro

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

Na última segunda-feira (26), o técnico do Keima Futsal Wilson Bian Junior falou com exclusividade ao FutsalDaqui.com sobre a aprovação de mais de R$ 28 mil da Lei de Incentivo ao Esporte de Ponta Grossa para o time, que representa a cidade da Chave Ouro. O valor aprovado foi o segundo mais alto entre os 19 projetos aprovados pelo Conselho Municipal do Esporte (CMER) para este ano, só perdendo para a Liga Desportiva de Ponta Grossa, que levou R$ 46 mil.

Clube capitaneado por Tércio Miranda representa a cidade em competições regionais e estaduais
Foto: Thiago Terada/FD
Para Bian, a parceria com o poder público reforça a importância do apoio da cidade ao time. "Temos na Prefeitura um apoio importante, que é recompensado com a participação do time nos Jogos Abertos do Paraná", destaca o técnico. O fato curioso é que, ao contrário de outras equipes da cidade, como o Guarani/Cescage/SMER (Basquete Masculino), e o MM/Apedef/Ponta Grossa (Basquete Cadeirante) - que também foram beneficiadas pela Lei em 2012, o time de futsal do município não leva nenhum alusão ao nome da cidade, ou da Secretaria de Esportes, no nome fantasia apresentado à imprensa.

Sobre como o valor é utilizado pelo clube, Bian explica justificando o alto custo das viagens na Chave Ouro 2012. "Usamos os recursos para custear despesas com hospedagem, transporte e alimentação nas viagens  durante o campeonato. Só na 1ª fase, são 30 jogos, 15 deles fora de casa, e a despesa é muito grande", explica Bian. Como contrapartida, o representante de PG na Chave Ouro joga com a camisa da cidade nos Jogos Abertos do Paraná, onde está na divisão 'A' do Futsal Masculino.

Por se tratar de uma empresa do varejo, a empresa que dá nome ao time não pode receber recursos públicos. Com isso, foi firmada uma parceria com a Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG) para a confecção do projeto e a gestão do auxílio vindo do município. Por isso, o projeto foi aprovado por intermédio de uma solicitação feita pela LFCG.

Time

Em quadra, o Keima faz seu último treino antes da viagem para Corbélia na manhã desta sexta-feira (30). Após o trabalho tático, Wilson Bian Junior deve divulgar os 12 atletas relacionados para o jogo no oeste do estado, que viajam às 13h30 de amanhã. Com a expulsão de Gleyson contra o Guarapuava, o fixo Neto Caraúbas deve voltar ao grupo de relacionados, enquanto a dúvida deve ficar na posição de pivô: Henrique e Marquinhos devem ser confirmados no grupo, já que Betinho Potiguar e Renato brigam pela última vaga para o jogo diante da ACF, neste sábado, às 20h30.

Devem ir para o jogo em Corbélia os seguintes atletas: Bizinho e Rafinha (goleiros); Gian, Neto Caraúbas e Magrão (fixos); Fio, Emerson, Betinho Luiz e Léo (alas); Marquinhos, Henrique e Betinho Potiguar ou Renato (pivôs). O twitter do FutsalDaqui.com transmite o jogo entre os times de Ponta Grossa e Corbélia a partir das 20 horas, com o melhor lance-a-lance da região dos Campos Gerais!

Antes da estreia na 'Prata', Ivaí recebe Paraná Clube neste sábado

Texto: CliqueEsporte.com
Edição: Sebastião Neto.

Uma das equipes mais promissoras da Chave Prata deste ano é a equipe do Ivaí EC/Prefeitura de Ivaí/Kadesh Futsal. O Clube, que subiu da Chave Bronze no ano passado, montou uma boa equipe para tentar uma das duas vagas na Chave Ouro de 2013. A qualidade da equipe já pôde ser vista na Recopa dos Campos Gerais, quando a equipe ivaiense bateu a forte equipe 'primo rico' da região Keima Futsal, ficando com o título da competição.

Na prorrogação, Ivaí Esporte Clube foi o campeão da I Recopa dos Campos Gerais
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ivaí

O time do técnico iratiense André Demczuk, o 'Dedé' segue treinando forte na pré-temporada, antes da estreia na Chave Prata (no dia 4 de abril contra o São João Futsal). Neste sábado, a equipe ivaiense fará o último amistoso contra o Paraná Clube - o jogo será disputado no Ginásio Edson Borochok, em Ivaí, a partir das 20h30.

.Grupo quase fechado
.
Segundo informações do técnico Dedé, o elenco já está quase fechado. A maioria dos atletas reside na cidade e treinam em dois períodos. O clube já tem o apoio da Prefeitura Municipal e de vários empresários da região.
.
Até agora já foram confirmados os goleiros Diego Macambira (ex-Carambeí e Telêmaco Borba), Rodrigo (ex-Piraí do Sul) e Serjão (base de 2011), o fixo Fernando (ex-Quedas e Ampére), os alas Fussa (ex-futsal da Espanha, Geórgia e Ponta Grossa), Manta (ex-Seleção Brasileira, São Paulo e São Miguel), Alemão (ex-Quedas do Iguaçu e futsal italiano), Claudinho (ex-Imbituva e Ivaí), Gabriel (vindo do futsal juvenil de Santa Catarina) e Juan (ex-juvenil do Irati); pivôs Cláde (ex-Palotinense, Londrinense e Copagril), Johnny (ex-Lages-SC) e Rebouças (ex-Imbituva e Ivaí). O preparador físico é Walace Ignachewski, assim como o técnico Dedé, vindo de Irati.

O clube ainda negocia com o fixo Paulo Evandro, seis vezes campeão da Chave Ouro, que foi dispensado pela Unipa de Foz do Iguaçu, dias atrás. A expectativa de Dedé é que até o final de semana a negociação seja concretizada.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Boletim CBN Esportes: Vitória do Keima pela Copa Cidade e início da preparação para o duelo diante do Corbélia

Confira o Boletim do Futsal de Ponta Grossa exibido na manhã de hoje no programa CBN Esportes. Tudo sobre mais uma vitória do Keima Futsal na Copa Cidade e a preparação do time de Ponta Grossa para o jogo diante do Corbélia, no próximo sábado, pela 3ª rodada da Chave Ouro.

Veja a classificação atualizada da Copa Cidade e a agenda de jogos da semana no futsal de Ponta Grossa!

terça-feira, 27 de março de 2012

Castro e Carambeí representam Campos Gerais na Bronze 2012

Texto: Sebastião Neto*
Edição: Nataniel Zanferrari
(Com informações de Giovani Lima)

Depois de confirmar o arbitral da Chave Bronze para a cidade de Castro, que acontece no próximo sábado (31), a Federação Paranaense de Futsal (FPFS) divulgou as 16 equipes que vão disputar a 3ª divisão estadual em 2012. Segundo a entidade, um 17º clube ainda pode entrar na competição, mas ainda não há a confirmação oficial da inscrição.

Vice-campeão da 'Bronze' em 2011, Grêmio Ivaiporã subiu à Chave Prata nesta temporada
Foto: Esporte In Foco
Nos Campos Gerais, a má notícia é a diminuição do número de representantes: de seis na temporada passada, a região ficou com apenas dois times: o Nano Futsal/Castro, que busca melhorar a 13ª colocação conquistada na última temporada, e o Frísia/ASSOCAM/Prefeitura de Carambeí, que recoloca a Terra dos Imigrantes no mapa do futsal paranaense após uma ausência de quase quatro anos.

Como a 1ª fase deve manter os critérios de proximidade geográfica, um dos prováveis adversários dos times da região será o Irati/Kadesh Futsal (Região Centro-Sul), que também confirmou sua participação na 'Bronze'. Além destes, o Fazenda Rio Grande, da região metropolitana de Curitiba, deve fazer parte deste grupo, caso confirme sua presença na competição estadual.

Confira as 16 equipes confirmadas na Chave Bronze 2012:

IBIPORà
ASSIS CHATEAUBRINAND
CÂNDIDO DE ABREU 
APUCARANA
ASSOCIAÇÃO DOIS VIZINHOS FUTSAL
LARANJEIRAS DO SUL FUTSAL
SÃO PEDRO DO IGUAÇU 
PALMAS
PATO BRAGADO
ASTORGA
RENASCENÇA 
FRÍSIA/ASSOCAM/PREFEITURA DE CARAMBEÍ
CASCAVEL COPEL CLUBE
IRATI/KADESH FUTSAL 
MATELÂNDIA
NANO FUTSAL/CASTRO 

Sem sustos, Keima vence mais uma pela Copa Cidade; Milan confirma 100% no grupo C

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Gustavo

O primeiro trabalho com bola da semana do Keima Futsal foi de vitória maiúscula. Depois do empate contra o Guarapuava em 4 a 4 no último sábado (24), o representante de Ponta Grossa na Chave Ouro do Paranaense voltou as quadras pela 2ª rodada da Copa Cidade de Ponta Grossa, nesta segunda (26), no Ginásio Zukão. O adversário foi a ADR Futsal, de Reserva, e a vitória veio mais uma vez de goleada: 11 a 3 a favor dos ponta-grossenses.

Renato e Tibagi dividiram a artilharia do jogo com três gols cada, seguidos pelo capitão Gian, que marcou duas vezes. Do lado de Reserva, destaque para o ala Pitiço, que marcou um dos três gols do time visitante, e para os goleiros Manco e Lucas, que evitaram uma derrota mais elástica do time da Terra do Tomate. Com o resultado, o rubro-negro dos Campos Gerais assumiu a ponta do grupo B com 100% de aproveitamento, enquanto a ADR caiu para a 3ª colocação da chave pelos critérios de desempate.

PG exerce domínio com tranquilidade

Neto Caraúbas (foto) voltou ao time depois de ficar ausente no jogo contra Guarapuava
Foto: Thiago Terada/FD
Sem forçar o ritmo do jogo e abusando das trocas de passe com agilidade, o Keima abriu o placar no Zukão com o pivô Renato, que não foi relacionado no jogo do último sábado no Oscar Pereira: aos 5', o camisa 11 recebeu passe em profundidade de Neto Caraúbas, outro que ficou de fora do duelo pela Chave Ouro, e balançou as redes. Na sequência, Renato fez mais um após passe de Tibagi, e na sequuência serviu Japa para marcar o dele aos 12'. Antes do intervalo, Henrique e Gian fecharam a vitória de 5 a 0 nos 20 minutos iniciais.

Nem o gol de Pitiço aos 2' do 2º tempo interrompeu o ofensivo time de Ponta Grossa. Um minuto depois do gol dos reservenses, Tibagi partiu em jogada individual e marcou o sexto dos donos da casa. Tibagi ainda encontrou tempo para marcar mais dois antes da metade da etapa final, além do terceiro de Renato quase do meio da quadra. Em um dos poucos ataques da ADR, Gerson tocou com categoria entre as pernas de Buiú e marcou o segundo do time de Reserva.

Expulso contra Guarapuava pela Chave Ouro, Gleyson também fez o seu aos 12', depois do passe de Henrique. O último do Keima saiu do pés de Gian, já no minuto final de duelo. Na saída de bola após o gol, Vinícius cabeceou para marcar a favor dos visitantes, fechando o placar no Zukão: vitória ponta-grossense por 11 a 3 e liderança do grupo para os comandados de Wilson Bian Junior.

Agenda

Com partidas atrasadas em virtude da participação na I Recopa dos Campos Gerais, o Keima volta a jogar pela Copa Cidade nesta terça (27). O duelo será contra a Rede Bem Viver - Laranja, que está na vice-liderança da chave com os mesmos 6 pontos do rubro-negro, mas perdendo nos critérios de gol average. O jogo acontece no Ginásio Zukão, a partir das 19h40. Além de Keima e Bem Viver, mais dois jogos completam a rodada da chave: Elite e Terra Nossa jogam às 20h35, enquanto Miara Kruger Tintas e Tempero Manero/PGDC duelam a partir das 21h30.

Já os treinamentos do Keima para o jogo diante da ACF/Corbélia pela Chave Ouro voltam na manhã desta terça (27), com trabalho tático no Ginásio Oscar Pereira. A tarde, treino físico para os não-relacionados ao jogo da Copa Cidade a noite. Na quarta, todos trabalham em dois períodos, ambos no 'Oscar'. A viagem para Corbélia está marcada para às 13h30 de sexta-feira.

Na preliminar, Milan garante vaga na próxima fase

Apesar de ausente da lista da favoritos ao título da Copa Cidade no início do torneio, o Milan2000/Triângulo/Santa Mônica mostrou sua força mais uma vez na quadra do Zukão. Em sua quarta apresentação na Copa pelo grupo C, o time 'italiano' conquistou a quarta vitória consecutiva e é o primeiro clube a garantir vaga na próxima fase. A vítima da vez foi o Oppah!/Sutilmaq, que foi derrotado pelo Milan por a 7 a 3 na preliminar de Keima e ADR. O destaque da partida foi Leandro, que marcou três para o time do Santa Mônica.

Com mais um resultado positivo, o Milan tem a melhor campanha geral entre os 21 times da Copa Cidade em pontuação absoluta. Com 12 pontos, o time do capitão Fabiano Lopes abriu cinco de vantagem sobre São José e Bardal Contábeis, co-líderes da chave A com 7 pontos, mas que tem um jogo a menos em relação aos milanistas.

Confira a entrevista o pivô Henrique, do Keima, ao FutsalDaqui.com:

  Henrique KeimaxADReserva by sebaneto

FICHA TÉCNICA
Keima Futsal 11x3 ADR Futsal - Reserva
VII Copa Cidade PG - 2ª Rodada/1ª fase - Grupo B
26/03 - Ginásio Zukão - 21h10

Keima: Buiú, Neto Caraúbas, Tércio (C), Tibagi e Renato; Henrique, Japa, Gian e Gleyson - Téc. Wilson Bian Junior 
ADR: Manco, Gerson (C), Pitiço, Guilherme e Vinícius; Lucas, Alexandre e Anderson
Arbitragem: Marcos A. Barboza e Romulado Milek (Carambeí)
Anotadora/Cronometrista: Luciane Dias (Carambeí)

Gols: Renato e Tibagi (3), Gian (2), Gleyson, Japa e Henrique - Keima; Pitiço, Gerson e Vinícius - ADR
Cartões Amarelos: Pitiço (ADR)

Confira a agenda de jogos do futsal nos Campos Gerais, além da classificação atualizada da VII Copa Cidade de Ponta Grossa!

sábado, 24 de março de 2012

Depois de três anos, PG volta a receber jogo da Série Ouro


Texto: Jornal Diário dos Campos
Edição: Sebastião Neto
.
Setembro de 2008. De maneira melancólica e com uma série de problemas financeiros, o Santa Paula Esporte Clube fazia sua última partida na Série Ouro do Paranaense de Futsal. A partida no Ginásio Oscar Pereira terminou com vitória do visitante Beltrão Futsal por 6 a 1, e marcou o fim do futsal adulto do Santa Paula. Pouco mais de três anos depois, o Oscar Pereira volta a receber uma partida da elite do futsal paranaense a partir das 20h30 de hoje.


Quem representa a cidade agora é o Keima Futsal, atual vice-campeão da Série Prata, que renova as esperanças do torcedor da cidade. O duelo contra o campeão paranaense de 2010, o CA Deportivo/Guarapuava, marca um novo capítulo para o salonismo da cidade. A partida válida pela 2ª rodada do 1º turno da ‘Ouro’ será o reencontro dos melhores do futsal paranaense com Ponta Grossa.

Depois da derrota diante do Cascavel na 1ª rodada, o técnico Wilson Bian Junior acredita no Oscar Pereira como o 6º jogador do Keima para conquistar a 1ª vitória na competição. “Em Ponta Grossa, o fator casa precisa prevalecer para a gente vencer e jogar bem”, disse o comandante. Segundo ele, o time está no caminho certo apesar do tropeço contra o atual campeão em Cascavel. “O time foi bem lá [em Cascavel], todo mundo que entrou correspondeu dentro de quadra”, pontua.

Para o jogo desta noite, o time de Ponta Grossa conta com o retorno do ala Gleyson, que sentiu uma pancada no joelho na final da Recopa dos Campos Gerais, e treinou normalmente durante a semana. Neo Caraúbas é o mais cotado para dar lugar ao camisa 3 do Keima, artilheiro da equipe na última Série Prata. “É uma dor de cabeça boa. Podemos montar o time de acordo com as informações que tenho do Guarapuava e contamos com a volta do Gleyson, que foi um dos destaques do time em 2011”, celebra o técnico princesino.

Em casa

Entre mudanças de nome e diferentes divisões, o Keima Futsal está a mais de um ano sem perder em Ponta Grossa. A última derrota foi em novembro de 2010, na 2ª partida da final da Série Bronze, contra o Toledo, por 2 a 0. Na Série Prata de 2011, o time ficou invicto nas 15 partidas que jogou no Oscar Pereira, com destaque para o empate contra o Pato Futsal na final do torneio, conquistado nos últimos segundos de jogo.

Os ingressos para CAD/Guarapuava e Keima Futsal serão vendidos nas bilheterias do próprio Oscar Pereira, a partir das 19 horas, com o preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

----------------------------------------------------

Empate nos números entre PG e Guarapuava

Nos últimos 11 anos, as equipes de Ponta Grossa e Guarapuava são rigorosamente iguais nos números dos confrontos entre si na Série Ouro. São duas vitórias para cada lado, além de mais um empate. No número de gols marcados, mais igualdade: 13 de cada cidade. O ‘desempate’ é em uma partida da Série Prata, onde a AA Olimpik, de Ponta Grossa, perdeu para o CA Deportivo/Guarapuava por 4 a 3 na região central do estado.
Na Série Ouro, os confrontos recentes começaram em 2001: no Ginásio Centenário, o Clube Verde não deu chances ao Perola D’Oeste/Guarapuava e venceu os visitantes por 4 a 2. Seis anos depois, três confrontos marcantes: na 1ª fase, o Santa Paula venceu o Deportivo por 3 a 2 em Guarapuava. Já na etapa seguinte, vitória guarapuavana em casa por 3 a 1, e empate no Oscar Pereira em 3 a 3, resultado que eliminou o Santa Paula dos play-offs daquela Série Ouro. Em 2008, o último confronto entre as equipes: o Santa Paula voltou a perder, desta vez em casa, pelo placar de 3 a 2.

quinta-feira, 22 de março de 2012

FPFS confirma arbitral da Bronze em Castro

Texto: Sebastião Neto e Luciana Westphal (Repórter FD.com em Castro)
Edição: Nataniel Zanferrari
.
A Federação Paranaense de Futsal (FPFS) já confirmou a cidade de Castro como a sede do arbitral da Série Bronze do Paranaense de Futsal, que acontece no próximo dia 31. A informação foi dada na tarde de ontem por um dos gestores do esporte no município, Marcos Rocco, e oficializada pela FPFS no início da tarde de hoje. Castro foi a única cidade que se candidatou a sediar o evento.

Castro é uma das cidades mais antigas do Paraná, com 308 anos de histótia
Foto: Divulgação
Com isso, as equipes inscritas na 3ª divisão estadual devem se reunir na cidade-mãe para definir o calendário e a fórmula de disputa da competição, que terá o Nano Futsal como representante castrense nesta temporada. Além de Castro, Carambeí, Tibagi e Arapoti devem representar os Campos Gerais na disputa, já que o Ivaí Esporte Clube conquistou o acesso à Série Prata em 2011.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Com quatro gols de Betinho Potiguar, Keima goleia na estreia da Copa Cidade

Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto


Mesmo com o ritmo cadenciado no início de jogo e sem alguns dos principais jogadores, o Keima Futsal goleou o Tempero Manero/PGDC por 12 a 1 em sua estreia pelo Grupo B da Copa Cidade 2012. Com boas atuações de Neto Caraúbas, Gleyson e Betinho Potiguar, artilheiro da partida com quatro gols, o representante de Ponta Grossa na Chave Ouro precisou de 30 minutos para desencantar e abrir o placar elástico na noite desta terça-feira (20), no Ginásio Zukão.

PGDC pressiona; Keima é eficaz

Com prioridade para as movimentações e o toque de bola, o Keima se arriscava pouco nos minutos iniciais. Do outro lado, o PGDC utilizava a velocidade dos contra-ataques. No primeiro lance de perigo, Anselmo chutou de longe e a bola passou raspando a trave de Bizinho. Mas, na sequência, o destaque da partida começava a aparecer: Betinho Potiguar por duas vezes deu trabalho ao goleiro André.

Antes de balançar as redes, Potiguar tabelou com Caraúbas, que marcou o primeiro do Keima na Copa Cidade. No minuto seguinte, Betinho aproveitou a sobra de bola para ampliar o placar. A conexão do Rio Grande do Norte funcionou mais uma vez, quando Caraúbas serviu Betinho Potiguar com passe açucarado: o camisa 9 só teve o trabalho de empurrar para as redes.

O domínio era todo do representante de Ponta Grossa na Chave Ouro. Em rápida troca de passes entre Japa e Renato, a bola sobrou para Gleyson fazer o quarto. O artilheiro do Keima na Prata 2011 assustava o adversário com chutes de longa distância, enquanto o PGDC perdia gols: em sua melhor chance, o goleiro André chutou da quadra defensiva e viu a bola explodir no travessão após falha de Bizinho.

PGDC marca o gol de honra

No segundo tempo, o PGDC tomou a iniciativa ofensiva, mas Paulo, duas vezes, e Fernando perderam as melhores oportunidades da equipe. Quem não titubeou foi Betinho Potiguar: aos 9', ele recebeu de Neto Caraúbas e fez seu terceiro na estreia. No lance seguinte, Renato passou pelo adversário e rolou para o presidente e capitão Tércio, livre de marcação, balançar as redes.

O 6 a 0 no placar não desanimou os jovens do PGDC. O artilheiro do time, Anselmo, recebeu cobrança de escanteio e emendou forte, no canto de Buiu, marcando o único gol da equipe na partida.

Preparação física faz a diferença

O placar aparentemente baixo servia como alento ao PGDC. Mas, nos minutos finais, o Keima aproveitou a melhor preparação e castigou o adversário. Gleyson e Renato, duas vezes, Neto Caraúbas e Betinho Potiguar  fecharam o placar em 12 a 1 para o Keima na maior goleada da Copa Cidade 2012.

"O que pesa muito é a condição física deles e nós somos uma equipe de final de semana. O resultado era esperado, mas agora o nosso pensamento é arrancar pontos das outras equipes e classificar entre os quatro primeiros do grupo", analisa o capitão do PGDC, Henrique Leonardi.

Do outro lado, o treinador Wilson Bian Junior explica o objetivo do Keima na Copa Cidade e já pensa na segunda rodada da Chave Ouro "Nós utilizamos aqui os jogadores que pouco atuaram no final de semana para dar ritmo aos atletas e eles poderem atuar no sábado contra o Guarapuava, no Oscar Pereira", explica Bian, que ressalta a importância de manter a boa fase nos jogos em Ponta Grossa. A equipe do Keima Futsal passou a Chave Prata 2011 invicta nas partidas como mandante.

Na Copa Cidade, o Keima assumiu a terceira colocação do Grupo B com três pontos e entra em quadra na próxima segunda-feira (26), quando enfrenta a ADR/Reserva, no Ginásio Zukão. Já o PGDC, joga no mesmo local,  na terça-feira (27), contra o Miara Krüger. A goleada na última rodada derrubou o time para a sexta posição também com três pontos.

--------------------------------------------------

Resultados da rodada:

Grupo B
Tempero Manero/PGDC 1 x 12 Keima Futsal
Elite Futsal 4 x 7 Bem Viver - Laranja
ADR/Reserva 6 x 5 Terra Nossa Futsal

terça-feira, 20 de março de 2012

Com apenas nove equipes, Ivaí conhece adversários e fórmula da Série Prata


Texto: Diário dos Campos
A Série Prata do Paranaense de Futsal conheceu sua fórmula de disputa e regulamento na manhã do último sábado, em reunião realizada na cidade de Foz do Iguaçu. Único representante dos Campos Gerais na disputa, o Ivaí Esporte Clube/Kadesh deve estrear na 2ª divisão do futsal estadual no próximo dia 7.
Apesar de serem 16 vagas disponíveis para a ‘Prata’, somente nove equipes vão disputar a competição. “Tivemos muitas desistências, a entrada de Toledo e Unipa na Ouro [como convidados] e a saída do Colégio Londrinense. Além disso, as taxas são mais altas que a Bronze e isso pesa bastante para os times que a gente convida a assumir essas vagas”, revela o Diretor Administrativo da Federação Paranaense de Futsal (FPFS) Antonio Carlos Abrão.
A fórmula de disputa do torneio será dividida em três fases: na 1ª, os nove times jogam entre si em turno e returno, classificando-se os seis melhores para a etapa seguinte. Na sequência, os classificados jogam mais uma vez em turno e returno, avançando os quatro melhores para as semifinais, que acontecem em melhor de duas ou três partidas (se necessário).
“Ficou dentro do que nós esperávamos. O problema vai ser uma possível rivalidade que se crie pelas equipes se enfrentarem muitas vezes no campeonato”, alertou o presidente do Ivaí EC e Secretário de Esportes de Ivaí, Luis Cláudio de Roco. A tabela oficial da Série Prata será divulgada na próxima quarta-feira (21).
Série Prata 2012 - Início: 07 de abril
Ampernet/Ampére Futsal
Friella/Itaipulândia Futsal
IVAÍ ESPORTE CLUBE/KADESH
Foz Futsal
SMEL/Araucária
Grêmio Ivaiporã Futsal
AEC/Camifra/Clevelândia
UCP/Pitanga Futsal
São João do Ivaí

Depois da derrota, futsal de PG retoma trabalhos

Texto: Diário dos Campos
Edição: Sebastião Neto
.
Apesar da boa atuação principalmente na etapa final, o Keima Futsal não conseguiu largar com vitória na estreia do time ponta-grossense na Série Ouro do Paranaense de Futsal. Jogando no último sábado no Ginásio da Neva, em Cascavel, os comandados de Wilson Bian Jr. foram derrotados pelo Diplomata/Muffatão/Cascavel por 3 a 1, em jogo válido pela 1ª rodada do estadual.
Gleyson (foto) ficou de fora da partida contra Cascavel; jogador sentiu uma pancada no joelho
Foto: Thiago Terada/FD
“Sem dúvida nenhuma, não fizemos uma má partida. Tivemos uma boa postura defensiva no primeiro tempo e acabamos sofrendo os dois gols por falhas individuais, e aí fomos obrigados a sair um pouco mais”, disse o técnico do time de Ponta Grossa. Nos primeiros 20 minutos de jogo, o time da casa largou na frente com gols de Mário Junior e Caça.
Na etapa final, o Keima melhorou no jogo e começou a dar trabalho ao goleiro Donny. Em pelo menos três oportunidades, o ala Betinho Luiz acabou parando no camisa 1 cascavelense. Mas quando o time princesino foi para a estratégia do goleiro-linha, mais uma vez o resultado foi eficiente: Gian invadiu o ataque e chutou firme para descontar. Ainda deu tempo para Carrapicho, depois de passe do goleiro-linha de Cascavel Deivid, fazer o terceiro do atual campeão paranaense.
“Já estávamos bem no jogo antes mesmo do goleiro-linha entrar. Nosso time mostrou muita qualidade e se portou muito bem”, avaliou Bian. Na próxima rodada, o Keima fará sua estreia na Série Ouro dentro do Ginásio Oscar Pereira, diante do Agrária/CAD/Guarapuava Furtsal, neste sábado.
Agenda
Nesta segunda-feira, o Keima Futsal já retomou os treinamentos após a derrota contra o Cascavel, com um trabalho físico no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas. Hoje, o time trabalha em três períodos: pela manhã e a tarde, treinos táticos no Oscar Pereira, enquanto à noite os jogadores que não atuaram diante do Cascavel jogam pela estreia do Keima na Copa Cidade de Ponta Grossa
A partida é diante do Tempero Manero/Ponta Grossa Digital Clube, a partir das 20h35, no Ginásio Zukão. A lista da relacionados para o jogo da Copa Cidade deve sair apenas na manhã de hoje, e por enquanto estão confirmados apenas seis jogadores, que não foram relacionados na partida de sábado: os goleiros Buiú e Lucas, os alas Tércio Miranda, Japa e Tibagi, e o pivô Betinho Potiguar.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Copa Cidade: Empates e vitórias dos estreantes marcam a terceira semana

Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto
.
Com seis jogos em dois dias, a Copa Cidade de Ponta Grossa ultrapassa a terceira semana de competição. Na quarta-feira (14), o tradicional Ajax Santa Mônica fez sua estreia em 2012 contra o Rede Bem Viver - Azul. Durante os 40 minutos de bola rolando, o Ajax dominou o placar e marcou os três primeiros pontos no torneio ao vencer por 3 a 1 pelo Grupo A.

Na mesma chave, os outros dois jogos reservaram os primeiros empates da Copa Cidade 2012: Bardal Contábeis e São José terminaram igualados em 3 a 3, na partida entre os dois favoritos do grupo. Logo em seguida, no Ginásio Zukão, o Estofados MM, do artilheiro Marcos, ficou no 2 a 2 contra o THI Bobinas/Tozetto.

Pelo Grupo C, na sexta-feira (16), outras três partidas completaram a terceira semana da Copa Cidade. No Zukão, o Oppah!/Sutilmaq estreou com vitória por 5 a 3 contra o Esporte União. Na sequência, em jogo de desesperados, o ABEC Lazio alcançou a primeira vitória em três partidas ao derrotar o RR Zander, lanterna do grupo, por 6 a 2. No fechamento da rodada, o Milan, novo líder da chave, mostrou superioridade dentro de quadra e derrotou o Betis FC, vice-líder, por 5 a 1.
.
A terceira semana da Copa Cidade teve 36 gols em seis partidas: média de 6 gols/jogo. No total, o torneio já teve 155 gols em 20 jogos. Média de 7,75 gols/jogo. 
.
Confira as estatísticas das equipes na Copa Cidade 2012:

Melhor ataque: Betis FC Pontagrossense e ABEC Lazio Futsal, com 12 gols marcados

Pior ataque: PG Saint-Germain/MicroArte e Ajax Santa Mônica, com 3 gols marcados

Melhor defesa: Ajax Santa Mônica, com 1 gol sofrido

Pior defesa: RR Zander, com 17 gols sofridos

Melhor gols average: São José, com 3,33

Pior gols average: PG Saint-Germain/MicroArte, com 0,27

Mais vitórias: Betis FC Pontagrossense e Milan2000/Triângulo/Santa Mônica (2 vitórias)

Mais empates: São José, Estofados MM, Bardal Contábeis e THI Bobinas/Tozetto (1 empate)

Mais derrotas: RR Zander (3 derrotas)

Invictos: São José, Estofados MM, Bardal Contábeis, Ajax Santa Mônica, Elite Futsal, ADR, Oppah! Consultoria/Sutilmaq e Milan2000/Triângulo/Santa Mônica

Sem vitórias: THI Bobinas/Tozetto, PG Saint-Germain/MicroArte, Terra Nossa Futsal e RR Zander

Maior goleada: São José 7 x 0 PG Saint-Germain/MicroArte (1ª rodada)

Jogo com mais gols: Bardal Contábeis 7 x 4 THI Bobinas/Tozetto; Esporte União Futsal 8 x 3 ABEC Lazio (ambos na 1ª rodada) e Betis FC Pontagrossense 7 x 4 RR Zander (2ª rodada)

Confira as estatísticas individuais na Copa Cidade 2012:

Artilharia:
Marcos Pjyanoski - Estofados MM - 6 gols
Wesliey Mariano - Betis FC - 6 gols 
Dirceu Costa Junior - Bardal Contábeis - 5 gols
Luciano de Faria Gonçalves - Miara Krüger - 5 gols
Ramon Felipe Zander - RR Zander - 5 gols
Gilson de Abreu - ABEC Lazio - 4 gols
Cleiton de Freitas - Oppah!/Sutilmaq - 4 gols
Alessandro Tiago Rodrigues - ADR - 4 gols
Tailerson José Taques - Esporte União - 4 gols

sábado, 17 de março de 2012

Em casa, Cascavel derrota Keima na estreia da Série Ouro

Texto: Adolfo Pegoraro (FutsalPR)
Edição: Sebastião Neto

O atual campeão paranaense começou a Série Ouro 2012 com o pé direito. Jogando no ginásio da Neva, que não recebeu um bom público, a equipe derrotou o Keima Futsal, de Ponta Grossa, por 3 a 1. Ao contrário do que aconteceu na maioria dos amistosos na pré-temporada, o Cascavel saiu na frente no placar, enquanto o Keima conheceu seus segundo revés em toda a temporada.
Cascavel abre vantagem, Keima aposta no goleiro-linha
O jogo estava bastante equilibrado até que Nei Victor colocou o goleiro Deivid no meio da quadra para articular as jogadas. Aí a bola sobrou para o ala Mário Júnior bater de esquerda e marcar o primeiro gol da Série Ouro. A bola ainda desviou no pé de Henrique e enganou o goleiro Rafinha, que acabou aceitando.
Gian (foto) marcou o único gol do time de Ponta Grossa
Foto: Thiago Terada/FD
Quando faltavam 6 minutos para o fim do primeiro tempo, Caça ampliou para o Cascavel após o rebote da cobrança de falta. Com dificuldades para manter a posse de bola na quadra de ataque, o Keima não deu muito trabalho ao goleiro Donny e saiu do 1º tempo dominado pelos donos da casa.
No segundo tempo, o time de Ponta Grossa foi para cima tentar o resultado. O técnico Wilson Bian Júnior colocou Gian como goleiro linha, e a equipe passou a criar várias oportunidades. Além de Gian, outra figura importante no ataque princesino foi o ala Betinho Luiz, que finalizou com perigo para o gol em pelo menos três oportunidades. 
Faltando cinco minutos para o fim da partida, Gian desconta para os ponta-grossenses após avançar com a bola e soltar o chute no canto esquero de Donny. Mas não foi o suficiente, porque dois minutos depois o ala Carrapicho recebeu um passe do goleiro Deivid, dominou e mandou a bomba para fazer o terceiro gol do Cascavel.
“Foi importante ter vencido em casa. Jogamos contra uma forte equipe, que investiu bastante para a competição, mas conseguimos sair na frente no placar, o que foi muito importante. Toda estreia é difícil, temos muito a evoluir ainda”, comenta o ala Carrapicho, em entrevista à Catve. 
Do outro lado, o Keima Futsal volta suas atenções aos dois compromissos da próxima semana: na terça-feira, o time enfrenta o Tempero Manero/PGDC pela estreia na Copa Cidade de Ponta Grossa, enquanto que no sábado enfrenta o Guarapuava pela Série Ouro, no Ginásio Oscar Pereira.


Veja os gols da partida:


 

FICHA TÉCNICA
Cascavel 3x1 Keima Futsal - Ponta Grossa
Série Ouro - PR de Futsal - 1ª Rodada/1º Turno
Ginásio da Neva/Cascavel - 17/03 - 19h30

Cascavel: Donny, Issamu, Carrapicho, Caça e Frede – Luciano, Mário Jr, Juninho, Daniel, Guilherme, Deivid e Edigleuson – Téc. Ney Victor
Keima Futsal/PG: Rafinha, Neto Caraúbas, Fio, Emerson e Marquinhos – Bizinho, Magrão, Renato, Léo, Henrique, Gian, Betinho Luiz – Téc. Wilson Bian Jr.
Arbitragem: Marcos Antônio da Silva e Osmar Aparecido Rinki (Assis Chateaubriand)
Anotador: Fabio Luis de Camargo (Assis Chateaubriand)
Cronometrista: Jeferson Tomas de Oliveira (Assis Chateaubriand)

Gols: Mário Junior, Caça e Carrapicho (Cascavel); Gian (Keima Futsal/PG)
Cartões Amarelos: Edigleuson e Juninho (Cascavel); Magrão e Emerson (Keima Futsal/PG)
.
--------------------
Outros resultados - 1ª Rodada Série Ouro (encerrados)
.
Paraná Clube 3x5 Unipa Cataratas/Foz do Iguaçu
Quedas do Iguaçu 1x1 ACF/Corbélia
CAD/Guarapuava 5x0 Campo Mourão

Copa Cidade: quarta-feira de empates no Grupo A

Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto


Pela primeira vez a Copa Cidade teve empates na edição 2012. O resultado aconteceu em dose dupla na  última quarta-feira (14) pela terceira rodada do Grupo A. Na abertura, o São José, líder da chave pelos critérios de desempate, abriu boa vantagem contra o Bardal Contábeis, mas permitiu a reação do adversário. Com dois gols de Dirceu e um de Cleber, o Bardal arrancou o empate por 3 a 3. O resultado deixa as duas equipes com quatro pontos na competição.

O outro resultado igual do grupo aconteceu entre Estofados MM e THI Bobinas/Tozetto: o artilheiro Marcos abriu o placar para o MM no Ginásio Zukão, mas a equipe permitiu a virada após gols de Geferson e José Adilson para o Tozetto. Mesmo atrás do placar, o Estofados MM buscou o empate por 2 a 2 com gol de Juliano. Com o placar igual, o THI Bobinas/Tozetto conquista seu primeiro ponto na Copa Cidade, enquanto o Estofados MM segue na vice-liderança com quatro pontos ganhos.

O único time vencedor na rodada de quarta-feira foi o estreante, Ajax Santa Mônica. A equipe abriu 2 a 0 com dois gols de Reinaldo, mas Tuka, na sequência, marcou o gol de honra do Rede Bem Viver - Azul. O clube do bairro de Santa Mônica, em Ponta Grossa, ainda deu números finais à partida após Leandro balançar as redes. A derrota por 3 a 1 faz o Bem Viver - Azul estacionar nos três pontos, enquanto o Ajax garante a primeira vitória logo na estreia da equipe na Copa Cidade 2012.

Vai começar a Série Oruo!

Texto: Diário dos Campos
Edição: Sebastião Neto
.
Chegou a hora de entrar em quadra. A partir das 19h30 de hoje, o Keima Futsal inicia sua caminhada na estreia em uma Série Ouro do Paranaense diante do Diplomata/Muffatão/Cascavel Futsal, atual campeão estadual, na casa do adversário. O time de Ponta Grossa recolocou a cidade entre as 16 melhores do estado após três anos, já que o Santa Paula EC foi o último a representar o município, na temporada 2008.
“Fizemos uma grande preparação, e chegou o momento de começar o campeonato. Todos estão focados e concentrados na responsabilidade do nosso grupo, que vai representar a cidade de Ponta Grossa em todo o Paraná”, disse o técnico Wilson Bian Junior antes do embarque para Cascavel, que aconteceu às 13 horas de ontem.
Elenco de Ponta Grossa conta com 19 jogadores
Foto: Rodrigo Covolan/Diário dos Campos
No último treino antes da estreia no Ginásio da Neva, a equipe priorizou as situações de goleiro-linha, principalmente na marcação, já que o experiente goleiro Donny deve ir ao ataque se o resultado estiver favorável para os princesinos. “Joguei quatro anos em Marechal e sei o quanto o goleiro deles sai para o jogo e ataca bastante. Precisamos acertar estas situações para não ser surpreendido”, disse o pivô Marquinhos, que deve iniciar entre os titulares no time do Keima.
Mas a grande novidade do grupo de relacionados da equipe foi o ala Betinho Luiz, que estava em recuperação de um problema no tornozelo. O ex-jogador do Paraná Clube se recuperou durante a semana, e após treinar normalmente na manhã de sexta, foi relacionado pelo técnico Bian. “Demorou um pouco, porque era um entorce um pouco grave, mas as coisas deram certo nos treinos da semana e estamos preparados para ajudar o Keima”, disse Betinho, que ficou de fora de boa parte dos amistosos da equipe na pré-temporada.
Com isso, o Keima Futsal viajou a Cascavel com os goleiros Bizinho e Rafinha; os fixo Neto Caraúbas, Magrão e Gian; os alas Fio, Emerson, Betinho Luiz e Léo; além dos pivôs Henrique, Marquinhos e Renato. Entre os titulares, a dúvida do técnico de Ponta Grossa está na defesa: o goleiro Rafinha pode ser substituído por Bizinho, que se destacou na final da Recopa dos Campos Gerais.
Já na posição de fixo, Neto Caraúbas é favorito para ficar com a vaga, mas o experiente Everton Magrão pode pintar entre os cinco que começam a partida. Por outro lado, nas outras posições está tudo definido: os alas serão os ‘pratas da casa’ Fio e Emerson, enquanto no pivô deve ficar o camisa 18 Marquinhos.
Confira o lance-a-lance do FutsalDaqui.com a partir das 19h15, no twitter @blogfutsaldaqui!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Chave Ouro: PG embarca para estreia em Cascavel

Texto: Diário dos Campos
Edição: Sebastião Neto
.
Representante de Ponta Grossa na Série Ouro do Paranaense, o Keima Futsal embarca na tarde de hoje rumo a Cascavel, onde no sábado encara a equipe local pela estreia na elite do futsal estadual. O duelo entre cascavelenses e ponta-grossenses acontece a partir das 19h30, no Ginásio da Neva. O embarque está agendado para o Ginásio Oscar Pereira, às 13 horas.
Para o jogo fora de casa, o técnico Wilson Bian Junior deverá ter o desfalque do ala Betinho Luiz, que ainda se recupera de uma lesão no tornozelo. O time princesino vem de derrota no último teste antes da Série Ouro, quando foi derrotado por 4 a 3 na prorrogação contra o Ivaí Esporte Clube/Kadesh, na final da Recopa dos Campos Gerais.
Antes de viajar para o oeste do estado, Bian realiza um treinamento tático às 9 horas no Oscar Pereira, para acertar os últimos detalhes antes da primeira partida do Keima no Paranaense. Segundo a diretoria do clube, a ideia da comissão técnica é fazer um treino de reconhecimento da quadra do Ginásio da Neva na manhã de sábado, em horário ainda a ser definido.
Na Chave Bronze, mais um ponta-grossense acerta com equipe da região
Como já está virando rotina nas divisões inferiores do Paranaense, os jogadores nascidos ou com formação no futsal da cidade estão acertando sua presença com equipes da região dos Campos Gerais. Na manhã de hoje, foi a vez do artilheiro Joslei, que já teve passagens pela Seleção Paranaense, fechar com o Nano Futsal/Castro. Além de Joslei, a ideia da diretoria é castrense é buscar outros jogadores de sucesso no futsal regional, caso de Geyson, castrense que havia acertado com Ivaí e voltou atrás na decisão.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Copa Cidade: após segunda semana de jogos, apenas uma equipe alcança duas vitórias


Texto: Felipe Gustavo
Edição: Sebastião Neto

A Copa Cidade de Ponta Grossa, maior torneio de futsal da região, teve cinco partidas na abertura da segunda rodada. O placar mais elástico aconteceu na vitória do Betis Pontagrossense por 7 a 4 contra o RR Zander, na última sexta-feira (9), pelo Grupo C. A equipe do Betis que, até o complemento da segunda rodada, é o único time com duas vitórias no torneio.

No Grupo B, quem perdeu a oportunidade de igualar a marca do Betis foi o Rede Bem Viver - Laranja, surpreendido pelo Tempero Manero/PGDC por 4 a 3, com o gol da vitória marcado por Anselmo há 8 segundos do apito final. Já no Grupo A, apenas uma partida na segunda semana da Copa Cidade: o Rede Bem Viver - Azul conquistou a sua primeira vitória ao derrotar o PG Saint Germain, lanterna da chave, por 4 a 3 no Ginásio Zukão.

A segunda semana de jogos da Copa Cidade de Ponta Grossa teve 39 gols em cinco partidas: média de 7,8 gols/jogo. No total, o torneio já teve 119 gols. Média de 8,5 gols/jogo.

Confira as estatísticas das equipes na Copa Cidade 2012:

Melhor ataque: Betis FC Pontagrossense, com 11 gols marcados

Pior ataque: PG Saint-Germain/MicroArte, com 3 gols marcados

Melhor defesa: São José, nenhum gol sofrido

Pior defesa: ABEC Lazio Futsal, com 12 gols sofridos

Melhor gols average: São José

Pior gols average: PG Saint-Germain/MicroArte, com 0,27

Mais vitórias: Betis FC Pontagrossense (2 vitórias)

Mais derrotas: PG Saint-Germain/MicroArte, Terra Nossa Futsal, RR Zander e ABEC Lazio (2 derrotas)

Invictos: São José, Estofados MM, Bardal Contábeis, Elite Futsal, ADR, Esporte União, Milan e Betis FC Pontagrossense

Sem vitórias: THI Bobinas/Tozetto, PG Saint-Germain/MicroArte, Terra Nossa Futsal, RR Zander e ABEC Lazio

Maior goleada: São José 7 x 0 PG Saint-Germain/MicroArte (1ª rodada)

Jogo com mais gols: Bardal Contábeis 7 x 4 THI Bobinas/Tozetto; Esporte União Futsal 8 x 3 ABEC Lazio (ambos na 1ª rodada) e Betis FC Pontagrossense 7 x 4 RR Zander (2ª rodada)

Confira as estatísticas individuais na Copa Cidade 2012:

Artilharia:
Marcos Pjyanoski - Estofados MM - 5 gols
Luciano de Faria Gonçalves - Miara Krüger - 5 gols
Ramon Felipe Zander - RR Zander - 5 gols
Wesliey Mariano - Betis FC - 5 gols
Alessandro Tiago Rodrigues - ADR - 4 gols
Tailerson José Taques - Esporte União - 4 gols
Willian Martins de Oliveira - Terra Nossa - 3 gols
Anderson da Silva - ABEC Lazio - 3 gols
Anselmo Antunes - PGDC - 3 gols
Wlademir de Mello - Tonini - 3 gols
Dirceu Costa Junior - Bardal - 3 gols
Lauro Luiz de Jesus - São José - 3 gols