terça-feira, 31 de maio de 2011

Copa Cidade: Depois da classificação, AAJ/Pontasul quer voltar a ser campeã

Texto: Sebastião Neto
Fotos: Afonso Verner
Futsaldaqui.com na Copa Cidade

Não foi com a facilidade do 1º turno, nem com melhor ataque e melhor defesa como foi na metade inicial do torneio. Com um jogo mais cadenciado, nem por isso menos eficiente, a AAJ/Pontasul Indústria Metalúrgica Futsal foi a segunda equipe a confirmar presença nas quartas-de-final da Chave Ouro da Copa Cidade de Ponta Grossa. Com a goleada diante do RR Zander nesta terça-feira (31) por 12 a 1, o time azul e branco chegou aos 13 pontos ganhos e já está garantido entre os quatro melhores do Grupo "B" a uma rodada do término da fase de grupos. Do outro lado, o RR Zander acumula a lanterna do Grupo "A" e de toda competição na soma dos dois turnos, e precisa vencer seus próximos compromissos para sair da degola da Chave Ouro.

Beto (1º da direita p/esquerda) retomou o "faro" de gol no 2º turno da Copa Cidade

"É outro campeonato, temos que manter o foco para não vacilar e sair com o título", destaca o técnico Valter Conceição, lembrando a derrota no 1º turno para Carambeí nas semifinais, que tirou a melhor campanha da competição até aquele momento, da decisão do turno. Para o comandante da Pontasul, a responsabilidade do título ficou agora com o time de Terra dos Imigrntes, que tem campanha 100% no 2º turno. "Eles (Carambeí) estão em uma fase muito boa, e se enfrentarmos eles de novo precisamos explorar os erros deles e ser eficientes no ataque", avaliou Conceição.

Depois da vitória de 9 a 1 diante do Milan/Supermercado Triângulo na sexta-feira (27), a AAJ/Pontasul atingiu uma marca jamais alcançada por algum clube na história da Copa Cidade: Todos os jogadores inscritos na competição marcaram pelo menos um gol na campanha do time. O último a marcar foi o goleiro Feio, que fez o sexto da goleada sobre o time da Santa Mônica. "Todos estão atacado e defendendo muito bem, esse número só mostra a qualidade de todo o elenco", disse o camisa 21.

Nos dois confrontos diante do Milan, um deles nas 4ª-de-final do 1º turno (foto), duas vitórias convincentes

Com um jogo a mais do que Carambeí, a AAJ/Pontasul chegou com o resultado positivo a liderança do Grupo "B" com 13 pontos, um a mais do que o time da cidade vizinha, que encara a ascendente Fórmula Sport/Piraí do Sul (único time que tirou pontos da Pontasul neste 2º turno) nesta quarta (1º), ás 21 horas e 30 minutos. Se os piriensenses arrrancarem a invencilibdade de Carambeí, também se garantem matemáticamente nas quartas-de-final do 2º turno da Chave Ouro.

"Bondinho do Coxa Sem Freio" tira Verde da Taça Paraná Sub-13

Texto: Sebastião Neto
Foto: Thiago Terada
Futsaldaqui.com na Taça Paraná

"Coxa tira chances de Ponta Grossa sair campeão": a manchete é do futebol de campo, quando o time alviverde não deu chances ao Operário Ferroviário no Paranaense 2011, mas agora também serve ao futsal. Na manhã deste domingo (29), o Coritiba/Cancun derrotou o Clube Verde por 1 a 0 e eliminou o time princesino da Taça Paraná Sub-13, na última rodada do Grupo "P" da competição estadual disputada na capital do estado. Se os pontagrossenses deram adeus a competição, do outro lado os coxas-brancas ficaram com 100% de aproveitamento nos três jogos da chave.

Lucas (10) ajudou o Colégio Santana no título do Grupo III do JEM, e depois seguiu a Curitiba para jogar a Taça PR Sub-13

Desgastado da maratona de jogos válida pelos Jogos Estudantis Municipais (JEM), os meninos do Verde ficaram na terceira colocação da chave, mas com o pior indíce técnico entre os três grupos, o que tira dos comandados de Edenilson Silva as chances de título. Além do Coritiba, a AABB/Londrina avançou na segunda colocação do grupo, após o empate diante do lanterna Tistu por 3 a 3. O quadrangular semifinal da Taça Paraná Sub-13 acontece nos dias 10, 11 e 12 de junho.

domingo, 29 de maio de 2011

Na despedida do JEM 2011, Grupo V do Sagrada encerra maratona de vitórias

Texto: Augusto Travensolli

Edição: Sebastião Neto

Fotos: Thiago Terada

Futsaldaqui.com nas finais do JEM2011

 

Após duas semanas de jogos em várias modalidades o XXVII JEM chegou ao fim em Ponta Grossa. A última atração do evento foi a final do fustal masculino grupo V, neste sábado (28/05). E quem levou a melhor na decisão foi o time do Sagrada Família, que venceu o time do Meneleu por 3 a 1 no Ginásio Oscar Pereira.

 

A última partida do JEM 2011 começou equilibrada, com as duas equipes criando pouco, mas a equipe do Sagrada mais presente na quadra adversária. O Meneleu marcava bem, e o Sagrada, através do seu toque de bola, tentava infiltrar na defesa adversária. Aos seis minutos, Matheus gira o marcador dentro da área e chuta, a bola passa a direita do gol de Francisco e por pouco o Sagrada não faz o primeiro. A partida seguia com o mesmo panorama, e por todo o primeiro tempo o jogo ficou assim. A jogada mais perigosa do Meleleu foi aos quinze minutos, quando Kelvin limpa o adversário e chuta na trave, e por pouco não abre o placar balançando as redes de Rafael.


Baiano (5), é um dos quatro jogadores que atuam pelo sub-17 do Operário Ferroviário no Paranaense da categoria

Com poucas chances de gol e um primeiro tempo bem equilibrado, a primeira etapa no Oscar Pereira terminou sem gols. Logo no início de etapa final, a rede balança a favor do Sagrada Família: em jogada de escanteio, Cabeça serve Matheus, que chuta forte e abre o placar da decisão. No lance seguinte, em uma jogada pela esquerda, Matheus chuta cruzado, e goleiro Francisco vacila, deixando a bola passar por entre as pernas, dando a vantagem de 2 a 0 aos comandados de Geraldo Machado.

Dois a zero e jogando melhor, o Sagrada apenas tocava a bola administrando o tempo para levar o resultado até o final, mas o Meneleu após o segundo gol tomado melhorou e começou a pressionar. Dos cinco minutos do segundo tempo até sair o seu gol, o Meleleu dominou a partida e foi recompensado aos onze minutos: Kelvin, da intermediária, limpa o marcador e com tranqüilidade apenas escolhe o canto para recolocar sua equipe na partida.


Cabeça (9) fez o último gol da XXVII edição dos Jogos Estudantis Municipais

Mas faltando um minuto para o fim da partida, em uma jogada pela esquerda, Cabeça se estica e marca o terceiro do Sagrada, marcando o último tento dos Jogos Estudantis Municipais. Depois de mais um triunfo do Colégio Sagrada Família, o técnico Geraldo Machado analisou a conquista: “Dentro da nossa proposta que era vencer as duas competições em que entramos, tanto no campo quanto no futsal, conseguimos sair vitoriosos, apesar do desgaste que essa equipe vem sofrendo, pois muitos dos jogadores estão no sub-17 do Operário”, disse Gegê.

FICHA TÉCNICA

 

Colégio Sagrada Família 3 x 1 Colégio Meneleu de Almeida Torres

Jogos Estudantis Municipais – Final Futsal Masculino Grupo V

28/05 (Sábado) - Ginásio Oscar Pereira

 

Sagrada Família: Baiano, Chapecó, Cabeça, Lucas Leme, Matheus, Matheus Dolinski, Matheuzinho, Octávio, Rafael, Rafinha, Renan e Tyago – Téc. Geraldo Machado

Meneleu: Adriano, Anderson, Bryan, Erik, Francisco, João Victor, Kelvin, Luiz Henrique, Maxwell e Willian

 

Os campeões do Sagrada! Em pé: Gegê (técnico), Mateus Dolinski, Renan, Thyago, Octávio, Chapecó e Rafael
Agachados: Matheus, Cabeça, Lucas, Rafinha, Matheuzinho e Baiano


Arbitragem: José Carlos Serafim e Romildo Freitas

Anotador/ Cronometrista: Daise Presner

Gols: Matheus (aos 22’44’’ e 23’58’’ – Sagrada Família); Kelvin (aos 31’04’’ – Meleleu) e Cabeça (39’18’’ – Sagrada Família)

Depois de muito namoro, SEPAM e título se "casam" no futsal

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Liedmann
Fotos: Thiago Terada
Futsaldaqui. com nas finais do JEM2011

Um namoro pode demorar meses, ou até mesmo anos para se transformar em casamento. O do Colégio SEPAM com um título no futsal demorou 10 anos para se concretizar, e o "sim" aconteceu na final do futsal masculino grupo IV dos Jogos Estudantis Municipais (JEM), após a vitória de 2 a 0 diante do Colégio 31 de Março, no último sábado (28). "Parece coincidência, um momento muito especial depois de tanto trabalho com estes meninos", destacou o técnico Luiz Marcelo de Lara, o "Larinha", que não podia demorar muito falando da conquista inédita, porque horas depois ele próprio é quem ia para o altar dizer o sim na Igreja.

SEPAM (de laranja), teve mais volume de jogo nos 30 minutos de final

Antes do casamento de Larinha, seus comandados queriam garantir a lua-de-mel do SEPAM no último dia de competições do JEM. Apostando nas jogadas de pivô com João, o time laranja chegava com mais perigo a meta de Luis Felipe, enquanto do outro lado, os contra-ataques rápidos eram a esperança do técnico Gean Andrade e da torcida que compareceu ao Oscar Pereira. Os ataques do SEPAM foram mais eficientes, e aos nove minutos Vitor abriu o placar: o camisa 6 do SEPAM recebeu após jogada ensaiada e tocou com categoria no canto esquerdo do goleiro do "31".
.
Com o resultado negativo, a expectativa para a etapa final era que o 31 de Março pressionasse na marcação, mas o time da escola de Uvaranas manteve a marcação a partir da sua quadra de defesa. Mesmo priorizando a marcação, Fernando puxou o contra-ataque e quase empatou a partida aos 4', arrancando o grito da torcida no ginásio. Quatro minutos depois, Vitor decidiu a partida a favor do SEPAM: ele recebeu a bola na quadra de defesa, passou na base da raça por dois marcadores, e ficou cara a cara com Luis Felipe, colocando a bola entre as pernas do goleiro do 31 de Março.

Depois do apito final, festa de pais, alunos e professores do SEPAM no Oscar Pereira

"A maioria destes jogadores começou conosco lá na 2ª série, e hoje estamos conquistando este título. Fizemos uma campanha com resultados expressivos e agora é hora de festejar", disse Larinha ao final da partida, logo após a entrega da taça ao capitão Danilo.  No outro lado, ficou o desejo de quero mais para os meninos do Núcleo 31 de Março. "O time não mostou seu melhor hoje, sentiu o nervosismo  da decisão. Podemos e queremos mais, e vamos nos preparar para em setembro buscar o título dos Jogos da Primavera", destacou o técnico do Colégio 31 de Março, Gean Andrade.

FICHA TÉCNICA
Colégio SEPAM 2x0 Col. Est. 31 de Março 
Jogos Estudantis Municipais - Final Grupo IV Masculino
Ginásio Oscar Pereira/PG - 28/05
.
SEPAM: Cleber, Leonardo, Danilo, Elias, Eduardom João, Mateus, Dimbarre, Mateus Ribeiro, Samuel e Vitor - Téc. Luiz Marcelo de Lara
31 de Março: Luis Felipe, Douglas, Léo, Gustavo, Fernando, Rabinho, Bruno e Yago - Téc. Gean Andrade
Abitragem: Janderson Lugli e Ricardo Pereira
Anotador/Cronometrista: Daise Presner
.
Gols: Vitor (aos 9'15'' e 22'42'' - SEPAM)

Sem dificuldades, Sagrada fatura segundo título no futsal feminino do JEM 2011

Texto: Sebastião Neto
Futsaldaqui.com nas finais do JEM2011

Final é sinômino de jogo emocionante, de jogo que mexe com o público e é decidido nos detalhes? Não para as meninas do grupo IV do Colégio Sagrada Família. Como aconteceu em praticamente todos os sete jogos do time no JEM 2011, as comandadas de Joslei Fabiano passaram sem maiores problemas pelo Colégio Nossa Senhora das Graças na última sexta-feira (27), e deram a escola vermelha e preta a segunda conquista no futsal feminino desta edição da maior competição estudantil municipal do Paraná, após o contundente 7 a 0 na partida decisiva do torneio.

Logo aos dois minutos de final no Ginásio Zukão, Laurinha tabelou com Tayná e fez o primeiro das meninas do Sagrada. Aos 6', Isadora cobra falta com categoria e dobra a vantagem sagradense, que aumenta três minutos mais tarde, depois da jogada de Laurinha e a conclusão de Tayná. Se aproveitando da fragilidade da defesa do Nossa Senhora das Graças, o trio Isadora-Tayná-Laurinha seguia no ataque, e Isadora marcou mais duas vezes antes do intervalo, deixando o placar em 5 a 0 em favor do Sagrada.

Na etapa final o ritimo diminuiu, e as adversárias começaram a assustar com os chutes de longe de Evelyn, principal destaque da equipe vice-campeã no torneio. Mesmo assim, não demorou muito para o gol do Sagrada sair: Isadora serviu Tayná e a camisa 9 fez o segundo dela no jogo, dando mais uma oportunidade para o rodízio completo das atletas campeãs. Aos 9', Evelyn põe a mão na bola dentro da área, mas na cobrança do pênalti Isadora para nas mãos da goleira Juliana. Antes do apito final, a artilheira Isadora faz joagada individual e serve Nicolle para fechar o placar em 7 a 0, para festa de pais e jogadoras do colégio.

FICHA TÉCNICA
Colégio Sagrada Família 7x0 Col. Est. Nossa Sra. das Graças 
Jogos Estudantis Municipais  - Final Futsal Feminino Grupo IV
Ginásio Zukão/PG - 27/05
.
Sagrada: Amanda, Gabi, Carla, Carol, Heloisa, Isadora, Laurinha, Nicolle, Tayná e Viviane - Téc. Joslei Fabiano
CENSG: Juliana, Renata, Débora, Evelyn, Jéssica, Laís, Milena, Renata Miranda, Suelle, Thaís e Viviane - Téc. Jorge Rodacki
Abitragem: José Carlos Serafim e Roberto R. da Silva
Anotador/Cronometrista: João Roberto Baitala
.
Gols: Isadora (aos 6', 9'30''e 10'45''), Tayná (9' e 17'23''), Laurinha (2') e Nicolle (29'28'')

Chave Prata: Frio fora de quadra; empate quente entre Lojão do Keima e Pato Branco

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Liedmann
Fotos: Thiago Terada
Futsaldaqui.com na Chave Prata
.
O torcedor que se agasalhou e foi ao Ginásio Oscar Pereira até esqueceu do frio quando a bola rolou para Lojão do Keima e Pato Branco. O jogo válido pela 7ª rodada da Chave Prata do Paranaense foi cheio de emoções, e o empate em 1 a 1 mostrou o equilíbrio de dois dos três primeiros colocados da competição estadual. "O time deles é muito bom, com investimento de Chave Ouro, e por isso o jogo foi muito disputado do início ao fim", resumiu o fixo e capitão do Lojão do Keima, Gian. O empate tira o 100% de aproveitamento que os pontagrossense tinham em casa, e coloca o time na terceira colocação, enquanto Pato Branco segue líder.
. 
Diferente do que foi na maior parte do tempo, o duelo entre Ponta Grossa e Pato Branco começou cheio de estudo. Mesmo com as duas equipes em uma marcação pressionada, as chances não apareciam e os goleiros pouco trabalharam nos dez primeiros minutos. Na primeria chance clara de gol, o Lojão do Keima levantou a torcida princesina: Glyeson cobrou lateral no pé de Pessotto, e após o trabalho de pivô, ele devolveu para Gleyson abrir o placar a favor dos pontagrossenses. Dois minutos depois, o autor do gol aproveita a sobra na cobrança de escanteio e quase faz o segundo para o "Keima".
.
Muita marcação e jogo nervoso valendo a liderança da Chave Prata
.
A partir de então, entraram em cena os árbitros Anderson Caetano e Nereu de Almeida. Os apitadores da cidade de Castro deram dinamismo à partida, algumas divididas deixaram os ânimos exaltados entre os jogadores, e os cartões amarelos começaram a aparecer: primeiro para Tiago, de Pato Branco, e depois para Dió, do Lojão do Keima. Vando e Henrique não cansaram de trocar farpas, mas o pior veio das arquibancas: aos 17', Vando partia para a cobrança do lateral quando um torcedor o atingiu com um tapa na cabeça. A confusão se instalou em quadra: muito empurra-empurra e discussões ásperas entre os árbitros e o técnico do "Pato", Márcio Borges. Torcedor retirado e ânimos acalamdos, Pato Branco quase empatou no final do primeiro tempo após tabela entre Ederson e Alex Gaúcho.
.
Na etapa final, Pato Branco começa melhor e consegue o empate
.
Ainda marcando na quadra de defesa do Lojão do Keima, mas desta vez com mais presença de ataque, Pato Branco iniciou a etapa final em cima dos pontagrossenses. Aos 3', o volume de jogo virou bola na rede: Alex Gaúcho serviu Ederson, que girou e tocou na saída do goleiro Rafinha para empatar o duelo no Oscar Pereira. Melhor no jogo, os patobranquenses continuaram pressionando os donos da casa. O time de Ponta Grossa demorou para "entrar" de vez no segundo tempo.
.
Henrique e Vando (foto) fizeram um duelo particular na partida desta sábado
.
A primeira boa oportunidade do Lojão do Keima veio aos 9', depois que Gian puxou o contra-ataque e serviu Gleyson, mas o camisa 3 chutou nas mãos do goleiro Fernando. Cinco minutos depois, Henrique serviu Dió dentro da área, Fernando abusou do reflexo para evitar o segundo gol dos pontagrossenses. O jogo ficou aberto, as chances da vitória se alternaram até o apito final: Vando quase tirou a invencilibade do time de Ponta Grossa em casa, quando fez jogada individual e chutou a direita de Rafinha.
.
"Poucos times vão sair daqui (Ponta Grossa) com o empate", comemorou o técnico do Pato Branco Márcio Borges, que vê seu time com três pontos de vantagem para o vice-líder Araucária ao final da rodada. Do outro lado, Wilson Bian Junior avalia o time da casa melhor nos 40 minutos de jogo. "Tivemos boas chances para ampliar e dominamos o primeiro tempo. Fomos um pouco passivos na marcação no comecinho do segundo tempo, mas conseguimos voltar ao jogo e buscar o ataque", avaliou Bian.
.
FICHA TÉCNICA
Lojão do Keima 1x1 Pato Futsal
Campeonato Paranaense de Futsal - Chave Prata - 7ª Rodada
Ginásio Oscar Pereira/PG - 28/05
.
Lojão do Keima: Rafinha, Henrique, Paraíba, Fio e Dió; Gleyson, Biro, Fernandinho, Tibagi, Gian (C), Pessotto e Guilherme PC - Téc. Wilson Bian Junior
Pato Futsal: Fernando, Maranhão, Vando (C), Alex Gaúcho e Ederson; Renato, Tiago, Tato, Dedé, Junioir, Bruno e Guelé - Téc. Márcio Borges
Abitragem: Anderson Caetano e Nereu de Almeida (Castro)
Anotadora: Jocimara Alves
Cronometrista: Silvia Probst
.
Gols: Gleyson (aos 10'20'' - Lojão do Keima); Ederson (23'05''- Pato)
Cartões Amarelos: Fio, Dió e Gian (Lojão do Keima); Vando, Tiago e Maranhão (Pato Futsal)
.
-------------
.
Resultados da 7ª Rodada da Chave Prata:
.
Araucária 7x1 Aquarius/Tel. Borba
Nova FM/Mercadão Rosa/SJ do Ivaí 3x2 AEC/Camifra/Clevêlandia
Cipauto/Romera/Toledo 6x1 Cantagalo
Pitanga Futsal/UCP 3x0 UNIPA/Morumbi/Foz
.

sábado, 28 de maio de 2011

Sub-13: Clube Verde se recupera na Taça PR e decide vaga diante do Coritiba

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Liedmann
Futsadaqui.com na Taça Paraná

Precisando vencer para seguir vivo na Taça Paraná Sub-13, o Clube Verde foi pra cima dos curitibanos do Tistu e garantiu neste sábado (28) a primeira vitória na 3ª fase da competição. Jogando no Ginásio do Cancun, os comandados de Edenilson Silva conseguiram o triunfo pelo placar mínimo, mais uma vez com gol de Emanuel, marcado aos 4' do segundo tempo. "Tivemos uma postura diferente, e conseguimos mostrar um melhor futsal do que na estreia", avaliou o comandante do Verde.

No outro jogo da 2ª rodada do Grupo "P", o Coritiba/Cancun derrotou a AABB/Londrina por 5 a 1 e está praticamente garantido na fase seguinte do torneio. Apesar da campanha invicta do time "coxa branca", o elenco do Clube Verde acredita na vitória no duelo de amanhã (29). "Como todos os times do nosso grupo, o Coxa comete erros e podemos explorá-los para sair com a vitória", destacou Edenilson, que comemorou o retorno de Taynã, que cumpriu suspensão automática no jogo de sexta.

Na última rodada do grupo, na manhã deste domingo (29), AABB/Londrina e Tistu duelam às 11h, enquanto Coxa e Clube Verde jogam a partir das 11h45.

Lojão do Keima e Pato Branco duelam pela liderança da Chave Prata

Texto: Bruno Bet/Assessoria de Imprensa Lojão do Keima
Edição: Sebastião Neto*
Foto: Thiago Terada
Futsaldaqui.com na Chave Prata

*Com informações do jornal Diário dos Campos

Depois da conturbada derrota em Foz do Iguaçu dianta da UNipa, o Lojão do Keima Futsal começa neste sábado (28) uma sequência de três jogos contra concorrentes diretos pelo acesso à Chave Ouro em 2012. O primeiro deles, que será no Ginásio Oscar Pereira, é diante do líder Pato Branco, a partir das 20h30, que pode recolocar os pontagrossenses na ponta da competição estadual. Os ingressos custam R$6 e R$3 (meia), e podem ser adquridos nas bilheterias do Ginásio.

Para corrigir as falhas da partida em Foz, a comissão técnica da equipe reuniu os atletas para uma conversa, trabalhando o lado emocional e a importância de "vestir a camisa" neste momento. Comissão técnica e elenco entenderam que no último jogo as falhas da equipe determinaram o placar, apesar da constante reclamação da arbitragem, e o discurso adotado foi de que em um campeonato tão equilibrado, além de ser uma obrigação vencer em casa, não se pode perder as oportunidades de marcar os três pontos fora de casa.

Henrique (foto) é o artilheiro do Lojão do Keima na Chave Prata com 6 gols

A semana de treinos foi mais uma vez bastante puxada. O preparador físico Duda realizou desde segunda feira um trabalho específico em três períodos com o goleiro Ilbério e o pivô Pessotto, que estão se recuperando de lesão. Para o jogo contra o Pato Branco, Pessotto retorna a equipe. Ilbério ainda fica de fora e volta provavelmente no jogo contra Toledo, Rafinha e Guilherme PC seguem como opção na meta do time de Ponta Grossa.

"Aproveitamos esta semana para corrigir os erros e fazer dos coletivos um espelho para o jogo de sábado. Falamos com os atletas sobre a importância do espírito de equipe, tendo atitude dentro de quadra, melhorando a movimentação, fazendo o padrão de jogo, marcando forte e assim que eles possam perceber a extrema importância de conquistar a vitória neste jogo", destacou o comandante do Keima, que ainda não pode conta com Curumim, Renato e Quênia lesionados.

Separados pelos colégios, meninos do sub-13 decidem JEM e atuam pela Taça PR

Texto: Sebastião Neto
Fotos: Felipe Liedmann
Futsaldaqui.com nas Finais do JEM2011
.
''Esquecemos que é Sagrada ou Santana e a partir de agora somos todos Ponta Grossa", a frase do técnico Cláudio Schleder, o "Leitão", comandante do time de futsal masculino grupo III do Santana, ilustra o momento que os jogadores das duas equipes vivem após a final dos Jogos Estudantis Municipais (JEM). Depois da vitória do Santana por 4 a 0 diante do Sagrada Família nesta sexta (28), cinco jogadores dos dois adversários viajaram juntos para jogar pelo Clube Verde a Taça Paraná Sub-13, que iniciou mais tarde em Curitiba.

Final no Ginásio Zukão foi adiantada para o Clube Verde disputar a Taça Paraná

Antes de vestirem a camisa verdeana, o duelo no Ginásio Zukão marcava a revanche entre os dois times, já que no Campeonato Estudantil Municipal (CEM), o Sagrada derrotou os comandados de Leitão por 4 a 0. Na decisão do JEM, o Santana foi mais presente ao ataque e abriu o placar aos 10 minutos do 1º tempo: o goleiro Gustavo lança direto para área, e Lucas desvia de cabeça para fazer o primeiro. Aos 13`, quase o empate do Sagrada, que não saiu por causa do desvio de Guilherme após o chute de Eduardo.
.
Já na segunda etapa, o Sagrada chegou com perigo ao gol de Gustavo logo aos dois minutos, quando Emmanuel carimbou a trave e quase faz a festa dos pais corujas presentes no Ginásio. Precisando do empate, o time comandando por Geraldo Machado deu espaco aos contra-ataques, e Lucas perde a chance de dobrar a vantagem do Santana depois de boa jogoda individual. Mas com 20 segundos do último quarto da segunda etapa, Lucas conseguiu o segundo: o camisa 10 do Sant'Ana precisou chutar duas vezes para vencer o goleiro Mateus.

Sagrada e Santana duelaram na decisão do futebol e do futsal no Grupo III do JEM2011

Dois minutos depois, foi a vez de Guilherme achar espaço na defesa do Sagrada Família, e o Santana aumentar ainda mais a vantagem, que terminou em 4 a 0 aos 11' da etapa final, quando Guilherme serviu Lucas, sem goleiro, para balançar as redes. Antes do apito final, Thiago ainda desperdiçou uma penalidade máxima inexistente, e perdeu a chance de fazer o quinto dos meninos do Santana. "Aprendemos as lições da primeira derrota - no CEM, e nos impomos no jogo. Parabéns para a meninada", avaliou Schleder.
FICHA TÉCNICA

Colégio Santana 4 x 0 Colégio Sagrada Família
FINAL
Jogos Estudantis Municipais – Grupo III - Futsal Masculino

27/05 (Sexta-feira) - Ginásio Zukão

Santana: Gustavo, Lorenzo; Bruno, Cleverson, Guilherme, Gustavo Xavier, Lucas, Matheus, Nathan, Victor, Vinicius e Thiago – Téc. Cláudio Schleder
Sagrada: Mateus, Eduardo; Carlos, Eduardo Taborda, Emmanuel, Matoso, Felipe Bráz, Gutsavo, Jonathan, Luan, Rulian e Rafael - Téc. Geraldo Machado
Arbitragem: Cristiano Staichaka e Roberto R. da Silva
Anotador/Cronometrista: Ricardo Pereira 

Gols
 Lucas (aos 10’15”, 21'20 e 25' – Santana); Guilherme (aos 23'27'' - Santana)


Final do JEM, viagem e suspensão fizeram a diferença negativa na Taça Paraná

Quase seis  horas depois de levantarem a taça do Grupo III do JEM (como campeões e vice do torneio), Lucas, Guiulherme, Mateus, Gustavo (Santana) e Eduardo (Sagrada) foram a quadra pela abertura da 3ª fase da Taça Paraná sub-13, realizada em Curitiba, vestindo juntos a camisa do Verde. Diante da AABB/Londrina, o suspenso Taynã fez falta, e o fôlego dos meninos pontagrossenses também não durou muito tempo. "O degaste desta maratona é sentido por eles, não tem como", disse o técnico do Clube Verde Edenílson Silva.

Depois de sair perdendo por 2 a 0, Emanuel descontou para os princesinos antes do intervalo. Mas na etapa final, o time de Londrina foi mais eficiente nas finalizações e fechou o triunfo em 4 a 1, o que praticamente obriga o Verde a vencer o Tistu Futsal na tarde deste sábado (28). O adversário da próxima rodada também estreou com derrota, diante do Coritiba/Cancun por 5 a 3, no jogo que abriu o Grupo "P" da Taça Paraná sub-13.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mesmo com torcida menor, Padre Carlos "mandou" no feminino Grupo V

Texto: Augusto Travensolli
Edição: Letícia Cabral
Futsaldaqui.com nas finais do JEM2011

“Eu já falei vou repetir é o Padre Carlos que manda aqui!”. Era esse canto que ecoava das arquibancadas do Ginásio Oscar Pereira nessa manhã.  O Colégio Estadual Padre Carlos Zelezny garantiu o título do Grupo V de Futsal Feminino.  O título veio após uma vitória por 5 a 2 sobre o Colégio Regente Feijó. Além da disputa dentro de campo, o espetáculo ficou por conta das torcidas que compareceram em bom número. A torcida do Padre Carlos após a partida invadiu a quadra e depois das entregas das medalhas deram a tradicional volta olímpica.

Logo no inicio da partida o Regente empolgado com a sua torcida que estava em maior número, partiu pra cima do Padre Carlos e assustou duas vezes a meta adversária com Ane. Porém passada a pressão inicial,o Pe. Carlos colocou a bola no chão e equilibrou o jogo. E a aos seis minutos da primeira etapa após lançamento da goleira Marilena, Aline domina a bola, dribla a arqueira Jéssyca do Regente e manda para o fundo das redes, inaugurando o placar do jogo.

O jogo seguiu e o Regente Feijó empatou o jogo em uma falta cobrada de longe por Loken, que chutou em cima de Marilena que não segurou a bola. Com o empate e sentindo o bom momento no jogo, o Regente foi pra cima e no lance seguinte virou a partida após uma roubada de bola de Ane que chutou firme no canto, e virando o placar para 2x1.
 
Antes do final da primeira etapa, quando a torcida do Regente gritava: “P****  é a melhor goleira do Brasil! Jéssyca!”, o Pe. Carlos empatou o jogo com Daniele após uma jogada ensaiada de Escanteio. Na comemoração Daniele provocou a torcida adversária para ‘ouvir’ o que eles estavam gritando.
 
Com o final do primeiro tempo e o jogo empatado, durante o intervalo o espetáculo ficou por conta das torcidas que duelavam com seus gritos. No início da segunda etapa, o que se viu foi um domínio do Padre Carlos que logo no inicio, com um minuto de jogo, passou novamente a frente no placar em uma jogada de contra-ataque de Tagma que apenas rolou para Daniele marcar o terceiro gol da equipe na partida.

O Regente não teve de esboçar uma reação: Tagma carregou a bola desde o campo de defesa até chegar ao fundo das redes de Jéssyca, com um toque no canto esquerdo do gol. Com o placar favorável, o Padre Carlos durante todo o segundo tempo procurou administrar a partida. Mas o Regente ainda era perigoso.

Aos cinco minutos, Ane rouba a bola na defesa e carrega a bola até parar na goleira Marilena que saiu bem fechando o ângulo. O Regente Feijó ainda acreditava nos chutes de longa distância. Porém eram pouco eficientes. Mas a torcida empurrava o time e acreditava na vitória. Faltando dois minutos para o fim do jogo, Daniele resolveu a partida marcando o quinto de sua equipe em mais um contra ataque. Ela recebeu a bola livre de Nicoly e chutou forte: 5x2 Pe. Carlos.
.
O técnico do Regente Feijó avalia que apesar da derrota o seu time foi bem. “Elas fizeram o máximo. Mas no segundo tempo cansaram e ficou difícil de buscar a vitória”. Já o técnico Márcio Leandro de Oliveira, do time campeão, analisou que o time sentiu a pressão principalmente no primeiro tempo. “Nossa equipe foi bem. O primeiro tempo foi difícil principalmente pelo nervosismo das atletas. Porém no segundo tempo com mais calma conseguimos imprimir nosso padrão de jogo com tranqüilidade, e garantir a vitória”.

FICHA TÉCNICA

Colégio Padre Carlos Zelezny 5 x 2 Colégio Regente Feijó
FINAL
Jogos Estudantis Municipais – Grupo V- Feminino de Futsal

27/05 (Sexta-feira) - Ginásio Oscar Pereira

Padre Carlos: Marilena; Aline, Daniele, Larissa (C), e Tagma; Alice, Nicoly, Caroline, Jenifer e Michele– Téc. Márcio Leandro de Oliveira
Regente Feijó: Jéssyca; Indiana, Ane, Loken e Andreza; Abele, Flaviana, Juliane, Leticia e Loraina – Téc. Marcio Elias
Arbitragem: Eduardo V da Silva e Gilmar I. da Silva    
Anotador: Daise Presner            
Cronometrista: Filipe S. Gusmão 

Gols
:  Aline (aos 6’40” – Pe Carlos); Loken (aos 12’07” – Regente Feijó); Ane (aos 12’58” – Regente Feijó); Daniele (aos 16’28”/ 21’46” e 38’34” – Pe Carlos) e Tagma (22’45” –Regente Feijó)


Marista fatura o terceiro lugar

Na disputa pelo terceiro lugar entre Marista e Elzira, deu Marista. Com gols de Valeska e Kayne, o time comandado por Wilson Bian Junior faturou a medalha de bronze na competição com o placar de 2 x0.

Chave Bronze: Em jogo de vida ou morte, Tibagi convoca torcedor na abertura do 2º turno

Texto: Emanoelle Wisnievski (Ass. Com. Pref. Tibagi) e Sebastião Neto
Edição: Sebastião Neto
Foto: Arquivo/Christian Camargo

“Nós precisamos da torcida de Tibagi neste sábado (28) estimular o time da casa. Dependemos da vitória para continuar na competição”, clama Donizethe Sales, secretário Municipal de Esportes e Recreação Orientada. Ele se refere à estreia do time no segundo turno da Taça Bronze de Futebol de Salão, em que o time da casa enfrenta o Ibiporã no Ginásio Quirão, às 21 horas, com entrada franca.
.
Segundo Sales, a equipe da Prefeitura precisa ganhar este jogo para se manter no Campeonato organizado pela Federação Paranaense de Futebol de Salão, e buscar uma das quatro vagas no Grupo "B". “Tivemos dois empates e duas derrotas até aqui, agora precisamos vencer”, revela, chamando a torcida. “É muito emocionante, um espetáculo que vale a pena. Contamos com os tibagianos lá para dar força aos atletas”, completa.

Em casa, Tibagi ainda não perdeu na Chave Bronze; time conseguiu dois empates


O último jogo da equipe de Tibagi aconteceu no sábado (21) em Manoel Ribas, quando levou seis gols do time daquela cidade e marcou apenas três. “A competição tem alto nível com atletas experientes e com boa performance, mas temos condições de pontuar agora e permanecer na disputa”, enfatiza o secretário.

Classificação

A meta é conquistar a primeira vitória da equipe no campeonato. “Do grupo de seis, quatro passam adiante e esse é nosso objetivo. Estamos na zona de classificação e não podemos perder esse foco”, alerta Marcelo Barroso, técnico da equipe.

A primeira rodada da Taça Bronze teve derrota do time de Tibagi contra o Ivaiporã, na casa do adversário, dia 23 de abril. O Ivaiporã venceu de goleada, por 16 a 4. Com time novamente estruturado, em 30 de abril, a equipe de Tibagi recebeu no Quirão o time Real de Londrina na segunda rodada do primeiro turno. A presença da torcida foi importante no jogo que acabou em empate, de 2 a 2. Dia 7 de maio, o time vencia o Colégio Londrinense, que nos últimos minutos foi para o tudo ou nada com o goleiro na linha – veio o empate de 2 a 2. Em Manoel Ribas, o 6 a 3 cancelou a chance de pontuar e a pressão aumenta.
 
 
No Grupo "A", Ivaí quer classificação 100%

Enquanto Tibagi batalha para entrar no grupo das quatro equipes que avançam a próxima fase, o Ivaí EC/Kadesh está muito perto da vaga entre os 12 melhores times da Chave Bronze. O time comandando por Flamarion Carvalho e com os pontagrossenses Fussa, Joslei, Dilsinho e Wiverson no elenco, viaja até São Mateus do Sul para enfrentar a Clínica Equlibrio/Casalote/Connectsul, e se conquistar a sexta vitória seguida pode ficar a um ponto da classifcação matemática. Para isso, o duelo direto pela 4ª colocação entre o Nano Futsal e a ASSIFUSA, de Irati, precisa ter um vencedor. Os times tem seis pontos ganhos e jogam no Ginásio "Xanda" Nocera, na cidade-mãe.

Já em Piraí do Sul, a Fórmula Sport/Farmabrotas/Grupo Moreira quer marcar seus primeiros pontos da Chave Bronze, diante do União Arapoti, no único clássico regional da rodada. No Ginásio Samuel Milléo, os piraienses querem aproveitar o embalo de duas vitórias seguidas na Copa Cidade (4 a 3 diante do Bardal e 8 a 5 diante da ADR/Reserva) e entrar na briga pela classificação, enquanto o time do craque Fininho pode se isolar na vice-liderança do grupo.

Confira os jogos dos times da Região dos Campos Gerais na rodada de abertura do 2º turno daChave Bronze:

Em S. Mateus do Sul - 20h30
Clínica Equilíbrio/Casalote/Connectsul x Ivaí EC/Kadesh

Em Castro - "Xanda"Nocera - 20h
Nano Futsal/Prefeitura de Castro x ASSISFUSA/Irati

Em Piraí do Sul - Samuel Milléo 20h
(ENTRADA FRANCA)
Fórmula Sport/Farmabrotas/Grupo Moreira x União Arapoti

Em Tibagi - Quirão - 21h
(ENTRADA FRANCA)
Prefeitura de Tibagi x Ibiporã Futsal

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sub-13: Suspensões e finais do JEM são obstáculos para o Verde na Taça Paraná

Texto: Sebastião Neto
Futsaldaqui.com na Taça Paraná

Depois de duas classificações na primeira colocação nas  fases anteriores, o time sub-13 do Clube Verde viaja nesta final de semana para as disputas da 3ª fase da Taça Paraná da categoria. Os comandados de Edenílson Silva pegam a estrada rumo a Curitiba nesta sexta (27), e disputam vaga entre as oito melhores do Paraná até a manhã de domingo (29) no Grupo "P". Na chave sediada na quadra do Cancun Esportes, no bairro do Parolin, os pontagrossenses vão enfrentar duas equipes da casa - o Coritiba e o Tistu, e vai reencontrar a AABB/Londrina, que acabou derrotada  pelo Clube Verde na 1ª fase do torneio.

De acordo com o técnico Edenilson Silva, os adversários de grupo estão em plena competição, e a comissão técnica já possui informações dos três concorrentes. "Jogamos contra Londrina na 1ª fase, e estamos acompanhando o metropolitano (de Curitiba) para ver como estão o Coritiba e o Tistu", destacou o comandante do Verde. A estreia do time de Ponta Grossa nesta sexta é diante da AABB/Londrina, logo após o derby curitibano entre "Coxa" e Tistu; e o primeiro problema para os pontagrossensea é a ausência de um dos principais jogadores do time, Tayna, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

"Estamos confiantes na vitória no jogo do sexta, para dar tranqulidade nas partidas finais e sairmos de Curitiba com a vaga", disse Edenilson. Outro problema do time verdeano é os jogadores que servem suas escolas nas finais dos Jogos Estudantis Municipais, já que algumas decisões do futsal acontecem no sábado (27), praticamente no mesmo horário dos jogos em Curitiba. "Eles (os jogadores) são importantes tanto para nós quanto para as escolas. Tudo precisa ser acertado, negociado, mas ainda não definimos nada com os professores", lembrou o treinador. Nesta fase da Taça Paraná Sub-13, se classifcaram os dois melhores classificados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados pelo critério de gols average.

Confira a tabela de jogos do Grupo "P" da Taça Paraná Sub-13;

Sexta (27/05) - Ginásio do Cancun
19h30 - Coritiba Futsal/Cancun x AD Tistu
20h15 - AABB/Londrina x Clube Verde

Sábado (28/05) - Ginásio do Cancun
16h30 - Perdedores dos jogos de sexta
17h15 - Vencedores dos jogos de sexta

Domingo (29/05) - Ginásio do Cancun
11h00 - Venccedor 2º jogo sexta x Perdedor 1º jogo sexta
11h45 - Venccedor 1º jogo sexta x Perdedor 2º jogo sexta

Sagrada vence grupo III feminino na aberurta das finais do futsal

Texto: Augusto Travensolli
Edição: Letícia Cabral
Futsaldaqui.com nas finais do JEM 2011

Começaram as finais dos Jogos Estudantis Municipais em Ponta Grossa. O Zukão recebeu a primeira final da competição válida pelo Grupo III Feminino de Futsal nesta quarta-feira (25/05). O confronto foi entre o Colégio Estadual Padre Carlos Zelezny e o Colégio Sagrada Família, que levou a melhor vencendo por 2 a 1, e ficou com o título da competição.

No inicio da partida as duas equipes estavam apáticas em quadra, criando pouco e apresentando pouco perigo às goleiras, somente com chutes de longa distância sem risco a meta adversária. Foi um primeiro quarto de estudo, mas logo no início da segunda etapa, Ellen rouba a bola na lateral, avança e chuta forte sem chances para a goleira Natália do Pe. Carlos, abrindo o placar para o Sagrada.

Ao final da segunda etapa o Sagrada Família dominava o jogo. Tanto que aos quinze minutos de jogo, em uma jogada ensaiada de lateral, Ellen toca para Flávia que chuta no ângulo de Jéssica ampliando o placar. Mas como final é final não podia faltar um pouco de emoção: dois minutos depois de fazer o gol, Flavia empurra Ana Maria dentro da área e comete pênalti.  Na cobrança Ana Maria não desperdiçou, diminuindo a desvantagem para o Pe. Carlos.

Durante todo o quarto tempo, a equipe do Sagrada tocou a bola tentando administrar a partida e as vezes levava perigo com as arrancadas da sempre perigosa Ellen. Faltando 20 segundos para o término do jogo Nicole do Sagrada rouba bola, arranca pela esquerda e chuta encima de Natália que espalma para fora, ainda dando esperanças de empate a sua equipe. No lance seguinte, Ana Maria na raça passa por duas marcadoras e chuta de longe, assustando a goleira Eduarda que apenas acompanhou com os olhos a bola saindo pela linha de fundo. Depois desse lance não teve tempo para mais nada, o Sagrada Família sagrou-se campeão feminino de futsal do grupo III.

A entrega das medalhas aconteceu logo após a partida e teve tietagem de mães e parentes das jogadoras. Eles entregaram as medalhas para as suas pupilas. Com todas as medalhas entregues, o troféu foi erguido pela capitã.  A próxima final do futsal do JEM acontece nessa sexta feira às 11 horas no Ginásio Oscar Pereira. Dessa vez as meninas do grupo V disputarão o título da competição.

Ficha Técnica



Colégio Padre Carlos Zelezny 1 x 2 Colégio Sagrada Família
FINAL
Jogos Estudantis Municipais – Grupo III Feminino de Futsal
25/05 (Quarta-feira) - Ginásio Zukão

Padre Carlos
: Natália; Jéssica, Grazielle, Larissa e Gabriely; Ana Maria, Camila, Ellen Chaves e Gabriele – Téc. Márcio Leandro de Oliveira
Sagrada Família: Eduarda; Luiza, Flavia, Nicolle e Ingrid. Amanda Martins, Amanda Wozeniak, Ana Carolina, Ellen, Helena, Maria Eduarda e Mariana – Téc. Joslei Fabiano da Silva


Arbitragem: Gilmar I. da Silva e João Roberto Baitala
Anotador: Roberto Revelino
Cronometrista: Romildo Freitas

Gols
: Ellen (aos 09’20’’ – Sagrada Família); Flavia (aos 15’10’’ – Sagrada Família); e Ana Maria (aos 17’01” – Padre Carlos)
Divino Operário fatura o bronze

“Vaaai Larissa!”. Esse era o grito que ecoava com mais força das arquibancadas do ginásio Zukão. Larissa era uma das atletas do Colégio Jesus Divino Operário, e o grito parece que fez efeito. O colégio de Larissa venceu a disputa de terceiro lugar nos pênaltis, após um jogo empatado em 1 a 1 no tempo normal e 3 a 3 na prorrogação. Nas cobranças das penalidades o Colégio Jesus Divino Operário venceu o Júlio Teodorico por 2 a 0. Larissa fez os três gols de sua equipe na partida, além do pênalti convertido nas penalidades.

domingo, 22 de maio de 2011

Chave Bronze: Resumo da 5ª rodada

Texto: Felipe Liedmann
Edição: Sebastião Neto
Foto: Divulgação - Fórmula Sport/Piraí do Sul
Futsaldaqui.com na Chave Bronze


Os cinco representantes da Região dos Campos Gerais na Chave Bronze do Paranaense de Futsal entraram em quadra pela 5ª rodada da 1ª fase. Pelo Grupo "A" o Ivaí/Kadesh Futsal segue líder e imbatível na competição. Com o apoio da torcida, o Ivaí não tomou conhecimento do adversário e aplicou o placar de 6 a 0 na ASSIFUSA, de Irati. Enquanto o Ivaí faz uma campanha perfeita, a Fórmula Sport/Farmabrotas/Grupo Moreira, de Piraí do Sul, segue sem pontuar no torneio. A nova derrota aconteceu no clássico regional da rodada contra o Nano Futsal/Castro. O placar de 2 a 1 mantém os castrenses na 5ª colocação, fora do grupo que passa para a próxima fase da Chave Bronze.


Estreiante na Chave Bronze, Piraí do Sul amarga a lanterna do Grupo 'A'

A outra equipe representante da região no Grupo "A" não fez feio jogando em casa. No Ginásio Chapelão, a União Arapoti Futsal surpreendeu e goleou por 9 a 3 a equipe do Clínica Equilíbrio/Casalote/São Mateus. O resultado coloca Arapoti na vice-liderança do grupo com 9 pontos ao lado do time de São Mateus.

Único representante da Região dos Campos Gerais no Grupo "B", a Prefeitura Municipal de Tibagi jogou fora de casa na rodada e volta em situação complicada. A derota por 6 a 2 diante do ARFMAR/Manoel Ribas mantém o time da região na 5ª posição, mas quatro pontos atrás da zona de classificação para a próxima fase. O Manoel Ribas se manteve na 4ª colocação e agora soma 6 pontos na Chave Bronze.

Confira a classificação dos dois grupos que possuem equipes dos Campos Gerais após cinco rodadas:

CHAVE BRONZE
Grupo A
1 - Ivaí EC/Kadesh...15
2 - União Arapoti...9
3 - Clínica Equlíbrio/Casalote/São Mateus...9
4 - Assifusa/Irati...6
5 - Nano Futsal/Castro...6
6 - Fórmula Sport/Piraí do Sul...0


Grupo B
1 - Col. Londrinense...13
2 - Grêmio Ivaiporã...9
3 - Ibiporã...9
4 -
ARFMAR/Manoel Ribas...6
5 - Pref. Mun. Tibagi...2
6 - Real Londrina...1

Sub-17: Paraná e Medianeira ajudam, e Castro avança pelo indíce técnico

Texto: Sebastião Neto
Foto: Thiago Terada
Futsaldaqui.com na Taça Paraná
ATUALIZADO 18:30

Em uma emocionante última rodada, o Grupo "R" da Taça Paraná Sub-17 - realizado em Cinaorte, definiu na manhã deste domingo (22) os três classificados para a próxima fase da principal competição estadual da categoria. Apesar de uma atuação avaliada como boa pelo técnico Ted, o time do Nano Futsal/Prefeitura de Castro acabou derrotado pelo Clube Comercial de Cascavel por 5 a 1, e garantiu aos Campos Gerais a vaga entre as oito melhores times do estado na condição de um dos melhores terceiros colocados pelo indíce técnico. Drummond/Cianorte e o próprio Comercial, pelo critério de gols average, avançaram direto à próxima fase.

"Levamos gols que habitualmente a gente não sofre. Os meninos estavam mais ligados hoje, mas faltou mesmo a bola entrar", disse o comandante castrense após o duelo. Comandando o placar desde o 1º tempo, o time cascavelense se recuperou das duas derrotas sofridas nas rodadas, e contou com a derrota da AABB/Curitiba para os donos da casa no jogo seguinte para poder festejar a segunda colocação do grupo.

Juninho (foto/branco), é um dos destaques individuais do Nano Futsal nesta Taça Paraná


Já o time de Castro ficou no terceiro lugar, e conseguiu uma vaga no indíce técnico com após a divulgação dos resultados do Grupo "P", realizado em Medianeira. Com a vitória dos donos da casa e o empate do Paraná Clube contra o Ciagym/Maringá na rodada final, o 3º colocado Maringá não supera os castrenses no gol average, e o único representante dos Campos Gerais que permanece na Taça Paraná segue para o quadrangular semifinal, que acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho, em local a ser definido pela Federação Paranaense de Futsal.

Classificação Final - Taça PR Sub-17
3ª Fase - Grupo "R" - Em Cianorte
1º) Drummond/Avenorte/SportMania (Cianorte) - 9pts.
2º) Clube Comcercial (Cascavel) - 3pts. (Gol Average 1.12)
3º) Nano Futsal/Prefeitura de Castro - 3pts. (Gol Average 0.80)
4º) AABB/Curitiba  - 3pts. (Gol Average 0,58)

GRUPOS DO QUADRANGULAR SEMIFINAL
Dias 3, 4 e 5 de junho

Grupo "S"
Posialfa/Medianeira/Ninfa (1ºP)
Drummond/Avenorte/SportMania (1ºR)
Prefeitura de São Pedro do Igauçu (2ºQ)
Nano Futsal/Prefeitura de Castro (2º Ind. Técnico)

Grupo "T"
Colégio Londrinense/Falcão 12 (1ºQ)
Paraná Clube/Vale Fértil (2ºP)
Clube Comercial/Cascavel (2ºR)
Gazin/Oi/Penalty/Umuarama (1º Ind. Técnico)

Em casa, UNIPA não dá chances ao ex-líder Lojão do Keima

Texto: Sebastião Neto
Foto: Orivaldo Dorta (Rádio Cultura Foz)
Futsaldaqui.com na Chave Prata
.
"O pênalti é tão importante que deve ser cobrado pelo presidente do clube": Nunca o ditado tão usado no futebol fez tanto sentido. A "culpa" é do Lojão do Keima Futsal, que perdeu na noite deste sábado (21) para a UNIPA/Foz por 4 a 2, em partida válida pela 6ª Rodada da Chave Prata do Paranaense de Futsal. Tércio Miranda, presidente e um dos principais investidores do clube pontagrossense, fez valer sua vontade e cobrou o pênalti que resultou no primeiro gol do time de Ponta Grossa na tríplice fronteira.
.
Em ascensão na Chave Prata, a UNIPA foi para cima do Lojão do Keima na etapa inicial, que não conseguia repetir o domínio da partida que estabelece nos jogos dentro do Oscar Pereira. Melhores na primeira parte de duelo,  os iguaçuenses abriram o placar com Felipe, que deu tranquilidade aos comandados de Luciano Nascimento para os 20 minutos finais.

No Ginásio do Morumbi, a UNIPA (foto) foi mais eficiente do que o Lojão do Keima
.
Sem poder efetivo de ataque na meta do goleiro Alziro, o Lojão do Keima não segurou a UNIPA e viu o time de Foz abrir vantagem de 3 a 0 quase na metade de etapa final. Aí a arbitragem marcou um pênalti para os pontagrossenses, e o "chefe" Tércio Miranda não teve dúvidas: pegou a bola na marca penal e foi pra cobrança. O camisa 6 balançou a redes de Alziro e tentou dar um ânimo ao time princesino nos minutos finais de jogo.
.
Faltando cinco minutos para o apito final, o técnico Wilson Bian Jr. foi para o goleiro-linha com o ala Fio, porém a estratégia mais uma enterrou as chances de empate do Lojão do Keima: Depois do escanteio mal cobrado, Alziro lançou Pica-Pau com o gol vazio, e o experiente pivô da UNIPA não teve dificuldades para fazer o quarto do time de tríplice fronteira. Dió ainda fez o segundo do "Keima", mas a reação veio tarde: vitória de 4 a 2 da UNIPA no Ginásio do Morumbi .
.
Com o revés fora de Ponta Grossa, o Lojão do Keima caiu para a segunda colocação da Chave Prata, já que o Pato Branco venceu o Cipauto/Romera/Toledo por 2 a 1 e se manteve como a única equipe 100% na competição estadual,  enquanto o time de Foz subiu para o sétimo lugar com sete pontos. Na próxima rodada, o Lojão do Keima recebe Pato Branco no Oscar Pereira, dia 28 de maio (sábado), a partir das 20h30.

Sub-17: Castro não segura donos da casa; decisão da vaga fica para a rodada final

Texto: Sebastião Neto
Futrsaldaqui.com na Taça Paraná

Na segunda partida do Nano Futsal/Prefeitura de Castro pela 3ª fase da Taça Paraná Sub-17, faltou fôlego e concentração para o time da cidade-mãe sair de quadra com o passaporte carimbado a próxima etapa da competição estadual. Na tarde deste sábado (21), o time do técnico Ted perdeu para os anfitriões do Drummond/Avenorte/Sport Mania por 3 a 1, e vai para a decisão da vaga entre as oito melhores equipes do estado na categoria na manhã do domingo (22), contra o Clube Comercial de Cascavel.

"Sentimos um pouco da parte física, mas dominamos o jogo enquanto tivemos condição para isso", avaliou o comandante castrense após a partida. Mesmo saindo na frente com Dick, o Nano sofreu a virada na etapa final, e viu os cianortenses mostrarem um melhor futsal nos quinze minutos finais de partida. No outro jogo da rodada, a AABB/Curitiba se reabilitou da derrota para Castro e venceu o Comercial por 4 a 3, se mantendo vivo na disputa pelas vagas do Grupo "R".

Neste domingo (22), a partir das 9h30, o Nano Futsal precisa de pelo menos um empate diante do Comercial para sonhar com uma vaga na próxima fase, pelo critério do indíce técnico entre os terceiros colocados das três chaves que restaram na Taça Paraná. Se vencer, o time castrense aguarda a partida entre Drummond e AABB, onde derrota ou empate dos curitibanos garante o representante da Região dos Campos Gerais na 4ª Fase do Paranaense Sub-17.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Com atuação quase perfeita, Castro larga com vitória na 3ª Fase do Sub-17

Texto: Sebastião Neto
Futsaldaqui.com na Taça Paraná

A longa viagem até Cianorte e os desfalques dos atletas de Ponta Grossa ficaram em segundo plano para a equipe sub-17 do Nano Futsal/Prefeitura de Castro. Na noite desta sexta-feira (20), o time da cidade vizinha estreou com o pé direito na 3ª Fase da Taça Paraná Sub-17 - Grupo "R", e deu um passo importante para garantir vaga entre as oito melhores equipes do estado na categoria. Diante da AABB/Curitiba, os comandados de Ted mostraram um futsal consistente e derrotaram os curitibanos pelo placar de 6 a 2, na partida que fechou a 1ª rodada da chave sediada na capital do vestuário.
 
"Um boa vitória, mas ainda temos de esperar e se manter concentrados para sair daqui com a vaga", ressaltou Ted, que elogiou a eficiência do elenco nas finalizações. Com contra-ataques organizados e o pé calibrado, Castro abriu vantagem de 4 a 1 ao final de primeira etapa, e apenas administrou o marcador até o apito final. Juninho foi artilheiro castrense com três gols, enquanto Dick, Maikon e Diulio balançaram a rede uma vez cada.
 
Com a vitória diante da AABB, o Nano pode carimbar o passaporte a próxima fase da Taça Paraná com uma vitória sobre o Drummond/Avenorte/SportMania, na tarde deste sábado (21), a partir das 17h45. Os donos da casa venceram o Clube Comercial de Cascavel por 3 a 1 e também estão em boa situação no grupo, enquanto curitibanos e cascavelenses duelam para sobreviver no torneio na partida preliminar, ás 16h30.

Chave Prata: Longe de casa, Lojão do Keima enfrenta UNIPA em ascensão

Texto: Sebastião Neto
Fotos: Thiago Terada e Orivaldo Dorta (Rádio Cultura Foz)
Futsaldaqui.com na Chave Prata

*com informações da Rádio Cultura Foz, RádioGol e ass. de com. Lojão do Keima Futsal

Pela primeira vez na Chave Prata do Paranaense de Futsal, o Lojão do Keima vai colocar o “pé na estrada” pra valer. Após duas partidas em distâncias inferiores aos 200 quilômetros (Araucária e Telemâco Borba), o time de Ponta Grossa atravessa o estado para encarar a UNIPA/Morumbi/Foz do Iguaçu neste sábado (21), no Ginásio do Morumbi, em jogo válido pela 6ª Rodada da competição estadual. Na liderança da Chave Prata, o time princesino ganhou a companhia de Pato Branco, que venceu Cantagalo na última terça-feira (17) e chegou aos mesmos 12 pontos do “Keima”.
Time 100% em casa, Lojão do Keima quer segunda vitória fora do Oscar Pereira

Para a partida diante do time da tríplice fronteira, o técnico Wilson Bian Junior segue com quatro desfalques: os alas Renato e Curumim, o goleiro Ilbério e o pivô Pessotto, todos lesionados. A boa notícia é que o talismã Quênia, opção importante no banco de reservas da equipe pontagrossense, retorna ao elenco depois de ficar fora na vitória diante da AEC/Clevelândia na rodada passada. "Nosso time está bastante concentrado e focado para este jogo contra o UNIPA, treinamos em dois períodos durante a semana e aproveitamos para que pudéssemos acertar alguns detalhes que ainda precisam ser melhorados, mas sabemos que temos condições de conquistar a vitória", destacou o camisa 7 Fernandinho.
Já no banco de reservas, o técnico Bian prega atenção ao adversário e a evolução dos iguaçuenses no torneio. "O time da UNIPA vem crescendo durante o campeonato, a equipe tem jogadores de muita qualidade, por isso temos que prestar muita atenção nos detalhes. Nosso time tem que ter a mesma postura que vem tendo nos jogos em casa, pois esse jogo é muito importante pensando na liderança da tabela, já que a pontuação está embolada e o nosso próximo compromisso é contra o Pato Futsal em Ponta Grossa", comenta o comandante do Lojão do Keima.
O Lojão do Keima chega a Foz do Iguaçu na noite de hoje (20), e a comissão técnica ainda não definiu se fará um treinamento para reconhecer a quadra do Morumbi na manhã deste sábado. UNIPA e Lojão do Keima duelam na Terra das Cataratas a partir das 20 horas e 30 minutos, e a vitória princesina garante a liderança para Ponta Grossa pelo até o fim da rodada.
O adversário
Fundada em 2010, a UNIPA é a caçula da Chave Prata 2011

Último time confirmar presença na Chave Prata, a União Independente de Pais e Atletas do Futsal de Foz de Iguaçu (UNIPA) segue no processo de montagem do elenco para o torneio. Depois de atuações irregulares nas três primeiras rodadas, o time comandando por Luciano Nascimento derrotou o até então líder Toledo, em pleno Ginásio Ângelo Rossoni, por surpreendentes 4 a 0. O destaque do time iguaçuense é o expirente Pica-Pau, com passagens por grandes equipes do futsal paranaense no final da década de 90 e início dos anos 2000. Para o jogo contra o Lojão do Keima, a diretoria espera bom público no Ginásio do Morumbi, a fim de alavancar a participação da equipe na Chave Prata, que ainda não empolga o exigente torcedor de Foz do Iguaçu.
Rodada começa hoje em Telemâco Borba
Mais quatro jogos completam a quinta rodada da Chave Prata do Paranaense de Futsal, que inicia com o lanterna Aquarius em busca dos primeiros pontos na competição. Em Telemâmco Borba, o time da capital do papel quer aproveitar a má fase do Nova FM/Mercadão Rosa/SJ do Ivaí e dar uma alegria ao torcedor telemacoborbense. Aquarius (11º) e São João do Ivaí (10º) jogam nesta sexta (20),  a partir das 19h30, no Ginásio Heitor de Alencar Furtado. O outro time que não está no grupos dos oito clubes que avançam a 2ª fase é Pitanga, que visita o perigoso Clevelândia neste sábado, no Ginásio Antônio Zardo, a partir das 20h30.
No mesmo horário de Lojão do Keima e UNIPA, Pato Branco (2º) aposta na força do torcedor para vencer o clássico contra o Cipauto/Romera/Toledo (4º), resultado que garante o time do sudoeste pelo menos na liderança conjunta da Chave Prata com o time de Ponta Grossa (se vencer a UNIPA). Támbem às 20h30, o instável Cambé (6º) busca a afirmação na competição contra o SMEL/Araucária (5º), que busca a primeira vitória fora de casa. Cantagalo, líder até a rodada anterior, é quem folga na rodada de número seis.