domingo, 27 de fevereiro de 2011

Verde é eliminado na Taça Paraná Sub-15

Texto: Sebastião Neto
Foto: Márcio Santos (cliqueesporte.com)
futsaldaqui.com na Taça Paraná
 
A equipe do Clube Verde não conseguiu a classificação para a próxima fase da Taça Paraná Sub-15. No Grupo “D” da competição, sediado em Guarapuava, o time princesino acabou derrotado pelas equipes do CA Deportivo e Faculdade Guairacá, de Guarapuava, e do Sfinge, de União da Vitória. Sem conquistar pontos na fase, o Verde ficou no último lugar do grupo, que teve como líder a Faculdade Guairacá com nove pontos, seguida pelo Deportivo com seis. As duas equipes guarapuavanas seguem na disputa do torneio.
 
No quadrangular realizado em Guarapuava, o Verde (foto/preto e vermelho) marcou quatro gols em três jogos

Confira os resultados do Grupo “D” da Taça Paraná Sub-15

Sexta-Feira (25/2)
Faculdade Guairacá/Gpva 4x0 CA Deportivo/Gpva
Sfinge/U. da Vitória 7x2 Clube Verde/PG

Sábado (26/2)
Faculdade Guairacá/Gpva 5x3 Sfinge/U. da Vitória
CA Deportivo/Gpva 5x1 Clube Verde/PG

Domingo (27/2)
CA Deportivo/Gpva 5x1 Sfinge/U. da Vitória
Faculdade Guairacá/Gpva 11x1 Clube Verde/PG

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Depois de susto, Águia Sistemas vira e estreia com vitória na Ouro


Texto: Sebastião Neto
futsaldaqui.com na Copa Cidade
O jogo que abriu a rodada da Chave Ouro da Copa Cidade de Ponta Grossa foi cheio de emoções. Na última sexta-feira (25), RR Zander e Águia Sistemas fizeram um jogo agitado, em que levou a melhor o time mais experiente no torneio municipal: mesmo depois de estar perdendo por 2 a 0, o Águia Sistemas virou o placar para 6 a 2 assumiu a liderança do Grupo “A” da competição.
Com um bom público no Ginásio Zukão, a partida marcava a primeira participação do RR Zander na Chave Ouro, o que motivou mais ainda a jovem equipe. Logo a um minuto de jogo, Deyvis arriscou de longe, o goleiro Jaberson não segurou e bola entrou no canto direito do gol da Águia Sistemas. Na frente, o RR Zander abusava das jogadas individuais e chegava com perigo ao gol do 3º colocado na última Copa Cidade. O resultado veio aos 10’, com mais um gol de Deyvis: ele driblou o marcador e saiu cara a cara com Jaberson, o camisa 10 não desperdiçou. Com dois gols atrás, o nervosismo apareceu no Águia, que abusava das faltas para evitar o pior. Mas aos 15’, Diego foi oportunista e diminuiu a diferença antes do intervalo.
Na etapa final, brilhou a estrela de Everaldo: o camisa 6 do Águia Sistemas comandou a reação da sua equipe para a primeira vitória na Copa Cidade. Em dois minutos, ele fez dois gols e virou o placar, surpreendendo o RR Zander. Nervoso e instável a partir de então, o RR Zander não conseguia pressionar o adversário, e oferecia os contra-ataques: aos 8’, Rafael fez o quarto da Águia. Dois minutos depois, Everaldo fez o terceiro e chegou a artilharia da Chave Ouro faltando apenas uma partida para o fim da 1ª rodada. Antes do apito final, Luis Fernando fez contra e completou o placar de 6 a 2 a favor do time comandando por Rodrigo de Souza.
Apesar da derrota, um dos destaques da partida foi o ala Deyvis, que destacou a boa atuação de sua equipe mesmo com o resultado negativo. “Nosso time é jovem, está se acertando. Mas por ser uma estréia fizemos um bom jogo, principalmente no 1º tempo”, disse o jogador do RR Zander. Na próxima semana, Águia e RR Zander folgam para dar lugar ao complemento da 2ª rodada da Chave Prata da Copa Cidade. Depois do carnaval, o Águia encara o Fórmula Sport, de Piraí do Sul, enquanto o RR Zander busca a recuperação diante do Ipiranga Lubrificantes.
Ficha Técnica
RR Zander 2x6 Águia Sistemas
Copa Cidade PG – Chave Ouro – 1ª Rodada
Ginásio Zukão – 25/02

RR Zander: Rafael Santos, Fábio, Jorge, Ramon, Luis Fernando, Adrian, Luan, Cleverson, Anderson, Rafael Constantino, Deyvis e Tiago Téc. Nilton Zander
Águia Sistemas: Jaberson, Ailton, Marcos Aurélio, Diego, Everaldo, Rafael Ferreira, Rafael Martins, Edilson e Odirlei Téc. Rodrigo de Souza
Arbitragem: Jocimar Alves e João Roberto Baitala
Anotador/Cronometrista: Silvia Probst

Gols: Deyvis (RRZ) - 01’02’’ e 9’50’’ / Diego (ÁGU) - 15’02, Everaldo (ÁGU) – 22’, 23’ e 30’, Rafael Ferreira (ÁGU) – 27’30, Luis Fernando (contra p/AGU) – 39’40’’  
Cartões: Rafael Ferreira (ÁGU) – Amarelo

------------

ADR larga bem e vence Bardal Contábeis

No outro jogo válido pela Chave Ouro na rodada desta sexta, a AD Reservense venceu o Bardal Contábeis pelo placar de 7 a 5, o que rendeu ao time de Reserva a vice-liderança do Grupo “B”. O destaque do duelo foi Alessandro, que marcou três para a ADR. Desfalcado de seus principais jogadores, o Bardal até chegou a reagir, mas não conseguiu o empate e só terá a chance de se recuperar após o carnaval, quando encara a Casa Bossak/Rede Bem Viver.

ARHT se reabilita na Chave Prata com goleada diante do River


Texto: Sebastião Neto
futsaldaqui.com na Copa Cidade
.
Depois de ser surpreendida pela Atual Games/PGDC na partida de estreia na Chave Prata, a Associação Recreativa Homens do Trabalho venceu na noite da última sexta-feira (25) o River Plate por 6 a 1, na partida que abriu a rodada da Copa Cidade no Ginásio Zukão. Dominando o placar desde o início, o time do técnico Fernando Tiróide abriu o placar logo aos dois minutos com Marquinhos, e ainda na primeira etapa abriu 3 a 0.
Com mais posse de bola e algumas jogadas ensaiadas, a ARHT ampliou a vitória pra 5 a 0, para então o River Plate descontar com Luiz Fernando. Antes do apito final, Everton fechou a vitória do time amarelo, que pulou para a vice-liderança do Grupo “B”. “Estamos passando a nossa experiência no futsal para os garotos. Vamos contar com jogadores mais experientes no decorrer do torneio, mas é uma boa oportunidade para eles mostrarem serviço”, destacou o técnico, que com uma lesão no púbis, só vai ajudar o time em quadra a partir de abril.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Em Guarapuava, Verde estreia hoje na Taça PR Sub-15

Texto: Sebastião Neto
futsaldaqui.com na Taça Paraná

O Clube Princesa dos Campos - Verde inicia hoje seu calendário do futsal na temporada 2011. Único representante de Ponta Grossa na Taça Paraná Sub-15, time alviverde joga neste final de semana a 1ª fase da competição, que reúne 19 equipes de todo o estado. Campeão da categoria em 2008, o Verde está no Grupo "D", sediado em Guarapuava. Além dos anfitriões Clube Atlético Deportivo e Faculdade Guairacá, o Sfinge/União de Vitória completa a chave, que classifica duas equipes para a próxima fase do torneio. Na noite de hoje (25), o Verde encara o Sfinge ás 20h30, enquando o duelo guarapavano marca a abertura do grupo às 19h30.

Confira a tabela de jogos do Grupo "D" da Taça Paraná Sub-15, os jogos serão no Ginásio Joaquim Prestes:

1ª rodada - 25/02 - sexta
19h30 - C.A. Deportivo/Gpva x Fac. Guairacá/Gpva
20h30 - Clube Verde x Sfinge/União da Vitória

2ª rodada - 26/02 - sábado
16h - perdedores dos jogos de sexta feira
17h - vencedores dos jogos de sexta feira

3ª rodada - 27/02 - domingo
9h30 - vencedor 2º jogo de sexta x perdedor 1º jogo de sexta
10h30 - perdedor 2º jogo de sexta x vencedor 1º jogo de sexta

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Atual Games/PGDC apronta primeira "zebra" da Copa Cidade

Texto: Sebastião Neto
futsaldaqui.com na Copa Cidade

Um clube tradicional da cidade contra outro que reúne jogadores que representam Ponta Grossa em campeonatos de futebol no video-game. Apesar de o cenário indicar a vitória da Associação Recreativa Homens do Trabalho (ARHT) diante do Atual Games/PGDC, não foi isso que se viu no Ginásio Zukão na noite de ontem (22). Na estreia dos dois times no Grupo “B”da Copa Cidade, fez a diferença a forte marcação do time do PGDC, que venceu o duelo por 2 a 1 e estreou com o pé direito na competição municipal.

Sob o comando técnico de Fernando Tiróide, goleiro conhecido da torcida ponta-grossense, a ARHT começou com mais posse de bola, se mantendo no campo de ataque a maior parte do tempo. Mesmo assim, a primeira chance clara saiu dos contra-ataques do PGDC: depois da roubada de bola e do passe de Kauê, Rudney fuzilou em cima do goleiro Claudemir. Já o Homens do Trabalho assustava nos chutes de fora, que obrigaram o goleiro Henrique a trabalhar. Ninguém se arriscou mais do que deveria, e o primeiro tempo acabou com placar fechado.

O que já estava bom para o PGDC ficou melhor ainda aos 10’ do 2º tempo, quando Vagner saiu cara a cara com Claudemir e tocou com tranqüilidade para o fundo das redes, abrindo ao placar no Zukão. A partir daí, o time do técnico Tiróide foi mais incisiva, e chegou ao empate dois minutos depois: depois do escanteio cobrado por Juliano, Everton apareceu livre para marcar o empate do cabeça-de-chave do Grupo “B”. Após o gol, a ARHT continuou pressionando e por pouco não virou o placar, graças aos desvios precisos dos defensores do PGDC.

Aos 15’ da etapa final, o esforço em evitar gols foi premiado: Rudney recebeu na esquerda, cortou o
marcador e chutou forte no ângulo de Claudemir, sem chances para o goleiro adversário. Mais uma vez atrás no placar, o Homens do Trabalho foi pra cima de vez, e dessa vez foi a trave quem salvou o PGDC: Aos 18’30’’, Marquinhos recebeu e encontrou um espaço para o chute, que acertou o poste do goleiro Henrique. Não adiantaram as chances de gol e a maior posse de bola, os contra-ataques do Atual Games/PGDC deram a vitória ao time que fez seu primeiro jogo oficial em competições municipais. Com a vitória, o PGDC assume a 3ª colocação do Grupo “B” da Prata, em virtude dos critérios de desempate. O líder é o River Plate, com os mesmos três pontos.

--------------------------

Ficha Técnica:
ARHT 1x2 Atual Games/PGDC
Copa Cidade PG – Chave Prata / Ginásio Zukão
1ª Rodada - Grupo “B”
ARHT: Claudemir, Vinicius, Everton, Juliano, Marquinhos, Carlos, Marcelo e Evandro. Téc.: Fernando Tiróide
Atual Games/PGDC: Henrique, Edinelson, Anselmo, Rudney, Vagner, Guilherme, Jonathan, Osmar, Sebá, Kauê e Thayan.
Arbitragem: Romildo Freitas e Ricardo Pereira
Anotador/Cronometrista: Luciane Silva
Gols: Vagner (PGDC) – 30’10’’ / Everton (ARHT) – 32’24’’ / Rudney (PGDC) 35’10’’
Cartões: não houve

AAJ perde na estreia da Chave Prata

Texto: Augusto Tranvensolli (Atlética Jornalismo UEPG)
Edição: Sebastião Neto
futsaldaqui.com na Copa Cidade

A estreia da Associação Atlética de Jornalismo – AAJ na Copa Cidade diante da equipe do Boca Juniors não foi das melhores, a equipe alvi-roxa perdeu o jogo de abertura do Grupo “A” da Chave Prata na noite de ontem (22) pelo placar de 9 a 0, e ainda teve o técnico Thiago Terada e o ala Cristhiano expulsos.

O jogo começou disputado, com as duas equipes nervosas em campo pelo fato de ser o primeiro jogo da temporada. Além disso, o desentrosamento era visível principalmente na equipe do curso de jornalismo, que teve apenas um treino antes do confronto. A primeira chance clara de gol veio do pivô Dhiego, da AAJ, que roubou a bola na frente da área adversária e chutou em cima do goleiro. Depois disso, só deu Boca Juniors: o time azul acertou-se em quadra e aos 14 minutos em uma bela jogada pela direita, Luis Fernando abre o placarno Ginásio Zukão.

Com o gol a equipe alvi-roxa ficou perdida em quadra e, logo em seguida Willian fez o segundo gol do Boca Juniors. Após os dois gols adversários o técnico Thiago Terada fez algumas modificações na equipe, já cansada pelo primeiro tempo desgastante. O terceiro gol do Boca saiu nas costas do ala Luan, que deixou o camisa dez Lucas livre pra marcar. Ao final do primeiro tempo o placar do ginásio já apontava 5 x 0 para equipe do Boca Juniors.

Antes do inicio do segundo tempo, o técnico Thiago promoveu as estreias do goleiro Phael e do ala Edgar, testando assim os novos atletas da equipe. Aos cinco minutos da etapa complementar, Cristhiano chegou forte na divida e acabou expulso. Com a expulsão, Thiago começou a alertar o árbitro das atitudes dos adversários em quadra e também acabou sendo excluído do jogo. A equipe que já tinha levado o sexto gol após essas situações ficou desorientada em quadra e acabou levando mais três gols, concluindo um placar de 9 a 0.

Para a próxima partida os desfalques serão o ala Jean que sofreu uma contusão no joelho e provavelmente não será liberado pelo Departamento Médico para o jogo, além dos expulsos Crishiano  e Thiago Terada, que não poderá orientar seus atletas do banco de resveras. As novidades ficam por conta da volta dos alas Guilherme e Afonso.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Atlética Jornalismo UEPG estreia amanhã na Copa Cidade

Texto: Augusto Tranvensolli
Edição: Sebastião Neto e Felipe Liedmann
futsaldaqui.com na Copa Cidade

A Associação Atlética de Jornalismo (AAJ) da Universidade Estadual de Ponta Grossa já começou os preparativos para a estreia na Copa Cidade. No sábado (19), ocorreu o primeiro treino da equipe, já contando com a participação dos novos atletas que iniciaram o curso neste ano. A atividade foi realizada para que a equipe alvi-roxa acertasse os últimos detalhes antes da estreia na competição municipal, que acontece nesta terça-feira (22), às 19h, contra a equipe do Boca Juniors, no Ginásio Zukão. Será o jogo de abertura do Grupo "A" da Chave Prata, que classificará quatro equipes para os play-offs.

Único curso universitário que disputa o torneio, o time de Jornalismo quer buscar a classificação inédita a fase de mata-mata. Para isso, tem como novidades os atletas do primeiro ano de jornalismo - o goleiro Raphael, o ala Edgar e o pivô Amauri, já relacionados para o duelo diante do Boca. Outra novidade no time da AAJ é a saída do treinador Sebá Neto. O comando da equipe para 2011 é de Thiago Terada, que já trabalhou com o time no treinamento do último sábado. Na última temporada, Neto atuou também como jogador e foi artilheiro da equipe em jogos oficiais com cinco gols, ao lado do ala Jean Marcel.

Jogos das duas divisões completam a rodada

Além de AAJ e Boca Juniors, dois jogos acontecem na sequência da rodada desta terça no Zukão. Ás 20h, a Atual Games/PGDC Futsal faz seu primeiro jogo oficial diante da ARHT, grande favorita no Grupo "B" da Chave Prata. Quem vencer se junta ao Miara Kruger e ao River Plate na liderança da chave, já que os dois times estrearam vencendo seus jogos no dia 18. No jogo de fundo, ás 20h50, Carambeí e Água de Anjo dão o pontapé inicial para o Grupo "B" da Chave Ouro.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Guia da Copa Cidade - Chave Prata

Grupo "A" - cinco estreantes querendo um lugar ao sol

O favorito: Quando o vice-campeão da temporada passada Vana Peças optou por desistir e formar uma nova equipe em virtude de problemas financeiros, o novo clube estaria automaticamente na condição de grande postulante ao título da Chave Prata. Assim está o União Futsal, que será o clube a ser batido neste grupo, e deve contar com alguns atletas que por pouco não foram campeões da Ouro em 2010. Sem muitos percalços, deve ser o primeiro da Chave e ganhar as vantagens para o mata-mata

O azarão: Os times que vem de fora de Ponta Grossa sempre são bem cotados nas disputas da Copa Cidade, e o Celfix de Reserva terá a missão de se intrometer em meio aos times de casa para conquistar seu espaço. Na última vez que um time desta cidade jogou a Prata, a ADR foi 4ª colocada e carimbou passaporte para Chave Ouro seguinte. Se a tradição se manter...

O personagem: Diego de Paula alternou dias de técnico e jogador no Vana Peças, dentro da trajetória vitoriosa que começou na Chave Prata em 2009. Retornando pelo seu próprio desejo a divisão de acesso do futsal do município, um dos comandantes do União Futsal talvez tenha mais espaço pra voltar a jogar, e mesmo assim ver seu time vencedor, como já havia virado rotina nas competições da Liga de Futsal no ano que passou...

Grupo "B" - "A volta dos que não foram"

O favorito: A Associação Recreativa Homens do Trabalho entrava em 2010 de mesma maneira do que neste ano, como uma das principais forças da Chave Prata. Problemas disciplinares prejudicaram o time e a equipe não vingou, chegando ao ponto de desistir do torneio para edição do 2º semestre. A história se repete: muito se espera do clube, tradicionalíssimo nas competições internas, onde jogadores conhecidos do futebol amador da cidade jogam sua bola no final de semana. Será que dessa vez vai?

O azarão: Neste grupo, não vemos de cara um perseguidor efetivo ao Homens do Trabalho. Com times de nível equilibrado, o Miara Kruger Tintas é quem pode despontar na frente. Contando com os gols de Michael Jackson (ex-Vana Peças), o time pode ser o novato que vai se destacar na temporada, como foram LogSul e Vana Peças em 2009, e Água de Anjo Ipiranga Lubrificantes em 2010.

O personagem: Rudney se acostumou a jogar grandes jogos pelo Clube Verde no começo dos anos 2000, quando o time disputava a Chave Ouro do Futsal do Paraná. Depois de algum tempo sem jogar competições oficiais da modalidade, o pivô retorna para ser uma das figuras de destaque do time da Atual Games/PG Digital Clube em sua estreia na Copa Cidade. Quem sabe ele não ajuda no desafio de colocar a equipe dos jogadores de futebol de video-game em destaque no futebol real?

Discorda do favoritismo da União e ARHT? Conheçe outros personagens de destaque na Copa Cidade? Não deixe de opinar!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Guia da Copa Cidade - Chave Ouro

A Copa Cidade de Ponta Grossa - Futsal Masculino começa na noite de hoje, e o futsaldaqui.com apresenta para você o guia da Copa Cidade, com as impressões sobre os quatro grupos da competição. Os favoritos, quem pode surpreender, saiba sobre tudo o campeonato que representa a cara da cidade de Ponta Grossa!

Hoje é dia da Chave Ouro, e amanhã vai ser a vez da Chave Prata:

Grupo “A” – Quem será o novato da vez?
O Favorito: O Águia Sistemas defende o 3º lugar conquistado na edição do 2º semestre do ano passado, e conta com jogadores já acostumados com o torneio. Depois do acesso à Ouro na metade de 2010, a empresa reforçou a equipe e dificultou a vida dos finalistas AAJ/Pontasul e Vana Peças no ano que passou. Tem tudo pra passar de fase como líder do grupo e ficar no mínimo entre as quatro melhores da cidade em 2011.
O Azarão: Em 2009, o Curitiba Futsal (comandando por Tércio Miranda) só teve duas derrotas na Copa Cidade, e uma delas foi para o Nova Vida Distribuidora de Carnes, hoje Milan/Supermercado Triângulo. O time que entrou na Chave Ouro deste ano na última hora tem fama de fazer jogos complicados, e pode desbancar os times da região na condição de principal perseguidor do Águia no grupo.
O personagem: Reginaldo Carneiro, técnico do Ipiranga Lubrificantes, já foi eleito o melhor comandante da Chave Prata na última temporada e participa ativamente dos jogos com seus jogadores. Agora na elite depois do vice-campeonato da Chave Prata, ele terá trabalho para colocar seu time no mata-mata, mas com certeza a disputa pela quatro vagas do grupo será boa.
Grupo "B" - O melhor de 2010 quer mais, mesmo no "grupo da morte"
O favorito: A AAJ/Pontasul não começou o ano bem. Depois de problemas financeiros, o time acabou cedendo a vaga no Paranaense de Futsal ao Lojão do Keima, em um acordo entre o Diretor de Futsal Valter Conceição e o empresário Tércio Miranda. Mas na Copa Cidade o time quer o tri, se isolando como maior vencedor na competição (hoje está empatado com o Curitiba Futsal). Se o time manter a base da temporada anterior, apesar do ala Beto ter se transferido para Ivaí, tem tudo para chegar ás finais.
O Azarão: Dos seis times do grupo, apenas um time não sabe o que é jogar a Chave Ouro da Copa Cidade. 3º colocado da Chave Prata, o Água de Anjo não foi feliz no sorteio e jogará em um grupo com três dos cinco melhores times do último campeonato (Pontasul, Carambeí e Bardal). Com um time rápido e eficiente nos contra-ataques na "Prata", o time por pouco não derrotou o campeão Betis. Se repetir a dose, pode tirar algum time acostumado a mata-mata da disputa!
O personagem: Gerson Gomes é quase a personificação da Associação Desportiva Reservense. Mesmo sendo a cidade mais distante de Ponta Grossa que participa do torneio, Reserva não fica sem representante na Copa Cidade muito pelo empenho do técnico e jogador da ADR. Depois do acesso a Chave Ouro em 2009, o time já conseguiu ficar entre os quatro melhores no 2º turno no 1º semestre de 2010, e se consolida como uma das equipes de destaque do torneio. Mas terá vida dura na edição 2011 dentro do "grupo da morte"...
Discorda do favoritismo da AAJ/Pontasul e de Águia Sistemas? Conheçe outros personagens de destaque na Copa Cidade? Não deixe de opinar!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Lojão do Keima Futsal faz primeiro treino com bola

Texto: Bruno Bet (assessoria de comunicação Lojão do Keima Futsal)
Edição: Sebastião Neto
Fotos: Bruno Bet
futsaldaqui.com na Chave Prata

Após dez dias de treinos físicos, o elenco do Lojão do Keima Futsal realizou nesta manhã de quarta-feira (16), o primeiro treino com bola no ginásio Oscar Pereira. A equipe treina para o Paranaense de Futsal – Chave Prata desde o dia 7 de fevereiro, em dois períodos, e teve uma boa oportunidade para trabalhar jogadas ensaiadas, além de quebrar a carga física dos treinamentos. O preparador físico da equipe, Duda, comentou que a importância do treinamento com a bola, mas alerta a necessidade de melhora do time. "Como é o primeiro treino com bola, a equipe ainda está longe do seu condicionamento físico ideal. Ainda que este tipo de treino com tiros rápidos de 20m, 30m, ataques e contra-ataques contribuam para a parte tática e também física, a equipe ainda está longe do seu 100%".

Na manhã desta quarta, o técnico Bian interrompeu a rotina de treinos físicos

O preparador físico que chegou em Ponta Grossa neste ano, falou também sobre os resultados da avaliação física realizada: "Nos dias 08 e 09 realizamos as avaliações físicas com atletas e os resultados foram bastante satisfatórios em relação ao percentual de gordura. De um modo geral, todos estão com um nível aceitável e com o decorrer dos treinamentos a tendência é melhorar. Já o nível de força dos atletas mostrou-se um pouco abaixo da média, conforme constatado na avaliação, mas com certeza já na próxima avaliação no dia 28/02, apresentarão uma melhora significativa devido aos trabalhos na academia".
Wilson Bian Jr, técnico do Lojão do Keima Futsal, também falou sobre o treino tático com bola: "Este treino é muito importante para os atletas já pegarem um pouco de ritmo, movimentação em quadra e para sair um pouco da rotina dos treinos físicos. Aproveitamos também para começar a avaliar o desempenho dos atletas, mas a prioridade é deixar o time em forma já que ainda tem muito a melhorar".
Jogadores treinaram finalizações, mas amanhã já retornam ao trabalho físico

Para os atletas, este momento também é muito importante. Tércio Miranda, jogador e um dos principais investidores da equipe, avaliou o primeiro treino: "O treino de hoje foi muito bom para conseguirmos soltar um pouco a musculatura. Neste período onde treinamos somente o físico é natural que todos os atletas estejam um pouco travados. Mas hoje já pudemos perceber que o time tem muita qualidade, com um elenco realmente forte e que vem com muita motivação".
Nesta quinta (17), o Lojão do Keima Futsal volta a rotina dos treinos físicos: pela manhã no Colégio Marista e à tarde na academia Fitway.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Tudo pronto para a Copa Cidade!

Texto: Sebastião Neto
futsaldaqui.com na Copa Cidade
Na reunião arbitral realizada na noite da última segunda-feira (14), dirigentes dos clubes e a diretoria da Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG) acertaram os últimos detalhes para o início da 5ª edição da Copa Cidade de Ponta Grossa, que vai começar nesta sexta-feira (18). Entre as principais decisões tomadas no arbitral, estão a manutenção da fórmula de disputa adotada em 2010, e a possibilidade dos clubes poderem utilizar 20 atletas durante toda a competição.
“Esta reunião sempre é importante para conhecermos os clubes, e deixarmos todos a par de como vai ser competição. Quem participa já começa um pouco a frente dos demais”, destaca o coordenador-geral da LFCG, José Alves de Faria Filho. Divididos em dois grupos, os times conheceram seus adversários e a tabela dos dois primeiros dias de jogos, 18 e 22 de fevereiro. Novamente realizada em dois turnos, a competição municipal ganhou a inscrição de mais três na Chave Prata na última hora, totalizando 16 agremiações.

ADR (branco) e AAJ/Pontasul (azul) vão se reencontrar no Grupo "B" da Chave Ouro

Na Chave Ouro, os cabeças de chave terão caminhos bem distintos nos seus grupos. A Águia Sistemas, 3ª colocada na edição anterior, enfrenta no Grupo “A” os caçulas da elite ponta-grossense, que chegam para surpreender entre os melhores da região. Além do Águia, integram o grupo: Fórmula Sport/Piraí do Sul, Milan/Supermercado Triângulo, Prefeitura Municipal de Ipiranga, Ipiranga Lubrificantes/PG e RR Zander. Já no Grupo “B”, a AAJ/Pontasul encara adversários tradicionais na competição, como ADR/Reserva, Carambeí e Bardal Contábeis. Completam o grupo a Água de Anjo e a Casa Bossak/Rede Bem Viver.
Entre os times da Chave Prata, o Grupo “A” ficou com União Futsal, Cereais Pontarolo, Ajax Sta. Mônica, Boca Juniors, Atlética Jornalismo UEPG, Celfix/Reserva, 29 FC e Dinâmica Merchandizing. Na outra chave, estão ARHT, River Plate, Unisul, Independente, Atual Games/PGDC, Miara Kruger Tintas, Rio Verde e Lazio. Tanto na Ouro quanto na Prata, os quatro melhores de cada grupo avançam aos play-offs.
------------------------
Conheça a tabela de jogos da rodada de estréia da competição:
18/fevereiro – Ginásio Zukão
19h10 - Independente x Miara Kruger Tintas (Prata)
20h00 – River Plate x Unisul (Prata)
20h50 – Milan/Supermercado Triângulo x Fórmula Sport/Piraí do Sul

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Uma oportunidade para o futsal regional

Texto: Felipe Liedmann
Edição: Sebastião Neto
futsaldaqui.com - Opinião

A Copa Cidade de Ponta Grossa chega a sua 5ª edição, desta vez 25 times estão inscritos e divididos entre as chaves Ouro e Prata (12 equipes na Ouro e 13 na prata). O objetivo do torneio é popularizar o futsal adulto no município, ideia da Secretaria de Esportes do Município na nova Gestão do Prefeito Pedro Wosgrau. A Copa Cidade também é disputada em outras duas modalidades, como o basquete e vôlei, porém com menor número de equipes participante.

No futsal, apesar da maior quantidade de times, o número de inscritos cai a cada nova edição. Na primeira, de abril a setembro de 2009, 44 equipes disputavam o torneio. Em comparação, a redução para a competição que tem início no próximo dia 18 de fevereiro é de 43% dos participantes.

Alguns fatores contribuem para a queda de participantes. O primeiro deles são os valores e taxas cobrados. Desde o início, muitos times são formados por grupos de amigos, onde não há patrocinadores para bancar financeiramente a manutenção das equipes. Com a criação e aumento no valor da taxa de anuidade, a Liga de Futsal dos Campos Gerais consegue manter estrutura, mas ao mesmo tempo vê o menor interesse de clubes pela Copa Cidade.

Em 2010, a grande surpresa da Chave Prata foi o Colégio Frei Doroteu (vermelho), que ficou em 4º lugar

Outro fator vai de encontro a participação de times de pelada ou de amigos de fim de semana. O fortalecimento da competição acontece com a presença de equipes bem estruturadas e profissionais no esporte, porém, esse fator torna algumas partidas extremamente desiguais, principalmente na Chave Ouro. Por outro lado, se ganha em emoção, já que em quadra o que se percebe é a superação ao tentar derrotar os clubes estruturados. Também cria rivalidades interessantes, caso das equipes da AAJ/Pontasul e do Vana Peças no ano passado.

Com a inscrição de times que variam entre clubes estruturados, grupos de amigos, times de bairros, universitários e times de outras cidades, a Copa Cidade de Ponta Grossa aparece como um torneio democrático por fornecer abertura de participação a todos os atletas e, também, não atletas da região.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Lojão do Keima "corre" na primeira semana de preparação

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
Fotos: Thiago Terada
futsaldaqui.com na Chave Prata

Após quatro dias de treinamentos, o Lojão do Keima Futsal, representante de Ponta Grossa na Chave Prata do Paranaense de Futsal, aposta no planejamento antecipado para a temporada 2011. Uma das primeiras equipes a iniciar os treinamentos para a competição, o time princesino trabalha a parte física em dois períodos para as disputas da 2ª divisão estadual. Após declinar do convite para disputar a Chave Ouro, o técnico Wilson Bian Jr. revela os motivos para que a diretoria não aceitasse o convite da Federação Paranaense. “Este convite veio muito em cima da hora, e mudaria todo nosso planejamento financeiro. Se tivermos que disputar a Ouro, vamos conquistar a vaga na quadra, como fizemos ano passado [com o título da Chave Bronze, dando ao Clube Verde o direito de jogar a Chave Prata nesta temporada]”, afirmou o comandante da equipe ponta-grossense.
Fio (3º da esquerda p/ a direita) retorna à Ponta Grossa para reforçar o Lojão do Keima na Chave Prata

O cronograma da comissão técnica prevê a preparação exclusiva da parte física até o fim da próxima semana, para então intercalar os trabalhos com bola. “A partir do trabalho de quadra do Bian, vamos intensificar a parte de velocidade, já que neste primeiro momento estamos trabalhando a parte de força e resistência”, explica o preparador físico Alexandre Junior, o Duda. Na manhã de hoje, o treinamento realizado no Ginásio Oscar Pereira reuniu todos os 16 atletas, enquanto na Academia Fitway os atletas se dividem em dois grupos.
Com o grupo de jogadores se apresentando no último dia 7, o Lojão do Keima “largou na frente” de parte dos seus adversários pelo título da Chave Prata, já que terá mais de um mês para se preparar antes do início do torneio. Para o técnico Bian, o nível técnico da competição cresceu para 2011. “Sabemos que Toledo tem um planejamento forte e já começou a treinar, e Pato Branco é uma cidade de muita tradição no futsal. Estamos fazendo nosso trabalho, e com certeza estaremos preparados”, disse Bian. Além de Toledo, a equipe de Pitanga [6ª colocada na Prata em 2010] também já iniciou os trabalhos físicos nesta semana. “Começar o trabalho com antecedência nos dará uma melhor condição em relação aos adversários, principalmente na parte física, sobretudo nas primeiras rodadas”, afirma Duda.
Duda veio da equipe de Palotina, onde trabalhou com alguns dos jogadores do atual elenco

Para a equipe de 2011, seis reforços foram apresentados para ajudar a equipe que foi campeã da Chave Bronze no ano passado. Renato, um dos destaques da equipe na temporada, não poupa elogios aos novos companheiros e a estrutura que o clube oferece. “Nosso grupo é muito qualificado, e temos ao nosso lado parceiros fortes, como o Lojão do Keima, além da ajuda da Pontasul [na cessão da vaga para a Chave Prata deste ano]. Temos totais condições de sairmos com o título”.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Curtinhas do nosso futsal

Texto: Sebastião Neto
Edição: Nataniel Zanferrari
futsaldaqui.com

Ouro e Prata da Copa Cidade conhecem representantes
A Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG) definiu, no fim da tarde de ontem, as 24 equipes que vão disputar a Copa Cidade de Ponta Grossa, na categoria Futsal Masculino. Divididas nas Chaves Ouro e Prata, o torneio municipal tem início previsto para a próxima sexta-feira (18), e a fórmula de disputa será definida no arbitral do dia 14, no Ginásio Zukão. “A ideia é dar continuidade à fórmula de disputa da temporada passada, mas vamos discutir com os clubes para ver o que é mais viável”, destacou o coordenador da LFCG, José Alves de Faria Filho. Se o modelo de 2010 for mantido, as equipes de cada chave se dividirão em dois grupos com seis, avançando as quatro melhores para o mata-mata. Na Chave Ouro estão a atual campeã AAJ/Pontasul, Águia Sistemas, ADR/Reserva, Farmácia Água de Anjo, Bardal, Rede Bem Viver, Carambeí, Ipiranga, Piraí do Sul, Ipiranga Lubrificantes/PG, Dinâmica e RR Zander.  Já em busca das vagas na elite do futsal de Ponta Grossa estão a ARHT, União Futsal, Cereais Pontarolo, Pref. Mun. De Reserva, Miara Kruger, River Plate, Independente, AAJ/Jornalismo UEPG Futsal, Ponta Grossa Digital Clube, Ajax Sta. Mônica, Unisul e Boca Juniors.
Lojão do Keima Futsal intensifica trabalho físico
No início da preparação para a Chave Prata do Paranaense de Futsal, o Lojão do Keima Futsal, representante princesino na disputa, trabalha a parte física em dois períodos para buscar o acesso à Chave Ouro do futsal paranaense a partir de março. Intercalando trabalhos no Ginásio do Colégio Marista Pio XII e na Academia Fitway, a equipe comandada pelo técnico Wilson Bian já é colocada como uma das favoritas ao título pela imprensa estadual, junto com Toledo e Pato Branco, cidades que, como Ponta Grossa, já frequentaram e elite estadual. Segundo o técnico Bian, as primeiras três semanas de treinos serão destinadas ao trabalho físico.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PG terá duas equipes na Taça Paraná Sub-20

Texto: Sebastião Neto
Foto: Arquivo CBFS
futsaldaqui.com na Taça Paraná
Na tarde de hoje, a Federação Paranaense de Futsal (FPFS) divulgou a tabela da 1ª fase da Taça Paraná categoria Sub-20, que terá duas equipes de Ponta Grossa na disputa. Apesar da mudança de diretoria e do processo de reestruturação que o Clube Verde se encontra, o time se inscreveu na competição estadual para buscar manter a tradição dos dois últimos anos, onde foi campeão em 2009 e vice na temporada passada. O outro representante é o Pontasul, que deve ser coordenado pelo mesmo grupo que gerencia o Lojão do Keima/PG Futsal, como parte do acordo firmado entre as duas agremiações.
Em 2010, o Clube Verde representou o Paraná na Taça Brasil de Clubes, depois do título paranaense em 2009 
As oito equipes foram divididas em dois grupos com quatro times, que jogam entre si dentro dos grupos na 1ª fase. Sediado no Ginásio do Paraná Clube, em Curitiba, o grupo “A” terá além dos donos da casa, a AABB/Curitiba, o Unisul EC/Piên e o Clube Verde.  No “B”, com sede em Cianorte, o time da capital do vestuário recebe o Clube Comercial de Cascavel, o Tagliari/Campo Mourão e o Pontasul Futsal. Os jogos acontecem nos dias 11, 12 e 13 de março, e os dois melhores de cada grupo farão o quadrangular decisivo a partir do dia 25 do mesmo mês. 

Curtinhas do nosso futsal

Texto: Sebastião Neto
futsaldaqui.com

São José aceita convite e vai para a Ouro
Depois de muitos convites e certa indefinição por parte de clubes e dirigentes, o site radiogol.com publicou que a equipe de São José dos Pinhais completou o grupo de 16 clubes que irão disputar a Chave Ouro do Paranaense de Futsal nesta temporada. 10º colocado na Chave Prata em 2010, o time da Região Metropolitana de Curitiba retorna a elite do futsal paranaense junto com o Foz Futsal e o CAFE/Cianorte, que também aceitaram o convite da Federação Paranaense de Futsal. Além das três equipes, CAD/Guarapuava, Cascavel, Paraná Clube/Vale Fértil, Copagril/MCR, Gazin/Oi/Penalty, Marreco Futsal, Ciagym Maringá, Palotina, Campo Mourão, São Miguel, São Lucas/Paranavaí, ACF/Corbélia e Araupel/Quedas disputarão o título máximo do futsal do Paraná a partir de março.
Liga de Futsal marca arbitral da Copa Cidade
Com início previsto para o final de fevereiro, a Copa Cidade de Ponta Grossa – Futsal Masculino terá o arbitral para a definição do regulamento no próximo dia 14, na sede da Liga de Futsal dos Campos Gerais (LFCG) dentro do Ginásio Zukão. Com algumas confirmações ainda pendentes, um dos destaques da competição municipal será a Pontasul, que manteve sua equipe em atividade mesmo após ceder a vaga na Chave Prata do Paranaense de Futsal para o Lojão do Keima/PG, e defenderá o bicampeonato conquistado na temporada passada. Já o vice-campeão de 2010, o Vana Peças, se retirou do torneio por problemas financeiros, juntamente com o LogSul Futebol Clube. A reunião acontecerá às 19 horas, e deve contar com representantes dos clubes, da LFCG e da Associação dos Árbitros de Carambeí (ASSOCAM).

SEST/SENAT abre as portas para receber o Lojão do Keima/PG Futsal

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Liedmann
Fotos: Thiago Terada
futsaldaqui.com na Chave Prata 2011

Depois de desfazer a parceria com o Clube Verde e conseguir o direito de disputar a Chave Prata pela vaga da Pontasul Futsal, a equipe do Lojão do Keima/PG inicia a preparação para a 2ª divisão estadual nesta semana. O time terá um novo parceiro na parte de estrutura física: o Serviço Social dos Transportes – SEST/SENAT. Nesta segunda, a equipe do futsaldaqui.com foi conhecer a estrutura que ficará a disposição da equipe capitaneada por Tércio Miranda.
“Eu já conhecia a estrutura há algum tempo, e de uns dois anos pra cá tive a vontade de fazer um trabalho no local”, disse o técnico Wilson Bian Jr, que rasgou elogios ao Ginásio do SEST/SENAT, local que o Lojão do Keima/PG vai mandar suas partidas no Paranaense de Futsal.
“Sabemos que o futsal tem o público fiel, e esperamos que este público venha e conheça a estrutura que temos a oferecer para a comunidade”, destacou a Promotora de Esporte e Lazer do SEST/SENAT Andrea Sant’Anna.

Andrea ressalta a importância da parceria entre o SEST/SENAT e o Lojão do Keima/PG Futsal para a entidade

Sem a capacidade definida – o laudo liberatório do Corpo de Bombeiros sairá no final deste mês - o ginásio do SEST/SENAT passa por reformas. As principais são em um vazamento no telhado e o reparo de parte do piso. “Esta reforma já estava programada, e agora vamos acelerá-la para eles terem condições de treinar aqui o mais rápido possível”, explica a promotora. Com o piso de madeira, a quadra tem a dimensão máxima para a prática do futsal (40x20), e se junta ao Ginásio do Campus Uvaranas como única quadra de tal medida.
A nova “casa” do time princesino fica no bairro da Ronda, em um complexo que engloba uma série de serviços disponíveis à população do bairro e seus associados. “A comunidade aos poucos aprende a usar este espaço, e a vinda da equipe de futsal pra cá vai ajudar ainda mais neste processo”, afirma Andrea. Antes das reformas, o ginásio já foi sede de uma etapa do Campeonato Paranaense de Handebol, além de competições de Judô e a escolinha de futsal da entidade.
Pela primeira vez na história, o Ginásio SEST/SENAT vai receber jogos do Paranaense de Futsal

Após convite da Federação, Ponta Grossa “perde” vaga na Chave Ouro
Com a desistência surpreendente do Colégio Londrinense, uma vaga na elite do futsal paranaense “caiu no colo” do Lojão do Keima/PG. O 9º lugar conquistado pela Pontasul/SER na Chave Prata em 2010 resultou na possibilidade do time entrar entre os 16 melhores times do estado, mas o clube definiu por não aceitar a vaga ofertada pela Federação Paranaense de Futsal (FPFS). “Já fomos convidados e optamos por recusar a vaga”, respondeu rapidamente o técnico Bian.
A Federação corre contra o tempo para completar a última vaga na Chave Ouro, já que com a saída de Francisco Beltrão, Adeafi/Foz e Colégio Londrinense do torneio, apenas Cianorte e o tradicional Foz Futsal aceitaram o convite da entidade. O arbitral da competição será no próximo dia 12, na cidade de Marechal Cândido Rondon.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um novo começo ou um velho fim?

Texto: Sebastião Neto
Edição: Felipe Liedmann
futsaldaqui.com - Opinião

Façam suas apostas. O Lojão do Keima/Ponta Grossa Futsal será o representante da Princesa dos Campos na Chave Prata do Paranaense de Futsal, e vai tentar recolocar o município na elite do futsal do estado depois de quatro anos. A semana foi de reviravoltas, idas e vindas, mas agora parece que o trabalho vai começar. O princípio de indefinição aconteceu pelo fato do Clube Verde, parceiro da equipe idealizada e comandada por Tércio Miranda em 2010, mudar de diretoria no fim do ano.

Na pauta dos novos dirigentes estava a negociação da parceira. Desta vez, com a garantia de que o “Verde” não teria prejuízos financeiros e jurídicos. A conversa não avançou, e a alternativa da equipe do técnico Bian, já montada desde os primeiros dias do ano, era o outro time da cidade com vaga na Prata: a Pontasul. Sem grandes parceiros e sequer um patrocinador privado na camisa, o bicampeão da Copa Cidade em 2010 cedeu à vaga para o grupo atual campeão da Chave Bronze.


Equipe da Pontasul, 9ª colocada na Chave Prata em 2010 e bicampeã da Copa Cidade

A situação descrita acima pode soar como dejavú. Por quê? Em 2009, na mesma Chave Prata, Verde e Tércio estavam parceiros, e tal como nesta oportunidade, as negociações barraram na parte das garantias. Mesmo a poucos dias do início do campeonato, o Clube Verde retirou o time da disputa, e com o time pronto pra jogar, foi o Colégio Dynâmico quem se inscreveu na Federação Paranaense para evitar a saída da Prata antes mesmo da bola rolar.

Dois anos atrás, a história teve o seguinte fim, assim descrito pelo Jornal Diário dos Campos em 23 de abril de 2009* : A busca pelo retorno à elite do futsal paranaense durou pouco para Ponta Grossa. O Ponta Grossa Futsal deve comunicar à Federação Paranaense de Futebol de Salão sua desistência da competição estadual. O motivo é a dissolução do elenco, insatisfeito com os acertos salariais com a diretoria do clube e a demissão de alguns jogadores. Ontem houve um acerto salarial entre jogadores e a equipe. Tércio Miranda, presidente e ‘dono’ do Ponta Grossa Futsal, ainda tentou negociar com o elenco na manhã de ontem, mas o grupo declinou a proposta do dirigente, e com isso o time será dissolvido.” Depois de uma derrota e um empate na temporada, o time deixava precocemente a cidade na mão.

A apresentação da equipe 2011 acontece daqui algumas horas no Ginásio do SEST/SENAT, no bairro da Ronda. Mais uma vez, parte da nossa imprensa deposita a confiança neste trabalho, e vê a esperança de retornar a Chave Ouro nos pés dos reforços contratados, e da base que venceu a Bronze. O futsaldaqui.com vai cobrir o dia-a-dia do Lojão do Keima/PG Futsal, que só é a ponta do iceberg quando se fala do esporte na nossa cidade. Futsal colegial, feminino, os trabalhos nas categorias de base, a Copa Cidade que logo vai começar! Estaremos de olho. Enquanto a bola não rola, esperamos que no Campeonato Paranaense, Ponta Grossa veja um novo começo, e não um velho fim.

*Link do texto do Diário dos Campos: http://diariodoscampos.com.br/esportes/noticias/10707/

Edição: Felipe Liedmann